Tonalidades
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Tonalidades
bom galera sou velho de baixo mas novo de estudos...
e existe uma grande duvida arespeito de tonalidade
fico com vergonha de perguntar pois ja toco...
mas desejo aprimorar o meu som e estilo...
e gostaria sobre tonalidade...
tipo qualquer coisa que souberem...
coisas do tipo...
se existe um padrao a ser seguido...
se ha alguma escala...
se entra aquestao de tempos...
se os modos gregos tem alguma coisa em comum...
sei la galera...
qualquer coisa que postarem pode ter serteza que sera de grande ajuda...
^^
desde ja agradeço a ajuda...
e existe uma grande duvida arespeito de tonalidade
fico com vergonha de perguntar pois ja toco...
mas desejo aprimorar o meu som e estilo...
e gostaria sobre tonalidade...
tipo qualquer coisa que souberem...
coisas do tipo...
se existe um padrao a ser seguido...
se ha alguma escala...
se entra aquestao de tempos...
se os modos gregos tem alguma coisa em comum...
sei la galera...
qualquer coisa que postarem pode ter serteza que sera de grande ajuda...
^^
desde ja agradeço a ajuda...
texta- Membro
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Localização : ouro preto do este
Re: Tonalidades
Tonalidade, em referência às escalas maiores e às menores, é a hierarquização interna das notas dessas escalas, onde algumas notas ou graus das escalas têm preponderância sobre as outras. Assim, todas as notas e, por consequência, os acordes representam as funções de tônica, que é a sensação de final ou de repouso dentro da música; de subdominante, que é a sensação de tensão crescente; e de dominante, que, ao mesmo tempo representa a tensão máxima na música, por suas notas serem totalmente diversas da tônica, e é, também, a preparação para a tônica, marcando o início do retorno.
Tonalidade é um sistema de sons baseados nas Escalas maior, menor, menor harmônica e menor melódica, onde os graus da escala são observados de acordo com sua função dentro da harmonia. Cada um dos graus de uma escala desempenha funções próprias na formação e concatenação dos acordes. A palavra função serve para estabelecer a sensação que determinado grau (ou acorde) nos dá dentro da frase harmônica. Ao ouvir uma escala, percebemos que as notas repousam em certos graus e criam tensão em outros. O repouso absoluto é feito no grau I, centro de todos os movimentos. Assim, cada grau tem função definida em relação à tônica de uma escala, criando momentos estáveis, instáveis e menos instáveis, cuja variação motiva a continuidade da música até o repouso final.
Funções harmônicas dos graus da escala:
Os graus da escala são designados também de acordo com suas funções dentro da harmonia, sendo classificados da seguinte maneira:
Grau I - Tónica (estável)
Grau II - Supertônica ou Sobretônica
Grau III - Mediante
Grau IV - Subdominante (menos instável)
Grau V - Dominante (instável)
Grau VI - Superdominante ou Sobredominante
Grau VII - Subtónica ou Sensível (o grau VII só é sensível em alguns casos)
Grau VIII - Tónica (= I)
Segundo a teoria da harmonia funcional, de Riemann, os graus I, IV e V têm importante função dentro da harmonia, na preparação e resolução dos acordes de uma frase harmônica, da seguinte maneira:
* Grau I - Função Tônica
Os acordes formados sobre o grau I de uma escala têm sentido conclusivo (estável) e, geralmente, aparecem na finalização de uma música. O acorde principal da função tônica é aquele cuja nota fundamental (primeira nota do acorde, ou seja, a nota que define o nome do acorde) é, também, o grau I da escala, podendo ser substituido por acordes formados sobre os graus VI ou III, que também estabelecem repouso.
* Por exemplo: na escala de dó maior, o dó é a tônica da escala; o grau I da escala de dó.
* Grau V - Função Dominante
Tem sentido suspensivo (instável) e pede resolução na tônica ou nos graus substitutos da mesma. O acorde principal da função dominante tem sua fundamental no grau V da escala, podendo ser substituído pelo grau VII. Muitos músicos interpretam a tríade sobre o grau VII como uma tétrade do grau V desprovida de fundamental. Analogamente, a tétrade sobre o grau VII é interpretada como uma sobreposição de quatro terças sobre o grau V, também com a omissão da fundamental.
*Por exemplo: na escala de dó maior, o sol é a dominante da escala; o 5º grau perfeito da escala de dó.
* Grau IV - Função Subdominante
Tem sentido meio-suspensivo (meio-instável), pois se apresenta de forma intermediária entre as funções tônica e dominante. O acorde principal é formado sobre o grau IV da escala, podendo ser substituído pelo II. O grau II como subdominante é muito comum em música popular brasileira e jazz. Já na música clássica usa-se mais o grau IV.
*Por exemplo: na escala de dó maior, o fá é a subdominante da escala; o 4º grau perfeito da escala de dó.
Tonalidade é um sistema de sons baseados nas Escalas maior, menor, menor harmônica e menor melódica, onde os graus da escala são observados de acordo com sua função dentro da harmonia. Cada um dos graus de uma escala desempenha funções próprias na formação e concatenação dos acordes. A palavra função serve para estabelecer a sensação que determinado grau (ou acorde) nos dá dentro da frase harmônica. Ao ouvir uma escala, percebemos que as notas repousam em certos graus e criam tensão em outros. O repouso absoluto é feito no grau I, centro de todos os movimentos. Assim, cada grau tem função definida em relação à tônica de uma escala, criando momentos estáveis, instáveis e menos instáveis, cuja variação motiva a continuidade da música até o repouso final.
Funções harmônicas dos graus da escala:
Os graus da escala são designados também de acordo com suas funções dentro da harmonia, sendo classificados da seguinte maneira:
Grau I - Tónica (estável)
Grau II - Supertônica ou Sobretônica
Grau III - Mediante
Grau IV - Subdominante (menos instável)
Grau V - Dominante (instável)
Grau VI - Superdominante ou Sobredominante
Grau VII - Subtónica ou Sensível (o grau VII só é sensível em alguns casos)
Grau VIII - Tónica (= I)
Segundo a teoria da harmonia funcional, de Riemann, os graus I, IV e V têm importante função dentro da harmonia, na preparação e resolução dos acordes de uma frase harmônica, da seguinte maneira:
* Grau I - Função Tônica
Os acordes formados sobre o grau I de uma escala têm sentido conclusivo (estável) e, geralmente, aparecem na finalização de uma música. O acorde principal da função tônica é aquele cuja nota fundamental (primeira nota do acorde, ou seja, a nota que define o nome do acorde) é, também, o grau I da escala, podendo ser substituido por acordes formados sobre os graus VI ou III, que também estabelecem repouso.
* Por exemplo: na escala de dó maior, o dó é a tônica da escala; o grau I da escala de dó.
* Grau V - Função Dominante
Tem sentido suspensivo (instável) e pede resolução na tônica ou nos graus substitutos da mesma. O acorde principal da função dominante tem sua fundamental no grau V da escala, podendo ser substituído pelo grau VII. Muitos músicos interpretam a tríade sobre o grau VII como uma tétrade do grau V desprovida de fundamental. Analogamente, a tétrade sobre o grau VII é interpretada como uma sobreposição de quatro terças sobre o grau V, também com a omissão da fundamental.
*Por exemplo: na escala de dó maior, o sol é a dominante da escala; o 5º grau perfeito da escala de dó.
* Grau IV - Função Subdominante
Tem sentido meio-suspensivo (meio-instável), pois se apresenta de forma intermediária entre as funções tônica e dominante. O acorde principal é formado sobre o grau IV da escala, podendo ser substituído pelo II. O grau II como subdominante é muito comum em música popular brasileira e jazz. Já na música clássica usa-se mais o grau IV.
*Por exemplo: na escala de dó maior, o fá é a subdominante da escala; o 4º grau perfeito da escala de dó.
Pagode Alto Astral- Membro
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Re: Tonalidades
^conhece tudo mesmo...
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“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão- Moderador
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Re: Tonalidades
^conheço nada brother
só a Wikipedia mesmo
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Pagode Alto Astral- Membro
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Localização : Planeta dos Macacos
Re: Tonalidades
Sobre o "padrão" a ser seguido, a isso dá-se o nome de harmonia.
A sequência de notas obecede a algumas regras, podendo ser o cliclo de quartas, quintas (inversão deste), etc.
Sabe aquela música q vc decorou as notas?? Tenta entender aquela sequência de notas (harmonia), aí vc vai percebendo aos poucos que as músicas vão ter uma sonoridade que chama aquela nota (acorde), e vc começa a tocar mais de ouvido.
Se vc ainda usa cifras, etc, tenta se livrar delas e começar a treinar mais o ouvido.
Abraço e bons estudos.
A sequência de notas obecede a algumas regras, podendo ser o cliclo de quartas, quintas (inversão deste), etc.
Sabe aquela música q vc decorou as notas?? Tenta entender aquela sequência de notas (harmonia), aí vc vai percebendo aos poucos que as músicas vão ter uma sonoridade que chama aquela nota (acorde), e vc começa a tocar mais de ouvido.
Se vc ainda usa cifras, etc, tenta se livrar delas e começar a treinar mais o ouvido.
Abraço e bons estudos.
Daniel- Membro
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Re: Tonalidades
^^
Noss...tive uma aula...
muito obrigado pagode...
mas me surgui uma duvida...
a respeitodo clico de quartas, quintas (inversao destes)...
voce podeme dar um exemplo danielreo
Noss...tive uma aula...
muito obrigado pagode...
mas me surgui uma duvida...
a respeitodo clico de quartas, quintas (inversao destes)...
voce podeme dar um exemplo danielreo
texta- Membro
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Re: Tonalidades
Neste artigo vamos compreender que aqueles acidentes que aparecem (ou não) no começo de cada partitura ao lado da clave denominando a altura da música têm um sentido lógico para tal definição. E esse sentido é explicado através do Ciclo das Quartas e o Ciclo das Quintas. Vale lembrar que quando não há nenhum acidente ao lado da clave, a tonalidade da música é C ou Am (que é a relativa menor). E cada um dos Ciclos tem como ponto de partida a tonalidade de C. O Ciclo das Quartas é assim chamado pois conforme os acidentes vão aumentando na clave as tonalidades respectivas estão à distância de uma quarta acima da anterior.
O Ciclo das Quartas define as tonalidades de acidentes BEMÓIS da seguinte forma:
Nenhum Acidente na Clave = C ou Am
1 Bemol na Clave = F ou Dm
2 Bemóis na Clave = Bb ou Gm
3 Bemóis na Clave = Eb ou Cm
4 Bemóis na Clave = Ab ou Fm
5 Bemóis na Clave = Db ou Bbm
6 Bemóis na Clave = Gb ou Ebm
Note que a medida que os acidentes na Clave vão aumentando as tonalidades seguiram o padrão de uma quarta acima da tonalidade anterior.
C
F
Bb
Eb
Ab
Db
Gb
4ª de C
4ª de F
4ª de Bb
4ª de Eb
4ª de Ab
4ª de Db
As tonalidades menores também seguem o mesmo padrão:
Am
Dm
Gm
Cm
Fm
Bbm
Ebm
4ª de Am
4ª de Dm
4ª de Gm
4ª de Cm
4ª de Fm
4ª de Bbm
O Ciclo das Quintas define as tonalidades de acidentes SUSTENIDOS da seguinte forma:
Nenhum Acidente na Clave = C ou Am
1 Sustenido na Clave = G ou Em
2 Sustenidos na Clave = D ou Bm
3 Sustenidos na Clave = A ou F#m
4 Sustenidos na Clave = E ou C#m
5 Sustenidos na Clave = B ou G#m
6 Sustenidos na Clave = F# ou D#m
O padrão de uma quinta acima da tonalidade anterior foi seguido:
C
G
D
A
E
B
F#
5ª de C
5ª de G
5ª de D
5ª de A
5ª de Ab
5ª de B
E as tonalidades menores relativas, também obedeceram a este padrão:
Am
Dm
Gm
Cm
Fm
Bbm
Ebm
5ª de Am
5ª de Dm
5ª de Gm
5ª de Cm
5ª de Fm
5ª de Bbm
Fazendo uma análise enarmônica percebemos que nos dois ciclos são encontradas todas as tonalidades existentes:
C = Nenhum Acidente
Db = 5 Bemóis (Ciclo das Quartas)
D = 2 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
Eb = 3 Bemóis (Ciclo das Quartas)
E = 4 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
F = 1 Bemol (Ciclo das Quartas)
F# / Gb = 6 Sustenidos (Ciclo das Quintas) ou 6 Bemóis (Ciclo das Quartas)
G = 1 Sustenido (Ciclo das Quintas)
Ab = 4 Bemóis (Ciclo das Quartas)
A = 3 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
Bb = 2 Bemóis (Ciclo das Quartas)
B = 5 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
O mesmo caso ocorre com as tonalidades menores:
Cm = 3 Bemóis (Ciclo das Quartas)
C#m = 4 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
Dm = 1 Bemol (Ciclo das Quartas)
D#m / Ebm = 6 Sustenidos (Ciclo das Quintas) ou 6 Bemóis (Ciclo das Quartas)
Em = 1 Sustenido (Ciclo das Quintas)
Fm = 4 Bemóis (Ciclo das Quartas)
F#m = 3 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
Gm = 2 Bemóis (Ciclo das Quartas)
G#m = 5 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
Am = Nenhum Acidente
Bbm = 5 Bemóis (Ciclo das Quartas)
Bm = 2 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
O leitor deve estar se perguntando o por quê de determinada quantidade de acidentes para uma tonalidade. Vamos responder a esta dúvida visualizando a escala de E como exemplo:
E F# G# A B C# D# E
A tonalidade de E está no Ciclo das Quintas e é definida com 4 Sustenidos na clave. Se contarmos os sustenidos na escala desta tonalidade exposta acima, vamos chegar exatamente a 4 Sustenidos:
F# - G# - C# - D#
Dessa teoria, chegamos à conclusão lógica, que a quantidade de sustenidos que determinada tonalidade tem, não é algo simplesmente aleatório ou definido por um “padrão livre” estabelecido, mas tudo está totalmente relacionado com a escala de cada tonalidade.
É importante observar também que há tonalidades enarmônicas que são fora de padrão e inadequadamente muitos músicos fazem uso delas. Por exemplo a tonalidade de C# é enarmônica de Db no entanto, pelo padrão dos Ciclos, o correto é utilizar a tonalidade com a nomenclatura de Db e não de C# já que essa tonalidade pertence ao Ciclo das Quartas e não ao das Quintas.
Observe no gráfico abaixo a diferença entre a escala correta e a escala incorreta desta tonalidade.
Modo Incorreto:
C# D# F F# G# A# B# C#
Modo Correto:
Db Eb F Gb Ab Bb C Db
No modo incorreto ocorreram dois casos: Um de repetição da mesma nota com a diferença somente do acidente ( F e F# ) e um caso de uma nota que teremos de ler enarmonicamente ( B# que é C ) o que dificultam a leitura e confundem a compreensão da escala.
No modo correto, a escala desenvolveu-se nota a nota sem a necessidade de repetição de nenhuma, e sem a necessidade do uso de notas inexistentes que seria preciso ler enarmonicamente ( E# / Fb / B# / Cb )
JONATAS TERCEIRO – Músico, Arranjador e Diretor da Editora Primórdios - SP
O Ciclo das Quartas define as tonalidades de acidentes BEMÓIS da seguinte forma:
Nenhum Acidente na Clave = C ou Am
1 Bemol na Clave = F ou Dm
2 Bemóis na Clave = Bb ou Gm
3 Bemóis na Clave = Eb ou Cm
4 Bemóis na Clave = Ab ou Fm
5 Bemóis na Clave = Db ou Bbm
6 Bemóis na Clave = Gb ou Ebm
Note que a medida que os acidentes na Clave vão aumentando as tonalidades seguiram o padrão de uma quarta acima da tonalidade anterior.
C
F
Bb
Eb
Ab
Db
Gb
4ª de C
4ª de F
4ª de Bb
4ª de Eb
4ª de Ab
4ª de Db
As tonalidades menores também seguem o mesmo padrão:
Am
Dm
Gm
Cm
Fm
Bbm
Ebm
4ª de Am
4ª de Dm
4ª de Gm
4ª de Cm
4ª de Fm
4ª de Bbm
O Ciclo das Quintas define as tonalidades de acidentes SUSTENIDOS da seguinte forma:
Nenhum Acidente na Clave = C ou Am
1 Sustenido na Clave = G ou Em
2 Sustenidos na Clave = D ou Bm
3 Sustenidos na Clave = A ou F#m
4 Sustenidos na Clave = E ou C#m
5 Sustenidos na Clave = B ou G#m
6 Sustenidos na Clave = F# ou D#m
O padrão de uma quinta acima da tonalidade anterior foi seguido:
C
G
D
A
E
B
F#
5ª de C
5ª de G
5ª de D
5ª de A
5ª de Ab
5ª de B
E as tonalidades menores relativas, também obedeceram a este padrão:
Am
Dm
Gm
Cm
Fm
Bbm
Ebm
5ª de Am
5ª de Dm
5ª de Gm
5ª de Cm
5ª de Fm
5ª de Bbm
Fazendo uma análise enarmônica percebemos que nos dois ciclos são encontradas todas as tonalidades existentes:
C = Nenhum Acidente
Db = 5 Bemóis (Ciclo das Quartas)
D = 2 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
Eb = 3 Bemóis (Ciclo das Quartas)
E = 4 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
F = 1 Bemol (Ciclo das Quartas)
F# / Gb = 6 Sustenidos (Ciclo das Quintas) ou 6 Bemóis (Ciclo das Quartas)
G = 1 Sustenido (Ciclo das Quintas)
Ab = 4 Bemóis (Ciclo das Quartas)
A = 3 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
Bb = 2 Bemóis (Ciclo das Quartas)
B = 5 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
O mesmo caso ocorre com as tonalidades menores:
Cm = 3 Bemóis (Ciclo das Quartas)
C#m = 4 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
Dm = 1 Bemol (Ciclo das Quartas)
D#m / Ebm = 6 Sustenidos (Ciclo das Quintas) ou 6 Bemóis (Ciclo das Quartas)
Em = 1 Sustenido (Ciclo das Quintas)
Fm = 4 Bemóis (Ciclo das Quartas)
F#m = 3 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
Gm = 2 Bemóis (Ciclo das Quartas)
G#m = 5 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
Am = Nenhum Acidente
Bbm = 5 Bemóis (Ciclo das Quartas)
Bm = 2 Sustenidos (Ciclo das Quintas)
O leitor deve estar se perguntando o por quê de determinada quantidade de acidentes para uma tonalidade. Vamos responder a esta dúvida visualizando a escala de E como exemplo:
E F# G# A B C# D# E
A tonalidade de E está no Ciclo das Quintas e é definida com 4 Sustenidos na clave. Se contarmos os sustenidos na escala desta tonalidade exposta acima, vamos chegar exatamente a 4 Sustenidos:
F# - G# - C# - D#
Dessa teoria, chegamos à conclusão lógica, que a quantidade de sustenidos que determinada tonalidade tem, não é algo simplesmente aleatório ou definido por um “padrão livre” estabelecido, mas tudo está totalmente relacionado com a escala de cada tonalidade.
É importante observar também que há tonalidades enarmônicas que são fora de padrão e inadequadamente muitos músicos fazem uso delas. Por exemplo a tonalidade de C# é enarmônica de Db no entanto, pelo padrão dos Ciclos, o correto é utilizar a tonalidade com a nomenclatura de Db e não de C# já que essa tonalidade pertence ao Ciclo das Quartas e não ao das Quintas.
Observe no gráfico abaixo a diferença entre a escala correta e a escala incorreta desta tonalidade.
Modo Incorreto:
C# D# F F# G# A# B# C#
Modo Correto:
Db Eb F Gb Ab Bb C Db
No modo incorreto ocorreram dois casos: Um de repetição da mesma nota com a diferença somente do acidente ( F e F# ) e um caso de uma nota que teremos de ler enarmonicamente ( B# que é C ) o que dificultam a leitura e confundem a compreensão da escala.
No modo correto, a escala desenvolveu-se nota a nota sem a necessidade de repetição de nenhuma, e sem a necessidade do uso de notas inexistentes que seria preciso ler enarmonicamente ( E# / Fb / B# / Cb )
JONATAS TERCEIRO – Músico, Arranjador e Diretor da Editora Primórdios - SP
Daniel- Membro
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Re: Tonalidades
Se tiver outras dúvidas sobre tonalidade, clique aqui:
http://lmgtfy.com/?q=tonalidade
http://lmgtfy.com/?q=tonalidade
Daniel- Membro
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Re: Tonalidades
nosss...
muiticimo obrigado...
tinha outro conceito sobre tonalidade...
valeu mesmo daniel...
muiticimo obrigado...
tinha outro conceito sobre tonalidade...
valeu mesmo daniel...
texta- Membro
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Re: Tonalidades
ham...
como eu coloco minha foto no perfil?
^^
e f*** ser novato...
como eu coloco minha foto no perfil?
^^
e f*** ser novato...
texta- Membro
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Re: Tonalidades
Na pagina do fórum , clique em perfil...vai aparecer a pasta informações , ao lado tem as pastas ...preferências - assinatura - avatar etc...clique em avatar...abrindo a pasta vai ter um espaço lá , onde está escrito procurar , clique em procurar ...vai abrir a pasta de busca do seu computador , procure a imagem desejada e de 2 cliques nela...o fórum vai armazenar os dados da imagem , dai você clica em salvar....vai aparecer a pasta informações ...clique em voltar para meu perfil...confira se a foto está lá ...se estiver , está salva...quando você for postar , já vai aparecer ela em cima do seu nome...abraço.
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“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
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Cantão- Moderador
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Re: Tonalidades
Pesquisando sobre ciclo das quartas e quintas, encontrei uma discussão de alto nível sobre o assunto, e gostaria de compartilhar aqui.
Shell- Membro
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