Mistérios não explicados pela ciência
+19
Eömer
Eduardo Chaves
Renato
Jackson
Osmar Oliveira
Cantão
Cambraia
Edão
Ivanov_br
GusVCD
Nando Vasques
Wotan
allexcosta
URSOBHZ
Mauricio Luiz Bertola
Glauco
Maurício_Expressão
Marcão
Caledonian
23 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Mistérios não explicados pela ciência
Como explicar?
Clube Cort #007 - Clube Hartke #010 - Clube Fender #017
Caledonian- Membro
Re: Mistérios não explicados pela ciência
com certeza alguns desses são fakes,ou devem ter uma explicação lógica....
mas mesmo assim é intrigante
eu nunca tinha ouvido falar desses artefatos...só das caveiras de cristal no filme do indiana jones
sahuuhsahusa
mas mesmo assim é intrigante
eu nunca tinha ouvido falar desses artefatos...só das caveiras de cristal no filme do indiana jones
sahuuhsahusa
A explicação é bem simples, todos esses artefatos são atuais... só isso!!!
Mutio é doido o video!!
Glauco- Membro
Caledonian
Como historiador profissional e pesquisador, só posso te falar uma coisa: "Mistérios" (no sentido "exotérico" do termo), não existem.
O que existe é fraude, desinformação e principalmente uma falsa ideologia de que os homens de outras eras e civilizações não possuíam talento e inteligência. Durante os anos 60 e 70 surgiram vários empulhadores - o mais famoso deles foi um tal de Eric Von Daniken (aliás um pseudônimo), que escreveu um livro pseudocientífico chamado Eram os deuses astronautas?, que formulava uma tese absurda de que as realizações das civilizações passadas era obra de ET's. Essa é uma ideologia falsa, fascista e racista.
Esqueça tais coisas. O que não se sabe é o que ainda (técnicamente) não temos condições de descobrir, assim como certas coisas nunca se saberão mesmo, e isso não significa que devamos dar uma explicação fantasiosa para elas.
Abç
Como historiador profissional e pesquisador, só posso te falar uma coisa: "Mistérios" (no sentido "exotérico" do termo), não existem.
O que existe é fraude, desinformação e principalmente uma falsa ideologia de que os homens de outras eras e civilizações não possuíam talento e inteligência. Durante os anos 60 e 70 surgiram vários empulhadores - o mais famoso deles foi um tal de Eric Von Daniken (aliás um pseudônimo), que escreveu um livro pseudocientífico chamado Eram os deuses astronautas?, que formulava uma tese absurda de que as realizações das civilizações passadas era obra de ET's. Essa é uma ideologia falsa, fascista e racista.
Esqueça tais coisas. O que não se sabe é o que ainda (técnicamente) não temos condições de descobrir, assim como certas coisas nunca se saberão mesmo, e isso não significa que devamos dar uma explicação fantasiosa para elas.
Abç
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
A mente humana não "sossega" enquanto não encontra uma explicação. No entanto, essa inquietação é distorcida em alguns casos e parte-se para respostas fantasiosas, no intento de justificar o que não compreende. Alguns levam isso a níveis que extrapolam quaisquer limites.
Não sabendo explicar o "porque" da coisa parte-se para hipóteses mirabolantes, que não comportam verificação. Ganham ares de fatos sobrenaturais e/ou extraterrenos, atributos que podem conferir "possibildade" ao inexplicável, pois são de verificação igualmente incerta
Não sabendo explicar o "porque" da coisa parte-se para hipóteses mirabolantes, que não comportam verificação. Ganham ares de fatos sobrenaturais e/ou extraterrenos, atributos que podem conferir "possibildade" ao inexplicável, pois são de verificação igualmente incerta
URSOBHZ- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:(...)que formulava uma tese absurda de que as realizações das civilizações passadas era obra de ET's. Essa é uma ideologia falsa, fascista e racista(...)
Afirmar com certeza que nenhuma obra do passado foi feita por ET's é tão absurdo quanto dizer que foram. Estatisticamente, é quase impossivel estarmos sós no Universo. Algumas coisas são intrigantes, como o calendário Maia, que era bem mais avançado que o nosso, os crop-circles e algumas lendas de povos antigos relatando seres que vinham do céu. A única afirmação que podemos fazer é que nada sabemos...
allexcosta escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:(...)que formulava uma tese absurda de que as realizações das civilizações passadas era obra de ET's. Essa é uma ideologia falsa, fascista e racista(...)
Afirmar com certeza que nenhuma obra do passado foi feita por ET's é tão absurdo quanto dizer que foram. Estatisticamente, é quase impossivel estarmos sós no Universo. Algumas coisas são intrigantes, como o calendário Maia, que era bem mais avançado que o nosso, os crop-circles e algumas lendas de povos antigos relatando seres que vinham do céu. A única afirmação que podemos fazer é que nada sabemos...
Allex,
Não é bem assim não.
Se vc estudar astrofísica e ler alguns textos de autores como Marcelo Gleiser, Carl Sagan e Isaas Asimov (que, além de ficcionista, também era astrônomo), saberá que viagens interplanetárias são quase impossíveis, porque as distancias envolvidas são incomensuráveis, e as únicas possibilidades seriam viajar à velocidade da luz. Para isso, toda a matéria teria que ser convertida em energia (a fórmula é de Einstein), ou seja, para fazer isso, tudo, a nave, os astronautas teriam que se converter. Como fazer isso sem destruir tudo?
Outra solução seria utilizar "passagens" na "curvatura" do Espaço-Tempo. Novamente temos o mesmo problema. A terceira forma seria enviar naves-colônias pelo espaço, no qual gerações se sucederiam durante milênios. Até aí tudo bem, mas, ao se chegar lá, nós não seríamos mais seres-humanos como conhecemos, mas outro ser, adaptado à vida no espaço (são notórias as complicações fisiológicas que ocorrem nos organismos humanos nos vôos espaciais), e isso duraría milênios, sem que tenhamos certeza de que, ao chegar "lá", o planeta seja habitável ou tenha vida, que dirá desenvolvido civilização.
Ademais, partindo de uma analogia, a estrela mais próxima do nosso Sol (Alpha Centauro), fica a 4,4 anos/luz daqui, o que equivale, proporcionalmente falando(e estamos falando da estrela e não do planeta Terra), à distância entre uma bola de bilhar na sua mão e uma outra + ou - 50Km de distância!!! (Pois é, essas são as distâncias no Universo). Contando com as inúmeras estrelas que existem, nosso planetinha podería estar no meio de um "Império Galático" (se fosse possivel disso existir) e eles nem sequer tomassem conhecimento da gente...
Existem outros complicadores: A vida (pelo menos a que conhecemos), só é possível nas bordas da(s) galáxia(s), pois em seu(s) centro(s) é impossível dada a quantidade de radiação termo-nuclear espacial dada a quantidade maior de estrelas. Também é difícil que estrelas maiores que o nosso sol (que é uma estrela média, e única, é "solitária") possam sustentar vida, pois sua fase estável é menor e a radiação gerada, muito maior. Também é muito difícil que estrelas duplas (como Alpha-Centauro) possam ter planetas com vida, posto que a massa é subdividida entre as duas estrelas, dificilmente formando planetas.
Em suma, existem ainda mais coisas, mas já estou me extendendo demais.
Que estatísticamente é quase impossível não existir vida no Universo (estamos falando de vida inteligente, de civilização, cultura, tecnologia, etc), é mesmo. Mas, que essas civilizações tenham desenvolvido tecnologia suficiente (e isso levaría dezenas de milhares de anos de civilização contínua e estável) para viajar no espaço e vir até aqui...Bem, aí é quase impossível também.
Que não estamos "sozinhos" no Universo, não estamos mesmo, mas é como se estivéssemos. Por isso é tão importante cuidar do nosso planetinha, do nosso meio-ambiente, da nossa civilização.
Mesmo assim, daqui a 5 bilhoes de anos, nosso solzinho vai sair da sua sequencia principoal e começar a morrer, vai se transformar numa gigante vermelha, e o nosso planetinha vai virar pó antes disso até....
Abç
P.S.: Desculpe o tópico longo...
Acabei não discutindo a origem (sim, isso é uma "construção" ideológica que tem uma origem na História) dessa ideologia dos ET's que (supostamente) visitaram a Terra, mas isso fica para depois...
Abç
Abç
Caro Bertola,
Discutir esses assuntos com o nível de evolução em que nos encontramos é similar a homens da caverna conversando sobre as possibilidades matemáticas dos super-computadores. Nós, astrônomos e cientistas incluídos, estamos agora começando a ter um vislumbre de como funcionam as coisas no Universo, entendemos talvez 0.000000000001% dos movimentos dos planetas, da matéria escura que permeia tudo, dos buracos-negros, da anti-matéria e assuntos afins.
O próprio planeta Terra tem vida anaeróbica, existem diversos tipos de animais e plantas aqui mesmo que nem sonhamos conhecer, a fauna das fossas abissais permanece um mistério até hoje.
Sobre as grandes distâncias, temos as seguintes possibilidades:
- Civilizações cujo desenvolvimento tecnólogico está milhões de anos a frente do nosso e conseguem viajar a velocidade próxima da luz, cobrindo assim grandes distâncias em intervalo de tempo relativamente curto.
- Povos que deixaram de habitar seus planetas e perambulam pelo Universo.
- Espécies inteligentes que vivem no próprio Planeta Terra, talvez espécies que evoluíram muito antes da nossa e vivem em colônias debaixo do mar, em cavernas e não tem interesse em coexistir conosco.
- Povos que podem viver em algum planeta ou lua do próprio sistema solar, como as luas de Saturno, por exemplo.
- Algum planeta habitado que passe relativamente perto da Terra em ciclos de milhares, ou até centenas de milhares de anos e nos visitaram durante a última passagem.
- Espécies robóticas com inteligência própria, talvez nascidos de civilizações de seres biológicos como nós, mas evoluíram e se tornaram independentes pela própria superioridade da raça e são feitos de ligas de metais desconhecidos por nós, com duração de milhares, ou até milhões de anos e não conhecem os limites do tempo.
Isso tudo sem falar em Dimensões Paralelas e coisas do gênero. De fato, a única coisa sensata que podemos afirmar é: não temos conhecimento nem pra especular sobre esses assuntos, não conhecemos nada de nada, e qualquer afirmação feita é baseada em crenças pessoais, não em ciência.
Discutir esses assuntos com o nível de evolução em que nos encontramos é similar a homens da caverna conversando sobre as possibilidades matemáticas dos super-computadores. Nós, astrônomos e cientistas incluídos, estamos agora começando a ter um vislumbre de como funcionam as coisas no Universo, entendemos talvez 0.000000000001% dos movimentos dos planetas, da matéria escura que permeia tudo, dos buracos-negros, da anti-matéria e assuntos afins.
O próprio planeta Terra tem vida anaeróbica, existem diversos tipos de animais e plantas aqui mesmo que nem sonhamos conhecer, a fauna das fossas abissais permanece um mistério até hoje.
Sobre as grandes distâncias, temos as seguintes possibilidades:
- Civilizações cujo desenvolvimento tecnólogico está milhões de anos a frente do nosso e conseguem viajar a velocidade próxima da luz, cobrindo assim grandes distâncias em intervalo de tempo relativamente curto.
- Povos que deixaram de habitar seus planetas e perambulam pelo Universo.
- Espécies inteligentes que vivem no próprio Planeta Terra, talvez espécies que evoluíram muito antes da nossa e vivem em colônias debaixo do mar, em cavernas e não tem interesse em coexistir conosco.
- Povos que podem viver em algum planeta ou lua do próprio sistema solar, como as luas de Saturno, por exemplo.
- Algum planeta habitado que passe relativamente perto da Terra em ciclos de milhares, ou até centenas de milhares de anos e nos visitaram durante a última passagem.
- Espécies robóticas com inteligência própria, talvez nascidos de civilizações de seres biológicos como nós, mas evoluíram e se tornaram independentes pela própria superioridade da raça e são feitos de ligas de metais desconhecidos por nós, com duração de milhares, ou até milhões de anos e não conhecem os limites do tempo.
Isso tudo sem falar em Dimensões Paralelas e coisas do gênero. De fato, a única coisa sensata que podemos afirmar é: não temos conhecimento nem pra especular sobre esses assuntos, não conhecemos nada de nada, e qualquer afirmação feita é baseada em crenças pessoais, não em ciência.
Opa, papo bom!
Embora eu ache q o Bertola tenha razão em suas explicações, acho q aquilo é o que nós, os seres HUMANOS sabemos e conhecemos.
Aqui fala-se do desconhecido, e nesse caso, eu pelo menos tenho q admitir a existência de coisas que minha mente pode ou nào pode nem imaginar.
Hj em dia ainda existem dúvidas se existe vida em Marte..."aqui do lado", entào acredito q possam existir planetas mais perto do que imaginamos que possa ter povos muito mais antigos e evoluídos, assim como acredito q existam planetas menos evoluidos.
Além dessa possibilidade que o Alex falou, civilizaçoes q vivam no centro da terra, ou mares, aliás isso ja vem sendo especulado e não é de hj.
Sobre condições de sobrevivência, sei lá, vai saber se para alguns seres, a nossa atmosfera não seria mortal.
As vezes perguntam pq se "eles" existem, não fazem um contato ou descem aqui....
primeiro q eu posso acreditar q eles façam contatos sim...mas ai é uma viagem o negöcio ia se extender muito. e depois a julgar pela evoluçào muito maior, evidentemente tem noção do caos q seria uma voltinha aqui na Terra, inclusive é lógico haveria confronto, pelomenos por parte do Humanos.
Enfim,o negócio é maluco, cada um tem um pensamento,mas esse assunto me fascina...chega a dar desespero, de saber tão pouco.
abraços
Embora eu ache q o Bertola tenha razão em suas explicações, acho q aquilo é o que nós, os seres HUMANOS sabemos e conhecemos.
Aqui fala-se do desconhecido, e nesse caso, eu pelo menos tenho q admitir a existência de coisas que minha mente pode ou nào pode nem imaginar.
Hj em dia ainda existem dúvidas se existe vida em Marte..."aqui do lado", entào acredito q possam existir planetas mais perto do que imaginamos que possa ter povos muito mais antigos e evoluídos, assim como acredito q existam planetas menos evoluidos.
Além dessa possibilidade que o Alex falou, civilizaçoes q vivam no centro da terra, ou mares, aliás isso ja vem sendo especulado e não é de hj.
Sobre condições de sobrevivência, sei lá, vai saber se para alguns seres, a nossa atmosfera não seria mortal.
As vezes perguntam pq se "eles" existem, não fazem um contato ou descem aqui....
primeiro q eu posso acreditar q eles façam contatos sim...mas ai é uma viagem o negöcio ia se extender muito. e depois a julgar pela evoluçào muito maior, evidentemente tem noção do caos q seria uma voltinha aqui na Terra, inclusive é lógico haveria confronto, pelomenos por parte do Humanos.
Enfim,o negócio é maluco, cada um tem um pensamento,mas esse assunto me fascina...chega a dar desespero, de saber tão pouco.
abraços
Glauco- Membro
Glauco escreveu:Embora eu ache q o Bertola tenha razão
Glauco escreveu:Hj em dia ainda existem dúvidas se existe vida em Marte..."aqui do lado", entào acredito q possam existir planetas mais perto do que imaginamos que possa ter povos muito mais antigos e evoluídos, assim como acredito q existam planetas menos evoluidos.
Glauco escreveu:Além dessa possibilidade que o Alex falou, civilizaçoes q vivam no centro da terra, ou mares, aliás isso ja vem sendo especulado e não é de hj.
Ué... Ficou em cima do muro, Glauco? O Bertola tem razão mas tudo que eu escrevi você concordou?
As colocações do Allex são contraditórias, pois ele (corretamente) cita as limitações do conhecimento científico, mas cai na citação de teorias pseudo-científicas e sem comprovação empírica e prática, e que tem um papel ideológico claro, ou seja, conjecturas.
O conhecimento científico é limitado mesmo, até porque "evolui" de acôrdo com as possibilidades tecnológicas e metodológicas que ele mesmo cria (e que são fatôres sociais).
Porém, não há outra forma de conhecimento seguro e verdadeiro que a ciência, mesmo com suas limitações e até erros (sim, a ciência também erra, mas é apenas ela que pode corrigir-se a sí mesma - à isso denominamos em epistemologia de "dúvida metódica", base do pensamento de Descartes).
A alternativa é o "fantasioso", o mito, etc. E isso é imobilizante social e tecnologicamente falando. A humanidade, viveu milênios sob o domínio do mito, da conjectura, da fantasia, sustentados por relações economico-sociais que privilegiavam à isso e por um conjunto de ideologias que reforçavam isso.
A partir do século XVII, quando a ciência começou a se desenvolver, uma nova forma de pensar, baseada na dúvida metódica e na crítica, auto-crítica, e experimentação empírica e matematizada, foi surgindo: Resultado, em duzentos anos, toda a sociedade, toda a tecnologia, as condições de vida, tudo mudou total e completamente, surgiu inclusive a noção de "progresso", idéia que sequer existia antes do século XVIII.
É claro e óbvio que esse processo não se fez sem contradições, sem lutas, sem mazelas e sem opressão. Mas é só observar e perceber que não houve nenhuma alteração significativa em com as pessoas viviam desde 10.000 aC ("data" aproximada da "invenção" da agricultura) e o século XVIII (quando do desencadeamento da Revolução Industrial), e o início do século XIX e hoje. A diferença é enorme e brutal (esse meio pelo qual nos comunicamos é um exemplo evidente).
Uma outra questão são essas teoria pseudo-científicas que surgem mesmo no seio da Ciência, elas sempre tem surgido e se desenvolvido em função das "sobrevivências" do pensamento irracionalista e dos interesses de grupos sociais cujo objetivo é impor poder. Só para se ter uma idéia, o "Teoria da Terra oca" (desenvolvida por um tal de William Reed, que dizia que não se podia chegar aos polos porque eles não existiam, por um tal de Olaf Jansen, que dizia ter ido ao centro da Terra, e por um americano, Marshall Gradner), foi adotada pelos nazistas e Hitler acreditava piamente nela, obviamente por que isso interessava aos seus designios maléficos.
Abç
O conhecimento científico é limitado mesmo, até porque "evolui" de acôrdo com as possibilidades tecnológicas e metodológicas que ele mesmo cria (e que são fatôres sociais).
Porém, não há outra forma de conhecimento seguro e verdadeiro que a ciência, mesmo com suas limitações e até erros (sim, a ciência também erra, mas é apenas ela que pode corrigir-se a sí mesma - à isso denominamos em epistemologia de "dúvida metódica", base do pensamento de Descartes).
A alternativa é o "fantasioso", o mito, etc. E isso é imobilizante social e tecnologicamente falando. A humanidade, viveu milênios sob o domínio do mito, da conjectura, da fantasia, sustentados por relações economico-sociais que privilegiavam à isso e por um conjunto de ideologias que reforçavam isso.
A partir do século XVII, quando a ciência começou a se desenvolver, uma nova forma de pensar, baseada na dúvida metódica e na crítica, auto-crítica, e experimentação empírica e matematizada, foi surgindo: Resultado, em duzentos anos, toda a sociedade, toda a tecnologia, as condições de vida, tudo mudou total e completamente, surgiu inclusive a noção de "progresso", idéia que sequer existia antes do século XVIII.
É claro e óbvio que esse processo não se fez sem contradições, sem lutas, sem mazelas e sem opressão. Mas é só observar e perceber que não houve nenhuma alteração significativa em com as pessoas viviam desde 10.000 aC ("data" aproximada da "invenção" da agricultura) e o século XVIII (quando do desencadeamento da Revolução Industrial), e o início do século XIX e hoje. A diferença é enorme e brutal (esse meio pelo qual nos comunicamos é um exemplo evidente).
Uma outra questão são essas teoria pseudo-científicas que surgem mesmo no seio da Ciência, elas sempre tem surgido e se desenvolvido em função das "sobrevivências" do pensamento irracionalista e dos interesses de grupos sociais cujo objetivo é impor poder. Só para se ter uma idéia, o "Teoria da Terra oca" (desenvolvida por um tal de William Reed, que dizia que não se podia chegar aos polos porque eles não existiam, por um tal de Olaf Jansen, que dizia ter ido ao centro da Terra, e por um americano, Marshall Gradner), foi adotada pelos nazistas e Hitler acreditava piamente nela, obviamente por que isso interessava aos seus designios maléficos.
Abç
Tenho a impressão que alguém (re)apareceu no fórum para causar polêmica. Espero que não cause discórdia e conflito.
Paz e amor!
Paz e amor!
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:As colocações do Allex são contraditórias, pois ele (corretamente) cita as limitações do conhecimento científico, mas cai na citação de teorias pseudo-científicas e sem comprovação empírica e prática, e que tem um papel ideológico claro, ou seja, conjecturas.
Você acaba de chamar toda a física teórica de pseudo-ciência. A teoria da relatividade era conjectura antes de ter comprovação empírica e prática, assim como diversas teorias da Física hoje mesmo são aceitas SEM comprovação empírica, mas pela lógica das equações. Não existe Física sem a imaginação, sem sonhar com algo que parece impossível...
Ninguém tem prova definitiva de que viagens interplanetárias são impossíveis, ou de que não fomos visitados por seres de outros planetas, ou que não existem outros povos inteligentes na Terra. O uso de explicações históricas pra provar algo que é uma crença pessoal faz pouco sentido. Nenhuma observação empírica ou prática prova o que você está afirmando ser verdade, pois tudo que você diz se baseia na sua fé pessoal, e fé não se discute.
Ja imaginaram quanto tempo,algumas pessoas perdem em suas vidas,tentando achar respostas pra determinadas perguntas que nunca serao respondidas?ETs,discos Voadores,Bigfoot,monstro do lago Ness.isso tudo e interessante pra alguns,vende livros,revistas,geram programas de TV etc.misterios existem e sempre existirao.Na minha opiniao,repito, minha opiniao e assunto desnecessario,pois o que isso muda em minha vida?vivemos em media 60,70 anos,alguns vao embora mais cedo e nao percebemos que as vezes nao damos atencao pro que realmente importa,como viver e sermos felizes,independente de existirem vidas ou nao fora desse planeta.seria mais importante ao meu ver se gastassemos mais tempo preservando esse planeta,ou aprendendo a votar direito,pois a gente vai embora e essas perguntas continuarao rondando a mente da humanidade,resumindo,nao to nem ai pra pinturas em pedras,se foram feitas por Ets,marcianos ou algo do genero,esse assunto nao me desperta interesse nenhum,Respeito aos estudiosos de plantao que queimam suas energias com suas teorias,pois pra min,teorias e opinioes,sao iguais a gosto pessoal,cada um tem o seu!
Nando Vasques- Membro
Nando Vasques escreveu:Ja imaginaram quanto tempo,algumas pessoas perdem em suas vidas,tentando achar respostas pra determinadas perguntas que nunca serao respondidas?
Respeito, mas se todos pensassem assim hoje estaríamos morando em cavernas, comendo animais crus e procurando frutinhas o dia todo.
Se temos "vizinhos intergaláticos" tomo como minhas as palavras de um amigo meu de BH que, sobre o assunto me disse certa vez: "se não conheço direito nem meus vizinhos de prédio, o que dizer dos ET´s. Se são meus vizinhos não quero conhecer."
é bem por ai. Sei lá se quero ter algum tipo de contato com aliens! Se já não consigo entender os terráqueos.... imagine entender um ET!!!
é bem por ai. Sei lá se quero ter algum tipo de contato com aliens! Se já não consigo entender os terráqueos.... imagine entender um ET!!!
URSOBHZ- Membro
Isso e natural,chama-se evolucao,ninguem saiu das cavernas e parou de cacar frutinhas o dia todo por que resolveu procurar respostas pra esses misterios,so quis dizer, que eu deixo essas questoes para os cientistas ou especialistas no assunto e nao perco tempo com isso.alias ja estou perdendo sim!
Nando Vasques- Membro
allexcosta escreveu: (...) estaríamos morando em cavernas, comendo animais crus e procurando frutinhas o dia todo.
Vou te ser sincero Allex, q dependendo do dia, até tenho vontade de levar uma vida simples assim...
Essas discussões de ciência e pseudociência são bem discutidas pelo Carl Sagan no livro:
nesse livro, o autor discorre sobre a necessidade humana de achar explicações fantásticas para fenomenos não compreendidos, e muitas vezes preferindo ficar na ignorância de não saber/conhecer o que já entendemos.
nesse livro, o autor discorre sobre a necessidade humana de achar explicações fantásticas para fenomenos não compreendidos, e muitas vezes preferindo ficar na ignorância de não saber/conhecer o que já entendemos.
O que estou tentando confrontar aqui é a idéia absurda de que se algo não pode ser explicado pela nossa ciência primitiva, esse algo simplesmente não existe. Isso sim, não faz sentido. A própria ciência vive se reinventando e sempre admite os erros. Existem muitos fenômenos que ainda não foram explicados e a natureza tem mistérios sim.
O que estou tentando confrontar aqui é a idéia absurda de que se algo não pode ser explicado pela nossa ciência primitiva, esse algo simplesmente não existe. Isso sim, não faz sentido. A própria ciência vive se reinventando e sempre admite os erros. Existem muitos fenômenos que ainda não foram explicados e a natureza tem mistérios sim.
Cara, é exatamente isso! Meus parabéns!Ivanov_br escreveu:Essas discussões de ciência e pseudociência são bem discutidas pelo Carl Sagan no livro:
Esses dois livros, que constam da minha pequena biblioteca, são fundamentais.
Allex,
Eu não neguei nada, nem muito menos a física quantica, apenas disse que não se pode confundir ciência com pseudo-ciência. Achar que o processo evolutivo da humanidade é devido a concepções pseudo-científicas é uma coisa, perceber que aqueles (socialmente falando) que produziram a pssibilidade do conhecimento é outra.
Acho que, no fundo, estamos falando da mesma coisa, mas apenas eu estou sendo um pouco mais seletivo que vc no sentido de observar o que é e o que não é ciência. Isso é uma questão de enfoque apenas, nem é de verdade ou não individualmente falando.
Abç
Cara, mas eu disse exatamente isso!!
Talvez de uma forma que vc não tenha entendido (erro meu).
Apenas procurei "marcar" claramente as teorías e ideologias que são pseudo-científicas e aquelas que não são.
Abçs
Cara, mas eu disse exatamente isso!!
Talvez de uma forma que vc não tenha entendido (erro meu).
Apenas procurei "marcar" claramente as teorías e ideologias que são pseudo-científicas e aquelas que não são.
Abçs
Minha opinião é exatamente essa.allexcosta escreveu:Nando Vasques escreveu:Ja imaginaram quanto tempo,algumas pessoas perdem em suas vidas,tentando achar respostas pra determinadas perguntas que nunca serao respondidas?
Respeito, mas se todos pensassem assim hoje estaríamos morando em cavernas, comendo animais crus e procurando frutinhas o dia todo.
Abç
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Apenas procurei "marcar" claramente as teorías e ideologias que são pseudo-científicas e aquelas que não são.
Talvez diferimos no que chamamos de pseudo-ciência...
Me apeguei à sua afirmação de que viagens interplanetárias são praticamente impossíveis.
Ao discordar não estou fazendo uso de pseudo-ciência.
Deixa eu explicar melhor:
Digamos que, hipoteticamente, existe um sistema de planetas que interage com o sistema solar a cada 200 mil anos... Num desses planetas existe uma raça muito, mas muito mais desenvolvida que a nossa. Seres híbridos ou até metálicos, sem nenhuma das necessidades biológicas que o ser humano tem, seres que tem uma sobrevida de, sei lá, 800.000 anos. Passaram perto da Terra há 220 mil anos atrás, fizeram uma base em algum planeta próximo do nosso, ou, porque não, até aqui mesmo. Há 20.000 anos atrás interagiram de certa forma com uma espécie primitiva (nós), e, como era a época do planeta deles passar perto de novo, voltaram à sua civilização e deixaram nosso sistema. Como motivo, digamos que os serem são feitos de ligas à base de titânio e ficaram 200.000 anos por aqui pra coletar esse material, que serviria de manutenção à vida como eles conhecem. Outra possibilidade é esses seres terem encontrado uma raça animal aqui e terem modificado geneticamente pra essa raça poder trabalhar escrava nas minas de titânio. Seríamos então geneticamente modificados a partir de outras espécies, ou, porque não, a partir de uma espécie animal trazida do planeta deles.
Fantasioso? Sim, sem dúvida. Alguém pode afirmar que algo dessa natureza não aconteceu usando evidência científica? Duvido...
As possibilidades são tão infinitas e tão fantásticas que ninguém pode afirmar nada, e definir o que é pseudo-ciência é praticamente impossível.
E antes de alguém venha rir da possibilidade de civilizações de máquinas e robôs, essa possibilidade é BEM plausível e já estaremos convivendo com seres híbridos em algumas décadas.
Devemos enxergar as coisas sob um prisma mais amplo. Uma viagem de 1000 anos pra um ser que vive 800.000 é a mesma coisa que um de nós ir à padaria e voltar.
Ou como diria Shakespeare, "Existem mais coisas entre o céu ea terra do que sonha a nossa vã filosofia."
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão- Membro
Perfeito o seu raciocínio Allex, mas isso "esconde" uma questão: Nossos antepassados eram homens criativos, inteligentes e trabalhavam com o que tinham em suas mãos. Algumas de suas realizações são mesmo impressionantes. Mas isso não os faz "herdeiros" de uma civilização ET. É até um demérito à memória e às realizações deles pensarmos dessa forma.
Repare que essas teoria surgiram nos EUA e em partes da Europa, que, tomadas pela soberba e pelo racismo, não podiam ver índios latinoamericanos ou orientais como tendo produzido obras sublimes em todos os campos do cenhecimento... Eles TINHAM que ter aprendido aquilo com alguma RAÇA SUPERIOR (análoga à deles, europeus ou norteamericanos, que se julgam no papel civilizador, imperialista), seja ela vinda da "Atlântida" ou das estrelas... Percebeu as implicações dessas teorias?
Abç
Repare que essas teoria surgiram nos EUA e em partes da Europa, que, tomadas pela soberba e pelo racismo, não podiam ver índios latinoamericanos ou orientais como tendo produzido obras sublimes em todos os campos do cenhecimento... Eles TINHAM que ter aprendido aquilo com alguma RAÇA SUPERIOR (análoga à deles, europeus ou norteamericanos, que se julgam no papel civilizador, imperialista), seja ela vinda da "Atlântida" ou das estrelas... Percebeu as implicações dessas teorias?
Abç
Opa, galera ainda nem li o tópico depois do que escrevi, só li algumas citações do Alex , e perguntando se eu estava em cima do muro...
Mas nãao Alex, talvez não tenha me expressado legal.....eu acho q as explicações do Bertola são compatíveis com o conhecimento q nõs humanos temos, e que não podemos ficar limitados a isso, sendo q creio eu q somos ainda primitivos.
realmente concordo, ou acredito mais em pensamentos como os que escrevi, e que são concordantes com os seus.
Mas assim, acho um papo muito legal, e respeito todos, pq na verdade concordo com vc e acho q Não sabemos é de nada!
abraços a todos...vou ler o resto..
Mas nãao Alex, talvez não tenha me expressado legal.....eu acho q as explicações do Bertola são compatíveis com o conhecimento q nõs humanos temos, e que não podemos ficar limitados a isso, sendo q creio eu q somos ainda primitivos.
realmente concordo, ou acredito mais em pensamentos como os que escrevi, e que são concordantes com os seus.
Mas assim, acho um papo muito legal, e respeito todos, pq na verdade concordo com vc e acho q Não sabemos é de nada!
abraços a todos...vou ler o resto..
Glauco- Membro
Mas assim, acho um papo muito legal, e respeito todos
Faço minhas as suas palavras...
Que bom que graças à tecnologia possamos estar conversando sobre essas questões aqui nesse magnífico fórum.
Mudando de assunto:
Repararam como nós, baixistas, salvo engano meu, somos mais propensos à discutir questões mais abrangentes que técnica e teoría que outros "tipos" de músicos?
É algo à se refletir....
Abçs
Faço minhas as suas palavras...
Que bom que graças à tecnologia possamos estar conversando sobre essas questões aqui nesse magnífico fórum.
Mudando de assunto:
Repararam como nós, baixistas, salvo engano meu, somos mais propensos à discutir questões mais abrangentes que técnica e teoría que outros "tipos" de músicos?
É algo à se refletir....
Abçs
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Repare que essas teoria surgiram nos EUA e em partes da Europa, que, tomadas pela soberba e pelo racismo, não podiam ver índios latinoamericanos ou orientais como tendo produzido obras sublimes em todos os campos do cenhecimento... Eles TINHAM que ter aprendido aquilo com alguma RAÇA SUPERIOR (análoga à deles, europeus ou norteamericanos, que se julgam no papel civilizador, imperialista)...
òtima colocação, Bertola.
No livro do Carl Sagan ele critica a associação entre fenômenos não conhecidos a Deuses e forças místicas. E reclama que criticam a ciência por negar tudo aquilo que não tem explicação científica, negando religiôes e etc. Ele rebate que uma das forças motrizes da ciência (nao a dele) foi a tentativa de provar a existência de Deus, o que levou a inúmeras descobertas. Decobertas estas que não são aceitas por muitos, que preferem negar a ciência do que dar alguma chance para o abalo da sua crença. É complexo discutir isso saindo pro ensaio, mas é um tema interessante, e que pode ser discutido como está sendo feito aqui, em alto nível.
Em relação às obras do vídeo, pra mim parece óbvio que sejam obras genuínamente humanas mesmo.Oras, nosso povo sempre foi criativo, por que não poderiam ser ainda mais naquela época, quando nem perdiam tempo no trânsito ou na internet?
Outra coisa, acho que não há dúvidas de que o imaginário de que existem seres em outros planetas sempre povoou nossas mentes...até porque acho que é natural do homem questionar nossa existência, de onde surgem desdobramentos monstruosos como religiões e etc. Portanto, o que impede nossos antepassados de ilustrarem suas lendas e crenças?
Enfim, eu acho que estamos sozinhos na nosso cantinho do universo, por vários motivos. Claro que isso se baseia no que falam pra gente, se acaso houver uma grande conspiração por trás disso, como alguns adoram especular, sou apenas mais um ignorante em meio a multidão. Aliás, nesse campo da cosmologia, sou apenas um ignorante em qualquer condição...
Abraço!
Outra coisa, acho que não há dúvidas de que o imaginário de que existem seres em outros planetas sempre povoou nossas mentes...até porque acho que é natural do homem questionar nossa existência, de onde surgem desdobramentos monstruosos como religiões e etc. Portanto, o que impede nossos antepassados de ilustrarem suas lendas e crenças?
Enfim, eu acho que estamos sozinhos na nosso cantinho do universo, por vários motivos. Claro que isso se baseia no que falam pra gente, se acaso houver uma grande conspiração por trás disso, como alguns adoram especular, sou apenas mais um ignorante em meio a multidão. Aliás, nesse campo da cosmologia, sou apenas um ignorante em qualquer condição...
Abraço!
Squier Club #006
Cambraia- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:[i]
É algo à se refletir....
Abçs
E verdade, inclusive, o nível dos papos aqui nesse forum em particular, tem um nivel surpreendente, e que me faz um leitor;frequentador assíduo.
Ow Caledonian, jogou a bomba e sumiu brother....hehehehe dá oma palavra ae!!!
Glauco- Membro
Glauco escreveu:(...)só li algumas citações do Alex , e perguntando se eu estava em cima do muro...
Mas nãao Alex, talvez não tenha me expressado legal.....eu acho q as explicações do Bertola são compatíveis com o conhecimento q nõs humanos temos, e que não podemos ficar limitados a isso, sendo q creio eu q somos ainda primitivos.(...)
Ah ok...
Por um momento me pareceu que sua mensagem era do tipo "não concordo nem discordo, muito pelo contrário".
Desculpa qualquer coisa aí...
Imagina Alex, não há o que desculpar, posso não ter me expressado bem...
Tamu em casa!
Tamu em casa!
Glauco- Membro
Eu acredito no amor entre o Dourado Rosado e o Rafinha, e nem o Allex nem o Bertola vão me convencer do contrário!
Em minha humilde opnião , acho muita pretensão , achar que neste imenso universo , só exista a raça humana , acho até uma vaidade exagerada pensar assim , ainda bem que não é um pensamento generalizado...
KKKKKKKKKKKKKKKKK.......
KKKKKKKKKKKKKKKKK.......
Cantão- Moderador
O Guilé e o Renato também tem um relacionamento que não tem explicação nesse mundo... nem em outro !!!
Caledonian voltou
Condor Club #008 - Fender Club #009 - Giannini Club #004 - Gallien Krueger Club #020 - S.Martyn Club #007
Osmar Oliveira- Membro
^ Na verdade ele entrou no Forum, jogou o bomba e trancou a porta pelo lado de fora!! HEHEHEHE
Graças a Deus a gente tem cabeça fria pra desarmar qq arapuca!
Quase tudo que aparece no vídeo depende apenas de inteligência e habilidade, e isso sempre tivemos. Apenas fico um pouco intrigado com aqueles desenhos gigantes...
Jackson- Membro
Maurício_Expressão escreveu:O Guilé e o Renato também tem um relacionamento que não tem explicação nesse mundo... nem em outro !!!
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato- Membro
GusVCD escreveu:^ Na verdade ele entrou no Forum, jogou o bomba e trancou a porta pelo lado de fora!! HEHEHEHE
Não acho uma Bomba! Achei sensacional as explicações de Allex e o Bertola! Alto nível realmente! Estão de parabéns. Eu até havia escrito quase um testamento que ia por mais lenha aqui, mas a internet saiu do ar e nem vi! AI perdi o texto todo! heheh! Ai eu desisti... hehehe
^ Depois posta denovo, q a sua opiniãoi é muito importante cara...
Não sendo pra falar do seu relacionamento com o Renato e Guilé, nem pra chorar sobre o fim do relacionamento do Dourado Rosado com o Raphinha, pode postar sem medo!!
Não sendo pra falar do seu relacionamento com o Renato e Guilé, nem pra chorar sobre o fim do relacionamento do Dourado Rosado com o Raphinha, pode postar sem medo!!
bom... eu num sei de nada... so sei que os desenhos de Nazca ninguem explicou ainda... e aquilo ta la faz tempo
ate acho que seja alguma conspiração
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer- Membro
Nando Vasques escreveu:Ja imaginaram quanto tempo,algumas pessoas perdem em suas vidas,tentando achar respostas pra determinadas perguntas que nunca serao respondidas?ETs,discos Voadores,Bigfoot,monstro do lago Ness.isso tudo e interessante pra alguns,vende livros,revistas,geram programas de TV etc.misterios existem e sempre existirao.Na minha opiniao,repito, minha opiniao e assunto desnecessario,pois o que isso muda em minha vida?vivemos em media 60,70 anos,alguns vao embora mais cedo e nao percebemos que as vezes nao damos atencao pro que realmente importa,como viver e sermos felizes,independente de existirem vidas ou nao fora desse planeta.seria mais importante ao meu ver se gastassemos mais tempo preservando esse planeta,ou aprendendo a votar direito,pois a gente vai embora e essas perguntas continuarao rondando a mente da humanidade,resumindo,nao to nem ai pra pinturas em pedras,se foram feitas por Ets,marcianos ou algo do genero,esse assunto nao me desperta interesse nenhum,Respeito aos estudiosos de plantao que queimam suas energias com suas teorias,pois pra min,teorias e opinioes,sao iguais a gosto pessoal,cada um tem o seu!
Quase fiquei loko só de ler o tópico,
Esse tipo de conversa me fascina, porem não vejo o lado pra debater, pra mim ambos lados apresentão razão, é igual fé x razão, é debate de anos, séculos...
Fico com 90% das palavras do Nando...
Custom Basses Club #021
Clube dos Perdidos # 004
^
Gus, estava guardando para mim essas opniões pois acho que muitos que lerem, tanto ateus e evangélicos iriam ficar meio escandalizados com o que penso. Mas vou escrever! Lembrando que isso é opnião pessoal.
A verdade é que não sabemos o que é isso tudo! O que é esse universo, se existe realmente vida em outro planeta, ou se estamos realmente sozinhos, se há um Deus supremo que criou tudo, ou se isso veio de uma explosão.. enfim... ninguém sabe realmente. nem um milhonésimo se fração dos mistérios existentes.
Há várrios motivos para eu acreditar nisso, sem precisar me embasar em bíblia, que é um livro que não é apenas um conto da carochinha como muitos ateus acham, pois possue muitos registros historicos facinantes. A questão das grandes piramendes egipcias e dos astecas e maias, não vejo o porque de achar que alienigenas as fizeram. Sabemos q nesses 2 ultimos séculos foram descobertas muitas coisas e inventadas muitas revoluções na área de maquinário e tecnologia. E por incrivel que pareça, temos as mesmas qualidades e capacidades de nossos ancestrais, e não acredito que eles não teriam capacidade de fazer tais monumentos e acreditar que seres de outros planetas fariam isso. Ja li muito sobre isso e sei que historiadores e cientistas acabam acreditando nessas situações porque há registro de figuras cravejadas em rochas e outros objetos não interpretados por eles que levam acreditar em OVINIS ajudando a construir piramedes. MAs NÃO se tem certeza de nada. Devemos lembra mais uma vez que nossos antepassados sim, tinham capacidade de transportar rochas para lugares altos, e sim, eram muito inteligentes e inventaram esquemas arquitetonicos que hoje muitos não conseguem copiar tais coisas. Os egipcios conseguiram erguer muitos de seus predios com mão de obra escrava: os judeus. e criaram esquemas de deslizar rochas pela as areias do deserto. Então não há o por que imaginar em um ovini erguer uma rocha e construir uma piramede...
Entretanto: Eu como evangélico acredito sim num Deus supremo que criou tudo e todos. Se pensar que uma entidade suprema criou isso tudo é absurda, pensar que tudo se criou e evoluiu em uma explosão também é. E se "Ipotéticamente" Essa entidade suprema resolveu criar outras civilizações, por que não? Um pastor muito amigo meu estava conversando a um tempo atrás sobre a nossa crença da volta de Jesus, ou como vários falam fim dos tempos, e ele estava comentando como seria interessante se estivéssemos já no céu e Deus resolvesse reunir todos e falar "Vou criar outro ser a minha Imagem e semelhança". Eu não acredito em um Deus que não aceita o nosso pensamento livre, por que ele nos deu o Livre-arbítrio, e pensar em Extra-Terrestre me fascina por que isso está além da esfera biblica e por que não Deus não criaria outros seres?
So deixando mais claro: Muitos dizem que conversar com evangélico sobre essas coisas é loucura que nunca vão pensar em tais coisas. Não é verdade. Eu penso sim, e muito nessas coisas. Por que não pensar em Alienigenas? Será que exitem? Talvez a gente morra e nunca saber se existe ou não em vida, mas saberemos no. Então eu acredito sim que possa existir vida em outros planetas, talvez evoluidas por que não há limites para uma entidade suprema, um Deus. Mas não acredito que eles viajam por esse universo, nem que ajudaram a construir piramedes, nem que eles abduzem pessoas. Não excluo em nada a possibilidade também que estejamos sós no universo, o que nos incluiria em um seguinte dilema: Se estamos sozinhos por que estamos aqui? Há um propósito? Então realmente existe um Deus?
Acho que Se é muito "viagem" pensar em um Deus, é também uma "viagem" pensar em ovni e extra-terrestre, e sendo cristão, não posso exluir de minha mente que esse Deus que acredito não possa ter criado tais coisas.
Bom... Desculpem a fogueira que criei, e puxar um pouco pro lado espiritual e religioso, mas é realmente o que penso, por que acho que esses temas estão muito próximos um do outro. E também sou novo e não contesto nada com os mais experientes e não contesto nehum de vocês.
Abraço!
Gus, estava guardando para mim essas opniões pois acho que muitos que lerem, tanto ateus e evangélicos iriam ficar meio escandalizados com o que penso. Mas vou escrever! Lembrando que isso é opnião pessoal.
A verdade é que não sabemos o que é isso tudo! O que é esse universo, se existe realmente vida em outro planeta, ou se estamos realmente sozinhos, se há um Deus supremo que criou tudo, ou se isso veio de uma explosão.. enfim... ninguém sabe realmente. nem um milhonésimo se fração dos mistérios existentes.
Há várrios motivos para eu acreditar nisso, sem precisar me embasar em bíblia, que é um livro que não é apenas um conto da carochinha como muitos ateus acham, pois possue muitos registros historicos facinantes. A questão das grandes piramendes egipcias e dos astecas e maias, não vejo o porque de achar que alienigenas as fizeram. Sabemos q nesses 2 ultimos séculos foram descobertas muitas coisas e inventadas muitas revoluções na área de maquinário e tecnologia. E por incrivel que pareça, temos as mesmas qualidades e capacidades de nossos ancestrais, e não acredito que eles não teriam capacidade de fazer tais monumentos e acreditar que seres de outros planetas fariam isso. Ja li muito sobre isso e sei que historiadores e cientistas acabam acreditando nessas situações porque há registro de figuras cravejadas em rochas e outros objetos não interpretados por eles que levam acreditar em OVINIS ajudando a construir piramedes. MAs NÃO se tem certeza de nada. Devemos lembra mais uma vez que nossos antepassados sim, tinham capacidade de transportar rochas para lugares altos, e sim, eram muito inteligentes e inventaram esquemas arquitetonicos que hoje muitos não conseguem copiar tais coisas. Os egipcios conseguiram erguer muitos de seus predios com mão de obra escrava: os judeus. e criaram esquemas de deslizar rochas pela as areias do deserto. Então não há o por que imaginar em um ovini erguer uma rocha e construir uma piramede...
Entretanto: Eu como evangélico acredito sim num Deus supremo que criou tudo e todos. Se pensar que uma entidade suprema criou isso tudo é absurda, pensar que tudo se criou e evoluiu em uma explosão também é. E se "Ipotéticamente" Essa entidade suprema resolveu criar outras civilizações, por que não? Um pastor muito amigo meu estava conversando a um tempo atrás sobre a nossa crença da volta de Jesus, ou como vários falam fim dos tempos, e ele estava comentando como seria interessante se estivéssemos já no céu e Deus resolvesse reunir todos e falar "Vou criar outro ser a minha Imagem e semelhança". Eu não acredito em um Deus que não aceita o nosso pensamento livre, por que ele nos deu o Livre-arbítrio, e pensar em Extra-Terrestre me fascina por que isso está além da esfera biblica e por que não Deus não criaria outros seres?
So deixando mais claro: Muitos dizem que conversar com evangélico sobre essas coisas é loucura que nunca vão pensar em tais coisas. Não é verdade. Eu penso sim, e muito nessas coisas. Por que não pensar em Alienigenas? Será que exitem? Talvez a gente morra e nunca saber se existe ou não em vida, mas saberemos no. Então eu acredito sim que possa existir vida em outros planetas, talvez evoluidas por que não há limites para uma entidade suprema, um Deus. Mas não acredito que eles viajam por esse universo, nem que ajudaram a construir piramedes, nem que eles abduzem pessoas. Não excluo em nada a possibilidade também que estejamos sós no universo, o que nos incluiria em um seguinte dilema: Se estamos sozinhos por que estamos aqui? Há um propósito? Então realmente existe um Deus?
Acho que Se é muito "viagem" pensar em um Deus, é também uma "viagem" pensar em ovni e extra-terrestre, e sendo cristão, não posso exluir de minha mente que esse Deus que acredito não possa ter criado tais coisas.
Bom... Desculpem a fogueira que criei, e puxar um pouco pro lado espiritual e religioso, mas é realmente o que penso, por que acho que esses temas estão muito próximos um do outro. E também sou novo e não contesto nada com os mais experientes e não contesto nehum de vocês.
Abraço!
Eömer escreveu:bom... eu num sei de nada... so sei que os desenhos de Nazca ninguem explicou ainda... e aquilo ta la faz tempo
É q vc caiu da espaçonave, pô!!!!
Eduardo Chaves escreveu:^
Minha linha de raciocíniu vai bem por esse lado... e da mesma, creio q por eu pensar por esse ponto de vista, não entendo q eu to certo e os outros estão errados... respeito (e muito) a opinião dos outros e qd sento pra ouvir o q tem a dizer, realmente quero escutar e ver como soa aos meus ouvidos o q a pessoa tem a dizer... respeito muito tudo q foi falado aquilo, e incentivo a todos pra compartilhar seus pensamentos!!
E como cristão, tbm já passei por situações como as q vc destacou Eduardo, mas nada como ter os pés no chão e Jesus no coração!
Página 1 de 2 • 1, 2
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos