Trocar plug do fone.
5 participantes
Página 1 de 1
Trocar plug do fone.
Gente, o plugue do meu fone foi arrancado quando eu estava estudando.Uma pessoa passou na sala e arrancou o fone que estava ligado em um adaptador p2/p10 no cubo . Como tenho um ferro de solda e estanho , queria saber se é possível soldar o fio do fone em um conector p10 stereo, já que não possuo o conector p2 para soldar.É só para quebrar um galho, já que estou sem dinheiro para compra outro.
O fone é esse da imagem, onde foi arrancado o plug.A cor dos fios que sai dos dois lados do fone são: vermelho e cobre de um lado e azul e verde do outro. Não sei qual fio vai onde.
Caso seja possível como seria feita a ligação dos fios ?
O fone é esse da imagem, onde foi arrancado o plug.A cor dos fios que sai dos dois lados do fone são: vermelho e cobre de um lado e azul e verde do outro. Não sei qual fio vai onde.
Caso seja possível como seria feita a ligação dos fios ?
Gabriel.exe- Membro
Re: Trocar plug do fone.
Também não sei exatamente a ordem dos fios para checar se vão ficar em fase ou não.
Ligue cobre e verde no aterramento, vermelho no hot e azul no cold. Possivelmente o fio é estanhado então lembre de dar uma lixadinha nele antes de soldar.
Ligue cobre e verde no aterramento, vermelho no hot e azul no cold. Possivelmente o fio é estanhado então lembre de dar uma lixadinha nele antes de soldar.
Thales_Sr- Moderador
^ Acho que tu quis dizer envernizado, não?
cK- Membro
Precisa de um multímetro.
Primeira coisa descobrir qual fio leva a qual lado do falante no fone de ouvido. A maioria dos multímetros possui teste de continuidade que emitem uma pequena tensão. Então, colocando o fone e fazendo um teste de continuidade entre os fios e as pontas de prova do multímetro você saberá qual fio é equivalente ao canal L (left= esquerdo) e qual e o R (right=direto). Com o fone de ouvido na cabeça, esta tensão produzirá um pequeno ruído nos falantes do fone.
Observação: não se baseie pelas cores. O padrão é vermelho (R) e branco (L) mas hoje há fones de todo jeito. Já peguei fones com fio amarelo, azul, etc. Tem fabricante que mesmo utilizando as cores padrão ainda sim inverte os canais na hora de soldar os plugues ou montar as cápsulas. Bagunça total. Parece que os fios de cor cobre e verde do teu fone são o negativo (terra) e podem ser soldados juntos.
Após descobertos os canais correspondentes no fone de ouvido é hora de soldá-los ao plugue P10:
Para descobrir qual terminal é correspondente ao trecho do plugue use o mesmo teste de continuidade do multímetro.
Se os fios do fone forem esmaltados/envernizados (como quis dizer o Thales) então deverás lixá-los/raspá-los antes de fazer os testes e a solda.
Primeira coisa descobrir qual fio leva a qual lado do falante no fone de ouvido. A maioria dos multímetros possui teste de continuidade que emitem uma pequena tensão. Então, colocando o fone e fazendo um teste de continuidade entre os fios e as pontas de prova do multímetro você saberá qual fio é equivalente ao canal L (left= esquerdo) e qual e o R (right=direto). Com o fone de ouvido na cabeça, esta tensão produzirá um pequeno ruído nos falantes do fone.
Observação: não se baseie pelas cores. O padrão é vermelho (R) e branco (L) mas hoje há fones de todo jeito. Já peguei fones com fio amarelo, azul, etc. Tem fabricante que mesmo utilizando as cores padrão ainda sim inverte os canais na hora de soldar os plugues ou montar as cápsulas. Bagunça total. Parece que os fios de cor cobre e verde do teu fone são o negativo (terra) e podem ser soldados juntos.
Após descobertos os canais correspondentes no fone de ouvido é hora de soldá-los ao plugue P10:
Para descobrir qual terminal é correspondente ao trecho do plugue use o mesmo teste de continuidade do multímetro.
Se os fios do fone forem esmaltados/envernizados (como quis dizer o Thales) então deverás lixá-los/raspá-los antes de fazer os testes e a solda.
Moshe Bar Elohim- Membro
quando eu vou consertar fone, eu costumo comprar um cabo rca/p2, tiro as pontas rca e soldo no fone. muito mais pratico.
rodsom- Membro
^e nesse caso ainda é possível encontrar um cabo que tenha o plug 90°
cK- Membro
rodsom escreveu:quando eu vou consertar fone, eu costumo comprar um cabo rca/p2, tiro as pontas rca e soldo no fone. muito mais pratico.
Desculpa amigo pela minha ignorancia, mais se eu cortar esse fio de um algum outro fone com plug p2 e remendar, vai funcionar?
Gabriel.exe- Membro
Isso, tem razão. Envernizado.cK escreveu:^ Acho que tu quis dizer envernizado, não?
Thales_Sr- Moderador
Galera fui tentar soldar. Foi uma lástima.
A solda nem quis pegar. Como o amigo ai de cima disse, se eu cortar o fio de algum desses fones normais e soldar vai funcionar?
A solda nem quis pegar. Como o amigo ai de cima disse, se eu cortar o fio de algum desses fones normais e soldar vai funcionar?
Gabriel.exe- Membro
Gabriel.exe escreveu:Galera fui tentar soldar. Foi uma lástima.
Sim, mas se for o mesmo tipo de fio envernizado, vais ter a mesma dificuldade de fazer a solda pegar. Mesmo raspando o verniz é um fio chatinho de soldar mesmo. As vezes eles são enrolados junto com uns fiozinhos de material sintético que também atrapalham.
cK- Membro
Ê-ê-ê, você errado, viu...Gabriel.exe escreveu:Galera fui tentar soldar. Foi uma lástima.
Segue um pequeno vídeo. Como disse no post acima, só não dê muito crédito as cores pois cada fabricante usa as que mais prefere. Tudo despadronizado. A soldagem dele também é horrorosa (aff). Mas as dicas e os princípios são válidos, e para principiantes já está de bom tamanho.
https://www.youtube.com/watch?v=nRZtbug5fbY
Moshe Bar Elohim- Membro