Construindo um baixo sem ser luthier
+7
Emanoel Chequetto
Carlosrzz
joseluiz.avilajr
emachado
cK
Andre Azulao
meirellesmrv12
11 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Construindo um baixo sem ser luthier
Galera resolvi construir um baixo por conta própria, pra descontrair a mente, não sou Luthier apenas um apaixonado por trabalhar com madeiras. como não tenho ferramentas elétricas próprias e para não gastar grana a toa resolvi iniciar o aprendizado com materiais de baixo custo peguei 2 pedaços de madeirite de 20mm e colei formando uma peça de 4mm para construção do corpo. recortei e fiz o shape com lima grosa para madeira.
Última edição por meirellesmrv12 em Seg Ago 04, 2014 5:07 pm, editado 1 vez(es)
meirellesmrv12- Membro
Re: Construindo um baixo sem ser luthier
não consegui colocar fotos! vou tentar de novo.
Última edição por Boss2K em Seg Ago 04, 2014 5:47 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Edite e veja como ficou a sua mensagem, para não errar na próxima)
meirellesmrv12- Membro
Interessante, porém madeirite é muito leve, a probabilidade de haver neck-dive é enorme quando você colocar o braço.......
Andre Azulao- Membro
Cara dá muito trabalho fazer tudo na mão, mas tá saindo fiz o shape dele até que não ficou ruim. e como sobrou chapa aproveitei para fazer mais um.[img]https://2img.net/h/s26.postimg.cc/vt76oyn15/2014_07_20_001_2014_07_19_001.jpg[img] [img]https://2img.net/h/s26.postimg.cc/s3c59t0k9/2014_07_20_001_2014_07_19_008.jpg[img]
Aqui tive que passar massa para tapar as imperfeições o resultado tá até me surpreendendo, fazer as cavas dos captadores no formão deu muito trabalho uma tupia eletrica ajudaria muito! mas deu pra fazer. [img]https://2img.net/h/s26.postimg.cc/3qnsvl5ax/2014_08_04_001_2014_08_04_001.jpg[img] [img]https://2img.net/h/s26.postimg.cc/xwm7adc7t/2014_08_04_001_2014_08_04_003.jpg[img] [img]https://2img.net/h/s26.postimg.cc/d29usjhuh/2014_08_04_001_2014_08_04_011.jpg[img]
Aqui tive que passar massa para tapar as imperfeições o resultado tá até me surpreendendo, fazer as cavas dos captadores no formão deu muito trabalho uma tupia eletrica ajudaria muito! mas deu pra fazer. [img]https://2img.net/h/s26.postimg.cc/3qnsvl5ax/2014_08_04_001_2014_08_04_001.jpg[img] [img]https://2img.net/h/s26.postimg.cc/xwm7adc7t/2014_08_04_001_2014_08_04_003.jpg[img] [img]https://2img.net/h/s26.postimg.cc/d29usjhuh/2014_08_04_001_2014_08_04_011.jpg[img]
Última edição por meirellesmrv12 em Seg Ago 04, 2014 6:07 pm, editado 1 vez(es)
meirellesmrv12- Membro
correto! mas essa construção é apenas para aprendizado se tudo der certo vou comprar madeiras a fazer da forma correta. fiz assim so pra ver se conseguiria já que não sou luthier e nem possuo as ferramentas eletricas que facilitariam em muito o trabalho.Andre Azulao escreveu:Interessante, porém madeirite é muito leve, a probabilidade de haver neck-dive é enorme quando você colocar o braço.......
meirellesmrv12- Membro
Legal, Meirelles,
por favor siga postando fotos pra gente ver a evolução do teu trabalho.
por favor siga postando fotos pra gente ver a evolução do teu trabalho.
cK- Membro
Parabéns pela iniciativa, eu estou no meu 4º instrumento e tem sido um prazer imenso aprender sobre construções.
Porém, acho que deveria ter utilizado madeiras tonais mesmo. Não são tão mais caras quanto o compensado que utilizou e pense positivo: vai dar certo!
Tenho lido bastante coisa do fórum violão.org para aprender e vi o seguinte post lá: "se vai fazer seu primeiro instrumento use boas madeiras (diferente de excepcionais madeiras), pois do contrário como irá avaliar se seu instrumento deu certo com materiais ruins..."
Se puder optar, escolha o cedro rosa para o corpo, pois é bem macio e aceita bem ferramentas manuais como formões, brocas, lixas e a salvadora grosa, a ferramenta mais útil neste ramo que conheço.
O ponto mais delicado é o braço e escala. Há que se ter cuidado com todas as medidas.
Meu primeiro instrumento foi na raça mesmo, quase não tinha ferramentas e acabei criando meu e-mail guitarranocanivete nesta época.
Parabéns mesmo e se precisar de alguma ajuda estamos ai.
Porém, acho que deveria ter utilizado madeiras tonais mesmo. Não são tão mais caras quanto o compensado que utilizou e pense positivo: vai dar certo!
Tenho lido bastante coisa do fórum violão.org para aprender e vi o seguinte post lá: "se vai fazer seu primeiro instrumento use boas madeiras (diferente de excepcionais madeiras), pois do contrário como irá avaliar se seu instrumento deu certo com materiais ruins..."
Se puder optar, escolha o cedro rosa para o corpo, pois é bem macio e aceita bem ferramentas manuais como formões, brocas, lixas e a salvadora grosa, a ferramenta mais útil neste ramo que conheço.
O ponto mais delicado é o braço e escala. Há que se ter cuidado com todas as medidas.
Meu primeiro instrumento foi na raça mesmo, quase não tinha ferramentas e acabei criando meu e-mail guitarranocanivete nesta época.
emachado- Membro
obrigado pelo incentivo! quanto a madeira você esta certíssimo, eu encomendei uma peça de marupá para o corpo (era a mais barata) e um bloco de marfim para o braço, mas fiquei com medo de estragar as peças e resolvi treinar no madeirite mesmo, já que tinha ele em casa e não me gerou custo. agora sei que estou pronto para fazer pelo menos o corpo, sem risco de errar. quanto a escala fiz uma previa dela com ripa de cama na qual colei uma escala impressa no fret2finder aparentemente ficou correta conferi as medidas em outros baixos que tenho acesso e todas bateram. realmente o que vai dar mais trabalho sera o braço, mas encomendei algumas plainas para raspá-lo na china e sai bem barato essas plainas o que vai ajudar um pouco! vou continuar postando fotos ao longo do trabalho. é dificil mais realmente e muito prazeroso. [img]https://2img.net/h/s26.postimg.cc/nqdlrdrtl/2014_08_04_001_2014_08_04_010.jpgemachado escreveu:Parabéns pela iniciativa, eu estou no meu 4º instrumento e tem sido um prazer imenso aprender sobre construções.
meirellesmrv12- Membro
As plainas são legais, mas a grosa será mais útil para o shape de braço. Lixas também ajudam a dar forma.
Eu tenho usado um programa chamado fretcalculator e após impressão confiro com paquímetro. Tem dado certo. Só não te envio porque o gmail não aceita anexar programas ou arquivos executáveis.
O pau-marfim é muito bom de trabalhar com grosa meia cana e redonda.
Eu tenho usado um programa chamado fretcalculator e após impressão confiro com paquímetro. Tem dado certo. Só não te envio porque o gmail não aceita anexar programas ou arquivos executáveis.
emachado- Membro
obrigado pela boa vontade meu amigo. as plainas comprei porque foram bem baratas en torno de 15,00 reais, a grosa foi interessante procurei nas casas de ferramentas aqui em niteroi e a mais barata que encontrei foi 35,00 reais, cara demais, ai sem querer achei na material de construçao do meu bairro por 9,00 reais tinha 4 arrematei todas, realmente e uma ferramenta maravilhosa!emachado escreveu:As plainas são legais, mas a grosa será mais útil para o shape de braço. Lixas também ajudam a dar forma.
meirellesmrv12- Membro
legal o trampo. eu testaria o corpo de madeirite. até pq tem guitarras de compensado por ai que tem um bom timbre. quanto ao neck dive, é tentar fazer com que a ponta onde o strap vai ser colocado ficar na mesma linha que a 12 casa. se ficar ali é quase impossivel ter neck dive.
joseluiz.avilajr- Membro
Muito legal o trampo Meirelles, mas já que vai gastar energia e dinheiro tenta direto nas madeiras e não no madeirite. A regra de ouro é tire as medidas, meça novamente, mais uma vez confira as medidas e dai faça na madeira, eu ainda estou fazendo um teste com MDF antes de cortar na madeira, porque uma vez feito o corte errado já era....
Carlosrzz- Membro
Localização : Belo Horizonte,MG/Deerfield Beach, FL/Geneva, Suiça/Londres, UK
meirellesmrv12
Parabéns pela iniciativa!!!!
Parabéns pela iniciativa!!!!
Emanoel Chequetto- Membro
olá.
desenterrando o tópico.
qual o estágio atual?
concluiu algum?
desenterrando o tópico.
qual o estágio atual?
concluiu algum?
emerbras- Membro
emerbras escreveu:olá.
desenterrando o tópico.
qual o estágio atual?
concluiu algum?
(2)
Emanoel Chequetto- Membro
Emanoel Chequetto escreveu:emerbras escreveu:olá.
desenterrando o tópico.
qual o estágio atual?
concluiu algum?
(3)
Carlosrzz- Membro
Localização : Belo Horizonte,MG/Deerfield Beach, FL/Geneva, Suiça/Londres, UK
expessura de escala de braço interiço
olá sou novo aqui como membro , mas daqui tirei muitas informações pra construir meu baixo, como resolvi fazer um baixo de braço interiço queria saber a expessura que deixo a escala já que o braço ta no mesmo nivel do corpo? ( nao sei se é aqui que faço perguntas tambem heheeh ) me ajudem!?
joceir bernardo raupp- Membro
^ Respondido...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT