Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preconceito contra upgrade em instrumentos de entrada

+32
CSergio
Jãozeiro
Cantão
RBORCARI
FAELBASS7
Ferium
frednovaes
fbarione
Philippe Maick
Mauricio Luiz Bertola
rafael.buzzi.andrade
Maurício_Expressão
Stormbringer
Rico
Juninho Sampaio
GusVCD
Kobeh
gsfteodoro
Breno_Barnabe
brucce
Fernando Zadá
Zubrycky
JAZZigo
Christian
JORGE BATALHA
Coder
allexcosta
CG
bruno the manager
subgrave
J.Adalberto
B3ck1m2n
36 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Preconceito contra upgrade em instrumentos de entrada Empty Preconceito contra upgrade em instrumentos de entrada

Mensagem por B3ck1m2n Qua Jan 21, 2015 9:26 pm

Galera, na boa, que preconceito bobo é esse dos músicos com upgrades em instrumentos baratos? Porque pagar caro por um nome só porque ficou famoso? Sou muito mais pegar as mesmas madeiras num instrumento mais honesto e montá-lo equipando para ficar no mesmo nível de um de uma marca famosa! Afinal aquele seu instrumento velho de guerra te serviu tanto e você não pode fazer uma forcinha e equipar o coitado? Prefere dar dinheiro pra essas empresas multinacionais ficar posando do boazonas do mundo da música? Saí fora!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Preconceito contra upgrade em instrumentos de entrada Empty Re: Preconceito contra upgrade em instrumentos de entrada

Mensagem por J.Adalberto Qua Jan 21, 2015 9:31 pm

isso mesmo! falou tudo!
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

http://www.joaoadalberto.com.br

Preconceito contra upgrade em instrumentos de entrada Empty Re: Preconceito contra upgrade em instrumentos de entrada

Mensagem por subgrave Qua Jan 21, 2015 10:08 pm

Acho que não tem preconceito, é só aviso de que não vale a pena economicamente.

Por exemplo, com o valor de um baixo de entrada mais uma tunada vc compra um baixo de qualidade equivalente ao resultado final e ainda sobra dinheiro.

subgrave
Membro

Mensagem por B3ck1m2n Qua Jan 21, 2015 10:13 pm

^ Nem sempre... Esses instrumentos não são tão baratos assim... Acho que você tá falando sobre o caso de comprar ferragens e captadores dos mais caros existentes...
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagem por bruno the manager Qua Jan 21, 2015 10:25 pm

também não vejo problema em tunnar, mas deve-se ter em mente que o resultado, na grande maioria das vezes, não vai ser idêntico àquele instrumento "gourmet" ( lol! ) de sua estimação. Qualidade custa caro, você pode ter boas matérias-primas e fazer um produto ruim, mas não conseguirá o contrário, ter matérias-primas inferiores e fazer um produto excelente. Os instrumentos mais caros são melhores construídos, passam por rigoroso controle de qualidade, etc. Ademais, se o resultado ficar interessante pra você, por que não? Surprised também sou do clube dos ups, e já tô pensando nuns loucos aqui pra fazer em breve Razz
bruno the manager
bruno the manager
Membro

Mensagem por B3ck1m2n Qua Jan 21, 2015 10:37 pm

O protesto é mais sobre esse "não" categorico que muitos dão. Acho que tem que avaliar caso a caso e usar o bom senso! E além do mais às vezes fazemos as coisas só pelo prazer de ver nossos instrumentos de estimação se tornarem bons e com visual legal! Que mal há nisso? Se não for gastar absurdos com isso tá bom!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagem por CG Qua Jan 21, 2015 10:41 pm

A questão a ser levada em conta é o custo benefício.

Você compra um eagle de 600 reais, gasta mais de R$1500,00 reais em captadores haeussel, tarraxas hipshot e ponte badass, coloca um pré de R$1000,00, não obtem o resultado desejado e vende esse baixo por no máximo R$1.300,00 porque no fundo ele continua sendo um eagle e ninguém paga mais que isso nele.

Pergunto: não é mais fácil juntar a grana e comprar um baixo bom?

Os upgrades devem ser feitos com inteligência, você deve ter certeza do que quer fazer e dos resultados que terá, já vi muita gente por aqui perguntando se usa captador fender custom shop ou EMG no baixo. Me desculpem, mas quem faz uma pergunta dessa não tem a minima idéia do que quer, são dois mundos diferentes e vibes totalmente opostas.

Fazer upgrades só por fazer é gastar dinheiro a toa.

Essa história de apego e carinho pelo "primeiro instrumento" pra mim não cola. Se fosse assim eu estaria andando de gol batedeira até hoje pois foi meu primeiro carro.
CG
CG
Moderador

Mensagem por allexcosta Qua Jan 21, 2015 11:01 pm

É meio difícil responder...

Devemos entender que existe maple e maple.

Tem instrumento Chinês com braço de "maple" que na verdade é uma madeira Asiática qualquer que nem tem nome... Já vi "maple" que saía na unha sem fazer força alguma.

Um braço desses certamente apresentará problemas em curto espaço de tempo. Aí o cara vai ter que tirar as peças e guardá-las em uma gaveta.

Às vezes comprar determinada marca ou modelo é garantia de madeiras sequinhas, hardware bom, trastes de qualidade bem assentados, etc... Mas às vezes metade do preço do instrumento é a marca e com isso eu não concordo.

É preciso discernimento para entender essas coisas, mas a maioria dos músicos não entende nada dos processos de construção e prefere uma determinada marca por pura ignorância.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por B3ck1m2n Qua Jan 21, 2015 11:12 pm

CG escreveu:Você compra um eagle de 600 reais, gasta mais de R$1500,00 reais em captadores haeussel, tarraxas hipshot e ponte badass, coloca um pré de R$1000,00, não obtem o resultado desejado e vende esse baixo por no máximo R$1.300,00 porque no fundo ele continua sendo um eagle e ninguém paga mais que isso nele.

Que resultado desejado? Resultado de upgrade pra mim é melhorar o som! se você põe peças melhores em um instrumento ele não irá soar melhor? Agora se você quer fazer com que ele soe como o instrumento X, daí claro: compra logo o instrumento X e pronto!

CG escreveu:Pergunto: não é mais fácil juntar a grana e comprar um baixo bom?

E porque é que tem que ser mais fácil ou difícil? A pessoa não pode simplesmente escolher ter um instrumento customizado e bom também? Eu já vi um cara que gostava de colecionar máquinas de lavar... Qual a lógica disso? Qual a utilidade? Pra mim caro é a pessoa gastar pra querer ter 30 baixos diferentes só por capricho, sendo que a diferença entre um e outro poderia ser resolvida simplesmente girando um botão de tone...

CG escreveu:Fazer upgrades só por fazer é gastar dinheiro a toa.

Essa história de apego e carinho pelo "primeiro instrumento" pra mim não cola.

Gastar 9000,00 a mais só pra dizer que tem um baixo da fender pra mim também é gastar dinheiro a toa, pois nem sempre essas diferenças entre instrumentos são tão gritantes assim... E nem é questão de primeiro instrumento! E se você quiser aquele seu instrumento com aquele som, o que que tem? Ás vezes é aquilo que você quer e daí? As pessoas gastam grana pra ter uma coisa que já tem, ou seja, outro baixo por exemplo e não pode gastar um pouquinho a mais pra melhorar algo que gosta?
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagem por Coder Qua Jan 21, 2015 11:18 pm

Eu já acho que não vale a pena investir em um instrumento de mediano/baixa qualidade. Seria o mesmo que pegar uma Brasilia velha e colocar um jogo de rodas cromadas e um sistema de som potente, sairá mais caro que o próprio carro...
Coder
Coder
Membro

Mensagem por JORGE BATALHA Qua Jan 21, 2015 11:22 pm

allexcosta escreveu:É meio difícil responder...

Devemos entender que existe maple e maple.

Tem instrumento Chinês com braço de "maple" que na verdade é uma madeira Asiática qualquer que nem tem nome... Já vi "maple" que saía na unha sem fazer força alguma.

Um braço desses certamente apresentará problemas em curto espaço de tempo. Aí o cara vai ter que tirar as peças e guardá-las em uma gaveta.

Às vezes comprar determinada marca ou modelo é garantia de madeiras sequinhas, hardware bom, trastes de qualidade bem assentados, etc... Mas às vezes metade do preço do instrumento é a marca e com isso eu não concordo.

É preciso discernimento para entender essas coisas, mas a maioria dos músicos não entende nada dos processos de construção e prefere uma determinada marca por pura ignorância.

2
JORGE BATALHA
JORGE BATALHA
Membro

Mensagem por subgrave Qua Jan 21, 2015 11:24 pm

marciobs escreveu:Sou muito mais pegar as mesmas madeiras num instrumento mais honesto e montá-lo equipando para ficar no mesmo nível de um de uma marca famosa!

marciobs escreveu:
As pessoas gastam grana pra ter uma coisa que já tem, ou seja, outro baixo por exemplo e não pode gastar um pouquinho a mais pra melhorar algo que gosta?  

Vejo contradições, um peso e duas medidas...

subgrave
Membro

Mensagem por Christian Qua Jan 21, 2015 11:26 pm

Não vale a pena investir em um instrumento de baixa qualidade. nunca vai ficar com tocabilidade de um bom intrumento. no dia em que tu coloca a mão em um instrumento de boa qualidafe tu vai saber a resposta. antes eu tive eagle, condor, sx são instrumentos honestos eu colocava captadores, pedais tantos trambolhos e o som nunca era aquilo que eu queria, quado eu comprei baixos melhores vi que o som estava la, so plugar e pronto
Christian
Christian
Membro

Mensagem por B3ck1m2n Qua Jan 21, 2015 11:26 pm

Christian escreveu:Não vale a pena investir em um instrumento de baixa qualidade. nunca vai ficar com tocabilidade de um bom intrumento. no dia em que tu coloca a mão em um instrumento de boa qualidafe tu vai saber a resposta. antes eu tive eagle, condor, sx são instrumentos honestos eu colocava captadores, pedais tantos trambolhos e o som nunca era aquilo que eu queria, quado eu comprei baixos melhores vi que o som estava la, so plugar e pronto

Depende do que você quer... Como eu disse: se estiver querendo o som de um instrumento X, vai lá e compra ele! Mas o objetivo aqui é só melhorar o som do que você já tem porque você quer simplesmente, sem objetivo de alcançar ponto A ou B. Se compensa? A pessoa que faz isso faz por gosto mesmo, não por análises econômicas ou coisas do tipo... Porque é que vocês tocam baixo por exemplo? Compensa viver da música? Não seria muito melhor fazer medicina? Compensaria mais!

Coder escreveu:Eu já acho que não vale a pena investir em um instrumento de mediano/baixa qualidade. Seria o mesmo que pegar uma Brasilia velha e colocar um jogo de rodas cromadas e um sistema de som potente, sairá mais caro que o próprio carro...

Pode até sair mais caro, mas e se o que você quer é exatamente isso? Você está pagando pra ter o objeto de seus desejos e isso não tem preço!

Última edição por marciobs em Qua Jan 21, 2015 11:36 pm, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Jan 21, 2015 11:27 pm

Outra coisa importante que o CG mencionou é o tal do custo benefício, que aparentemente está sendo confundido com preconceito.

É mais do que óbvio que cada um faz o que quer com seu dinheiro, mas a grande maioria das opiniões oferecidas aqui no fórum seguem um raciocínio de benefício médio pelo dinheiro gasto. A maioria de nós não é milionário e o dinheiro vem suado.

Mas se o cara quer gastar 5000 Reais de upgrade em um baixo que custa 300, bom pra ele...

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por JAZZigo Qua Jan 21, 2015 11:38 pm

^
Pois é! IMO, essa história de custo vs. benefício é completamente relativa/subjetiva e não vem ao caso, já que cada um é cada um. O tal "preconceito" se deve ao desproporcional e baixo valor agregado pelos upgrades, quando da revenda do baixo e isto é realmente um fato. Porém, no meu caso, como não costumo ficar pensando no valor de revenda dos meus instrumentos, mas sim, em melhorar sua qualidade de som, sou adepto declarado do upgrade.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por B3ck1m2n Qua Jan 21, 2015 11:41 pm

allexcosta escreveu:Outra coisa importante que o CG mencionou é o tal do custo benefício, que aparentemente está sendo confundido com preconceito.

É mais do que óbvio que cada um faz o que quer com seu dinheiro, mas a grande maioria das opiniões oferecidas aqui no fórum seguem um raciocínio de benefício médio pelo dinheiro gasto. A maioria de nós não é milionário e o dinheiro vem suado.

Mas se o cara quer gastar 5000 Reais de upgrade em um baixo que custa 300, bom pra ele...

Allex, esse é o tipo de coisa que faz sentido para o músico profissional que realmente está investindo o seu dinheiro! Mas quem faz isso por prazer simplesmente o que importa mais é a sua satisfação! Eu apenas estou oferecendo a vocês um outro ponto de vista e nesse sentido falo de preconceito com a idéia do upgrade em si, mas entendo perfeitamente o ponto de vista de vocês também!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagem por allexcosta Qua Jan 21, 2015 11:44 pm

Cara, temos até o clube do upgrade. Não há preconceito contra isso...

Os conselhos contra upgrade geralmente são dados pra proteger o seu bolso e evitar arrependimentos futuros. Novatos costumam achar que um baixo com upgrades valerá muito mais dinheiro que um original, o que é uma mentira.

Mas é aquela história: se conselho fosse bom a gente vendia.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por B3ck1m2n Qua Jan 21, 2015 11:53 pm

allexcosta escreveu:Cara, temos até o clube do upgrade. Não há preconceito contra isso...

Os conselhos contra upgrade geralmente são dados pra proteger o seu bolso e evitar arrependimentos futuros. Novatos costumam achar que um baixo com upgrades valerá muito mais dinheiro que um original, o que é uma mentira.

Mas é aquela história: se conselho fosse bom a gente vendia.

Não me entenda mal... Não falei que o fórum é preconceituoso! O preconceito que falo é a ideia pre concebida na cabeça de muitos de que o upgrade por si só não compensa, não é uma boa... Mas enfim! Os upgrades não são feitos pra valorizar financeiramente o baixo, mas sim por gosto mesmo, pra melhorar o som, estética, etc... Só isso, simplesmente!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagem por Coder Qui Jan 22, 2015 12:03 am

Todo upgrade costuma ter um certo limite... As vezes a sonoridade dos captadores originais não estão agradando e o dono decide troca-los... Ou as tarrachas são tão vagabundas que compensa investir em um jogo de melhor qualidade... Na minha opinião, pegar um condor da vida e trocar tudo, não vale a pena. (não estou desmerecendo a marca Condor, foi apenas um exemplo de um instrumento relativamente barato).
Coder
Coder
Membro

Mensagem por allexcosta Qui Jan 22, 2015 12:11 am

marciobs escreveu:Não me entenda mal... Não falei que o fórum é preconceituoso! O preconceito que falo é a ideia pre concebida na cabeça de muitos de que o upgrade por si só não compensa, não é uma boa... Mas enfim! Os upgrades não são feitos pra valorizar financeiramente o baixo, mas sim por gosto mesmo, pra melhorar o som, estética, etc... Só isso, simplesmente!

Acho que aí entra o conceito de "compensar".

O que é "compensar"?

Há muito problema de comunicação. O povo abre um tópico e pergunta: "Troca de captadores, ponte, e tarraxas em um SX compensa?"

A pergunta é genérica, portanto a resposta também será genérica. Vivemos em um país onde cada centavo é ganho com muito suor, as respostas SEMPRE tendem para o lado financeiro, a não ser que fique explícito que dinheiro não deverá influenciar na resposta.

Mas o cara que abre o tópico não diz "não tenho intenção em vender, não me incomodo em gastar o dinheiro ou não recuperá-lo", etc...

Se dissesse, as respostas seriam completamente diferentes. O povo quer perguntar de qualquer jeito e receber uma resposta de alto nível. Quer que a pessoa que responde advinhe sua situação.

Se eu te perguntar "tenho um Fusca 79, compensa colocar um motor de Ferrari?" o que você me responderá?

Agora, se eu perguntar "tenho um Fusca 79, ganhei na Mega Sena e quero transformar meu fusca em um Bugatti, será que compensa?" qual será a resposta?

O mais louco de tudo é que a pessoa vem pedindo ajuda, mas já vem esperando determinada resposta e fica ofendida quando uma opinião difere da sua.

"By default", toda resposta dada no FCBR prevê valor de mercado, antes de qualquer coisa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Zubrycky Qui Jan 22, 2015 12:23 am

Cada um gasta o dinheiro como bem quiser.

Entretanto, penso que é uma temeridade sugerir upgrades em um instrumento de entrada ao invés de recomendar a compra de um instrumento que não precise deles, uma vez que nenhum instrumento de entrada que tenha recebido upgrades ganhará valor de mercado por causa destes upgrades.

Em termos financeiros, a compra de um instrumento que não precise de upgrades é mais econômica porque este instrumento, ainda que seja mais caro, não precisa de mudanças posteriores e tende a manter um valor de revenda maior do que um instrumento de entrada.

Sobre troca de captador, o que tenho a dizer é: Muitas vezes isso pode se mostrar uma mudança desnecessária após a instalação de cordas novas e da regulagem do instrumento e da altura dos captadores.

Em tempo: Nada tenho contra instrumentos com upgrades e o meu Giannini Sg é um instrumento que sofreu várias mudanças, não porque eu o comprei com esse intuito, mas porque ele estava num estado deplorável, de modo que só me sobraram duas opções: Ou pendurava o baixo na parede como um enfeite ou dava um jeito de torná-lo um instrumento tocável de novo.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jan 22, 2015 12:55 am

Pra mim os melhores upgrades são cordas e estudo!! Rsss
Acho que tarraxas boas, cordas e afins nem chegam a ser upgrades são apenas formas as vezes de deixar o instrumento realmente usável.
Captadores eu já acho que tem que ser uma coisa bem estudada e de preferência conhecer bem o som do que você quer que muitas vezes um pré faz mais diferença que um captador.
Ou mesmo uma mudança na técnica ou upgrade nela, em alguns casos.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por J.Adalberto Qui Jan 22, 2015 7:52 am

Fernando Zadá escreveu:Pra mim os melhores upgrades são cordas e estudo!! Rsss
Acho que tarraxas boas, cordas e afins nem chegam a ser upgrades são apenas formas as vezes de deixar o instrumento realmente usável.
Captadores eu já acho que tem que ser uma coisa bem estudada e de preferência conhecer bem o som do que você quer que muitas vezes um pré faz mais diferença que um captador.
Ou mesmo uma mudança na técnica ou upgrade nela, em alguns casos.

Opa em cordas eu invisto, só falta agoro investir no estudo rsrs

Esse é o típico topico "SX é melhor que Fender". A questão é sempre econômica (embora que alguns digam que não), quem na esta com nuns 5k na mão pra comprar o instrumento dos desejos, compra os chamados de baixo custo e se convencem que o baixo é bom MAS, só precisa de um UPzinho pra ficar igual aos do sonho!

Ai começa a alto enganação, vêm as trocas. Na medida que vai sobrando uma graninha na mão, o camarada vai "investindo" no final da conta o instrumento de baixo custo já ultrapassou o valor de um bom instrumento.

Ai vem a pior fase do processo, o câmara que vender para trocar pelo instrumento dos sonhos. E parte numa cruzada louca de provar que seu "SX é melhor que Fender" e quer recuperar toda a grana gasto com peças.

OBs. As marcas citadas são só ilustrativas!
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagem por brucce Qui Jan 22, 2015 8:45 am

Eu já fiz muito isso de upgrade, e cheguei a conclusão que até certo nível é totalmente dispensável. Exemplo de vida:

1) Comprei um SR5 (1,7k) curtia a tocabilidade mas odiava o som. Gastei quase 40% (500,00) do valor do baixo em um cap SD e o som ficou show de bola. Depois que meu ouvido acostumou, percebi que tinha grave demais e embolava tudo. Acabou que passei o baixo pra frente e tive que assumir o preju da compra do cap. (1,4k)

2) Comprei um SX (700,00), mandei pro luthier regular, fiz blindagem, comprei um cap CS60 (500,00) que custava um pouco mais de 50% do valor do baixo e ficou animal. Depois de um tempo percebi que o som não estava mais me agradando, comprei um S9 (180,00) e coloquei. Fiquei feliz por um tempo mas depois acabei vendendo e assumi o custo de novo. (1k).

3) Comprei um A5 (2,2k) e achei muito superior ao SR. Apesar do braço ser mais largo e o cap ser bartolini (meio som de banheiro), curti muito mais e fiquei um bom tempo com ele. Depois de muito tempo senti que faltava algo e vendi o rapaz. (2k)

4) Com vontade de ter um SX (1,1k) de novo, comprei o infeliz e coloquei o S9 que já tinha. Ficou com o som bem parecido com o Fender, mas logo logo o desgosto dos JB's bateram e vendi de novo.

5) Depois de um tempo comprei o fender 62 do Gus (3,5k). Baixo maravilhoso, tocabilidade muito, mas muito superior ao sx, cap original tinha muitos timbres bacanas. Não da pra comparar um SX com um fender, me desculpem os puritanos de plantão rsrrs No final da vida entendi que JB não faz meu gosto e vendi (3k)

6) Comprei um TRB (3k) depois de muita pesquisa. 35', o braço é uma tábua mas bem confortável, som de caps e pré animal... Simplesmente acabou com minha GAS por instrumentos.

Resultado: Gastei cerca de R$ 13.380,00 com instrumentos em um período de 3 anos, sendo que se tivesse somente comprado um de 3k já teria me resolvido sem maior dor de cabeça. Com os 10k jogados no lixo, eu poderia ter comprado um cabeçote e caixa top, pedais e afins.

Se você quiser fazer como eu e gastar uma grana que eu não tinha mas gastei, fica a vontade. Mas lhe garanto que não compensa, somente se for um instrumento que você ame muito (e que também não demorara muito pra ser jogado de lado).

Obs.: Isso fora outros baixos que foram comprados pra experimentar mesmo, condors e afins.
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagem por J.Adalberto Qui Jan 22, 2015 9:32 am

isso ai Bruce brilhante conclusão!

no seu caso vc assumiu o prejuízo, o pior que tem um camaradas que querem passar o prejuízos pros outros kkk
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagem por brucce Qui Jan 22, 2015 10:15 am

^
Nem me fale... o cara compra um baixo de 700 reais, coloca 3 mil de upgrades e quer vender por 4 mil. Vai entender...
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Jan 22, 2015 10:18 am

Brucce, só um detalhe: se você não tivesse gastado todo esse dinheiro talvez não percebesse que o TRB era o baixo que você estava procurando. O Allex já disse uma vez que as vezes é necessário gastar tempo e dinheiro comprando e vendendo equipamentos para adquirir experiência e entender onde quer chegar. E eu concordo.

Acho válido alguns Upgrades, mas é meio que óbvio que você não vai conseguir pegar o que investiu nele. É que nem tunnar carro.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por gsfteodoro Qui Jan 22, 2015 10:21 am

Breno_Barnabe escreveu:... O Allex já disse uma vez que as vezes é necessário gastar tempo e dinheiro comprando e vendendo equipamentos para adquirir experiência e entender onde quer chegar...

Nem me fale...
O que eu já gastei de grana com isso, não está escrito.

gsfteodoro
Membro

Mensagem por brucce Qui Jan 22, 2015 10:22 am

No meu caso não, sempre quis um TRB . Não comprei porque achei "caro" e preferi comprar algo mais barato e tunar. Fui burro mesmo kkkk
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagem por gsfteodoro Qui Jan 22, 2015 10:24 am

Eu não sei o que eu quero até hoje. Será que isso é o real significado de GAS?

gsfteodoro
Membro

Mensagem por brucce Qui Jan 22, 2015 10:27 am

^
Eu acho que a GAS induz ao conhecimento, mas desenfreada conduz a dívidas e insatisfação da esposa rrsrs Tem que domar esse negócio Guilherme!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagem por gsfteodoro Qui Jan 22, 2015 10:40 am

Eu domei (quer dizer, minhas finanças domaram). Então, estou controladinho da Silva.

Mas falando sobre o tópico... Acho que é super válido você comprar um instrumento e fazer um investimento nele. Mas sempre pensando em ficar com o instrumento. No caso do brucce que já sabia o que queria, era muito mais fácil concluir a saga da busca por um som o quanto antes. Mas pra quem escuta de tudo e não tem personalidade de timbre como ainda é o meu caso, vive se lascando em upgrades e trocas de instrumento.
Mas um SX nunca terá som de um FENDER. Pode ter um som melhor ou pior. Mas nunca igual. Muitas vezes, fenders do mesmo modelo/ano não soam completamente iguais.
marciobs, faça upgrades. Mas tome cuidado para não se arrepender. E a dica que todos que fizemos upgrades um dia é: que seja a última coisa que você faça para tentar melhorar o seu instrumento e que você sinta que valha a pena colocar tal item em tal baixo.

gsfteodoro
Membro

Mensagem por J.Adalberto Qui Jan 22, 2015 11:00 am

brucce escreveu:^
Nem me fale... o cara compra um baixo de 700 reais, coloca 3 mil de upgrades e quer vender por 4 mil. Vai entender...

pois é ai te oferecem uma troca e vc não aceita e ainda ficam magoados kkkk
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagem por Kobeh Qui Jan 22, 2015 11:01 am

Isso me lembrou uma guitarra Golden q eu tenho já faz mais de 10 anos. Já pensei em leva-la no luthier, fazer uma nova pintura e colocar caps melhores. Mas por ser feita de compensado, eu teria no máximo guitarra linda com um som mais ou menos... Isso não é preconceito, apenas bom senso.

Acho q se o cara não liga pra marca, ele tem q ir num bom luthier e encomendar um instrumento.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Jan 22, 2015 11:03 am

Acho que, se você quer AQUELE BAIXO, aí não tem jeito, você tem que comprar ele mesmo.

Agora, se você quer um "um bom baixo modelo X" e achar que pode chegar num som que te agrade com um baixo barato ou com ups, vá em frente. Mas como disseram, não pode se enganar.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por Kobeh Qui Jan 22, 2015 11:07 am

^ como o Allex falou... Se o cara não especificar na pergunta q o instrumento tem um valor sentimental, ou q ele tá nem ai pra questão financeira, a resposta padrão será a mesma: guarde a grana e compre um instrumento melhor.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagem por B3ck1m2n Qui Jan 22, 2015 3:37 pm

gsfteodoro escreveu:Eu domei (quer dizer, minhas finanças domaram). Então, estou controladinho da Silva.

Mas falando sobre o tópico... Acho que é super válido você comprar um instrumento e fazer um investimento nele. Mas sempre pensando em ficar com o instrumento. No caso do brucce que já sabia o que queria, era muito mais fácil concluir a saga da busca por um som o quanto antes. Mas pra quem escuta de tudo e não tem personalidade de timbre como ainda é o meu caso, vive se lascando em upgrades e trocas de instrumento.
Mas um SX nunca terá som de um FENDER. Pode ter um som melhor ou pior. Mas nunca igual. Muitas vezes, fenders do mesmo modelo/ano não soam completamente iguais.
marciobs, faça upgrades. Mas tome cuidado para não se arrepender. E a dica que todos que fizemos upgrades um dia é: que seja a última coisa que você faça para tentar melhorar o seu instrumento e que você sinta que valha a pena colocar tal item em tal baixo.

No caso do brucce, ao meu ver, o problema é que ele já sabia o que queria, mas quiz chegar lá por outros meios... Isso de querer que um baixo soe como outro específico é impossível! No entanto outras pessoas, como acredito ser o caso do JAZZigo e o meu, querem simplesmente investir em seus instrumentos para que o mesmo soe melhor ou só pelo prazer de deixá-lo a seu gosto (uma espécie de signature pessoal), nesse caso eu não vejo problemas pois a intenção é ficar com o instrumento. Já no caso dos músicos profissionais, em que o baixo realmente é uma ferramenta de trabalho, cabe essa lógica do custo x benefício, da economia, do melhor som, etc.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagem por GusVCD Qui Jan 22, 2015 6:12 pm

gsfteodoro escreveu:O que eu já gastei de grana com isso, não está escrito.
Está sim! Tenho as planilhas dos teus parcelamentos aqui dos baixos e ampli q te vendi parcelado, bonitão! KKKKKKKKKKKKK
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagem por allexcosta Qui Jan 22, 2015 6:17 pm

Já deu pra entender que não é preconceito, Márcio?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Jan 22, 2015 6:35 pm

Lembrando que o BRUCCE quebrou a tarracha....deu em que a quebra?

Vendeu quebrado ou colocou uma nova original e gastou mais ainda?
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por B3ck1m2n Qui Jan 22, 2015 6:38 pm

allexcosta escreveu:Já deu pra entender que não é preconceito, Márcio?

Sim! Foi só um desabafo... Mas aí entram muitas questões! Mas nãolevem tãoooo a sério assim o que eu falo! Na maioria da vezes sou meio dramático mesmo! Razz
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagem por CG Qui Jan 22, 2015 7:59 pm

marciobs escreveu:

Que resultado desejado? Resultado de upgrade pra mim é melhorar o som! se você põe peças melhores em um instrumento ele não irá soar melhor? Agora se você quer fazer com que ele soe como o instrumento X, daí claro: compra logo o instrumento X e pronto!

Melhorar o som é algo muito subjetivo.

Você considera colocar um Fender custom shop em um SX um upgrade? Com certeza pensou que sim.

Eu acho que os captadores originais do SX combinam muito mais com a proposta de som que eu queria do que os captadores Fender.

É uma peça teoricamente melhor? Sim.
Atingi o resultado esperado? Não.

Se eu colocasse um captador Fender no meu baixo eu iria gastar dinheiro a toa. Não é uma decisão inteligente.

Estudei muito o meu baixo e o som que eu buscava, optei por Dimarzios, e com certeza se comprar um Fender colocarei Dimarzios também.

O que eu questiono é o upgrade que é feito só pra você falar que fez o upgrade, por exemplo quando o cara compra uns EMG pro baixo e quer um som vintage, só comprou porque um lutiê disse que os captadores eram sensacionais.
CG
CG
Moderador

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Jan 22, 2015 11:49 pm

Vale a velha máxima: confie nos seus ouvidos, principalmente nesse caso de Upgrade.

Aqui vimos várias pessoas que mal compraram o baixo e já queriam fazer o Upgrade sem nem ouvir o som dele.

E ouvir o som, pelo menos no meu caso, é tocar com o baixo por meses, até ver se aquilo tá bom ou não, ao seu gosto. Eu ensaiava quarta e sábado, com bandas diferentes, amplis diferentes, estudios diferentes... tinha dia que eu achava o meu som o máximo, tinha dia que ficava uma porcaria...
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por brucce Sex Jan 23, 2015 8:33 am

Juninho Sampaio escreveu:Lembrando que o BRUCCE quebrou a tarracha....deu em que a quebra?

Vendeu quebrado ou colocou uma nova original e gastou mais ainda?
Nem me lembre disso mano, assim você me deixa triste kkkk Coloque na conta mais 360 dilmas por um jogo de gotoh exatamente igual a ogirinal....
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jan 23, 2015 11:00 am

Meu Jesus Cristo!!!!
Falta de sorte, mas você agora tomou um chá de "lonjura" de jazz bass. rs

É isso ai...bola pra frente! Esportes 3
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por brucce Sex Jan 23, 2015 11:28 am

Pois eh, boa pra frente e muito feliz com o TRB! Este sem upgrades rssrsr
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagem por Rico Sex Jan 23, 2015 2:26 pm

Não é tão simples assim mexer em instrumentos de entrada. O som nesse caso é até o de menos, visto que só para citar um, o som do SX faz bonito. O problema está no acabamento, ergonomia, qualidade do hardware, blindagem, afinação e etc...

Se eu tivesse um SX novo, preocuparia-me muito mais com afinação, blindagem, altura das cordas, aquelas tarrachas (na minha opinião horrorosas) e com aquele head de bico de papagaio.

Sinceramente, acho loucura pensar que dá pra comprar um instrumento de 1000 dilmas e com o tempo, devagar, transformá-lo num de 5000 obamas.

É um barato por outro lado, restaurar um instrumento que nos traz boas recordações. O porém é que só se faz isso por uma questão de preservação e estética (isso, pra quem se importa), não para transformar o instrumento em algo muito melhor do que o que na verdade ele é.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por B3ck1m2n Sex Jan 23, 2015 2:45 pm

Galera, para aqueles que estão desfazendo das potencialidades do Samick Saturn, assistam esse vídeo:

E aí, ele merece ou não um upgrade? playing
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagem por Stormbringer Sáb Jan 24, 2015 11:04 am

eu nao fiz upgrade nenhum no meu tagima, guardei pra fazer um baixo de um luthier que eu gostei do trabalho e, no meu caso, foi acima de todas as expectativas...

com o tagima, que eu achava bom, eu nao teria progredido nas minhas tecnicas, e nao porque eu treinava pouco, mas porque o baixo era ruinzinho mesmo e eu nao tinha noção até pegar um instrumento melhor construido.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo