Braço fretless
+3
gpraxedes
Mauricio Luiz Bertola
ThorBass
7 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Braço fretless
Coloquei um baixo de escala Rosewood fretless, queria saber qual produto eu teria que passar na escala pra ficar mais confortável e sem a sensação de que estou "escavando" o braço (se é que me entendem ). Utilizo cordas XL Flat Wound.
Valeu !!!
Valeu !!!
ThorBass- Membro
Re: Braço fretless
^ O bom e eficaz produto que se passa na escala para hidratá-la é o bom e velho óleo-de-peroba. Nada mais
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Isso diminuiria a sensação de estar "cavando" o braço ? Tipo, arranhando e machucando a madeira.
ThorBass- Membro
ThorBass escreveu:Isso diminuiria a sensação de estar "cavando" o braço ? Tipo, arranhando e machucando a madeira.
Não entendi.
O encordoamento não é "flat wound"?
Se é desse tipo não "arranha" nada.
Acho que ele está querendo usar um epoxy...
gpraxedes- Membro
gpraxedes escreveu:Acho que ele está querendo usar um epoxy...
Acho que ele tá é querendo achar cabelo em cabeça de ovo...
O que a indústria chama de "rosewood" hoje em dia é uma madeira relativamente banal, muito aquém do jacarandá-da-Bahia, que é o santo-graal das madeiras de lutheria.
Sim, esse rosewood de baixos mais baratos muitas vezes nem é jacarandá Indiano, mas alguma madeira Asiática com aparência similar, que muitas vezes oferece resistência mecânica e dureza aquém das necessárias para um instrumento fretless. O fato das cordas estarem afundando a madeira de maneira tão significante é evidência disso.
A primeira solução para casos assim é usar cordas flat. Já que essa você já tentou, a segunda seria uma cobertura rígida, como epoxi, polyester ou até mesmo cianoacrilato, alternativas que só devem ser aplicadas por um luthier com experiência nesse procedimento.
Sim, esse rosewood de baixos mais baratos muitas vezes nem é jacarandá Indiano, mas alguma madeira Asiática com aparência similar, que muitas vezes oferece resistência mecânica e dureza aquém das necessárias para um instrumento fretless. O fato das cordas estarem afundando a madeira de maneira tão significante é evidência disso.
A primeira solução para casos assim é usar cordas flat. Já que essa você já tentou, a segunda seria uma cobertura rígida, como epoxi, polyester ou até mesmo cianoacrilato, alternativas que só devem ser aplicadas por um luthier com experiência nesse procedimento.
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:O que a indústria chama de "rosewood" hoje em dia é uma madeira relativamente banal, muito aquém do jacarandá-da-Bahia, que é o santo-graal das madeiras de lutheria.
o alex tem razão.
mas acrescentando...
esse braço foi transformado em fretless? se foi pode ser que essa sensação seja porque não foi bem lixado.
joseluiz.avilajr- Membro
esse braço foi transformado em fretless? se foi pode ser que essa sensação seja porque não foi bem lixado.
Aposto nisso.
Aposto nisso.
Apesar de ser outra madeira na escala, também uso corda flat no meu fretless e não tem sinal de desgaste, concordo que pode ser problema de acabamento ou até uma porosidade excessiva desse pedaço de rosewood do teu braço...
Gustavo Giacomini- Membro
ola pessoal, aproveitando o tópico
uma dúvida, por exemplo: num baixo com traste temos 6mm de escala e traste com 1,2mm de altura
num fretless, pra ficar o mais próximo do ajuste em altura de cordas e tal, devo fazer com a escala de 7,2mm?
desde já, obrigado
uma dúvida, por exemplo: num baixo com traste temos 6mm de escala e traste com 1,2mm de altura
num fretless, pra ficar o mais próximo do ajuste em altura de cordas e tal, devo fazer com a escala de 7,2mm?
desde já, obrigado
fBraga- Membro