Fabricando capinhas para captadores
+5
CG
joseluiz.avilajr
Mauricio Luiz Bertola
subgrave
NeyBass
9 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Fabricando capinhas para captadores
Como diz o velho ditado: "Quem tem tempo caga longe".
Resolvi tentar fazer umas capinhas de madeiras para meu baixo.
Vou trocar os captadores EMG HZ por Dimarzio UJ. Como os DM são JJ, alguma coisa teria que ser feita para tapar a sobra nos buracos feitos para os EMG's.
De início fiz cotação com alguns luthiers, mas como sou meio curioso e gosto de fazer minhas próprias coisas, resolvi arriscar e fazê-las.
Vou tentar, não vou dizer que dará certo, mas pelo menos quero tentar, qualquer coisa pago um luthier depois da decepção se esta acontecer.
vou postando as fotos do processo, a coisa é bem caseira gente.
As ferramentas utilizadas são da mais alta tecnologia existente:
- Faca, formão, furadeira, grosa (para madeira), lixas grossa e finas, serrinha de serrar ferro, martelo, trena e régua. Ahhh e a garrafa de café.
A madeira é um pedaço de caixeta que ganhei de um senhor que fabrica violões aqui perto da minha casa.
Nesse fim de semana devo deixar pronto pelo menos o formato, a parte interior vou esperar chegar os caps JJ.
Espero que dê certo, caso não dê, passo o serviço para algum profissional, mas vou tentar.
Resolvi tentar fazer umas capinhas de madeiras para meu baixo.
Vou trocar os captadores EMG HZ por Dimarzio UJ. Como os DM são JJ, alguma coisa teria que ser feita para tapar a sobra nos buracos feitos para os EMG's.
De início fiz cotação com alguns luthiers, mas como sou meio curioso e gosto de fazer minhas próprias coisas, resolvi arriscar e fazê-las.
Vou tentar, não vou dizer que dará certo, mas pelo menos quero tentar, qualquer coisa pago um luthier depois da decepção se esta acontecer.
vou postando as fotos do processo, a coisa é bem caseira gente.
As ferramentas utilizadas são da mais alta tecnologia existente:
- Faca, formão, furadeira, grosa (para madeira), lixas grossa e finas, serrinha de serrar ferro, martelo, trena e régua. Ahhh e a garrafa de café.
A madeira é um pedaço de caixeta que ganhei de um senhor que fabrica violões aqui perto da minha casa.
Nesse fim de semana devo deixar pronto pelo menos o formato, a parte interior vou esperar chegar os caps JJ.
Espero que dê certo, caso não dê, passo o serviço para algum profissional, mas vou tentar.
NeyBass- Membro
Re: Fabricando capinhas para captadores
Já que vai encarar pq não faz com madeira de lei?
subgrave- Membro
subgrave escreveu:Já que vai encarar pq não faz com madeira de lei?
Eu vou pintá-las de preto, por isso não peguei madeira desenhada e a caixeta é bem macia para trabalhar.
NeyBass- Membro
Alguém sabe qual a espessura ideal da parte de cima para que não haja perda no sinal dos captadores, já que os polos não ficarão aparentes?
NeyBass- Membro
NeyBass
A madeira é um material isolante elétrico, e não conduz bem o magnetismo, por conseguinte, a espessura tem que ser mínima, uma "folha" apenas
A madeira é um material isolante elétrico, e não conduz bem o magnetismo, por conseguinte, a espessura tem que ser mínima, uma "folha" apenas
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
NeyBass escreveu:Alguém sabe qual a espessura ideal da parte de cima para que não haja perda no sinal dos captadores, já que os polos não ficarão aparentes?
cara essa tua pergunta me levou a pesquisar pois queria saber realmente qual era a permissividade magnetica da madeira.
eu ja faço capinha de madeira a algum tempo uso em torno de 2,5mm de espessura.
mas só por curiosidade a permissividade é identica, ou quase. se voce estiver no espaço e quiser considerar 6 casas depois da virgula(ponto)
Wood 1.25663760×10−6 1.00000043
Air 1.25663753×10−6 1.00000037
o primeiro valo é a permeabilidade magnética ou seja o que ele deixa passas de magnetismo o segundo é a permeabilidade relativa que é quando tu considere que ela esteja no vácuo.
TUDO ISSO PRA DIZER QUE NÃO TEM DIFERENÇA ENTRE AR E MADEIRA. UFAHHHHH!!!!
uaehauehauehauehauehaue
joseluiz.avilajr- Membro
Valeu Bertola, obrigado pela explicação
joseluiz, não entendi muito os termos técnicos, mas no geral entendi o que vc quis dizer.
Obrigado aos 2, vou afinar a tampinha o máximo que puder.
joseluiz, não entendi muito os termos técnicos, mas no geral entendi o que vc quis dizer.
Obrigado aos 2, vou afinar a tampinha o máximo que puder.
NeyBass- Membro
A madeira é isolante elétrico, porém o magnetismo funciona diferente, ele consegue atravessar materiais, tanto que um cabo elétrico isolado gera magnetismo.
Não é tão importante assim você considerar a espessura, não vai interferir.
CG- Moderador
CG escreveu:A madeira é isolante elétrico, porém o magnetismo funciona diferente, ele consegue atravessar materiais, tanto que um cabo elétrico isolado gera magnetismo.
isso!!
tem somente um porém, se ficar muito espessa tipo uns 6 ou 7 mm a distancia começa a interferir.
joseluiz.avilajr- Membro
entendi....ontem a noite fiz as tampinhas para a parte de cima que vai ficar entre as cordas e polos dos caps, acho que ta dando uns 2 mm, vou medir hj.
Sendo assim certamente não terei problemas com perda de sinal então.
Sendo assim certamente não terei problemas com perda de sinal então.
NeyBass- Membro
A espessura vai interferir na altura "real" dos captadores e, consequentemente nas regulagens e timbre.
Considerando que haverá espaço entre as cordas e a madeira e entre a madeira e o captador, o espaço entre corda e captador pode ficar muito longe e comprometer uma regulagem legal.
Particularmente, eu abandonaria a capa plástica do Dimarzio e adicionaria furos para expor os polos.
Prefere escondê-los?
Considerando que haverá espaço entre as cordas e a madeira e entre a madeira e o captador, o espaço entre corda e captador pode ficar muito longe e comprometer uma regulagem legal.
Particularmente, eu abandonaria a capa plástica do Dimarzio e adicionaria furos para expor os polos.
Prefere escondê-los?
flauius escreveu:A espessura vai interferir na altura "real" dos captadores e, consequentemente nas regulagens e timbre.
Prefere escondê-los?
Pensei em fazer os furos, mas acho que não ficará legal, as capinhas são largas. Quanto a capa dos dimarzios vou tirá-las.
NeyBass- Membro
Aí vai de gosto. Achoq eu pode ficar legal sim, seria como um P90 de madeira.
E se não for fazer os furos, aí não faz diferença desmontar a capa plástica.
E se não for fazer os furos, aí não faz diferença desmontar a capa plástica.
^ A idéia é interessante, o problema é que não vou colocar os caps centralizados, principalmente o do braço vou colocar o mais proximo possivel do braço, vai ficar pra frente do centro da capinha. Seria como se eu colocasse dois JJ dentro dessa capinha entendeu?... ficaria uma bobina em cada extremidade.
Mas sua idéia não está descartada não, vou ver certinho como fica melhor. Valeu pela dica.
Mas sua idéia não está descartada não, vou ver certinho como fica melhor. Valeu pela dica.
NeyBass- Membro
flauius escreveu:...Particularmente, eu abandonaria a capa plástica do Dimarzio e adicionaria furos para expor os polos.
Prefere escondê-los?
Não repare a precisão do desenho, mas a idéia de não fazer os furos seria por isso, veja a simulação dos polos no captador do braço.
image host
NeyBass- Membro
Amigos, valeu por compartilhar comigo.
Infelizmente não vou continuar o projeto, fiz tudo certinho os modelos dos caps, as tampinhas, mas na hora de cavar a madeira para encaixar o captador a danada rachou e agora não tenho mais paciência pra fazer.
Vou encomendar com luthier que é melhor.
Valeu a tentativa...obrigado à todos.
Infelizmente não vou continuar o projeto, fiz tudo certinho os modelos dos caps, as tampinhas, mas na hora de cavar a madeira para encaixar o captador a danada rachou e agora não tenho mais paciência pra fazer.
NeyBass- Membro
Uma pena!!!NeyBass escreveu:Amigos, valeu por compartilhar comigo.
Gostaria de ter visto o resultado...
Talvez vc possa fazer da seguinte maneira:
Fazer a parte externa e adicionar (colando) uma folha de madeira em cima, depois lixar tudo e proceder o acabamento.
Talvez dê certo...
Então Bertola, pensei também em fazer assim como vc disse, colar as laterais e colar uma tampinha em cima.
Eu ja tinha cortado a madeira no formato dos EMG, fiz os arrendodamentos nas quinas, lixei tudo, tava tudo certinho.
Fiz furos com a furadeira no meio onde eu queria tirar aí quando fui com o formão para tirar o miolo, a madeira rachou.
Mas ainda tenho as tampinhas e um captador (formato em madeira).
Acho que vou me dar mais uma chance e seguir suas dicas Bertola.
Eu ja tinha cortado a madeira no formato dos EMG, fiz os arrendodamentos nas quinas, lixei tudo, tava tudo certinho.
Fiz furos com a furadeira no meio onde eu queria tirar aí quando fui com o formão para tirar o miolo, a madeira rachou.
Mas ainda tenho as tampinhas e um captador (formato em madeira).
NeyBass- Membro
Olá, pessoal!
Estou fazendo a "ressurreição" do meu velho Golden BR90, e gostaria de capinhas de captadores (JB) na cor creme. Mas só achei em sites gringos! Seria muita demora...
Então queria saber se alguém tem alguma dica do q eu poderia fzr... É possível pintar aquela capinha preta? Como faria isso?
Help!
Estou fazendo a "ressurreição" do meu velho Golden BR90, e gostaria de capinhas de captadores (JB) na cor creme. Mas só achei em sites gringos! Seria muita demora...
Então queria saber se alguém tem alguma dica do q eu poderia fzr... É possível pintar aquela capinha preta? Como faria isso?
Help!
NMarques- Membro
NMarques escreveu:Olá, pessoal!
Help!
Não costuma dar certo...
Droga... Nem vou inventar, então... rs!
NMarques- Membro
semana passada vi essas capinhas no ML, hj procurei e não encontrei mais.
NeyBass- Membro
ifernandes- Membro
mercado livre...sempre aparecem essas capinhas.
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:mercado livre...sempre aparecem essas capinhas.
As cremes... Mui raro...
É só dar aquela 'envelhecida' com café...
http://www.ebay.com/itm/2-Electric-Jazz-Bass-JB-Replacement-Open-type-Neck-Bridge-pickup-cover-set-white-/351178882178?pt=AU_Instrument_Accessories&hash=item51c3e47c82
Ou ainda
http://www.allparts.com/PC-0953-028-Cream-Pickup-Cover-Set-for-Jazz-Bass_p_2469.html
http://www.buzzardsbass.com/electronics/wiring/pickup-parts/jbass-covers.html
http://www.guitarpartsresource.com/bpickup_covers.htm
http://www.ebay.com/itm/2-Electric-Jazz-Bass-JB-Replacement-Open-type-Neck-Bridge-pickup-cover-set-white-/351178882178?pt=AU_Instrument_Accessories&hash=item51c3e47c82
Ou ainda
http://www.allparts.com/PC-0953-028-Cream-Pickup-Cover-Set-for-Jazz-Bass_p_2469.html
http://www.buzzardsbass.com/electronics/wiring/pickup-parts/jbass-covers.html
http://www.guitarpartsresource.com/bpickup_covers.htm
rafammbass- Membro
Hum... E essas "envelhecidas" com café ou betume funcionam mesmo? Capinhas brancas são mais fáceis de achar (acredito eu).
NMarques- Membro
manda fazer de madeira e fazer o acabamento da cor que você quer.
NeyBass- Membro
Hum... Pode ser uma boa...
(queria falar mais, sobre outros aspectos da restauração do meu Golden velho de guerra... Em qual tópico seria mais adequado?)
(queria falar mais, sobre outros aspectos da restauração do meu Golden velho de guerra... Em qual tópico seria mais adequado?)
NMarques- Membro
Abre um tópico na seção "luthieria", fica mais fácil de ser visualizado.
NeyBass- Membro
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos