Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trocar plug do fone.

5 participantes

Ir para baixo

Trocar plug do fone. Empty Trocar plug do fone.

Mensagem por Gabriel.exe Sex Out 10, 2014 9:38 pm

Gente, o plugue do meu fone foi arrancado quando eu estava estudando.Uma pessoa passou na sala e arrancou o  fone que estava ligado em um adaptador p2/p10 no cubo . Como tenho um ferro de solda e estanho , queria saber se é possível soldar o fio do fone em um conector p10 stereo, já que não possuo o conector p2 para soldar.É só para quebrar um galho, já que estou sem dinheiro para compra outro.

O fone é esse da imagem, onde foi arrancado o plug.A cor dos fios que sai dos dois lados do fone são: vermelho e cobre de um lado  e azul e verde do outro.  Não sei qual fio vai onde.
Trocar plug do fone. Fone

Trocar plug do fone. Plug+P10+Stereo
Caso seja possível como seria feita a ligação dos fios ?
Gabriel.exe
Gabriel.exe
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar plug do fone. Empty Re: Trocar plug do fone.

Mensagem por Thales_Sr Sex Out 10, 2014 10:14 pm

Também não sei exatamente a ordem dos fios para checar se vão ficar em fase ou não.
Ligue cobre e verde no aterramento, vermelho no hot e azul no cold. Possivelmente o fio é estanhado então lembre de dar uma lixadinha nele antes de soldar.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagem por cK Dom Out 12, 2014 6:34 pm

^ Acho que tu quis dizer envernizado, não?
cK
cK
Membro

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Out 16, 2014 9:03 am

Precisa de um multímetro.
Primeira coisa descobrir qual fio leva a qual lado do falante no fone de ouvido. A maioria dos multímetros possui teste de continuidade que emitem uma pequena tensão. Então, colocando o fone e fazendo um teste de continuidade entre os fios e as pontas de prova do multímetro você saberá qual fio é equivalente ao canal L (left= esquerdo) e qual e o R (right=direto). Com o fone de ouvido na cabeça, esta tensão produzirá um pequeno ruído nos falantes do fone.

Observação: não se baseie pelas cores. O padrão é vermelho (R) e branco (L) mas hoje há fones de todo jeito. Já peguei fones com fio amarelo, azul, etc. Tem fabricante que mesmo utilizando as cores padrão ainda sim inverte os canais na hora de soldar os plugues ou montar as cápsulas. Bagunça total. Parece que os fios de cor cobre e verde do teu fone são o negativo (terra) e podem ser soldados juntos.

Após descobertos os canais correspondentes no fone de ouvido é hora de soldá-los ao plugue P10:

Trocar plug do fone. Conexoes4

Para descobrir qual terminal é correspondente ao trecho do plugue use o mesmo teste de continuidade do multímetro.
Se os fios do fone forem esmaltados/envernizados (como quis dizer o Thales) então deverás lixá-los/raspá-los antes de fazer os testes e a solda.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagem por rodsom Sex Out 17, 2014 6:17 pm

quando eu vou consertar fone, eu costumo comprar um cabo rca/p2, tiro as pontas rca e soldo no fone. muito mais pratico.
Trocar plug do fone. 2Q==
rodsom
rodsom
Membro

Mensagem por cK Sex Out 17, 2014 6:23 pm

^e nesse caso ainda é possível encontrar um cabo que tenha o plug 90°
cK
cK
Membro

Mensagem por Gabriel.exe Sex Out 17, 2014 6:47 pm

rodsom escreveu:quando eu vou consertar fone, eu costumo comprar um cabo rca/p2, tiro as pontas rca e soldo no fone. muito mais pratico.
Trocar plug do fone. 2Q==

Desculpa amigo pela minha ignorancia, mais se eu cortar esse fio de um algum outro fone com plug p2 e remendar, vai funcionar?
Gabriel.exe
Gabriel.exe
Membro

Mensagem por Thales_Sr Sex Out 17, 2014 6:52 pm

cK escreveu:^ Acho que tu quis dizer envernizado, não?
Isso, tem razão. Envernizado.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagem por Gabriel.exe Sex Out 17, 2014 6:58 pm

Galera fui tentar soldar. Foi uma lástima.
A solda nem quis pegar. Como o amigo ai de cima disse, se eu cortar o fio de algum desses fones normais e soldar vai funcionar?
Gabriel.exe
Gabriel.exe
Membro

Mensagem por cK Sex Out 17, 2014 8:23 pm

Gabriel.exe escreveu:Galera fui tentar soldar. Foi uma lástima.
A solda nem quis pegar. Como o amigo ai de cima disse, se eu cortar o fio de algum desses fones normais e soldar vai funcionar?

Sim, mas se for o mesmo tipo de fio envernizado, vais ter a mesma dificuldade de fazer a solda pegar. Mesmo raspando o verniz é um fio chatinho de soldar mesmo. As vezes eles são enrolados junto com uns fiozinhos de material sintético que também atrapalham.
cK
cK
Membro

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Out 20, 2014 9:39 am

Gabriel.exe escreveu:Galera fui tentar soldar. Foi uma lástima.
Ê-ê-ê, você errado, viu... mad
Segue um pequeno vídeo. Como disse no post acima, só não dê muito crédito as cores pois cada fabricante usa as que mais prefere. Tudo despadronizado. A soldagem dele também é horrorosa (aff). Mas as dicas e os princípios são válidos, e para principiantes já está de bom tamanho.
https://www.youtube.com/watch?v=nRZtbug5fbY
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo