Reflexão...
+9
Nando Medeiros
Zubrycky
Leandro Jeronimo
Groovin
Jackson
allexcosta
CaQuinhO
Sonikado
Micoco
13 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Reflexão...
Boa noite pessoal!!!
Estava observando e refletindo que hoje em dia os baixistas aqui do Brasil estão optando muito pelos instrumentos feitos por luthier.
Será que estamos aprendendo a valorizar mais o "som" do que a "marca" ou "status"?
Apenas uma reflexão minha....
Abraços
Estava observando e refletindo que hoje em dia os baixistas aqui do Brasil estão optando muito pelos instrumentos feitos por luthier.
Será que estamos aprendendo a valorizar mais o "som" do que a "marca" ou "status"?
Apenas uma reflexão minha....
Abraços
Micoco- Membro
Re: Reflexão...
Eu diria que a oferta de bons instrumentos a bom custo ficou tão ruim(está tudo estupidamente caro) que mandar fazer é um CxB melhor. Claro que depende da situação.
Mas não sei dizer se realmente a luthieria está começando a "crescer".
Mas não sei dizer se realmente a luthieria está começando a "crescer".
Sonikado- Membro
Micoco, eu entendi o que você quis dizer.
Só queria pontuar que seu texto dá a entender que ninguém compra em luthier por 'status'. E que quem compra marca X é porque prefere o status do que o 'som'.
E também não acho que o aumento (?) na compra de baixos por luthiers implica necessariamente nessa conclusão lógica que você trouxe, em sua reflexão.
Só queria pontuar que seu texto dá a entender que ninguém compra em luthier por 'status'. E que quem compra marca X é porque prefere o status do que o 'som'.
E também não acho que o aumento (?) na compra de baixos por luthiers implica necessariamente nessa conclusão lógica que você trouxe, em sua reflexão.
CaQuinhO- Membro
Acho que, por incrível que pareça, o Brasileiro sempre prestigiou os instrumentos custom feitos aqui, mesmo quando a grande maioria dos luthiers oferecia produtos bem fracos...
Talvez seja a excitação de acompanhar as etapas ou mesmo a tranquilidade de ter a garantia na esquina de casa.
Fato é que vejo colegas empunhando baixos "de luthier" desde que me entendo por gente.
Talvez seja a excitação de acompanhar as etapas ou mesmo a tranquilidade de ter a garantia na esquina de casa.
Fato é que vejo colegas empunhando baixos "de luthier" desde que me entendo por gente.
allexcosta- Administrador
CaQuinhO escreveu:Micoco, eu entendi o que você quis dizer.
Vc entendeu o raciocinio né?
acho que nao consegui me expressar direito...
É que já uns caras renomados dizerem que preferem um instrumento de luthier do que pagar caro em um de MArca entendeu?
Micoco- Membro
allexcosta escreveu:Acho que, por incrível que pareça, o Brasileiro sempre prestigiou os instrumentos custom feitos aqui, mesmo quando a grande maioria dos luthiers oferecia produtos bem fracos...
Sim, mais vc nao acha que isso tem crescido bastante?
e Allex, vc acha que futuramente a idolatria pelas marcas gringas vão cair e vamos valorizar mais as nossas luthierias?
Micoco- Membro
Eu entendi, sim. E concordo.
Só quis pontuar aquilo pois achei um pouco ambíguo.
CaQuinhO- Membro
CaQuinhO escreveu:Eu entendi, sim. E concordo.
ah ok
é que foi dificil encontrar uma maneira de me expressar....rs ai as vezes acaba soando diferente né.
Micoco- Membro
Micoco escreveu:e Allex, vc acha que futuramente a idolatria pelas marcas gringas vão cair e vamos valorizar mais as nossas luthierias?
Acho que não...
O fórum é um bom termômetro.
Quantas vezes já chegou novato aqui com foto de um 7ender que custa 3.000 e depois que a gente fala que é um baixo de 400 conto ele pergunta: "então dá pra oferecer 2.000 né?".
O Brasileiro cresceu vendo tudo que vem de fora ser bom e tudo que é feito no Brasil (quando é) ser ruim... Isso vai demorar várias gerações pra mudar.
allexcosta- Administrador
O câmbio tb contribui, com o dólar a R$2,40 ta mais difícil comprar importados. Há 4 anos o dólar estava em R$1,70!
Jackson- Membro
Mas com a alta do Dólar, os preços no Brasil também sobem absurdamente, logicamente falando.
A não ser que as lojas daqui façam estoque do "preço antigo" dos fornecedores.
Não?
A não ser que as lojas daqui façam estoque do "preço antigo" dos fornecedores.
Não?
Groovin- Membro
está complicado comprar aqui mesmo.
Micoco- Membro
allexcosta escreveu:Micoco escreveu:e Allex, vc acha que futuramente a idolatria pelas marcas gringas vão cair e vamos valorizar mais as nossas luthierias?
Acho que não...
O fórum é um bom termômetro.
Quantas vezes já chegou novato aqui com foto de um 7ender que custa 3.000 e depois que a gente fala que é um baixo de 400 conto ele pergunta: "então dá pra oferecer 2.000 né?".
O Brasileiro cresceu vendo tudo que vem de fora ser bom e tudo que é feito no Brasil (quando é) ser ruim... Isso vai demorar várias gerações pra mudar.
A experiência do músico é determinante pra esse tipo de visão... Os que priorizam a busca incessante pela evolução como músico, não costumam dar tanta importância assim a status/marca...
Leandro Jeronimo- Membro
Pessoalmente, prefiro fazer um instrumento com um bom luthier do que pagar o que se pede aqui no Brasil por um Fender...
Eu ainda vejo uma outra questão.
Como eu que sou de muito longe das capitais. (Acho que isso já virou música ).
Comprar instrumento de marca e novo é muito caro, quase um absurdo.
Aí restam os usados. Mas como comprar usados se não tem nem umzinho por perto de você?
Pela internet, só por fotos? Se comprar é rezar pra receber algo em perfeito estado de conservação (que você só viu por fotos), que te agrade o jeito de tocar e o som.
Por isso, comprei o meu de Oliveira há 7 anos, sabia o que estava pedindo e sabia a qualidade e garantia que me ofereciam (sem contar que teve um parcelamento melhor do que qualquer usado, à época), e o baixo continua comigo.
E novamente esta foram algumas das razões de eu comprar um Ledur. Escolhi do meu jeito, por um preço final legal em uma forma que dá pra pagar e do meu gosto em todos os sentidos, sem falar na qualidade das duas Luthierias.
Como eu que sou de muito longe das capitais. (Acho que isso já virou música ).
Comprar instrumento de marca e novo é muito caro, quase um absurdo.
Aí restam os usados. Mas como comprar usados se não tem nem umzinho por perto de você?
Pela internet, só por fotos? Se comprar é rezar pra receber algo em perfeito estado de conservação (que você só viu por fotos), que te agrade o jeito de tocar e o som.
Por isso, comprei o meu de Oliveira há 7 anos, sabia o que estava pedindo e sabia a qualidade e garantia que me ofereciam (sem contar que teve um parcelamento melhor do que qualquer usado, à época), e o baixo continua comigo.
E novamente esta foram algumas das razões de eu comprar um Ledur. Escolhi do meu jeito, por um preço final legal em uma forma que dá pra pagar e do meu gosto em todos os sentidos, sem falar na qualidade das duas Luthierias.
Nando Medeiros- Membro
acho q isto pode se dar por questões de endorsement, tb.
fheliojr- Membro
Vou usar a minha condição como exemplo para dizer porque instrumentos de 'marcas' acabam sendo opção de muita gente.
A inexperiência musical somada as poucas possibilidades de termos contato com diversos instrumentos, de marcas e modelos diferentes,
dificulta buscarmos um luthier, pois não temos o conhecimento necessário para dar-lhe os parâmetros exatos que buscamos no instrumento,
o que acaba resultando na praticidade da compra de instrumentos de lojas. Pelo menos é o que acontece comigo e acho que com outros.
A inexperiência musical somada as poucas possibilidades de termos contato com diversos instrumentos, de marcas e modelos diferentes,
dificulta buscarmos um luthier, pois não temos o conhecimento necessário para dar-lhe os parâmetros exatos que buscamos no instrumento,
o que acaba resultando na praticidade da compra de instrumentos de lojas. Pelo menos é o que acontece comigo e acho que com outros.
Bastiao- Membro
Acho que a inexperiência musical não está diretamente ligada com as marcas de "grife".
___
Algumas pessoas também preferem a praticidade, confiança e disponibilidade quando escolhem um Fender, por exemplo.
___
Algumas pessoas também preferem a praticidade, confiança e disponibilidade quando escolhem um Fender, por exemplo.
Groovin- Membro
eu sou partidário da qualidade, coisa que marca nacional mal produz, de um tempo para cá as coisas vem melhorando, tem muito baixo de luthier aqui no Brasil que deixa muito a desejar, já vi diversos relatos de madeira verde, mal colado, problemas básicos. E se você quer coisa boa aqui no Brasil tem de arcar com isso, claro que criou-se um imaginário de Fender, Music Man e Fodera Aqui no Brasil afinal agente copia muita coisa de gringo, todo mundo quer tocar com o baixo do seu ídolo, marcas que já tem nome no mercado dominam mesmo, o cara tem dinheiro pra pegar um Jazz bass Fender, vai pegar mesmo, não vai pegar groovin, benson, sx e por aí vai. Meu sonho sempre foi ter um Fender, quando consegui um, me apareceu uma galera aqui me apresentando um tal de Lakland, pronto não descansei enquanto não tive o meu.
Christian- Membro
Christian escreveu:...o cara tem dinheiro pra pegar um Jazz bass Fender, vai pegar mesmo, não vai pegar groovin, benson, sx e por aí vai...
há uma diferença de qualidade entre eles, em especial no hardware empregado nestes instrumentos, o q, p/ mim, é uma justificativa plausível p/ se evitar equipamentos muito baratos.
fheliojr- Membro
Groovin escreveu: Algumas pessoas também preferem a praticidade, confiança e disponibilidade quando escolhem um Fender, por exemplo.
(2)
Foi o meu caso quando adquiri o meu fender MIM. Porém, vale aqui uma ressalva: na época, o dólar estava cotado em R$ 0,95 (idos de 2008). Hoje, com a cotação do mesmo, não valeria a pena: eu iria facilmente em um baixo do Samuel, não apenas pelo preço, mas pela qualidade, superior a um baixo fender dessa categoria.
Abraços.
edu_carvalho- Membro