Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixos SX - modelos antes feitos em ALDER agora são feitos em BASSWOOD

+3
edumoraes
Breno_Barnabe
Sapopemba
7 participantes

Ir para baixo

Baixos SX - modelos antes feitos em ALDER agora são feitos em BASSWOOD Empty Baixos SX - modelos antes feitos em ALDER agora são feitos em BASSWOOD

Mensagem por Sapopemba Qua Dez 24, 2014 5:16 pm

Neste final de ano,  após fazer algumas pesquisas pensando em comprar um baixo, conclui que muitos modelos da SX anteriormente feitos em alder atualmente são feitos em basswood. Pelo que entendi, os únicos modelos (tanto baixos quanto guitarras) presentemente feitos em alder são os da série American Alder.

O pior é que o site da distribuidora dos instrumentos SX no Brasil não atualizou essa informação e, por isso, talvez muita gente pode ter comprado gato por lebre. Eu fiquei decepcionado, ia comprar um baixo dessa marca mas agora estou considerando um Squier Affinity Precision PJ e um Yamaha TRBX174, ambos em alder.

Para que verifiquem o que eu disse, segue abaixo o site brasileiro da SX e o internacional. Comparem as informações e postem aqui suas conclusões. Eu gostaria muito de estar enganado, mas acho que não estou.

Site da distribuidora dos instrumentos SX no Brasil: http://habro.com.br/sx/produtos.asp

Site da fabricante dos instrumentos SX: http://sx-guitar.com/index.php/Products/lists/pid/25/cid/37/

Sapopemba
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos SX - modelos antes feitos em ALDER agora são feitos em BASSWOOD Empty Re: Baixos SX - modelos antes feitos em ALDER agora são feitos em BASSWOOD

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Dez 24, 2014 5:42 pm

Será que isso é tão ruim assim? Não conheço muito de madeiras, Alder é melhor que Basswood?
Você não está confundindo Alder com Ash?

Só sei que meu SX em Ash é pesado pacas, já o Squier em Basswood é bem mais leve.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Baixos SX - modelos antes feitos em ALDER agora são feitos em BASSWOOD Empty Re: Baixos SX - modelos antes feitos em ALDER agora são feitos em BASSWOOD

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Dez 24, 2014 5:45 pm

Outra coisa, os modelos não estão diferentes? No site da Habro está o SX SJB75, que no site da gringa consta como Ash também.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por Sapopemba Qua Dez 24, 2014 6:17 pm

Breno, não sei dizer o quanto isso é ruim, pois sou café com leite em se tratando de baixo, toco mais violão de nylon. Talvez pela falta de experiência e por eu vir da cultura do violão, onde a madeira do tampo influencia totalmente a sonoridade, eu dê valor excessivo à madeira do corpo do baixo, mas deixo essa questão para cada um decidir por si. Além do que falei, tem o fato de que muitos têm certo fetiche por ter a mesma madeira dos instrumento da Fender, ainda que o Alder utilizado pela SX, se não for mencionado que é americano, pode ser chinês, como li num blog de guitarra.

Quanto a sua outra questão, o modelo SJB75 no site internacional pertence à série ASH, estando os dois sites em conformidade.

Porém, compare o único modelo SJB 62 do site nacional (o SJB 62 FTOR) com todos os modelo SJB 62 do site internacional (neste, curiosamente, não há o modelo FTOR). O modelo do site nacional menciona alder, e, por sua vez, o site internacional menciona ash para todos os modelos.

Ademais, coloco abaixo os links nacionais e internacionais para o mesmo modelo de instrumento, para que comparem. Embora se tratem de guitarras, a constatação de alteração pode indicar que o mesmo ocorreu ou venha a ocorrer com os baixos.

Guitarra modelo SST57:

Site nacional: http://habro.com.br/sx/prod_det.asp?str_ID=573

Site internacional: http://sx-guitar.com/index.php/Products/detail/pid/26/id/121

Guitarra modelo SST62:

Site nacional: http://habro.com.br/sx/prod_det.asp?str_ID=574

Site internacional: http://sx-guitar.com/index.php/Products/detail/pid/26/id/126

Sapopemba
Membro

Mensagem por edumoraes Qua Dez 24, 2014 6:24 pm

Alder não é melhor e nem pior que Basswood, são apenas diferentes. Mas ouso afirmar que a diferença na inconsistência de padrão de qualidade entre um baixo SX e outro de mesma madeira já é bem significante e que se mudar de madeira no corpo ninguém perceberia se a diferença é por causa disso.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagem por Sapopemba Qua Dez 24, 2014 9:28 pm

Pode não ser melhor nem pior, mas, se são diferentes, esse fato é um bom motivo para que não haja confusão na hora de se comprar um instrumento. No caso do exemplo que dei, as guitarras SST57 e SST62 eram de alder e muitos consumidores adoravam esses modelos. É bom que tenham consciência de que, ao comprar ou indicar um exemplar atual, estão comprando ou indicando uma guitarra com uma madeira diferente, como você esclareceu, daquela que utilizou como referência.

Quanto à diferença na inconsistência de padrão de qualidade, sua explicação faz sentido, porém acho que ainda assim o site nacional deveria atualizar a informação, mesmo que isso, na minha opinião, não traga vantagem em termos de marketing, muito pelo contrário.

Abçs

Sapopemba
Membro

Mensagem por edumoraes Qua Dez 24, 2014 11:46 pm

Nesse ponto tem razão, anunciar o instrumento com uma madeira e vender com outra pega mau.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Dez 24, 2014 11:51 pm

Eles deviam anunciar "hardwood" ao invés de dar nome às madeiras. Alder não é melhor ou pior que basswood, mas anunciar uma e vender outra é prática pouco nobre.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por dj jorge cafe Qui Dez 25, 2014 7:17 pm

Eu ja havia divulgado isto, no Clube SX, ate onde pesquisei o uso de "Basswood"   se aplica para os modelos URSA,( New headstock )vendidos em USA, que nao sao os modelos que vao para o resto do Mundo !!
maiores info: creio que  com o Kurt Rondo, SX Spain, ou frabricante !
os meus modelos  57 Jazz, recebeu PU's Fender CS60, e ta falando muito, o 62 Jazz B, que infelizmente nao tem aqui para vender e a melhor serie !nao precisa trocar nada !!somente um bom Ampl.
dj jorge cafe
dj jorge cafe
Membro

http://www.radiosoulmix.com

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Dez 25, 2014 9:03 pm

Essa linha da SX cujo corpo é confeccionado em tília (basswood) é OUTRA LINHA, mais barata, como o dj jorge café mui bem observou acima.
Já manuseei esse instrumento e a manufatura é inferior aos SX's "normais" ao qual estamos acostumados. Porém não se trata de um instrumento vagabundo, e o custo-benefício se mantém.
Sapopemba, vc encontra facilmente no mercado os SX de frêixo (ash) e amieiro (alder), os modelos "consagrados" (digamos assim).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Sapopemba Qui Dez 25, 2014 10:16 pm

edumoraes e allexcosta:

Pois é, fica feio essa divergência. Acredito que não seja má fé, mas acho importante que o problema seja aqui relatado.

Bertola:

Não me parece que se trate simplesmente de outra linha, pois, conforme a seguir mostrarei, o mesmo modelo é informado como sendo de alder num site e de basswood em outro. E não se trata de apenas um modelo, mas sim de vários!

Agradeço pela dica, mas estou procurando um modelo Precision (pode ser PJ) em alder, e, consultando os sites que indico abaixo, tenho dúvidas de que os Precisions da SX são feitos com essa madeira. Agora não sei se pego um SX Precision (SPB57 ou SPB62) em basswood mesmo, se procuro um usado mais antigo ou se compro um Squier Affinity, que é feito em alder, e depois coloco um captador melhor (aproveitando, se alguém puder opinar se essa troca de captador equipara sonoramente o Affinity com um SX Precision, agradeço).

A todos:

Continuei minhas pesquisas, descobrindo mais um site da SX, e, pelo que vi, acho que passamos por um momento de transição no sentido da mudança da madeira utilizada em alguns modelos de instrumentos da SX.

Um indício disso, a meu ver, é a divergência de informação nos sites dessa marca. Comparem, pelos links abaixo, cada modelo de baixo apresentado no site sx-guitar.com com o mesmo modelo apresentado no site teamintlco.com.

Se fizerem isso, constatarão, por exemplo, que o mesmo modelo SPB62+ é indicado como sendo feito em BASSWOOD num site e em ALDER no outro.

Eis os sites, para verificação de outros modelos:

http://sx-guitar.com/index.php/Products/lists/pid/25/cid/37/

http://www.teamintlco.com/sx/products.asp?ProductType_ID=2&ProductSubType_ID=105

Sapopemba
Membro

Mensagem por allexcosta Qui Dez 25, 2014 10:23 pm

^ Você precisa entender também que a SX faz modelos diferentes pra cada país, conforme pedido do revendedor local.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Dez 25, 2014 10:24 pm

Sapopemba
Os modelos P-Bass SX que tenho visto vendendo aqui no RJ e Niterói são todos os do modelo "antigo", em amieiro (alder).
O modelo que vc postou no 1º "link" (escrito basswood), eu ainda não ví sendo vendido por aqui não, apenas, pelo ML o JB.
Se eu fosse vc eu não me preocupava com isso não.... Como dizem meus amigos paulistas, vc tá muito "pilhado" com isso.... "desencana" Laughing
Esse baixo é melhor que o Affinty, e mais barato...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Qui Dez 25, 2014 10:30 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se eu fosse vc eu não me preocupava com isso não...

Exato. Encare isso como uma pequena e perdoável falha de uma empresa que tem se esforçado há muitos anos em oferecer instrumentos razoáveis por preços excelentes.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Sapopemba Qui Dez 25, 2014 10:36 pm

allexcosta escreveu:^ Você precisa entender também que a SX faz modelos diferentes pra cada país, conforme pedido do revendedor local.
Ok, mas, como indiquei, há informação divergente em relação aos mesmos modelos.

Sapopemba
Membro

Mensagem por Sapopemba Qui Dez 25, 2014 10:41 pm

Bertola e allexcosta,

Realmente, vocês tem razão quanto ao conselho da preocupação. Provavelmente comprarei um Precision da SX e não darei bola quanto a ser feito de alder ou basswood.

De qualquer forma, fica registrada a divergência de informação para aqueles que a considerarem relevante. No final das contas, o que eu quero é um baixo barato com som parecido com o Precision e, pelo que me parece, a SX é a melhor opção para mim.

Obrigado e abraços.

Sapopemba
Membro

Mensagem por allexcosta Qui Dez 25, 2014 10:42 pm

Sapopemba escreveu:Ok, mas, como indiquei, há informação divergente em relação aos mesmos modelos.

Se a informação diverge em países diferentes, isso não constitui uma falha da empresa. O mesmo modelo pode ter algo diferente nos EUA por um pedido da Rondo, ou no Brasil por um pedido específico da Habro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Sapopemba Qui Dez 25, 2014 11:01 pm

Apenas para esclarecer, quando falei mesmo modelo, quis dizer mesmo código de produto, como SPB62+, e não modelo Jazz Bass ou modelo Precision.

Nos EUA, a Rondo não utiliza a mesma nomenclatura, daí não vejo divergência alguma, pois, se trata de modelos iguais (modelo Precison, por exemplo), porém de códigos de produto diferentes.

Por fim, acho melhor encerrar minha participação até que haja alguma mudança nos sites, se houver.

Não quero parecer chato, implicante, nem difamar uma empresa séria, se for o caso, sugiro que apaguem este tópico.

Abraços

Sapopemba
Membro

Mensagem por allexcosta Qui Dez 25, 2014 11:03 pm

Sapopemba escreveu:Apenas para esclarecer, quando falei mesmo modelo, quis dizer mesmo código de produto, como SPB62+, e não modelo Jazz Bass ou modelo Precision.

Eu também quis dizer isso. Modelos de mesmo código podem diferir de um país para o outro, segundo peculiaridades de mercado ou pedidos do revendedor. Toda fábrica se reserva esse direito.

O Honda Civic vendido no Brasil é bem diferente do vendido nos EUA.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Sapopemba Qui Dez 25, 2014 11:10 pm

Ok, allex, então não há mal entendidos.

Agradeço pela atenção, pelas informações e opiniões.

Abraços

Sapopemba
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Dez 25, 2014 11:38 pm

Sapopemba escreveu:Ok, allex, então não há mal entendidos.

Agradeço pela atenção, pelas informações e opiniões.

Abraços

Cara, compre o SX P-Bass e instale esse capts aqui:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1669-quarter_tone_p_precision_4_cordas
Tu não vai se arrepender.....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Thiago Almeida Sex Dez 26, 2014 10:44 am

Uma ótima dica. Instalei um desses num tagima tp4 e ta um soco no peito.
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagem por Sapopemba Sex Dez 26, 2014 12:35 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, compre o SX P-Bass e instale esse capts aqui:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1669-quarter_tone_p_precision_4_cordas
Tu não vai se arrepender.....

Obrigado pela dica, Bertola!

Abraços

Sapopemba
Membro

Mensagem por Breno_Barnabe Sáb Dez 27, 2014 2:05 pm

Meu próximo precision vai ter um cap desses...
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo