MJ Luthier - P-Bass 8 String
+14
RBORCARI
Zubrycky
marujo
joabi
Serafan Raziel-MJ_Luthier
Breno_Barnabe
Mauro
heverton souza
Mauricio Luiz Bertola
JAZZigo
Giuliano
fheliojr
afonsodecampos
siodoni
18 participantes
:: Fórum Técnico :: Reviews
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
MJ Luthier - P-Bass 8 String
A História
Esse baixo começou com a doação de um corpo!
Sim, isso mesmo...
Ganhei o corpo do Márcio (MJ Luthier), porque ele não havia gostado dos cortes que havia feito para o captador e algumas coisas mais...
Depois ele acabou fazendo outro corpo para o seu P-Bass.
Fiquei com esse corpo aqui em casa um tempão, só pensando que fim iria dar a ele.
Foi daí que tive a idéia de construir um baixo e oito cordas, e lancei o desafio para o Márcio Ele topou na hora.
Daí começamos o projeto, demorou bastante por conta das peças e porque eu também estava sem pre$$a...
Foi sendo feito devagar e caprichosamente, e posso dizer que capricho é o que não falta nesse baixo.
O nível de acabamento do Márcio é espetacular.
Abaixo estão as especificações do baixo e alguns sons gravados caseiramente.
Não reparem a execução, porque ainda estou me acostumando a quantidade de cordas.
Por enquanto é isso...
Especificações
Corpo: Marupá com lâmina de Wengue
Braço: Em cinco peças, sendo, Maple, Roxinho, Marfim, Roxinho e Maple
Escala: Canela
Tarraxas: Wilkinson
Ponte: Schaller 471 8 STRING
Captador: Bill Lawrence USA EB-60PB
Controles: Volume e tone
Fotos
Sons
Gravei ligado no meu Vox Pathfinder Bass com a equalização flat.
Pra mandar pro notebook utilizei o line out.
<iframe width="100%" height="450" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/playlists/50944035&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true"></iframe>
Fotos em breve...
Esse baixo começou com a doação de um corpo!
Sim, isso mesmo...
Ganhei o corpo do Márcio (MJ Luthier), porque ele não havia gostado dos cortes que havia feito para o captador e algumas coisas mais...
Depois ele acabou fazendo outro corpo para o seu P-Bass.
Fiquei com esse corpo aqui em casa um tempão, só pensando que fim iria dar a ele.
Foi daí que tive a idéia de construir um baixo e oito cordas, e lancei o desafio para o Márcio Ele topou na hora.
Daí começamos o projeto, demorou bastante por conta das peças e porque eu também estava sem pre$$a...
Foi sendo feito devagar e caprichosamente, e posso dizer que capricho é o que não falta nesse baixo.
O nível de acabamento do Márcio é espetacular.
Abaixo estão as especificações do baixo e alguns sons gravados caseiramente.
Não reparem a execução, porque ainda estou me acostumando a quantidade de cordas.
Por enquanto é isso...
Especificações
Corpo: Marupá com lâmina de Wengue
Braço: Em cinco peças, sendo, Maple, Roxinho, Marfim, Roxinho e Maple
Escala: Canela
Tarraxas: Wilkinson
Ponte: Schaller 471 8 STRING
Captador: Bill Lawrence USA EB-60PB
Controles: Volume e tone
Fotos
Sons
Gravei ligado no meu Vox Pathfinder Bass com a equalização flat.
Pra mandar pro notebook utilizei o line out.
<iframe width="100%" height="450" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/playlists/50944035&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true"></iframe>
Fotos em breve...
Última edição por siodoni em Sáb Set 20, 2014 6:03 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Inclusão das fotos.)
Re: MJ Luthier - P-Bass 8 String
No sample da primeira trilha dá pra sacar melhor a proposta do oito cordas, ficou muito bom o som cara, parabéns pelo bass.
afonsodecampos- Membro
Essa primeira trilha eu deixei a Lá aguda soando e fui pressionando a Lá grave.
bacana o p-8-doni!!
fheliojr- Membro
ideia muito louca essa!!! um baixo originalmente oitavado!!!
Cara, eu achei o corpo muito bonito! parabéns pra vc e pro Márcio!
Giuliano- Membro
O que achou do som?fheliojr escreveu:bacana o p-8-doni!!
Essa idéia de baixo oitavado é antiga. Surgiu com a Hagstrom em 1968.Giuliano escreveu:ideia muito louca essa!!! um baixo originalmente oitavado!!!
Realmente o baixo ficou muito bonito. O trabalho do Márcio foi sensacional.
^
Parabéns, Siodoni!
Quais foram suas primeiras impressões sobre esse baixo? Como ficou a playability? Qual a distância que o Márcio deixou entre as cordas fundamentais e as oitavadas (centro-centro)? Dificuldade de adaptação? Mande as fotos!
Parabéns, Siodoni!
Quais foram suas primeiras impressões sobre esse baixo? Como ficou a playability? Qual a distância que o Márcio deixou entre as cordas fundamentais e as oitavadas (centro-centro)? Dificuldade de adaptação? Mande as fotos!
JAZZigo- FCBR-CT
siodoni escreveu:O que achou do som?...fheliojr escreveu:bacana o p-8-doni!!
por enquanto, estou sem caixa de som no meu pc.
fheliojr- Membro
As primeiras impressões foram ótimas.JAZZigo escreveu:Quais foram suas primeiras impressões sobre esse baixo?
Excelente construção, acabamento primoroso e o timbre do captador me surpreendeu de forma positiva.
Ainda estou mexendo nele.JAZZigo escreveu:Como ficou a playability?
Precisei ajustar o tensor e o nut ao meu gosto.
Agora ele deve estar num 8,5 em termos de tocabilidade. Mas pretendo deixa-lo em 10, só falta tempo pra mexer nele.
O braço ficou bem fino e confortável. O que está ajudando muito na adaptação.
A distancia centro-centro (aguda/grave) na ponte é de aproximadamente 3mm.JAZZigo escreveu:Qual a distância que o Márcio deixou entre as cordas fundamentais e as oitavadas (centro-centro)?
Entre as cordas é de aproximadamente 13mm.
Um pouco... mas nada impossível.JAZZigo escreveu:Dificuldade de adaptação?
Estranhei muito a mão esquerda, no início parece que meu dedo não iria dar conta de pressionar as duas cordas ao mesmo tempo.
Mas estou me adaptando bem.
No final de semanaJAZZigo escreveu:Mande as fotos!
E o som dele o que achou JAZZigo?
Eita!fheliojr escreveu:por enquanto, estou sem caixa de som no meu pc.
Gostei, está bastante limpo e definido. Agora, o som das oitavadas parece sobressair demais, em relação ao das fundamentais. Isto também acontece no meu e suponho que seja comum a todos os baixos 8-string octave bass, mas nada que não seja perfeitamente ajustável na equalização, apesar de eu ter apanhado um pouco no início.siodoni escreveu:E o som dele o que achou JAZZigo?
P.S.: Também estranhei mais a pegada da mão esquerda do que a da direita.
JAZZigo- FCBR-CT
^
Percebi, que, se toco com a palheta, a oitava aguda acaba se sobressaindo.
Porém quanto toco em pizzicato, a oitava aguda fica mais "contida".
Procurei o sample do seu pra ouvir mas não achei.
Percebi, que, se toco com a palheta, a oitava aguda acaba se sobressaindo.
Porém quanto toco em pizzicato, a oitava aguda fica mais "contida".
Procurei o sample do seu pra ouvir mas não achei.
^
Achei uma aqui, de fevereiro de 2011, ainda sem o ACG Filter Preamp e com o pedal Boss ODB-3 Bass OverDrive Pedal Hackers Balls Out Mod:
<iframe src='http://www.4shared.com/web/embed/audio/file/4MkUVUjK?type=NORMAL&widgetWidth=530&showArtwork=true&playlistHeight=0&widgetRid=629280432383' style='overflow:hidden;height:152px;width:530px;border: 0;margin:0;'></iframe>
Na época, eu estava na fase de adaptação às 8-cordas, ainda meio inseguro. Hoje, tirando o slap, que já praticamente desisti, consigo tocar uma gig inteira com este baixo, palhetando e "pizzicatando", sem problemas!
Achei uma aqui, de fevereiro de 2011, ainda sem o ACG Filter Preamp e com o pedal Boss ODB-3 Bass OverDrive Pedal Hackers Balls Out Mod:
<iframe src='http://www.4shared.com/web/embed/audio/file/4MkUVUjK?type=NORMAL&widgetWidth=530&showArtwork=true&playlistHeight=0&widgetRid=629280432383' style='overflow:hidden;height:152px;width:530px;border: 0;margin:0;'></iframe>
Na época, eu estava na fase de adaptação às 8-cordas, ainda meio inseguro. Hoje, tirando o slap, que já praticamente desisti, consigo tocar uma gig inteira com este baixo, palhetando e "pizzicatando", sem problemas!
JAZZigo- FCBR-CT
^
Nessa sua gravação a oitava está mais discreta.
Preciso aprender a equalizar esse instrumento está sendo bem complicado
Mas é uma complicação muito prazerosa
Nessa sua gravação a oitava está mais discreta.
Preciso aprender a equalizar esse instrumento está sendo bem complicado
Mas é uma complicação muito prazerosa
baixo muito bonito e bem construído.
nossos luthiers "amadores" são bem melhores que uns "profissionais" que vemos...
nossos luthiers "amadores" são bem melhores que uns "profissionais" que vemos...
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:baixo muito bonito e bem construído.
Marcio não é um "amador" (se é que entendi corretamente...).
É um profissional dedicado
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
fheliojr escreveu:baixo muito bonito e bem construído.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Marcio não é um "amador" (se é que entendi corretamente...).
Pelo que ele me disse, ele é funcionário dos Correios, porém ele trabalha com luthieria por paixão.
E se vê nos trabalhos dele bem isso, a dedicação para que tudo fique perfeito.
Vale ressaltar aqui a paciência que ele teve comigo no período da construção desse baixo.
Quase todo dia eu mandava uma mensagem no WhatsApp pra ele perguntando do andamento do serviço
siodoni escreveu:fheliojr escreveu:baixo muito bonito e bem construído.
nossos luthiers "amadores" são bem melhores que uns "profissionais" que vemos...Mauricio Luiz Bertola escreveu:Marcio não é um "amador" (se é que entendi corretamente...).
Pelo que ele me disse, ele é funcionário dos Correios, porém ele trabalha com luthieria por paixão.
E se vê nos trabalhos dele bem isso, a dedicação para que tudo fique perfeito.
Vale ressaltar aqui a paciência que ele teve comigo no período da construção desse baixo.
Quase todo dia eu mandava uma mensagem no WhatsApp pra ele perguntando do andamento do serviço
Exatamente.
Como ele, existem luthiers que tem outras profissões também...
Como nos músicos, isso não é incomum
Mauricio Luiz Bertola escreveu:fheliojr escreveu:baixo muito bonito e bem construído.
Marcio não é um "amador" (se é que entendi corretamente...).
se não me engano, ele que se considerava amador. p/ mim, este trabalho é profissional.
fheliojr- Membro
Baixo muito doido mesmo...
heverton souza- Membro
E bota profissional nisso.fheliojr escreveu:se não me engano, ele que se considerava amador. p/ mim, este trabalho é profissional.
Como disse o Maurício, profissional extremamente dedicado.
heverton souza escreveu:Baixo muito doido mesmo...
Faz um sample com Jeremy do Pearl Jam!
Mauro- Membro
Seria ótimo!!Mauro escreveu:Faz um sample com Jeremy do Pearl Jam!
Breno_Barnabe- Membro
Vamos ver...Breno_Barnabe escreveu:Seria ótimo!!Mauro escreveu:Faz um sample com Jeremy do Pearl Jam!
Que isso gente, menos, ainda estou engatinhando nesse ramo, e tenho muito, mas muito a aprender ainda. Obrigado!
Serafan Raziel-MJ_Luthier- Membro
Estás à passos largos....Serafan Raziel-MJ_Luthier escreveu:Que isso gente, menos, ainda estou engatinhando nesse ramo, e tenho muito, mas muito a aprender ainda. Obrigado!
ModestoSerafan Raziel-MJ_Luthier escreveu:Que isso gente, menos, ainda estou engatinhando nesse ramo, e tenho muito, mas muito a aprender ainda. Obrigado!
É só aqui, ou mais alguém não está conseguindo ouvir as trilhas?
Serafan Raziel-MJ_Luthier- Membro
^ O soundcloud dá uns paus de vez em sempre... agora tá rolando.
Parabéns ao Siodoni pelo belo baixo e e ao Serafan pelo ótimo trabalho.
Siodoni, agora você pode brincar de tocar Casiopea...
<iframe width="480" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/YRSGRJof0-E?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
joabi- Eterno Colaborador
^
Pô, preciso tocar meu 8-string com mais frequência, ver se adquiro 1% da desenvoltura do japoronga aí!
Pô, preciso tocar meu 8-string com mais frequência, ver se adquiro 1% da desenvoltura do japoronga aí!
JAZZigo- FCBR-CT
^ Legal, né. Não conhecia? Eu cresci ouvindo o som desses malucos aí. O show se chama 3rd, em homenagem à terceira idade... hahaha os caras estão muito velhos.
joabi- Eterno Colaborador
^
Nuca ouvi falar, mas antes tarde do que nunca. Muito bom!!! Valeu, Joabi!!!
P.S.: Na verdade, agora me bateu foi uma G.A.S. danada de malhar meu 8-cordas intensivamente, pelo menos até conseguir quebrar o gelo entre mim e o baixo de uma vez por todas. Acho que eu, da minha própria cabeça, me impus algumas restrições e limites que vídeo acima acabou por desmitificar.
Nuca ouvi falar, mas antes tarde do que nunca. Muito bom!!! Valeu, Joabi!!!
P.S.: Na verdade, agora me bateu foi uma G.A.S. danada de malhar meu 8-cordas intensivamente, pelo menos até conseguir quebrar o gelo entre mim e o baixo de uma vez por todas. Acho que eu, da minha própria cabeça, me impus algumas restrições e limites que vídeo acima acabou por desmitificar.
Última edição por JAZZigo em Sex Set 26, 2014 9:20 am, editado 1 vez(es)
JAZZigo- FCBR-CT
Instrumento interessante!!
marujo- Membro
EITAjoabi escreveu:
Parabéns ao Siodoni pelo belo baixo e e ao Serafan pelo ótimo trabalho.
Siodoni, agora você pode brincar de tocar Casiopea...
Valeu pela indicação. Não conhecia.
Nem me faleJAZZigo escreveu:^Pô, preciso tocar meu 8-string com mais frequência, ver se adquiro 1% da desenvoltura do japoronga aí!
marujo escreveu:Instrumento interessante!!
Siodoni, show de bola esse baixo, mas com 5 cordas já me atrapalho, imagina 8 kkk
as cordas que você usou são de guitarra (as oitavas)? ou tem um encordoamento especial para esse baixo?
as cordas que você usou são de guitarra (as oitavas)? ou tem um encordoamento especial para esse baixo?
RBORCARI- Membro
^
Não sou o Siodoni, mas as cordas de guitarra não alcançam o comprimento da escala do baixo (34''). Sim, existem sets específicos, tipo:
Não sou o Siodoni, mas as cordas de guitarra não alcançam o comprimento da escala do baixo (34''). Sim, existem sets específicos, tipo:
JAZZigo- FCBR-CT
Não sou de gostar desses baixos de 8 cordas, mas curti bastante o som desse seu, Siodoni. E ficou muito bonito.
JAZZigo escreveu:^
obrigado pela informação JAZZigo
...vivendo, perguntando e aprendendo...rs
RBORCARI- Membro
Edu Fettermann escreveu:Não sou de gostar desses baixos de 8 cordas, mas curti bastante o som desse seu, Siodoni. E ficou muito bonito.
Inclusive no meu baixo estão as Rotosound.RBORCARI escreveu:obrigado pela informação JAZZigoJAZZigo escreveu:^
...vivendo, perguntando e aprendendo...rs
Desculpem re- upar este tópico
MAs a minha GAS por este instrumento é enorme!!
Estou pensando seriamente em investir e ter um parecido , upei o topico para quem por acaso nao tiver visto poder apreciar essa obra de arte
MAs a minha GAS por este instrumento é enorme!!
Estou pensando seriamente em investir e ter um parecido , upei o topico para quem por acaso nao tiver visto poder apreciar essa obra de arte
Marlim- Membro
^Vale a pena!
8 cordas é sensacional.
A textura gerada pelas oitavas não tem como ser "sintetizada" por um pedal.
8 cordas é sensacional.
A textura gerada pelas oitavas não tem como ser "sintetizada" por um pedal.
Última edição por siodoni em Ter Jul 14, 2020 10:48 am, editado 1 vez(es)
só posso dizer que estou emocionado
e pra lembrar a grande musica de Renato Russo e Flavio Venturini "quem acredita sempre alcança"
o instrumento é indescritivel de tão obra de arte, valeram os anos de admiração platonica
e pra lembrar a grande musica de Renato Russo e Flavio Venturini "quem acredita sempre alcança"
o instrumento é indescritivel de tão obra de arte, valeram os anos de admiração platonica
Marlim- Membro
Use com saúde!Marlim escreveu:só posso dizer que estou emocionado
E faça muita música com ele.
Marlim gosta desta mensagem
Ia comprar ele hoje!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Marlim gosta desta mensagem
Nojento! E nem venha falar no meu zap. Traira!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Página 1 de 2 • 1, 2