Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tipos de madeiras e suas tonalidades

+13
John Music
Mauricio Luiz Bertola
CG
joabi
pedrohenrique.astronauta
allexcosta
Stormbringer
Coder
Nelson Bass
BigBoy
fheliojr
Willian Casagrande
Little John
17 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Tipos de madeiras e suas tonalidades Empty Tipos de madeiras e suas tonalidades

Mensagem por Little John Seg Ago 01, 2016 4:46 pm

Amigos dos graves, vi essa imagem no Instagram do @b.a.s.s.p.o.r.n, e este retirou essa imagem do site do luthier italiano Galeazzo Frudua, e achei interessante compartilhar com todos.
As madeiras e suas variações de tonalidades!

https://www.instagram.com/p/BIksCKQAUh1/?taken-by=b.a.s.s.p.o.r.n

Abraços.
Little John
Little John
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de madeiras e suas tonalidades Empty Re: Tipos de madeiras e suas tonalidades

Mensagem por Willian Casagrande Seg Ago 01, 2016 4:55 pm

Legal! Dá pra comparar bem as madeiras. Eu curto muito esses infográficos bem feitos, mesmo que simples.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Tipos de madeiras e suas tonalidades Empty Re: Tipos de madeiras e suas tonalidades

Mensagem por fheliojr Seg Ago 01, 2016 5:54 pm

Pronto, Joãozinho:

Tipos de madeiras e suas tonalidades 13731166_985667521532539_718438789_n.jpg?ig_cache_key=MTMwNzM2MzQ1NDMzNTY2NjI5Mw%3D%3D
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Little John Ter Ago 02, 2016 7:14 am

^ Obrigado fheliojr! Tive dificuldade em postar a imagem, e acabei postando o link. Agora você quebrou a banca! Laughing Show de bola! Valeu!

Última edição por Little John em Ter Ago 02, 2016 7:14 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : falta de texto)
Little John
Little John
Membro

Mensagem por BigBoy Ter Ago 02, 2016 8:10 am

Muito legal!

Obrigado por compartilhar!
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagem por Nelson Bass Ter Ago 02, 2016 9:59 am

Legal! Eu achava que a diferença do Birdseye Maple para o Hard Maple era apenas estética.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagem por Coder Ter Ago 02, 2016 10:51 am

Nelson Bass escreveu:Legal! Eu achava que a diferença do Birdseye Maple para o Hard Maple era apenas estética.

(2)
Coder
Coder
Membro

Mensagem por Stormbringer Ter Ago 02, 2016 10:55 am

Podemos então dizer que quanto mais dura a madeira, mais pra direita do gráfico o som fica...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Ago 02, 2016 11:11 am

Legal, aí o cabra pensa assim: "vou usar mogno, maple e ébano pra ter um som bem equilibrado".

Aí faz o baixo, pluga o bicho e...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Ago 02, 2016 11:17 am

Esse infográfico está incompleto. Quem frequenta o fórum há bastante tempo, sabe que algumas madeiras, principalmente as usadas pela Fender, possuem um espectro, aura. Coisas espirituais e essências que não são visíveis a olho nu, que transcendem, que emanam, irradiam, mas que compõem toda a gama de timbres, harmônicos e tonalidades.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por joabi Ter Ago 02, 2016 11:27 am

Para mim, quanto mais densa a madeira, mais ela se aproxima da curva "sorriso" do equalizador, ou seja, graves extremos e agudos extremos acentuados (ébano, por exemplo). Quanto menos densa, mais ela acentua médios-altos, como no caso do maple mais leve.

É claro que isso é bem superficial e só uma impressão geral, como usuário, e várias madeiras não seguem esse padrão. Existem algumas que fogem bastante disso aí, como o jacarandá-da-bahia, que é dura e mesmo assim tem um lindo médio-grave e agudos bem aveludados, para meus ouvidos.

Está longe de haver um consenso sobre o timbre e a influência de cada madeira no instrumento, como já foi discutido inúmeras vezes por aqui, mas instintivamente tenho percebido a madeira da escala como a mais relevante para o som geral do instrumento, e tem funcionado, mas posso estar completamente enganado... Very Happy
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por allexcosta Ter Ago 02, 2016 11:33 am

Jacarandá até é dura, mas nem se compara a ébano, maple ou wenge.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Willian Casagrande Ter Ago 02, 2016 2:31 pm

Há pouco tempo, peguei meu primeiro baixo de escala clara. Tenho a impressão de que ele pende mais para os agudos do que os outros. Além disso, o som é mais brilhante e tem mais "ataque" também. Mas é uma impressão mesmo. Deve ter um caminhão de outras coisas que influenciam mais nisso do que a madeira.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Ago 02, 2016 3:11 pm

Não é o fato de ser clara ou escura.

Faz de pinus e conta depois. Ou Ipê.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Willian Casagrande Ter Ago 02, 2016 3:29 pm

^ Sim, é mesmo. Achei este tópico que ajuda bastante a esclarecer esse mito da cor da madeira (que eu mesmo reproduzi Razz)
https://www.contrabaixobr.com/t3076-diferencas-sonoras-entre-escala-clara-e-escala-escura
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Ago 02, 2016 4:05 pm

O Dalton era teimoso igual uma mula.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Willian Casagrande Ter Ago 02, 2016 4:22 pm

Sim, Ninguém tem a obrigação de acordar sabendo das coisas. Só que ouvir os outros é importante.
Ow, falando nesse tópico, será que não rola incluí-lo no Arquivo de Tópicos, aquele fixo? É um assunto que sempre volta à baila.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por CG Ter Ago 02, 2016 5:33 pm

A escala do meu baixo é em ébano, a sonoridade dele é mais próxima do Maple do que do jacarandá... Ele puxa um pouco mais para os agudos e é uma escala escura. Concordo com o tio.
CG
CG
Moderador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Ago 02, 2016 7:33 pm

^Foi o que coloquei em outro tópico: Quanto maior a densidade da madeira, maior a velocidade de propagação sonora na mesma e mais "agudo" a sonoridade. Porém, deve-se somar à isso o resto.....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por fheliojr Seg Ago 08, 2016 8:43 pm

achei estranho, naquele gráfico, ébano ser considerado mais agudo q maple.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por John Music Seg Ago 08, 2016 10:10 pm

Eu sou do time que acha que a madeira utilizada em instrumentos elétricos tem quase 0% de influência no timbre.
John Music
John Music
Membro

gpascutti gosta desta mensagem

Mensagem por Amauri Felipe Seg Set 19, 2016 7:18 pm

Boa noite!
Tenho uma mini marcenaria no fundo de casa e exerço a atividade como hobbie, assim como o contrabaixo, não tenhjo pretensão de me profissionalizar em nenhum dos dois campos...
Acontece que estou pesquisando muito e pretendo fabricar meu próximo baixo, será de 5 cordas e com escala de 35". Tenho muitas pranchas de mogno que ganhei de uma madeireira que fechou (umas 5 pranchas de 1 metro) além de outras madeiras como:
Marfim, ipê, cerejeira, roxinho, sucupira, cabreúva, cedro, Garapeira, cumaru, etc. Li nos posts que a melhor madeira para o corpo é mogno, então pretendo fazer assim:
Corpo: Mogno (com marchetaria em cerejeira)
Braço: Marfim
Escala: Ipê (madeira escura com densidade bem parecida com o jacarandá)
O que acham? ficaria legal?
Amauri Felipe
Amauri Felipe
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Set 19, 2016 7:33 pm

Mogno é excelente pra corpo, mas melhor não existe.

Marfim pode torcer, tem que conhecer bem ao escolher a peça.

Ipê às vezes racha com mudanças de clima. E, mesmo não sendo luthier, me permita discordar, Ipê é muito mais denso que jacarandá.

Algumas madeiras Brasileiras muito boas pra escala são braúna e pau-ferro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Edu Ter Set 20, 2016 9:43 am

cara, um top em cabreúva deve ficar show! Detalhe, não conheço as particularidades dessa madeira, mas o visual é ótimo.
Edu
Edu
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 20, 2016 9:53 am

Amauri Felipe
Usei e uso todas essas madeiras que vc citou.
Como o Allex citou, tenha cuidado ao escolher o corte de pau-marfim. A madeira tem que estar bem seca e estável e o corte deve deixar as fibras no sentido longitudinal.
Ipê é bem duro e denso. Seco demais ele racha, mas já usei em escalas e é muito bom. Se arrumar uma peça de pau-ferro, é excelente.
Mogno varia muito de peso, quanto mais sílica em sua composição, mais pesado ele fica (e menos "ressonante"). Escolha a peça mais leve para o corpo.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Edu Ter Set 20, 2016 10:16 am

já ouvi de gente que corta madeira dizer que angico é MUITO duro no corte, pau ferro é um vidro, ipê é duro, mas menos que essas citadas, aí tu vai ver a coisa em números e os números dizem o contrário, que o ipê é teoricamente um aço em densidade.
Será que os números não batem ou é uma questão da peça estar bem curada e por isso passar a impressão de maior dureza?
Edu
Edu
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 20, 2016 11:07 am

^ Sim, é.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Amauri Felipe Ter Set 20, 2016 11:09 am

Bom dia!

Muito obrigado pelas dicas, algumas considerações:
*Todas as madeiras que tenho, têm no mínimo 20 anos, são de uma madeireira que esteve muito tempo fechada por inventário quando o antigo proprietário morreu (ficou 17 anos fechada), o mogno com certeza tem mais de 30 anos
* O Marfim, está em caibros e já entortou tudo que podia entortar;
* Pensei no ipê, justamente por ser dura, fiz uma tabua de carne em Ipê no formato do meu baixo, quase envermelhou a serra tico tico, mas acredite tem madeira mais dura (Aroeira, maçaranduba);
* Eu não vou conseguir o pau ferro, consigo sucupira, será que é legal?

Outra coisa, tenho mogno suficiente para uns 3 corpos de contrabaixo e marfim para uns 4 braços, se tiver algum Luthier aqui na região que possa me dar umas dicas, eu compartilho a madeira com ele.

Amauri
Amauri Felipe
Amauri Felipe
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 20, 2016 11:15 am

Amauri Felipe
Ótimo!
Manda ver então...
Já usei sucupira. Não gosto, pois é fibrosa e de difícil trabalhabilidade (tem que lixar muito!), embora sirva bem para escala.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Amauri Felipe Ter Set 20, 2016 11:28 am

Tipos de madeiras e suas tonalidades <a href=
Amauri Felipe
Amauri Felipe
Membro

Mensagem por Amauri Felipe Ter Set 20, 2016 11:29 am

As imagens são de minha oficina e das madeiras, não estão aparecendo para mim aqui no forum, alguem consegue visualizar?
Amauri Felipe
Amauri Felipe
Membro

Mensagem por Amauri Felipe Ter Set 20, 2016 11:43 am

cara, um top em cabreúva deve ficar show! Detalhe, não conheço as particularidades dessa madeira, mas o visual é ótimo.

Não vem ao caso aqui, mas a cbreúva alem de bonita é super cheirosa! quando passo na serra a oficina fica inteira com um cheiro agradável!
Amauri Felipe
Amauri Felipe
Membro

Mensagem por Edu Ter Set 20, 2016 5:48 pm

aqui no sul tem cabreúva (engraçado que nunca vi um baixo com top dessa madeira), marfim, cedro, ipê, pau ferro, freijó, agora braúna acho que nem com promessa. Certa feita procurei essa madeira pra fazer escala e ninguém conhecia aqui.
Edu
Edu
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 20, 2016 5:59 pm

Eu nunca trabalhei com cabreúva, mas sei que é bem vermelha.
A maçaranduba não é lá muito boa para usos em luthiería não, pois tende a rachar quando aparafusada.
Braúna é rara mesmo, é da família do Pau-Brasil, mas é mais escura (algumas vezes quase preta), é excelente para escalas!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Edu Ter Set 20, 2016 6:33 pm

sério Bertola? As peças de cabreúva que vi aqui no sul lembram jacarandá, maracatiara, etc, bem claras por fora e mais escuras (marrom claro) com figuras por dentro

olha que espetáculo o portão de cabreúva desse galpão véio (claro que eu não sei se essa madeira presta pra esse uso ou pra luthieria, só acho bonita pra um top heheh)

Tipos de madeiras e suas tonalidades DloR0Sy
Edu
Edu
Membro

Mensagem por SILVIAO Ter Set 20, 2016 9:44 pm

Uma duvida,mogno e nato são a mesma madeira?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 21, 2016 6:43 am

SILVIAO escreveu:Uma duvida,mogno e nato são a mesma madeira?
Não.
Nato é do gênero Mora. É uma madeira asiática.
Mogno é do gênero Swietenia, e existe nas Américas do Sul e Central e na África Ocidental (Gênero Khaya).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por SILVIAO Qua Set 21, 2016 8:24 am

E quanto as caracteristicas fisicas e sonoras são semelhantes?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagem por Edu Qua Set 21, 2016 12:15 pm

alguém já ouviu falar de jequitibá?
Presta pra corpo?
Alguém tem ideia do que puxaria a sonoridade?
Acho que essa madeira é do norte, certo?
Seria a inspiração do nome da empresa de cosméticos do Silvio Santos?
Edu
Edu
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 21, 2016 12:41 pm

SILVIAO escreveu:E quanto as caracteristicas fisicas e sonoras são semelhantes?
O Nato é menos denso...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 21, 2016 12:42 pm

Edu escreveu:alguém já ouviu falar de jequitibá?
Presta pra corpo?
Alguém tem ideia do que puxaria a sonoridade?
Acho que essa madeira é do norte, certo?
Seria a inspiração do nome da empresa de cosméticos do Silvio Santos?
Serve bem para corpos
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Amauri Felipe Qui Set 22, 2016 12:35 pm

Houve uma mudança no projeto, vou fazer a escala em roxinho.
O corpo será em mogno, com duas faixas em marfim e uma central em roxinho.
Amauri Felipe
Amauri Felipe
Membro

Mensagem por allexcosta Qui Set 22, 2016 12:41 pm

Amauri Felipe escreveu:Houve uma mudança no projeto, vou fazer a escala em roxinho.

Funciona.

Amauri Felipe escreveu:O corpo será em mogno, com duas faixas em marfim e uma central em roxinho.

Por quê? Estética?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Amauri Felipe Qui Set 22, 2016 3:35 pm

A sucupira que tenho não iria dar o tamanho, e depois da dica do colega eu não quis mais usar o ipê, vi escalas de roxinho na internet (Purple heart) e achei que ficaria legal, então resolvi fazer as faixas por questão estética

Amauri Felipe
Amauri Felipe
Membro

Mensagem por joseluiz.avilajr Qui Set 22, 2016 5:01 pm

um conselho que te dou em relação a escala de roxinho, é depois que terminar de dar o acabamento a lixa, e instalar os trastes, espera ela chegar no tom de roxo que tu quer (roxinho oxida rápido no sol ou a famosa soda caustica) e da umas mão de verniz pu fosco com proteção ultravioleta. assim ele vai ficar pra sempre naquele tom. senão fizer assim e usar só o acabamento tradidional ceras e oléos, em pouco tempo tu terá um instrumento horrivel com a escala toda marcada e manchada.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagem por Amauri Felipe Qui Set 22, 2016 5:35 pm

Muito obrigado pelas dicas José Luiz!
Assim farei!
Amauri Felipe
Amauri Felipe
Membro

Mensagem por Edu Qui Set 22, 2016 6:11 pm

o que vocês acham de peroba pra braço?
O fato de ser uma madeira com bastante oleosidade compromete a estabilidade?
pelo menos em números ela é densa, mas não sei a dureza...

Edit:
Peroba-do-campo
Edu
Edu
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Set 22, 2016 11:15 pm

^ Quem a usa com bastante frequência é o grande Samuel Martins. Portanto....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Edu Sex Set 23, 2016 12:08 am

portanto? ...

enfim, o fato de ser uma madeira com bastante oleosidade (peroba-do-campo) compromete a estabilidade?
pelo menos em números ela é densa, mas não sei a dureza...
Edu
Edu
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 23, 2016 6:22 am

É uma madeira adequada para braços.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo