Forma de utilização do polegar
+2
rafael.buzzi.andrade
IltonMateusBass
6 participantes
Página 1 de 1
Forma de utilização do polegar
Olá galera do Fórum.
Bem, eu aqui nos meus estudos no contrabaixo, percebi que, sem querer, estava utilizando o polegar junto com o indicador e o médio para fazer o pizzicato, exatamente como um pizzicato de três dedos normal, só que ao invés de utilizar o anular, eu utilizo o polegar, numa mesma corda. Isso surgiu espontaneamente, e fui procurar algo na net e também aqui no fórum para saber se já existia alguém que faz isso. Não encontrei.
Por isso estou preocupado se estou fazendo certo isso. O som tem me agradado, e tenho conseguido ter bastante velocidade usando essa forma espontânea minha.
Eu tinha feito um gif pra demonstrar como é, mas ficou muito zoado. Mas espero que eu tenha conseguido explicar.
E a minha duvida é se tem algum problema em fazer isso, ou se isso irá me atrapalhar em algo.
Muito obrigado mais uma vez.
Bem, eu aqui nos meus estudos no contrabaixo, percebi que, sem querer, estava utilizando o polegar junto com o indicador e o médio para fazer o pizzicato, exatamente como um pizzicato de três dedos normal, só que ao invés de utilizar o anular, eu utilizo o polegar, numa mesma corda. Isso surgiu espontaneamente, e fui procurar algo na net e também aqui no fórum para saber se já existia alguém que faz isso. Não encontrei.
Por isso estou preocupado se estou fazendo certo isso. O som tem me agradado, e tenho conseguido ter bastante velocidade usando essa forma espontânea minha.
Eu tinha feito um gif pra demonstrar como é, mas ficou muito zoado. Mas espero que eu tenha conseguido explicar.
E a minha duvida é se tem algum problema em fazer isso, ou se isso irá me atrapalhar em algo.
Muito obrigado mais uma vez.
IltonMateusBass- Membro
Re: Forma de utilização do polegar
Eu uso isso direto quando quero "dedilhar" algum acorde no baixo...
Se está confortável e você gostou do som gerado... não vejo como poderia estar "errado".
Se está confortável e você gostou do som gerado... não vejo como poderia estar "errado".
Muita gente utiliza dessa forma, acho bem cômodo pra fazer alguma frase nas cordas mais agudas e retornar pro grave com o polegar. Pra citar mestres que utilizam dessa forma Nico Assumpção e Ney Conceição.
DUDUBASS- Membro
IltonMateusBass escreveu: O som tem me agradado
Meus 2 centavos de opinião:
eu acho que os instrumentos são apenas ferramentas pra exteriorizar a arte que tem dentro de você. Sendo assim, não existem regras pra colocar essa arte pra fora. Se você gostou do som e isso não esta te trazendo dores (até porque acho que tocar com o polegar até minimiza uma possivel LER do indicador, por usar ele menos), acho que não tem problema nenhum.
respondi sem ser seu comentario, ahahha... mas é exatamente isso que falamos mesmo...rafael.buzzi.andrade escreveu:Eu uso isso direto quando quero "dedilhar" algum acorde no baixo...
Última edição por Stormbringer em Seg Jun 23, 2014 8:40 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : quotar outro colega)
Stormbringer- Membro
Clique:
https://www.youtube.com/watch?v=IjBDHf9E9HU
allexcosta- Administrador
^eu ja vi esse video e adorei principalmente as dicas sobre ataque e tocar mais "suave" com volume aumentado no amplificador pra ganhar em presença... Esse cara fala meio pra dentro mas tem umas dicas excelentes.
Stormbringer- Membro
allexcosta escreveu:Clique:
Pra que melhor resposta do que Gary Willis ? Hahaha
IltonMateusBass- Membro
Gary Willis é um monstro, mas ele não utiliza o polegar de forma ativa na sua técnica de três dedos, a abordagem dele é indicador, médio e anelar, basicamente para saltos de cordas. Pelo que sei o polegar dele é para apoio e abafamento. Mas sem sombra de dúvidas sua técnica e sonoridade é algo entre o fantástico e o absurdo
DUDUBASS- Membro
Aquele Danian alguma coisa usa e tem inclusive um livro sobre o assunto.
Fernando Zadá- Moderador