Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Periféricos para baixo

+4
joabi
Claudio
Christian
Zéff
8 participantes

Ir para baixo

Periféricos para baixo Empty Periféricos para baixo

Mensagem por Zéff Qui Abr 24, 2014 6:05 am

Bom dia caros!

Sempre vejo técnicos e produtores falando sobre periféricos, que tal marca é legal pra bateria, tal pra voz, que o Distressor é legal pra guitarra distorcida, que Avalon é mais limpo, etc, etc...

Pergunto a vcs: Quais são os clássicos usados nas captações/mixagens de baixo? Tenho procurado esses dias sobre o que os baixistas mais famosos usam, mas não encontro muita informação sobre.

Gostaria da opinião de vcs. Abraços!
Zéff
Zéff
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Periféricos para baixo Empty Re: Periféricos para baixo

Mensagem por Christian Qui Abr 24, 2014 7:16 am

cara isso é extenso demais, aqui no fórum tu vai encontrar sobre baixos, pedais, interfaces, equipamentos de famosos, da uma pesquisada que tu encontra, tua pergunta é muito abrangente
Christian
Christian
Membro

Mensagem por Zéff Qui Abr 24, 2014 7:43 am

^ Christian, não acho minha pergunta tão abrangente assim; posso ter me expressado errado...
Eu estou falando unicamente dos Eq's e Compressores usados antes e/ou depois de uma mixagem em um console por ex.

Tenho um amigo produtor que prefere trabalhar c/ SSL em tudo, por ex.

Minha curiosidade é o que vcs usariam nesse caso, se pudessem usar qualquer pré de rack do mundo (SSL, Distressor, Avalon, Fatso...) p/ mixar um baixo.
Zéff
Zéff
Membro

Mensagem por Claudio Qui Abr 24, 2014 9:15 am

Comecei a estudar e trabalhar (primeiros passos) com gravação e mixagem em 1999. Comecei direto com o bom e velho Cakewalk (pai do SONAR) e com o Cubase. Já vi em estúdios alguns equipamentos que chamam atenção, estúdios como o do nosso amigo Joabi, equipamentos que até hoje eu só tinha visto em formato de Plugins. Em revistas e sites especializados, e conversas com quem entende do assunto, os prés da Neve e Avalon são considerados top de linha.

Porém, gravação/mixagem não é a minha atividade fim, não sou um Engenheiro de Som, e trabalho nessa área como um hobby que levo muito a sério. Dessa forma, eu não me vejo hoje investindo 50 Mil Reais num console Neve. Provavelmente faria investimentos mais pesados caso tomasse a decisão de transformar meu hobby em profissão.

Nessa linha de pensamento, acabei criando o hábito de captar sempre o som limpo. Baixo plugado direto na interface (vez ou outra um pré externo como o Eden WTDI). Depois do som captado, trabalho com os plugins dentro do DAW pra chegar aos resultados que quero. Mandar pra interface o som já processado, sempre tive receio em correr o risco de que se não ficar bom, não tem como desfazer, é preciso gravar tudo novamente! Isso também justifica minha preferência pela captação limpa.

Mas... Engenheiros de Som experientes como o nosso amigo Joabi, sabem o que fazem, e não tem como errar ao utilizar esses equipamentos, basta você ouvir qualquer material gravado e mixado por ele que você vai compreender o que digo.

Costumo ler bastante material técnico (apostilas e Sound on Sound), onde a maioria dos Engenheiros de Som afirmam que vários plugins possuem resultados bastante satisfatórios ao serem comparados com os mesmos equipamentos físicos que emulam. É claro que não será nunca a mesma coisa, mas ao conhecer bem a finalidade e parâmetros, você consegue chegar a bons resultados.

Tenho visto por aí aspirantes a produtores com a preocupação de saber quais periféricos comprar, antes mesmo de saber qual o potencial de captação limpa que tem em mãos. Recentemente um conhecido aqui do Rio passou o dia na Rua da Carioca comprando compressores, gates, prés e o escambau, gastou uma quantidade absurda de dinheiro com periféricos, e hoje estão lá, todos encostados, sem utilização, porque ele chegou a conclusão de que a captação limpa e o trabalho posterior com plugins estavam dando melhor resultado.

Por fim... um pré da Behringer custa 700 Reais. Um Api Lunchbox 500 custa 8 Mil Reais. É ingenuidade achar que com um Behringer você vai conseguir o mesmo resultado de um API.

Ô Zéff, hoje baixou aqui um espírito Zubrysckyano que me fez escrever um texto enorme. Receio inclusive que não sirva para responder de forma integral à sua pergunta, mas achei interessante escrever essas coisas aqui.  What a Face 
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por Zéff Qui Abr 24, 2014 7:04 pm

Grande Claudio, quando criei o tópico sabia que o veria por aqui! Já que vc citou o Sonar, deixo publicamente meu agradecimento pela sua aula, minha vida nunca mais foi a mesma depois daquilo, hahaha!

Eu não tenho pretensão alguma de trabalhar com isso também, eu "brinco" com minhas coisas aqui, mas nada que não seja alguma música minha ou da minha banda.

Na verdade, eu criei o tópico pra saber quais eram os "Ampegs" e "Fenders" no mundo de racks p/ mixagem de baixo. Então vou aguardar ansiosamente a presença do Joabi por aqui  hyper 

Claudio, cite apenas 1 plugin (de eq. e comp.) que vc escolheria p/ mixar seu baixo. Obrigado, abraços!  
Zéff
Zéff
Membro

Mensagem por joabi Qui Abr 24, 2014 9:04 pm

Acho essa escolha extremamente subjetiva, mas nesse nível de equipamentos que você citou, usar pré Neve com um LA-2A é muito tradicional no baixo. Ainda assim, existe uma infinidade de bons equipamentos disponíveis.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Claudio Qui Abr 24, 2014 9:33 pm

Zéff escreveu:Já que vc citou o Sonar, deixo publicamente meu agradecimento pela sua aula, minha vida nunca mais foi a mesma depois daquilo, hahaha!

Legal, obrigado. Aquele material pra mim também foi uma grande surpresa, a quantidade de visualizações e uma infinidade de pessoas que conseguiram tirar proveito... as respostas foram muito positivas, até hoje recebo comentários da galera que assiste aos vídeos.

Zéff escreveu:
Claudio, cite apenas 1 plugin (de eq. e comp.) que vc escolheria p/ mixar seu baixo. Obrigado, abraços!  

Existe uma infinidade de plugins excelentes que podem variar bastante de acordo com o estilo musical do projeto, configuração de bandas e etc... já usei plugins totalmente diferentes de um projeto pra outro, rola muita experimentação pra ver o que dá o melhor resultado... ou pelo menos o mais satisfatório.

De qualquer forma, atendendo ao pedido do amigo, tenho uns plugins que gosto bastante de usar pro contrabaixo, geralmente começo minhas mixagens com eles... o que não significa que sobrevivam até o final da mix (rs). Vou falar bem rápido sobre cada um e depois vou postar as imagens deles na sequência:

Figura 1 - CLA-2A (Waves): Compressor que utilizo diretamente no canal do instrumento;
Figura 2 - API-2500 (Waves): Plugin que utilizo na compressão paralela;
Figura 3 - Q10 Paragraphic Equalizer (Waves): Equalizador para corte e atenuação de frequências, atua antes do CLA-2A;
Figura 4 - SSLGChannel (Waves): Equalizador para trabalhar timbres de baixo elétrico no AUX de processamento paralelo;
Figura 5 - SPL Passeq Single (Plugin Alliance): Equalizador para trabalhar timbres de baixo acústico no AUX de processamento paralelo.

Gostava muito também de usar um compressor da Softube, mas era 32Bits, e quando migrei pro Logic X só os plugins de 64 Bits sobreviveram.

Veja as imagens na sequência do texto acima:

Periféricos para baixo Figura1_CLA_2_A

Periféricos para baixo Figura2_API_2500

Periféricos para baixo Figura3_Q10

Periféricos para baixo Figura4_SSLG

Periféricos para baixo Figura5_SPL
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por afonsodecampos Qui Abr 24, 2014 10:14 pm

Claudio, você pode explicar o que é e como funciona a compressão paralela?
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Claudio Sex Abr 25, 2014 7:56 am

Consiste basicamente em você trabalhar com canais auxiliares recebendo o som limpo para processamento paralelo, e posteriormente somá-los. Por exemplo: você cria 2 canais auxiliares, AUX1 e AUX2. Faz a mandada do canal do baixo pra esses dois auxiliares. O AUX1 irá conter o som do baixo limpo, no máximo com uma compressão leve. O AUX2 vai receber o som limpo, e processá-lo. É aqui que entra o segundo compressor e os demais plugins. Dessa forma você terá um canal com o som do baixo limpo, e outro com o som processado, e vai somá-los no main-out. Esse somatório irá trazer um volume médio maior, e um som mais encorpado. Alguns sites técnicos que tenho lido, pregam que essa compressão deve ser algo bem pesado, tipo 20:1, resultando num som bem achatado para ser misturado ao som limpo, produzindo uma nova característica sonora.

Muitos que trabalham somente com DAW (eu já fui um desses), têm a idéia errada de que o correto seria escolher um só compressor, inseri-lo no canal do instrumento e pronto. Quando na verdade você pode trabalhar com vários compressores atuando juntos e/ou paralelos para um mesmo instrumento.

Tenho receio de que essa explicação tenha ficado confusa ou faltando detalhes técnicos necessários, acho mais fácil mostrar do que falar! Por isso, gostaria de convidar nosso amigo Joabi a falar mais sobre esse assunto, a final de contas foi com ele que comecei a aprender sobre processamento paralelo.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por afonsodecampos Sex Abr 25, 2014 2:53 pm

^ Bacana Claudio, sua explicação não ficou confusa, pelo contrário, está bastante esclarecedora, obrigado! Acho que já faço este procedimento que você descreveu, de forma empírica (quero dizer grosseira mesmo, rs).

Gravo o baixo plugado direto na interface Tascam US-122 MKII, rodando apenas o plugin TSE BOD 2.0 que tenta emular o SanSamp Bass Drive DI, numa configuração que me agrade.

Periféricos para baixo BOD

Depois duplico a track, renomeio e desabilito o plugin da cópia, deixando o baixo "cru". Nesta, faço os testes com compressor e EQs até chegar a um ponto satisfatório.

Fiz exatamente isso nesta música de nosso próximo EP, saca só...

<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/146169773&color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_artwork=true"></iframe>
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Claudio Sex Abr 25, 2014 3:52 pm

Afonso... aqui da empresa eu não consigo ver e nem ouvir o material que você postou, logo mais a noite eu vejo de casa!

Mas veja, o processamento paralelo não é propriamente a duplicação de um canal. A sacada é você mandar o som do canal gravado para ser processado pelos canais auxiliares, e depois somar o resultado na saída, dosando nos faders a quantidade de som processado e limpo que serão somados.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por afonsodecampos Sex Abr 25, 2014 4:19 pm

^ Saquei, é que uso essa ferramenta (gravação digital) de forma quase primitiva. Já andei lendo algo sobre bus/auxiliar, vias de inserts, endereçamento e o quanto essa prática pode beneficiar o trabalho, principalmente em um PC com pouca memória. Prometo procurar material e me inteirar disso.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Claudio Sex Abr 25, 2014 8:38 pm

Afonso, agora consegui escutar o material que você mandou.

Se o amigo permite um comentário... dá uma estudada também na relação Timbre x Volume. Essa forma de processar dobrando o canal, acabou puxando um volume excessivo, a música está mega-alta, um "bloco sonoro" onde você não consegue perceber os timbres dos instrumentos. Meu controle de volume aqui do Rack não consegui chegar no 3.

Não sei exatamente onde está, mas aqui no Fórum tem um artigo que fala sobre essa relação Timbre x Volume.

Qual foi a cadeia de plugins que você usou pra gerar a master?
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por joabi Sex Abr 25, 2014 10:00 pm

ClaudioBass escreveu:
Tenho receio de que essa explicação tenha ficado confusa ou faltando detalhes técnicos necessários, acho mais fácil mostrar do que falar! Por isso, gostaria de convidar nosso amigo Joabi a falar mais sobre esse assunto, a final de contas foi com ele que comecei a aprender sobre processamento paralelo.

Antes de tudo, obrigado pelos comentários num dos posts acima. up Colegas 

Bom, o Cláudio já falou sobre o procedimento pra fazer. Vou tentar aprofundar um pouco no conceito.

A compressão paralela foi criada na década de 70 por um famoso engenheiro de áudio australiano e se tornou amplamente utilizada em mixagens. A idéia é ter um canal extra de processamento, específico para trabalhar a dinâmica dos sons, reduzindo os picos do sinal com a compressão (ajustada com cuidado para esta tarefa). Com isso o som do canal processado  adquire bastante "corpo" (já que não tem mais tanto ataque), e, ao se somar com o canal original (com os picos), o resultado é um som com bastante "punch" e volume.

A técnica funciona muito bem para sons percussivos. No baixo acho mais útil em alguns casos do que em outros, mas costumo testar sempre.

Nos sistemas digitais o "processamento paralelo" costuma ser feito com canais auxiliares, como o Cláudio falou, então, pra quem gosta do assunto e está aprendendo a gravar em casa é uma boa forma de conhecer mais a fundo como funcionam os auxiliares internos numa DAW e alguns compressores.
Detalhe: o compressor usado nessa técnica precisa ser bastante rápido... o suficiente para "capturar"os picos do sinal.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por afonsodecampos Sáb Abr 26, 2014 8:24 am

Claudio, entendo sua impressão e afirmo que é exatamente isso o que acontece. Acabamos dobrando algumas tracks pra que o som gravado ganhasse corpo e a princípio gostamos do resultado. É claro que sem conhecimento técnico suficiente e tempo pra assimilar a gama enorme de possibilidades que esse tipo de gravação permite acabamos nos perdendo no caminho.

Juro que achei que o resultado final tava perfeito (rs). Em casa gravo apenas o baixo, as vozes e parte da bateria. Tudo é enviado para que a mix seja feita em outro computador. Vou experimentar mandar o projeto (tracks) pra que alguém possa fazer outra mix e comparar o resultado.

Valeu mais uma vez!  up
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Fabio Linhares Sáb Abr 26, 2014 11:45 am

Quando vcs gravam o som do baixo limpo numa daw, como regulam o sinal de entrada (gain). Os picos chegam a qtos Dbs aproximadamente? Quanto mais perto do 0 db melhor?
Uso aqui o REAPER, maudio 2496, pre presonus Bluetube.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagem por joabi Sáb Abr 26, 2014 3:04 pm

Fabio Linhares escreveu:Quando vcs gravam o som do baixo limpo numa daw, como regulam o sinal de entrada (gain). Os picos chegam a qtos Dbs aproximadamente? Quanto mais perto do 0 db melhor?
Uso aqui o REAPER, maudio 2496, pre presonus Bluetube.

Fabio, gosto de deixar uma margem razoável. Deixo os picos batendo entre -6 e -3, dependendo do instrumento. Em 24 bits não é necessário "colar" no topo, como era a prática nos 16 bits.

afonsodecampos escreveu:Juro que achei que o resultado final tava perfeito (rs). Em casa gravo apenas o baixo, as vozes e parte da bateria. Tudo é enviado para que a mix seja feita em outro computador. Vou experimentar mandar o projeto (tracks) pra que alguém possa fazer outra mix e comparar o resultado.

Também achei um pouco forte demais. O problema nem é o volume em si, mas nesse caso trouxe bastante distorção. Tudo bem que o estilo da banda até permite, mas eu seguraria um pouco.

De qualquer forma, parabéns pelo som! Está bem bacana, os timbres estão legais e a execução também. O timbre da voz tá bem legal pro som. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por afonsodecampos Dom Abr 27, 2014 10:44 am

Obrigado Joabi pelos comentários, estamos finalizando a mix da outra música que completa o EP e dessa vez vamos tentar não exagerar nos volumes. Vou me inteirar sobre o que o Claudio pontuou acima e refazer algumas coisas.

Valeu pela força!

Última edição por afonsodecampos em Dom Abr 27, 2014 4:19 pm, editado 1 vez(es)
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Claudio Dom Abr 27, 2014 12:11 pm

^ Afonso, dá uma olhada na tua caixa de MPs.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por J.Adalberto Dom Abr 27, 2014 1:31 pm

aproveitando o assunto, to dando um help pro nosso amigo Hector nosso amigo aki do forum da gravar umas musicas pra banda cover dele de Avenged

segue um trecho da gravação dos baixo.

sem misterio nenhum, gravamos o sinal através de seus pedais analógicos direto na interface, somado a um canal microfonado com SM57

obs. o cara nao é só bom de churrasco nao! manda bem demais no baixo tbem kkk

J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

http://www.joaoadalberto.com.br

Mensagem por Claudio Dom Abr 27, 2014 6:45 pm

^ Som do baixo ficou excelente! parabéns pelo trabalho.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por fheliojr Seg Abr 28, 2014 10:21 am

J.Adalberto escreveu:...obs. o cara nao é só bom de churrasco nao! manda bem demais no baixo tbem kkk...

caramba, ele tem um assistente só p/ acionar um pedal.

dancetroll 
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por J.Adalberto Seg Abr 28, 2014 12:31 pm

fheliojr escreveu:
J.Adalberto escreveu:...obs. o cara nao é só bom de churrasco nao! manda bem demais no baixo tbem kkk...

dancetroll 

O Hector eh Rock Star!

Além de auxiliar para acionar o pedal, o cara fez muitas exigências, mas para não desvirtuar o top não vou menciona-las kkk

Agora voltando ao assunto do tópico,

Eu gostaria muito de ter e poder usar toda parafernália possível não só para gravar o baixo mas tudo,

Pena que a realidade não permite, por que esse lance dos plugin's pra mim eh algo meio brochante, gravar plugado na interface em um apartamento não tem glamour nenhum kkkk

Manipular os Amplis, Mic's pre's cabos, etc dever ser muito mais legal

Um dia quero realizar um sonho de gravar lá no Studio Sincopa, pra ter acesso a tudo que a de melhor !

E com o mestre Joabi para ensinar a usar tudo.

J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagem por J.Adalberto Seg Abr 28, 2014 12:31 pm

fheliojr escreveu:

dancetroll 

O Hector eh Rock Star!

Além de auxiliar para acionar o pedal, o cara fez muitas exigências, mas para não desvirtuar o top não vou menciona-las kkk

Agora voltando ao assunto do tópico,

Eu gostaria muito de ter e poder usar toda parafernália possível não só para gravar o baixo mas tudo,

Pena que a realidade não permite, por que esse lance dos plugin's pra mim eh algo meio brochante, gravar plugado na interface em um apartamento não tem glamour nenhum kkkk

Manipular os Amplis, Mic's pre's cabos, etc dever ser muito mais legal

Um dia quero realizar um sonho de gravar lá no Studio Sincopa, pra ter acesso a tudo que a de melhor !

E com o mestre Joabi para ensinar a usar tudo.
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo