Registro de músicas...
+8
Tiago Bass
Alex Guimaraes
GusVCD
Henrique Alencar
Luciano Carvalho
Renato
Claudio
magallanes
12 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Registro de músicas...
Galera é o seguinte: Tenho feito algumas músicas e nem todas serão aproveitadas pela banda em q toco... tava pensando em mandar essas músicas para alguns contatos que tenho para divulgar a parada. Gostaria de registrá-las de alguma forma antes. Qual a maneira mais fácil (e barata) de eu conseguir registrá-las? Mesmo que não seja um registro, algo que me valha como prova que fui eu quem compôs a música... Eu tenho estas músicas em arquivos caseiros do audacity... só voz e violão msmo.
vlw
vlw
magallanes- Membro
Re: Registro de músicas...
Na sua cidade, Mantena, não sei como funciona, mas aqui no Rio pode ser feito da seguinte forma:
1 - Vá até a Escola de Música na Lapa (Ao lado da Sala Cecília Meireles), e solicite um código/guia para depósito identificado;
2 - Vá ao Banco do Brasil e efetue esse depósito no valor R$ 10,00;
3 - Monte a partitura com a linha melódica da música;
4 - Em caso de música com letra, digite e imprima a letra em fonte Arial 12;
5 - Junte tudo: Partitura + Letra + Depósito, e retorne a Escola de Música;
6 - Solicite o Formulário de Registro de Música, preecha tudo e anexe os documentos do item 5;
7 - Receba e guarde o protocolo de registro.
Pronto!
1 - Vá até a Escola de Música na Lapa (Ao lado da Sala Cecília Meireles), e solicite um código/guia para depósito identificado;
2 - Vá ao Banco do Brasil e efetue esse depósito no valor R$ 10,00;
3 - Monte a partitura com a linha melódica da música;
4 - Em caso de música com letra, digite e imprima a letra em fonte Arial 12;
5 - Junte tudo: Partitura + Letra + Depósito, e retorne a Escola de Música;
6 - Solicite o Formulário de Registro de Música, preecha tudo e anexe os documentos do item 5;
7 - Receba e guarde o protocolo de registro.
Pronto!
Claudio- Membro
Obrigado por responder Claudio... aqui dá pra fazer só os itens 3 e 4.. rsrs. Mas pelo menos vou adiantando essa parte até aparecer outra sugestão. vlw
magallanes- Membro
Procure saber na sua cidade onde tem uma escola de música ou liceu que seja mantida pelo governo ou prefeitura, em geral são eles que fazem o registro!
Claudio- Membro
... tem não cara... mas acho q eu consigo em uma cidade aqui perto. vlw
magallanes- Membro
Os sites abaixo fazem o registro sem necessitar que você se desloque até os órgãos competentes. Dá uma olhada, vale a pena:
Biblioteca Nacional
Clube dos Compositores
Registro de Música
Biblioteca Nacional
Clube dos Compositores
Registro de Música
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato- Membro
Pode ser feito também através da biblioteca nacional pelos correios após efetuar o depósito no banco, eu enviei também uma cópia do comprovante de depósito para comprovar a veracidade do pagamento.
Clube Hartke #014
Custom Basses Club #013
Equipamento:
Hartke A100
ELIEZER LARA Exotic 6 cordas EMG 45DC + pré AGUILAR OBP3 18v
Vertical Eliezer Lara
vlw Renato... to olhando...
magallanes- Membro
achei o clube dos compositores mais fácil... vcs conhecem algum programa que permita fazer as partituras no pc?
magallanes- Membro
Magal
A instituição responsável pelos registros no Brasil seja de música poesia e até pedido de ISBN é a Biblioteca Nacional.
Segue o link com explicações sobre documentos necessários, valores e etc.
http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=31
Registrei em 2007 30 letras que eu havia escrito, registrei como um livro de poesias e paguei + ou - 20 reais.
Já para música você pagará individualmente, ou seja + ou - 20 por música.
Podendo registrar música e letra ou somente música ou letra.
Existem orgãos que fazer a conexão com a Biblioteca Nacional por você mas você pode mandar direto para lá, fica a seu critério.
Segue a lista com os postos regionais.
http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=30
E nesse link você vê tudo sobre direito autoral.
http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=25
A instituição responsável pelos registros no Brasil seja de música poesia e até pedido de ISBN é a Biblioteca Nacional.
Segue o link com explicações sobre documentos necessários, valores e etc.
http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=31
Registrei em 2007 30 letras que eu havia escrito, registrei como um livro de poesias e paguei + ou - 20 reais.
Existem orgãos que fazer a conexão com a Biblioteca Nacional por você mas você pode mandar direto para lá, fica a seu critério.
Segue a lista com os postos regionais.
http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=30
E nesse link você vê tudo sobre direito autoral.
http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=25
Só pra adicionar algo mais ao batepapo, até agora creio q foi falado mais no parte de registro de letras/composições.
Pra quem quiser fazer o registro fonográfico, ou seja, registro de uma musica ou Cd pronto junto ao ECAD, pra assim poder receber os seus royalits (???) qd a mesma tocar na rádio e outros meios, deve recorrer ou direto ao ECAD mesmo ou através de instituições q tenham parceria com o mesmo.
Qd fomos fazer o mesmo do CD da minha banda, nós fizemos algumas pesquisas e achamos melhor registrar pela Abramus, Associação Brasileira de Música e Artes, q permite fazer todo o registro via uma software q eles fornecem (75,00 na época).
O legal é q vc obtendo o software e a associação, vc pode prestar esse serviço como produtor para outras pessoas, assim vc registra as suas e pode ajudar o pessoal da sua cidade/região a registrar as das bandas tbm, e tira um troco fazendo isso, nada mais justo pelo trabalho de preencher os formulários e tudo mais...
Fica ai a dica... mas não confundir com o registro de letras/composições... isso é pela forma corretamente explicada pelos amigos acima!
Outra coisa legal, é q pra quem não é registrado na OMB, é q com a carteira da Abramus vc consegue dar "carteirada" em alguns lugares q pedem da OMB... já fiz algumas vezes e sempre deu certo por aqui na baixada... não garanto q funcina sempre, mas já quebrou vários galhos nesse sentido...
Pra quem quiser fazer o registro fonográfico, ou seja, registro de uma musica ou Cd pronto junto ao ECAD, pra assim poder receber os seus royalits (???) qd a mesma tocar na rádio e outros meios, deve recorrer ou direto ao ECAD mesmo ou através de instituições q tenham parceria com o mesmo.
Qd fomos fazer o mesmo do CD da minha banda, nós fizemos algumas pesquisas e achamos melhor registrar pela Abramus, Associação Brasileira de Música e Artes, q permite fazer todo o registro via uma software q eles fornecem (75,00 na época).
O legal é q vc obtendo o software e a associação, vc pode prestar esse serviço como produtor para outras pessoas, assim vc registra as suas e pode ajudar o pessoal da sua cidade/região a registrar as das bandas tbm, e tira um troco fazendo isso, nada mais justo pelo trabalho de preencher os formulários e tudo mais...
Fica ai a dica... mas não confundir com o registro de letras/composições... isso é pela forma corretamente explicada pelos amigos acima!
Outra coisa legal, é q pra quem não é registrado na OMB, é q com a carteira da Abramus vc consegue dar "carteirada" em alguns lugares q pedem da OMB... já fiz algumas vezes e sempre deu certo por aqui na baixada... não garanto q funcina sempre, mas já quebrou vários galhos nesse sentido...
Você pode registrar várias letras e/ou partituras em uma mesma pasta, pagando uma taxa única.Registrei em 2007 30 letras que eu havia escrito, registrei como um livro de poesias e paguei + ou - 20 reais.
http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/Procedimentos_para_registro_de_Letras_e_Partituras.pdf
Gus, explica melhor o processo de filiação à Abramus. Taxas de inscrição, manutenção e demais burocracias... Ou paga-se alguma coisa apenas quando for fazer o registro fonográfico?
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Renato- Membro
O baterista e o guitarrista da minha banda são advogados e irmãos, tem um escritório aqui em Santos, então tudo a despeito dessa parte eles q levantaram as infos...
Mas lembro q assim, vc entra no site da Abramus e se cadastra gratuitamente pra fazer parte da associação. Aguarda ai mais ou menos um mês, ai vc recebe a carterinha.
Com a carterinha em mão, vc entra em contato com a Abramus dizendo q quer solicitar uma cópia do programa q é todo no padrão do registro no ECAD, ai eles te dão o link (ou já tem fácil no site deles, não sei ao certo...). Ai vc paga a taxa de 75,00 reais e recebe uma licença (q não expira).
Na verdade, a função principal do programa é gerar um numero de ISRC pra cada musica, q são aqueles numeros enormes q vem do lado da musica no CD... pra quee não sabe, hj em dia todo e qq artista deve ter esse numero do lado das faixas no encarte do CD, pois se a iscalização pegar vc com vários CDs , mesmo q da sua propria banda, e não tiver o ISRC, é caracterizado como CD pirata (pois não está registrado fonograficamente), e vai ser recolhido e destruido como se fosse CD de camelô, mesmo q tenha a sua cara na capa do danado! Isso vc tem q ter, o Djavan tem q ter, o Luizão tem q ter...
O único pre-requisito é realmente estar afiliado a Abramus (gratuita como falei). Se alguem quiser prestar esse tipo de serviço em sua cidade região, como produtor, dá pra cobrar pois dá um certo trabalho, juntar toda a documentação da banda em questão, dar entrada via correios na Abramus, receber e distribuir as carteiras, e preencher todo o formulário de registro de todas musicas da banda junto ao ECAD... nada mais justo ao meu ver, até porque todo mundo q não é musico acha q tudo q é relacionado a música é facil, q musico é vagabundo...
Me falha a memoria a despeito da necessidade de pagar outras taxas em relção ao ECAD, mas a Abramus só cobra essa licença e mais nada... pelomenos até fim do ano passado, qd nos afiliamos... mas como não lembro de mais nenhum gasto relativo a registro fonográfico na época...
Segundo o meu batera, tem muitas informações sobre isso no site da Abramus mesmo, e eles são bem prestativos e atenciosos.
Eu vou ver se tenho o email q eles me repassaram na época antes da gente se registrar, com maiores informações.
Um abraço a todos
Mas lembro q assim, vc entra no site da Abramus e se cadastra gratuitamente pra fazer parte da associação. Aguarda ai mais ou menos um mês, ai vc recebe a carterinha.
Com a carterinha em mão, vc entra em contato com a Abramus dizendo q quer solicitar uma cópia do programa q é todo no padrão do registro no ECAD, ai eles te dão o link (ou já tem fácil no site deles, não sei ao certo...). Ai vc paga a taxa de 75,00 reais e recebe uma licença (q não expira).
Na verdade, a função principal do programa é gerar um numero de ISRC pra cada musica, q são aqueles numeros enormes q vem do lado da musica no CD... pra quee não sabe, hj em dia todo e qq artista deve ter esse numero do lado das faixas no encarte do CD, pois se a iscalização pegar vc com vários CDs , mesmo q da sua propria banda, e não tiver o ISRC, é caracterizado como CD pirata (pois não está registrado fonograficamente), e vai ser recolhido e destruido como se fosse CD de camelô, mesmo q tenha a sua cara na capa do danado! Isso vc tem q ter, o Djavan tem q ter, o Luizão tem q ter...
O único pre-requisito é realmente estar afiliado a Abramus (gratuita como falei). Se alguem quiser prestar esse tipo de serviço em sua cidade região, como produtor, dá pra cobrar pois dá um certo trabalho, juntar toda a documentação da banda em questão, dar entrada via correios na Abramus, receber e distribuir as carteiras, e preencher todo o formulário de registro de todas musicas da banda junto ao ECAD... nada mais justo ao meu ver, até porque todo mundo q não é musico acha q tudo q é relacionado a música é facil, q musico é vagabundo...
Me falha a memoria a despeito da necessidade de pagar outras taxas em relção ao ECAD, mas a Abramus só cobra essa licença e mais nada... pelomenos até fim do ano passado, qd nos afiliamos... mas como não lembro de mais nenhum gasto relativo a registro fonográfico na época...
Segundo o meu batera, tem muitas informações sobre isso no site da Abramus mesmo, e eles são bem prestativos e atenciosos.
Eu vou ver se tenho o email q eles me repassaram na época antes da gente se registrar, com maiores informações.
Um abraço a todos
Aproveitando o tópico sobre registro de músicas . sem a partitura da música não tem como registrar ela ?
pronto. só isso garante ua certa tranquilidade, mas o ideal é registrar na escola de música da UFRJ.
pronto. só isso garante ua certa tranquilidade, mas o ideal é registrar na escola de música da UFRJ.
guilherme- Membro
Como assim guilherme? isto funciona? explique melhor... vlw
magallanes- Membro
um up só pra galera ver q o tópico foi redirecionado... vlw
magallanes- Membro
Magallanes,
o que o Guilherme escreveu funciona para quando alguém, se acontecer, lançar a sua música e você não tiver o registro junto aos orgãos competentes.
Você põe em um envelope e manda por SEDEX pra você mesmo, pois com o protocolo dos Correios você consegue atestar que em tal data, você já tinha escrito aquilo. Mas pode dar muita dor de cabeça até provar que focinho de porco não é tomada.
O melhor mesmo é registrar na Biblioteca Nacional.
o que o Guilherme escreveu funciona para quando alguém, se acontecer, lançar a sua música e você não tiver o registro junto aos orgãos competentes.
Você põe em um envelope e manda por SEDEX pra você mesmo, pois com o protocolo dos Correios você consegue atestar que em tal data, você já tinha escrito aquilo. Mas pode dar muita dor de cabeça até provar que focinho de porco não é tomada.
O melhor mesmo é registrar na Biblioteca Nacional.
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alFáce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
^Ô gus... estava vendo lá no site da Abramus , como fazer a filiação , e tem lá os links pra pessoa fisica , júridica e etc...cliquei no link de pesoa fisica e fiz o dowload de um formulário que tem que preencher , e mandar pra eles
segue os requisitos:
Associe-se - Pessoa Física
Para a filiação na ABRAMUS você deve enviar ou entregar pessoalmente em uma de nossas unidades a Proposta de Filiação devidamente preenchida e assinada, pedido de desligamento da sociedade anterior (caso você esteja filiado à outra sociedade) e cópia dos seguintes documentos:
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência;
2 (duas) fotos 3x4;
- Informações bancárias para o depósito em conta;-
- Cessão de direitos, caso opte pelo recebimento através de pessoa jurídica, com firma reconhecida.
não entendi esses últimos requisitos...você saberia me explicar ? o formulário tem que ser assinado...então não dá pra cadastrar pela net ? abraço.
segue os requisitos:
Associe-se - Pessoa Física
Para a filiação na ABRAMUS você deve enviar ou entregar pessoalmente em uma de nossas unidades a Proposta de Filiação devidamente preenchida e assinada, pedido de desligamento da sociedade anterior (caso você esteja filiado à outra sociedade) e cópia dos seguintes documentos:
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência;
2 (duas) fotos 3x4;
- Informações bancárias para o depósito em conta;-
- Cessão de direitos, caso opte pelo recebimento através de pessoa jurídica, com firma reconhecida.
não entendi esses últimos requisitos...você saberia me explicar ? o formulário tem que ser assinado...então não dá pra cadastrar pela net ? abraço.
Cantão- Moderador
Pois é cara... achei interessante essa parada da carta... não sou profissional e acho q dessa forma eu teria alguma garantia (mesmo q não seja AQUELA GARANTIA... rs)... se essas músicas despertarem interesse de alguém aí eu faço um registro mais criterioso e seguro.Fá Mendonça escreveu:
Vlw pela força galera. Mto obrigado...
magallanes- Membro
Então Cantào, como comentei, o registro fonográfico ta relacionado a questão de qd a sua musica tocar na rádio, vc recebe os royalits disso, e esse valor precisa cair na sua mão de algum jeito... então vc já cadastra uma conta bancária, assim sempre q sua musica for no ar numa rádio, e isso te render lá umas moedas, esse valor é automaticamente depositado na sua conta, q vc tem q cadastrar já nesse momento, pois esse registo das musicas vai direto pro banco de dados do ECAD... e se vc quiser receber via uma empresa q te represente, ai entra nessa segunda opção q vc citou...
Eu no caso simplismente coloquei os dados bancários de uma conta minha, q está em meu nome, pra bater certinho com meu nome no cadastro... se a musica tocar na rádio (que não seja pirata, é claro...), automaticamente as moedinhas vão direto pra essa conta...
Se alguem aqui é musico profissional, e acredita q seu CD/banda vai bombar, recomendo abrir uma conta nova em algum banco só pra isso, até porque ai vc consegue gerenciar melhor... mas é só uma idéia...
Qt ao cadastro pela NET, esquece q ainda estamos no Brasil... nem a polícia tem tudo digital... HAHAHAH
Brincadeira, mas vc tem q mandar por Correio o material, as cópias dos documentos (não precisa ser autenticadas, eu mandei a cópia da carteira de motorista, q tinha já RG e CPF de uma vez...), as fotos e uma cópia impressa desse formulário assinada.
Espero ter ajudado.
P.S.: Só depois q eu fiz a filiação a Abramus entendi realmente o qt radios piratas são nocivas pros músicos, pois qd toca CD em rádio pirata, vc não ganha nada... toca lá o seu CD o dia todo, e vc não recebe nadinha... numa regulamentada e oficial, vc recebe os cascalhos certinhos, sem confusão...
Eu no caso simplismente coloquei os dados bancários de uma conta minha, q está em meu nome, pra bater certinho com meu nome no cadastro... se a musica tocar na rádio (que não seja pirata, é claro...), automaticamente as moedinhas vão direto pra essa conta...
Se alguem aqui é musico profissional, e acredita q seu CD/banda vai bombar, recomendo abrir uma conta nova em algum banco só pra isso, até porque ai vc consegue gerenciar melhor... mas é só uma idéia...
Qt ao cadastro pela NET, esquece q ainda estamos no Brasil... nem a polícia tem tudo digital... HAHAHAH
Brincadeira, mas vc tem q mandar por Correio o material, as cópias dos documentos (não precisa ser autenticadas, eu mandei a cópia da carteira de motorista, q tinha já RG e CPF de uma vez...), as fotos e uma cópia impressa desse formulário assinada.
Espero ter ajudado.
P.S.: Só depois q eu fiz a filiação a Abramus entendi realmente o qt radios piratas são nocivas pros músicos, pois qd toca CD em rádio pirata, vc não ganha nada... toca lá o seu CD o dia todo, e vc não recebe nadinha... numa regulamentada e oficial, vc recebe os cascalhos certinhos, sem confusão...
magallanes escreveu:Pois é cara... achei interessante essa parada da carta... não sou profissional e acho q dessa forma eu teria alguma garantia (mesmo q não seja AQUELA GARANTIA... rs)... se essas músicas despertarem interesse de alguém aí eu faço um registro mais criterioso e seguro.Fá Mendonça escreveu:
Vlw pela força galera. Mto obrigado...
Na verdade, hj em dia até video no Youtube/Myspace da esse tipo de garantia genérica... porque se vc postar um video com sua musica e 20 dias depois alguem tentar registrar a mesma, vc consegue brigar na justiça com o Log do Youtube/Myspace na mão, fora a quantidade de testemunhas a seu favor... se vc teve 1000 visitas no seu video nesse interim, são mil pessoas a testemunhar do seu lado q vc disponibilizou essa musica antes, melhor até q só vc como testemunha e o Log do Correio... e fazer isso sai de graça, nem o SEDEX vc paga...
Mas tudo isso é gambiarra...o certo é registrar e ponto. Ou fazer o cadastro fonográfico tenha ela gravada e fazer o esquema q comentei acima, pois mesmo vc não registrando na Biblioteca Nacional, vc tem documentos comprovando o registro da mesma no ECAD, q é algo q conta muito a seu lado caso tenha q brigar depois...
^tá explicado Gus...e pra todo esse tramite ai , não precisa pagar nada ?
só mesmo a despesa dos correios ? mas que maravilha...rsss
No formulario , logo abaixo do lugar da foto tem as opções a serem assinaladas , são 4 :
autor/compositor
músico
produtor músical
intérprete
Pode-se assinalar mais do que uma ? tipo : músico + autor/compositor etc.?
no meu caso que sou músico amador , não sei ler partitura etc... tem algo a ver ? estarei infringindo alguma lei , se assinalar músico ? abraço GUS...
só mesmo a despesa dos correios ? mas que maravilha...rsss
No formulario , logo abaixo do lugar da foto tem as opções a serem assinaladas , são 4 :
autor/compositor
músico
produtor músical
intérprete
Pode-se assinalar mais do que uma ? tipo : músico + autor/compositor etc.?
no meu caso que sou músico amador , não sei ler partitura etc... tem algo a ver ? estarei infringindo alguma lei , se assinalar músico ? abraço GUS...
Cantão- Moderador
Pode colocar todas se quiser... mas assim, se vc vai fazer a associação com a Abramus (lembrando q é apenas uma associação musical como várias outras...) pensando em fazer o lance do registro, mesmo q só o de musicas suas ou tbm "pra tirar um cascaio" fazendo o registro fonográfico pra conhecidos, vc tem q ter assinalado "produtor musical", senão eles não te vendem a licença pra vc poder usar o programa...
No caso da minha banda, marquei todas menos a de produtor, o guitarra fez igual, e só o nosso batera registrou-se como produtor... ai a licença veio no nome dele e através da pessoa dele q foi registrada as musicas... claro q se um dia quiser, pode-se mudar pra produtor tbm e comprar uma licença e sair registrando pra galera...
Lembrando q esse esquema de registro fonográfico só é pra musicas já gravadas!!!
Claro, vc pode gravar em seu Home studio e registrá-la assim mesmo, mas tem q ter gravada... nem q seja uma melodia ou um voz e violão, vc queira vinculá-la na midia... mas lembre-se q tudo isso q tenho falado é referente a vc conseguir cadastrar as suas musicas gravadas e q vão toca na rádio (ou outros meios como TV) pra vc poder receber seus royalits... nada mais.... se vcs gravarem uma musica e depois outra pessoa regravar e colocar na midia, isso não tem nada a ver com o registro fonográfico, e sim com o registro da musica como tem sido falado por todo o tópico...
Como falei, de bônus, vc descola a carterinha da Abramus q dá pra dar umas carteradas por ai, caso não tenha a da OMB.
EDIT: E eu sei lá ler partitura, Cantão??? HAHAHAHAH Pra minha vergonha ainda não... Cara, vc não saber ler partitura, não interfere no fato q vc pode entrar num estudio, gravar uma musica composta por vc e, se as rádios amarem, pode pipocar o dia inteiro nas FM por ai na tua terra, ou no Brasil inteiro,e vc tem o direito de receber o seu por isso, certo?? Tu acha q essa geração idiota de baixista q temos visto surgir sabe ler partitura na clave de Fá, ou ainda a convencional?? Pergunta pro baixista do NXZero q ta enxendo o bolso de dinheiro se ele sabe ler pelomenos cifra...
Nem esquenta mano, faz o teu na paz ai!!
No caso da minha banda, marquei todas menos a de produtor, o guitarra fez igual, e só o nosso batera registrou-se como produtor... ai a licença veio no nome dele e através da pessoa dele q foi registrada as musicas... claro q se um dia quiser, pode-se mudar pra produtor tbm e comprar uma licença e sair registrando pra galera...
Lembrando q esse esquema de registro fonográfico só é pra musicas já gravadas!!!
Claro, vc pode gravar em seu Home studio e registrá-la assim mesmo, mas tem q ter gravada... nem q seja uma melodia ou um voz e violão, vc queira vinculá-la na midia... mas lembre-se q tudo isso q tenho falado é referente a vc conseguir cadastrar as suas musicas gravadas e q vão toca na rádio (ou outros meios como TV) pra vc poder receber seus royalits... nada mais.... se vcs gravarem uma musica e depois outra pessoa regravar e colocar na midia, isso não tem nada a ver com o registro fonográfico, e sim com o registro da musica como tem sido falado por todo o tópico...
Como falei, de bônus, vc descola a carterinha da Abramus q dá pra dar umas carteradas por ai, caso não tenha a da OMB.
EDIT: E eu sei lá ler partitura, Cantão??? HAHAHAHAH Pra minha vergonha ainda não... Cara, vc não saber ler partitura, não interfere no fato q vc pode entrar num estudio, gravar uma musica composta por vc e, se as rádios amarem, pode pipocar o dia inteiro nas FM por ai na tua terra, ou no Brasil inteiro,e vc tem o direito de receber o seu por isso, certo?? Tu acha q essa geração idiota de baixista q temos visto surgir sabe ler partitura na clave de Fá, ou ainda a convencional?? Pergunta pro baixista do NXZero q ta enxendo o bolso de dinheiro se ele sabe ler pelomenos cifra...
Nem esquenta mano, faz o teu na paz ai!!
^Bacana esse lance ai GUS...o meu interesse é mais se filiar mesmo ,e pegar a carteirinha... mas já pendando , em mais pra frente registrar algumas músicas ( audio ) de minha autoria , tô pensando em por as 3 primeiras opções , deixar de lado o interprete ( só faço backing , rsss e olha lá ) pode ser assim , assinalar 3 opcões na boa ? valeu GUS , abraço brother...
Cantão- Moderador
Creio q sem problemas... é q assim, qd uma musica toca na rádio, isso gera um valor X pro ECAD, e nesse valor o ECAD ganha, e repassa o resto pra quem produziu (50% por sinal...), quem compôs, quem interpretou (vocal pricipal), e quem tocou (musicos q gravaram)... e essas fatias são separadas em partes desiguais, e quem toca é quem recebe a menor fatia... creio até q as fatias são de maior pra menor na ordem q eu descrevi acima, mas não tenho certeza...
Eu pessoalmente marcaria todas, porque se amanhã vc gravar o vocal de uma musica (daqui uns anos, sei lá), e tentar registrar uma musica assim, vai dar BO, porque vc não é interprete... ai vc teria q ir alterar seu cadastro e tal, pra depois poder fazê-lo... (estou falando de achometro agora, se alguem souber mais, me corrija...)
Assim Cantão, o maluko q gravou la "Jesus é a árvore e os galhos somos nózes" canta alguma coisa? Nada... mas se a musica q a mina mixou tocar na rádio, ele ganha como compositor e interprete, e olha q ela tocou adoidado, mesmo sendo de zueira...
Se vc tem ao menos o talento vocal dele (creio q qq um q não seja mudo tenha) pode vir a gravar e se bombar, receber o seu por direito!
Espero ter ajudado...
Eu pessoalmente marcaria todas, porque se amanhã vc gravar o vocal de uma musica (daqui uns anos, sei lá), e tentar registrar uma musica assim, vai dar BO, porque vc não é interprete... ai vc teria q ir alterar seu cadastro e tal, pra depois poder fazê-lo... (estou falando de achometro agora, se alguem souber mais, me corrija...)
Assim Cantão, o maluko q gravou la "Jesus é a árvore e os galhos somos nózes" canta alguma coisa? Nada... mas se a musica q a mina mixou tocar na rádio, ele ganha como compositor e interprete, e olha q ela tocou adoidado, mesmo sendo de zueira...
Se vc tem ao menos o talento vocal dele (creio q qq um q não seja mudo tenha) pode vir a gravar e se bombar, receber o seu por direito!
Espero ter ajudado...
^Pô , ajudou pra caramba GUS , vou correr atras desse lance ai...valeu brother...
Cantão- Moderador
^Fala Gus...já imprimi os formulários da ABRAMUS....uma dúdida ...
Para a filiação na ABRAMUS você deve enviar ou entregar pessoalmente em uma de nossas unidades a Proposta de Filiação devidamente preenchida e assinada....
Tem que datilografar , ou pode preencher com esferográfica mesmo.? com letra de forma ? rssss, só mais esta dúvida depois paro de encher o saco...rsss abraço brother...
Para a filiação na ABRAMUS você deve enviar ou entregar pessoalmente em uma de nossas unidades a Proposta de Filiação devidamente preenchida e assinada....
Tem que datilografar , ou pode preencher com esferográfica mesmo.? com letra de forma ? rssss, só mais esta dúvida depois paro de encher o saco...rsss abraço brother...
Cantão- Moderador
^Não seria mais fácil abrir a ficha no Word, digitar os dados e depois imprimir?
Renato- Membro
Renato escreveu:^Não seria mais fácil abrir a ficha no Word, digitar os dados e depois imprimir?
Me expressei mau , rssss...onde se lê datilografar ,entenda-se , prencher no word...rsss , mas continua a dúvida , preenche-se assim ou tem que ser do próprio punho...?
Cantão- Moderador
^Huahuahuahuahau
Bom, preenchi a minha no Word mesmo, acho que não existe a necessidade de ser manuscrito.
Bom, preenchi a minha no Word mesmo, acho que não existe a necessidade de ser manuscrito.
Renato- Membro
Dei uma ligada lá pro batera da minha banda q é advogado e fez tudo, ele me disse q tanto faz... nem se stressa com isso manão!
A galera ta se empolgando em se associar na Abramus com a possibilidade de fazer o lance fonográfico, e se pá tirar um troco com isso...
Legal saber... acho mais legal ainda é a galera ter interesse e correr atrás como vi aqui... porque a pior coisa é ver um cara q é um musico fenomenal mas não entende nada em relação a parte burocrática da coisa, e uns expertalhões se aproveitando e mordendo uma parte do lucro q poderia/deveria ser o musico mesmo...
Não é nada do outro mundo galera, se informando corretamente dá pra cada um ter um aproveitamento financeiro melhor do seu trabalho artístico... nada mais justo!
Legal saber... acho mais legal ainda é a galera ter interesse e correr atrás como vi aqui... porque a pior coisa é ver um cara q é um musico fenomenal mas não entende nada em relação a parte burocrática da coisa, e uns expertalhões se aproveitando e mordendo uma parte do lucro q poderia/deveria ser o musico mesmo...
Não é nada do outro mundo galera, se informando corretamente dá pra cada um ter um aproveitamento financeiro melhor do seu trabalho artístico... nada mais justo!
^Ô Gus estou preenchendo no word pra imprimir de novo , tenho umas dúvidas :
O espaço que pede pra por o nome da banda , posso deixar em branco ?
Território de representação seria ( internacional) pra já abranger tudo ?
Nº da OMB , deixo em branco ou escrevo não filiado ?
^O mesmo com o espaço (sociedade anterior ), deixo em branco ?
Valeu ai GUS...
O espaço que pede pra por o nome da banda , posso deixar em branco ?
Território de representação seria ( internacional) pra já abranger tudo ?
Nº da OMB , deixo em branco ou escrevo não filiado ?
^O mesmo com o espaço (sociedade anterior ), deixo em branco ?
Valeu ai GUS...
Cantão- Moderador
Deixa só nacional, até porque nem sei como funciona o ECAD nos outros países... se um dia ver q algum trabalho q vc compos, produziu, interpretou, gravou vai sair do nosso pais, liga lá na Associação e pede pra mudar... de resto, se vc não tiver deixa em branco mesmo...
Valeu GUS , formulário preenchido...vou ter que tirar foto...KKkkk , não tenho nenhuma 3x4 aqui...a mulherada ficou com todas...(mente não minino ) rsss....abraço brother......
Cantão- Moderador
Se abraça, Cantão!!
Poisé... Em cada encruzilhada tem um despacho com uma foto do Cantão... HuahuahuahuahuahuaCantão escreveu:vou ter que tirar foto...KKkkk , não tenho nenhuma 3x4 aqui...a mulherada ficou com todas
Renato- Membro
Renato escreveu:Poisé... Em cada encruzilhada tem um despacho com uma foto do Cantão... HuahuahuahuahuahuaCantão escreveu:vou ter que tirar foto...KKkkk , não tenho nenhuma 3x4 aqui...a mulherada ficou com todas
Vocês não entenderam...a foto é pra pôr no guarda roupa , serve para espantar baratas , traças e etc..., é a famoso retrato naftalina...KKkkkk
Cantão- Moderador
Se pá tbm tão testando ai algumas armadilhas anti-chupa-cabra...
Zueira Cantão!!
Zueira Cantão!!
Pessoal, fiz o meu primeiro registro de música hoje. Registrei apenas a letra por enquanto. Se der certo vou registrar a partitura tb... Escolhi o clube dos compositores http://www.clubedoscompositores.com.br/ por achar menos burocrático do que as outras opções. Alguém já registrou suas músicas nesse site? é confiável? Dpois eu conto se deu certo o meu registro, abçs...
magallanes- Membro
up.... alguém tem alguma experiência boa ou ruim com o clube dos compositores?
Abçs...
Abçs...
magallanes- Membro
Alguém conhece esse site? www.musicasregistradas.com gostaria de saber se esse método que eles praticam pode assegurar minhas canções...
Abs e 2011 de muito sucesso
Abs e 2011 de muito sucesso
jonyville- Membro
Cara, não conheço esse site, mas já cadastrei uma letra e uma partitura nesse aqui: http://www.clubedoscompositores.com.br/
não tive problemas até agora...
não tive problemas até agora...
magallanes- Membro