Cordas "riscando" o braço do meu "fretless"
+16
Groovin
Nando Vasques
Uchoa
fheliojr
CaQuinhO
B3ck1m2n
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Fernando Zadá
rafammbass
gpraxedes
arthur.farias.96
carimbass
Christian
ifernandes
osmar.carvalhoii
20 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Cordas "riscando" o braço do meu "fretless"
Eu preciso de ajuda, mas eu peço que não respondam com "achismos" pois disso eu estou cheio em minha mente, preciso de certezas.
Vamos lá.
Eu peguei um Cort Action 6 Cordas, e retirei os trastes dele com a faca. Não fiz o "enchimento" na escala, pois um produtor da minha cidade disse que tal "enchimento" nas escalas era apenas visual, não alterava no som.
O problema foi que com a retirada dos trastes, as cordas (Roundwonds) estão arranhando o braço do baixo, ou seja, não posso tocar nele mais! Pois danifica o braço quando toco. Não tenho certeza se o baixo está "roncando" como deveria, também.
O que fazer agora?
Eu pensei em por cordas flats, só que será que elas vão mesmo parar de danificar o braço ao tocar? E outra, como conseguir cordas flats para baixo de 6 cordas?
Enfim, me deem uma luz.
Vamos lá.
Eu peguei um Cort Action 6 Cordas, e retirei os trastes dele com a faca. Não fiz o "enchimento" na escala, pois um produtor da minha cidade disse que tal "enchimento" nas escalas era apenas visual, não alterava no som.
O problema foi que com a retirada dos trastes, as cordas (Roundwonds) estão arranhando o braço do baixo, ou seja, não posso tocar nele mais! Pois danifica o braço quando toco. Não tenho certeza se o baixo está "roncando" como deveria, também.
O que fazer agora?
Eu pensei em por cordas flats, só que será que elas vão mesmo parar de danificar o braço ao tocar? E outra, como conseguir cordas flats para baixo de 6 cordas?
Enfim, me deem uma luz.
Última edição por osmar.carvalhoii em Qua maio 28, 2014 10:42 am, editado 1 vez(es)
osmar.carvalhoii- Membro
Re: Cordas "riscando" o braço do meu "fretless"
arranhando como? é normal as cordas desgastarem mais os braço, ainda mais sendo round.
procurando aqui no google, vi vários jogos flat para 6 cordas, mas não vi nenhuma loja brasileira vendendo, deve ser só importado. dê uma olhada por aí!
procurando aqui no google, vi vários jogos flat para 6 cordas, mas não vi nenhuma loja brasileira vendendo, deve ser só importado. dê uma olhada por aí!
ifernandes- Membro
pense na tapewound, e http://www.bassstringsonline.com/
Christian- Membro
Sem achismo: Leve seu baixo a um luthier, mexer com coisa que você não sabe dá nisso....
carimbass- Membro
É normal tentar personalizar algo e acabar destruindo, tem que aprender com os erros e tentar de novo. Não acho que o braço seja tão macio ou as cordas tão abrasivas, a ponto de desgastar a escala em pouco tempo.
arthur.farias.96- Membro
A Bass Strings Online, não envia mais ao Brasil. Você pode usar cordas flat, tapewound ou mandar passar uma resina de poliéster ou epoxy na escala, mas faça com luthier.
Particularmente, usaria resina mesmo se fosse usar flats, mas seria mais pela "abertura" no som que a resina costuma fazer.
Particularmente, usaria resina mesmo se fosse usar flats, mas seria mais pela "abertura" no som que a resina costuma fazer.
gpraxedes- Membro
O meu JB com escala de maple não tem marca nenhuma. Eu uso flatwound nele.
Mude o título do seu tópico.
Mude o título do seu tópico.
rafammbass- Membro
carimbass escreveu:Sem achismo: Leve seu baixo a um luthier, mexer com coisa que você não sabe dá nisso....
Não me arrependo, nem um pouco.
osmar.carvalhoii- Membro
Normal desgastar um pouco. Escala de baixo não é eterna....
Resina é bacana e protege sim mas muda o timbre um pouco. Eu usei o meu sem e depois com resina e achei bacana o resultado com a resina.
Resina é bacana e protege sim mas muda o timbre um pouco. Eu usei o meu sem e depois com resina e achei bacana o resultado com a resina.
Fernando Zadá- Moderador
osmar.carvalhoii escreveu:Não fiz o "enchimento" na escala, pois um produtor da minha cidade disse que tal "enchimento" nas escalas era apenas visual, não alterava no som.
Um produtor?
Aqui a resposta "sem achismos" pra sua pergunta:
http://www.juststrings.com/toi-jf346.html
allexcosta- Administrador
osmar.carvalhoii escreveu:carimbass escreveu:Sem achismo: Leve seu baixo a um luthier, mexer com coisa que você não sabe dá nisso....
Não me arrependo, nem um pouco.
Então aproveita o baixo e para de se preocupar com besteira...
carimbass- Membro
Se eu resolver tudo isso colocando cordas flatwound, eu posso ver se alguma loja daqui consegue encomendar pra mim.
osmar.carvalhoii- Membro
Qualquer corda, mesmo as flat, machucam a escala fretless de certa forma.
E fechar os buracos ajuda na integridade da escala, prevenindo empenos provocados pela tensão gigantesca das cordas agindo sobre os sulcos.
Sem achismo, seu baixo precisa de um luthier profissional.
E fechar os buracos ajuda na integridade da escala, prevenindo empenos provocados pela tensão gigantesca das cordas agindo sobre os sulcos.
Sem achismo, seu baixo precisa de um luthier profissional.
(2)carimbass escreveu:Sem achismo: Leve seu baixo a um luthier, mexer com coisa que você não sabe dá nisso....
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Mauricio Luiz Bertola escreveu:(2)carimbass escreveu:Sem achismo: Leve seu baixo a um luthier, mexer com coisa que você não sabe dá nisso....
(3) Um Luthier é um profissional habilitado pra isso e vai saber te informar melhor e os cuidados com seu fretless, além de regular possíveis problemas e empenamentos provenientes dessa alteração.
B3ck1m2n- Membro
Levar em um luthier competente é exatamente o OPOSTO de achismo, colega Osmar.
CaQuinhO- Membro
marciobs escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:(2)carimbass escreveu:Sem achismo: Leve seu baixo a um luthier, mexer com coisa que você não sabe dá nisso....
(3) Um Luthier é um profissional habilitado pra isso e vai saber te informar melhor e os cuidados com seu fretless, além de regular possíveis problemas e empenamentos provenientes dessa alteração.
[4]
além do q o nosso achismo é muito melhor q as certezas daquele produtor...
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:marciobs escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:(2)carimbass escreveu:Sem achismo: Leve seu baixo a um luthier, mexer com coisa que você não sabe dá nisso....
[4]
além do q o nosso achismo é muito melhor q as certezas daquele produtor...
[5] Nem pense em outra coisa , vá ao Luthier ... Sem achismo !
Sou entusiasta do bom e velho DIY, mas reconhecer nossa limitação é muito importante.
CaQuinhO- Membro
Cara de boa mesmo,ouça o seu Produtor q com certeza sabe o q fala.esse povo aqui acha q sabe tudo mas não tem a experiência q um Produtor experiente carrega....
Nando Vasques- Membro
CaQuinhO escreveu:Sou entusiasta do bom e velho DIY, mas reconhecer nossa limitação é muito importante.
[2]
Groovin- Membro
Nando Vasques escreveu:Cara de boa mesmo,ouça o seu Produtor q com certeza sabe o q fala.esse povo aqui acha q sabe tudo mas não tem a experiência q um Produtor experiente carrega....
Não estou entendendo porque todos os posts vocês repetem o "achismo" que eu disse. Parece que se ofenderam. Vários assuntos de baixo, ou outras coisas, naturalmente eu já pesquisei por fóruns e etc. e na maioria das vezes você vê múltiplas opiniões das quais não se completam; e sim, se contradizem.
Como eu perguntar se o mundo vai acabar amanhã? 50% respondem sim, e os outros 50% respondem não, ou seja, um dos dois lados está errado. Eu só queria "correr" deste tipo de situação. Enfim, não quis rebaixar o conhecimento de ninguém deste fórum, mas precisamos entendermos que um fórum é um local "público"
E eu já liguei para um luthier da minha cidade, liguei para o melhor logo, vou levar meu instrumento para ele semana que vem. E também liguei para uma loja de instrumento na qual eu trabalhava, para eu ver se eles conseguem encomendar 6 cordas flats para mim, caso necessário. Agradeço a todos pela ajuda, foi muito útil.
Como eu perguntar se o mundo vai acabar amanhã? 50% respondem sim, e os outros 50% respondem não, ou seja, um dos dois lados está errado. Eu só queria "correr" deste tipo de situação. Enfim, não quis rebaixar o conhecimento de ninguém deste fórum, mas precisamos entendermos que um fórum é um local "público"
E eu já liguei para um luthier da minha cidade, liguei para o melhor logo, vou levar meu instrumento para ele semana que vem. E também liguei para uma loja de instrumento na qual eu trabalhava, para eu ver se eles conseguem encomendar 6 cordas flats para mim, caso necessário. Agradeço a todos pela ajuda, foi muito útil.
osmar.carvalhoii- Membro
Sendo curto e grosso (e falo por mim, e não pelo fórum), você soou arrogante. Principalmente, pra quem tomou a pior escolha possível diante da situação, e ouviu o conselho de uma pessoa que não entende do instrumento, pelo jeito.
Mas nada de extraordinário. Conhecendo o fórum, e observando as respostas dos colegas, ninguém pareceu ofendido. Talvez tenha te parecido isso, pois nós somos - talvez - mais experientes que você nesse assunto, e pra nós o que parece a solução óbvia (levar em um luthier), pra você pode não parecer.
Abraços
Mas nada de extraordinário. Conhecendo o fórum, e observando as respostas dos colegas, ninguém pareceu ofendido. Talvez tenha te parecido isso, pois nós somos - talvez - mais experientes que você nesse assunto, e pra nós o que parece a solução óbvia (levar em um luthier), pra você pode não parecer.
Abraços
CaQuinhO- Membro
osmar.carvalhoii escreveu:Não estou entendendo
Então entenda:
"Fala galera do fórum de mecânica de carros. Conversei com meu pedreiro e ele falou que meu carro precisa trocar a embreagem. Já arranquei o disco e o platô com um martelo e um alicate mas não tô acertando colocar. O que eu faço? Sem achismo, por favor, pois disso eu já estou cheio."
CaQuinhO escreveu:Sendo curto e grosso (e falo por mim, e não pelo fórum), você soou arrogante. Principalmente, pra quem tomou a pior escolha possível diante da situação, e ouviu o conselho de uma pessoa que não entende do instrumento, pelo jeito.
Abraços
Posso ter soado arrogante, mas não foi a intenção. E sobre a solução óbvia, de fato; é. Entretanto, o único Luthier que eu confio da minha cidade, ele é muito caro mesmo, de difícil acesso, e sempre está enrolado com muito trabalho, os outros são "luthiers".
E eu queria ter o conhecimento de fazer isso por minha conta, para sempre que eu precisar, eu mesmo fazer. Mas como disseram ali em cima, já passou do limite do "DIY".
Então entenda:
"Fala galera do fórum de mecânica de carros. Conversei com meu pedreiro e ele falou que meu carro precisa trocar a embreagem. Já arranquei o disco e o platô com um martelo e um alicate mas não tô acertando colocar. O que eu faço? Sem achismo, por favor, pois disso eu já estou cheio."
Euri alto.
osmar.carvalhoii- Membro
osmar.carvalhoii
Na sua 1ª postagem vc já agiu de forma arrogante (peço que não respondam com "achismos" pois disso eu estou cheio em minha mente, preciso de certezas) e absolutamente equivocada (retirei os trastes dele com a faca), aparentemente mal influenciado por um desqualificado na matéria (pois um produtor da minha cidade disse que tal "enchimento" nas escalas era apenas visual, não alterava no som. ). Ou seja, uma série de equívocos que reputo à sua pouca idade e desinformação.
Quando vc foi admoestado, novamente agiu de forma arrogante e prepotente (Não me arrependo, nem um pouco.). Assim, errou na entrada e erra na saída ( Eu ri alto.).
Todos os colegas do fórum, como o ifernandes, Christian e o carimbass lhe indicaram a direção à ser seguida (ir a um luthier profissional, usar encordoamento flatwound que é a "regra" - em certo sentido, para fretless), mas vc não apenas não ouviu, como agiu de forma deselegante e intempestiva.
As pessoas colhem o que semeam, e, embora vc diga que: eu queria ter o conhecimento de fazer isso por minha conta, demonstra ser, até agora incapaz de aprender, pois o 1º passo para o aprendizado é entender que não sabe, e humildemente procurar saber, consultando quem sabe ou levando seu equipamento (ou o que quer que seja) ao profissional habilitado para tal.
Na sua 1ª postagem vc já agiu de forma arrogante (peço que não respondam com "achismos" pois disso eu estou cheio em minha mente, preciso de certezas) e absolutamente equivocada (retirei os trastes dele com a faca), aparentemente mal influenciado por um desqualificado na matéria (pois um produtor da minha cidade disse que tal "enchimento" nas escalas era apenas visual, não alterava no som. ). Ou seja, uma série de equívocos que reputo à sua pouca idade e desinformação.
Quando vc foi admoestado, novamente agiu de forma arrogante e prepotente (Não me arrependo, nem um pouco.). Assim, errou na entrada e erra na saída ( Eu ri alto.).
Todos os colegas do fórum, como o ifernandes, Christian e o carimbass lhe indicaram a direção à ser seguida (ir a um luthier profissional, usar encordoamento flatwound que é a "regra" - em certo sentido, para fretless), mas vc não apenas não ouviu, como agiu de forma deselegante e intempestiva.
As pessoas colhem o que semeam, e, embora vc diga que: eu queria ter o conhecimento de fazer isso por minha conta, demonstra ser, até agora incapaz de aprender, pois o 1º passo para o aprendizado é entender que não sabe, e humildemente procurar saber, consultando quem sabe ou levando seu equipamento (ou o que quer que seja) ao profissional habilitado para tal.
Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Qui maio 29, 2014 3:38 pm, editado 1 vez(es)
osmar, vc é bem-vindo aqui, mas é preciso melhorar um pouco seu modo de interagir conosco.
fheliojr- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:usar encordoamento flatwound que é a regra para fretless)
JAZZigo- FCBR-CT
Na boa, se veio para aprender, baixa um pouco a bola que dá certo e a galera vai te ajudar. Se (acha) que sabe tudo não precisa perguntar pra ninguém, vai lá faz e pronto. Um bom dia, com licença, por favor e obrigado, não fazem mal a ninguém em hora nenhuma. Boa sorte!
DUDUBASS- Membro
Mim também não curtiu,prefiro as normais q roncam bem mais,Flat pra mim somente em um bom e velho PB....JAZZigo escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:usar encordoamento flatwound que é a regra para fretless)
Não me importo com as marquinhas normais q elas causam!!
Nando Vasques- Membro
^
Fender fretless com roundwound de fábrica:
FENDER TONY FRANKLIN FRETLESS PRECISION
FENDER AMERICAN STANDARD JAZZ BASS FRETLESS
SQUIER VINTAGE MODIFIED PRECISION BASS FRETLESS
SQUIER VINTAGE MODIFIED JAZZ BASS FRETLESS
FENDER CUSTOM SHOP JACO PASTORIUS TRIBUTE JAZZ BASS
Fender fretless com flatwound de fábrica:
FENDER STANDARD JAZZ BASS FRETLESS
FENDER JACO PASTORIUS JAZZ BASS
Onde está a regra?
Fender fretless com roundwound de fábrica:
FENDER TONY FRANKLIN FRETLESS PRECISION
FENDER AMERICAN STANDARD JAZZ BASS FRETLESS
SQUIER VINTAGE MODIFIED PRECISION BASS FRETLESS
SQUIER VINTAGE MODIFIED JAZZ BASS FRETLESS
FENDER CUSTOM SHOP JACO PASTORIUS TRIBUTE JAZZ BASS
Fender fretless com flatwound de fábrica:
FENDER STANDARD JAZZ BASS FRETLESS
FENDER JACO PASTORIUS JAZZ BASS
Onde está a regra?
JAZZigo- FCBR-CT
Bom, quando arrancamos os trates de um baixo, fica um "espaço" ali, certo? Não sei se esse espaço costuma ser envernizado ou selado, mas pode ser um entrada pra sujeira e até mofo, a longo prazo pode dar um prejuízo maior na escala ou braço.
Eis uma das coisas que to afim de fazer no meu PB... colocar cordas Flat. Quando comprei pensei nisso, mas to curtindo a vibe do baixo e me falta coragem para fazer isso por enquanto.
Nando Vasques escreveu:Mim também não curtiu,prefiro as normais q roncam bem mais,Flat pra mim somente em um bom e velho PB....
Eis uma das coisas que to afim de fazer no meu PB... colocar cordas Flat. Quando comprei pensei nisso, mas to curtindo a vibe do baixo e me falta coragem para fazer isso por enquanto.
Breno_Barnabe- Membro
JAZZigo e Nando Vasques
Escrevi "regra" no sentido "luthierístico", posto que a escala sofre bem menos danos com o uso de encordoamento do tipo flatwound.
Peço desculpas à vocês dois se infringí uma outra "regra" (ou, melhor dizendo: uma "não regra").
Abraços aos dois
Escrevi "regra" no sentido "luthierístico", posto que a escala sofre bem menos danos com o uso de encordoamento do tipo flatwound.
Peço desculpas à vocês dois se infringí uma outra "regra" (ou, melhor dizendo: uma "não regra").
Abraços aos dois
Relaxa Bertola,sabemos q as Flat agridem muito menos a escala,mas as Round roncam muito mais sem dúvida alguma,e há os q preferem o contrário,questão de gosto como sempre!
Nando Vasques- Membro
JAZZigo- FCBR-CT
Ok Nando. Inclusive editei a msg acima para que não haja sombra de dúvida.
P.S.: Tem um tempo que não vou à N. Friburgo visitar meus pais. Tem alguma coisa legal (no sentido musical) "rolando" na cidade nos fins de semana?
P.S.: Tem um tempo que não vou à N. Friburgo visitar meus pais. Tem alguma coisa legal (no sentido musical) "rolando" na cidade nos fins de semana?
Lumiar e São Pedro escondem as poucas e melhores opçôes pra galera de nossa idade,se é q me entende...Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ok Nando. Inclusive editei a msg acima para que não haja sombra de dúvida.
Nando Vasques- Membro
Pódiscrê!Nando Vasques escreveu:Lumiar e São Pedro escondem as poucas e melhores opçôes pra galera de nossa idade,se é q me entende...Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ok Nando. Inclusive editei a msg acima para que não haja sombra de dúvida.
Da última vez que estive lá no largo dos Blautz tinha um bar novo por lá (em frente ao estação Glória) que tava rolando um som..
Eu queria saber é na cidade mesmo...
Abç
Mauricio Luiz Bertola escreveu:osmar.carvalhoii
Todos os colegas do fórum, como o ifernandes, Christian e o carimbass lhe indicaram a direção à ser seguida (ir a um luthier profissional, usar encordoamento flatwound que é a regra para fretless), mas vc não apenas não ouviu, como agiu de forma deselegante e intempestiva.
Eu disse "ri alto" porque o exemplo dele foi engraçado, mas foi entendido por mim. Me indicaram ir no Luthier, e eu o fiz. Disseram que a Flatwound pode machucar menos o braço, e o que eu fiz? Liguei para loja para ver se conseguiam encomendar para mim.
Provavelmente você é antigo aqui, e todos viram contra mim agora. Mas não posso ignorar o fato, que, essa sua postagem foi totalmente tendenciosa, e desde o início do tópico você não me ajudou em absolutamente nada, só jogou emoticons "rindo" e esse seu post agora.
Na boa, se veio para aprender, baixa um pouco a bola que dá certo e a galera vai te ajudar. Se (acha) que sabe tudo não precisa perguntar pra ninguém, vai lá faz e pronto. Um bom dia, com licença, por favor e obrigado, não fazem mal a ninguém em hora nenhuma. Boa sorte!
Em algum momento disse que eu sei tudo? Eu aderi o que me recomendaram. Contraditório diante sua visão.
osmar.carvalhoii- Membro
Chega galera.
Voltemos ao tema do tópico.
Voltemos ao tema do tópico.
Onde tem "emoticons" rindo aqui?Mauricio Luiz Bertola escreveu:(2)carimbass escreveu:Sem achismo: Leve seu baixo a um luthier, mexer com coisa que você não sabe dá nisso....
Se, por acaso é esse... Ele está rindo da ironia do Nando. Não de vc...Mauricio Luiz Bertola escreveu:Nando Vasques escreveu:Cara de boa mesmo,ouça o seu Produtor q com certeza sabe o q fala.esse povo aqui acha q sabe tudo mas não tem a experiência q um Produtor experiente carrega....
Cara, na boa....
Ah... Deixa pra lá.................
Não disse que riu de mim. Isso, deixa pra lá.
Vou levar no luthier sexta feira, assim, para acréscimo de informação, deixo as atitudes/ações que ele vai fazer para resolver o problema.
Vou levar no luthier sexta feira, assim, para acréscimo de informação, deixo as atitudes/ações que ele vai fazer para resolver o problema.
osmar.carvalhoii- Membro
Eu também não me adaptei a flats no fretless para um estilo ou outro até rola mas pro meu gosto soa abafado demais prefiro cordas normais.
Fernando Zadá- Moderador
Como escrevi ali em cima, o meu Squier VM modificado pelo Samuel está me agradando muito com as flats da D'Addario. Captador do braço fechado, da ponte 100% aberto e um tapinha pra trás no tone fazem o baixo cuspir o som que eu mais amo no momento.
No meu outro fretless, da Cast (tudo bem que é outro bicho) as rounds soam bem também... A escala tem algumas marcas... Mas o som que me pegou é o que o JB tá cuspindo.
No meu outro fretless, da Cast (tudo bem que é outro bicho) as rounds soam bem também... A escala tem algumas marcas... Mas o som que me pegou é o que o JB tá cuspindo.
rafammbass- Membro
Algumas respostas que eu li neste tópico, afastam muitos músicos deste forum o qual eu gosto muito.
Cadê a tolerância? E o trabalho de resgate proposto? Os novatos no forum, deveriam ser mais respeitados.
https://www.contrabaixobr.com/t31574-essencia-original-trabalho-de-resgate
Cadê a tolerância? E o trabalho de resgate proposto? Os novatos no forum, deveriam ser mais respeitados.
https://www.contrabaixobr.com/t31574-essencia-original-trabalho-de-resgate
Vlademir Felix- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:osmar.carvalhoii
Falou tudo, Bertola! Acho que ele comete o mesmo erro que muitos de nós (inclusive eu!) cometem quando são novatos aqui no fórum: querem falar mais do que ouvir, querem buscar certezas sobre coisas que dependem mais do aprendizado e da experiência e do que se adequa ao som e a personalidade de cada um... Uma dica para ele: comece a ver aqui mais como uma fonte de aprendizado e troca de experiências do que um lugar para obter informações prontas. Saiba ouvir (ou melhor, ler!) e tenha em mente que a intensão da maioria aqui, mesmo os que criticam, é ajudar a ter uma visão melhor sobre um assunto e passar um pouco da experiência que adquiriram tocando baixo ao longo de suas vidas.
B3ck1m2n- Membro
Osmar, se precisar que reabra o tópico, avise por MP.
Aos outros, por favor se acostumem a acatar recomendações da moderação de voltar ao tema.
A todos, passem um olho nas regras do fóum.
Obrigado.
Aos outros, por favor se acostumem a acatar recomendações da moderação de voltar ao tema.
A todos, passem um olho nas regras do fóum.
Obrigado.