Diferenças de timbre em interface e amplificador
+2
joabi
Baixista
6 participantes
Página 1 de 1
Diferenças de timbre em interface e amplificador
Recentemente tenho feito algumas gravações e percebo que o timbre do contrabaixo é totalmente diferente do que eu ouço no amplificador.
Mesmo ligando direto, sem efeitos, nada. Baixo, cabo, amp. Baixo, cabo, interface.
Cada amp tem suas características e colorem o som de alguma forma. Então pensei, será que a interface me daria o som "real" do instrumento, sem interferências? Se é que existe som "real".
Mesmo ligando direto, sem efeitos, nada. Baixo, cabo, amp. Baixo, cabo, interface.
Cada amp tem suas características e colorem o som de alguma forma. Então pensei, será que a interface me daria o som "real" do instrumento, sem interferências? Se é que existe som "real".
Baixista- Membro
Re: Diferenças de timbre em interface e amplificador
A interface chega mais próximo do som puro do instrumento.
Além da sonoridade do seu amplificador, se sua caixa não tiver HORN ela dificilmente vai reproduzir sons acima de 2.5kHz, por exemplo. isso não é nenhum problema, mas pode ser o motivo de você sentir tanta diferença entre os dois.
No fim, o som gravado pela interface vai sair em alguma caixa (ou fone), e está sujeito ao timbre dela também, que será diferente da sua caixa de baixo.
Muita gente gosta de combinar os dois sons ao gravar, microfonando a caixa, mas é preciso tomar cuidado no ajuste de fase.
joabi- Eterno Colaborador
Por um instante achei que você estivesse usando na gravação do baixo o pré do MIC interno (mas nem sei se isso é possível) com a sua interface (as vezes uso assim). Eu também não vejo diferença no resultado de minhas gravações e timbre real de meus baixos, até gostaria que isso acontecesse, melhor ainda se meu MIM, Squire, Giannini, etc., soassem como um Lakand.
afonsodecampos- Membro
Outro dia desses o rapaz do estúdio que fui gravar um lance ficou me olhando atravessado....gravamos...eu tinha levado meu ART V3 StudioMP e espetei dele pra interface...quando fui ouvir o som tava totalmente diferente, nem me reconheci pelo timbre do baixo.
Aí falei que tinha algo estranho, se ele tinha colocado algum FX no canal...aí ele todo maroto me mostrou o VST da AMPEG...delicadamente pedi que ele retirasse e que pelo amor de Marcus Miller nunca mais fizesse isso.
Desmelhorar não ajuda, né? kkkkk
Aí falei que tinha algo estranho, se ele tinha colocado algum FX no canal...aí ele todo maroto me mostrou o VST da AMPEG...delicadamente pedi que ele retirasse e que pelo amor de Marcus Miller nunca mais fizesse isso.
Desmelhorar não ajuda, né? kkkkk
Guilé, isso rola muito. A galera sai pendurando as coisas antes mesmo de ouvir o som que tá chegando. Sorte que seu ouvido não deixou passar.
Podes crer joabi, curto o timbre cru e flat...mexo só se tiver muita necessidade.
Inclusive uma das melhores sensações que tive de "Som Real" foi quanto tinha um PA com caixa de 3 vias Selenium com woofer de 12"...aí espetei o bass nesse ART, e dele pra potência...que som !!!!
Cara...esse lance aí que vc falou sobre o HORN tá encaixando umas peças aqui na minha cabeça e me fazendo repensar sobre minha futura caixa...tava pensando em 1X 12 de papelão, mas acho que a adição desse driver aí faria toda diferença.
Inclusive uma das melhores sensações que tive de "Som Real" foi quanto tinha um PA com caixa de 3 vias Selenium com woofer de 12"...aí espetei o bass nesse ART, e dele pra potência...que som !!!!
Cara...esse lance aí que vc falou sobre o HORN tá encaixando umas peças aqui na minha cabeça e me fazendo repensar sobre minha futura caixa...tava pensando em 1X 12 de papelão, mas acho que a adição desse driver aí faria toda diferença.
Também gosto de caixa assim. Sempre existe a possibilidade de desligar o agudo, e se tiver controle ajustável de volume melhor ainda.
joabi, sem querer abusar de sua boa vontade...mas aproveitando esse assunto de som real...usar DI antes da interface faz sentido ou é irrelevante ?
Obs: Uso uma M-AUDIO FastTrack pro
Obs: Uso uma M-AUDIO FastTrack pro
Guilé, usar um bom DI é legal, mas não no sentido de manter o som intacto. Bons DIs usam válvulas ou transformadores pra dar uma "encorpada" no som, na falta de um termo mais adequado. Porém DI só é imprescindível quando a distância for muito longa, como num palco, por exemplo. Aí ele evita perda de sinal e ruídos.
De qualquer maneira, a entrada da Fast Track já é apropriada pra gravar.
Aliás, sugiro o seguinte teste: ligue seu ART na entrada de insert ao invés de ligar direto no canal. Dessa forma você "pula" o preamp da interface. Da outra forma seu sinal passa por 2 prés... (talvez seja necessário ver no manual como deve ser o cabo de insert).
EDIT: seu ART provavelmente foi pensado como DI também. Eu acho.
Excelente ! Obrigado pelo esclarecimento e dicas joabi !
Vc suspeita que o cabo não seja um P10 convencional? A conexão deve se dar nas entradas "28" dessa foto aqui:
Lá tem a seguinte colocação para este ítem:
28. Inserts 1 and 2 (Insert 1 / Insert 2) – These 1⁄4” TRS jacks are configured to connect to an analog outboard effect (compressor/
limiter, delay, reverb, etc.), inserting the effect between the preamp and the A/D converter. These inserts are only active
when a connector is inserted, and are otherwise bypassed. The TRS jack is configured as follows: Tip=Send; Ring=Return;
Sleeve=Ground.
Vc suspeita que o cabo não seja um P10 convencional? A conexão deve se dar nas entradas "28" dessa foto aqui:
Lá tem a seguinte colocação para este ítem:
28. Inserts 1 and 2 (Insert 1 / Insert 2) – These 1⁄4” TRS jacks are configured to connect to an analog outboard effect (compressor/
limiter, delay, reverb, etc.), inserting the effect between the preamp and the A/D converter. These inserts are only active
when a connector is inserted, and are otherwise bypassed. The TRS jack is configured as follows: Tip=Send; Ring=Return;
Sleeve=Ground.
Guilé, as entradas Insert tem função dupla, servem para enviar e receber de volta o sinal no mesmo plug (In e Out no mesmo conector).
Repare que é utilizado um plug P10 ESTÉREO. A ponta do plug envia o sinal (para um processador externo, um pedal, seja o que for) e anel central (Ring) do plug recebe de volta.
No seu caso será mesmo necessário um cabo específico, já que a intenção é usar só a volta. Use um cabo P10 mono de um lado e estéreo do outro. No lado estéreo você conecta no anel central à ponta. Funciona.
joabi escreveu:
A interface chega mais próximo do som puro do instrumento.
Além da sonoridade do seu amplificador, se sua caixa não tiver HORN ela dificilmente vai reproduzir sons acima de 2.5kHz, por exemplo. isso não é nenhum problema, mas pode ser o motivo de você sentir tanta diferença entre os dois.
No fim, o som gravado pela interface vai sair em alguma caixa (ou fone), e está sujeito ao timbre dela também, que será diferente da sua caixa de baixo.
Muita gente gosta de combinar os dois sons ao gravar, microfonando a caixa, mas é preciso tomar cuidado no ajuste de fase.
Poderia falar um pouco mais sobre isso?
O ajuste de fase seria ao unir os dois áudios captados, não soar dessincronizado?
Baixista- Membro
Baixista, ajustar (ou conferir) fase é importante toda vez que a gente grava a mesma fonte sonora (o baixo nesse caso) somando duas ou mais captações simultâneas (canais). Casos típicos em estúdio: baixo em linha e microfonado, caixa da bateria com mic em cima e em baixo, amp de guitarra com 2 microfones, violão com 2 microfones, bateria com trocentos microfones, etc...
Como a gente aprende na escola, o som é representado por ondas sonoras, com seus picos e seus vales. Ajustar a fase significa conseguir uma espécie de "alinhamento" entre duas ondas diferentes, para que elas caminhem de forma parecida, sobrepondo picos e vales.
Quando não existe sincronismo nesse movimento o resultado prático é uma alteração significativa no som, geralmente percebido como perda de graves, ou agudos, ou ressaltando demais algumas frequências que estavam normais nos sons isolados. De forma geral, quando você soma dois canais que estão legais e o som fica pior do que os mesmos isolados, desconfie de fase.
Alguns preamps e plugins têm um botão para inverter a polaridade, o que ajuda bastante. Ainda assim, numa gravação mais séria, o ideal é conferir com bastante cuidado. Existem até softwares especiais para isso. Quanto mais canais envolvidos, mais crítico deve ser o ajuste.
Muitas vezes o técnico sai equalizando e aquele grave redondo nunca vem... ou o médio chato nunca some. É bem possível que haja algum problema de fase. Ajustar a fase faz com que os EQs trabalhem como devem: pequenas correções são percebidas mais facilmente. Em tempo: EQs não-lineares (99% da galáxia) também alteram a fase do sinal. Quanto mais se equaliza, maior a mudança de fase.
Desculpe pelo texto longo.
Joabi obrigado por esta aula!
SILVIAO- Membro
joabi escreveu:
Aliás, sugiro o seguinte teste: ligue seu ART na entrada de insert ao invés de ligar direto no canal. Dessa forma você "pula" o preamp da interface. Da outra forma seu sinal passa por 2 prés... (talvez seja necessário ver no manual como deve ser o cabo de insert).
A M-AUDIO utiliza aqueles conectores hibridos XLR/P10. O pré interno da interface só é ativado quando você pluga um cabo XLR. Se o conector for um P10, ele faz um bypass no pré da interface, assumindo que você está usando um pré externo.
Claudio- Membro
Sei não, meu amigo Cláudio, sei não.
Tenho minhas dúvidas se ela desativa mesmo o circuito do preamp ou se somente altera para um nível adequado para instrumentos. Nenhuma outra faz isso, e não faria sentido, pois a interface não tem como saber se você usa ou não um pré externo. Desligar o preamp interno dessa forma não permitiria usar um baixo espetado direto nela com P10, por exemplo. Sempre seria necessário ter um pré extra ou usar um DI pra ligar o baixo.
^ Bem, essas informações que passei constam no manual das Fast Tracks, durante bastante tempo utilizei duas FT sempre dessa forma!
Segundo o manual, o terceiro pino do XLR é o que faz ativar o pré interno. Para ligar um beixo direto sem o pré, era necessário utilizar as duas portas exclusivas para instrumentos, essas vinham com o pré sempre ativado. As outras entradas de MIC só ativam o pré com a presença do terceiro pino do XLR.
Segundo o manual, o terceiro pino do XLR é o que faz ativar o pré interno. Para ligar um beixo direto sem o pré, era necessário utilizar as duas portas exclusivas para instrumentos, essas vinham com o pré sempre ativado. As outras entradas de MIC só ativam o pré com a presença do terceiro pino do XLR.
Claudio- Membro
A minha tem uma chavinha INST/LINE (4) ...seria isso então Claudio ?
4. Instrument/Line Selector Button (Inst/Line) – This button selects the input level of the front panel 1⁄4" inputs. In the out position,the inputs are set to accept an instrument level signal (such as that from a guitar or bass) while in the in position they are set toaccept a line level input (such as that from a keyboard or drum machine). Please note that the XLR input level is unaffected bythis switch.
6. Microphone/Instrument Inputs (Mic/Inst) – These Neutrik hybrid connectors will each accept a low-impedance mic level signal
on a standard three-pin balanced XLR or TRS plug, or a high-impedance instrument level signal on an unbalanced 1/4” TS
plug.
4. Instrument/Line Selector Button (Inst/Line) – This button selects the input level of the front panel 1⁄4" inputs. In the out position,the inputs are set to accept an instrument level signal (such as that from a guitar or bass) while in the in position they are set toaccept a line level input (such as that from a keyboard or drum machine). Please note that the XLR input level is unaffected bythis switch.
6. Microphone/Instrument Inputs (Mic/Inst) – These Neutrik hybrid connectors will each accept a low-impedance mic level signal
on a standard three-pin balanced XLR or TRS plug, or a high-impedance instrument level signal on an unbalanced 1/4” TS
plug.
Claudio- Membro
Ainda acho que vocês estão enganados. Nunca tive essa interface, então quem sou eu pra dizer, mas se você ligar um baixo nesse input aí, girar o botão e o volume subir, você está usando o pré interno. A diferença entre o XLR, line e instrument (Hi-Z) é só na relação de volume adequada para o que está entrando.
Dar bypass no preamp só mesmo pela entrada de insert. Tentem procurar no manual a descrição sobre o insert e certamente dirá em algum lugar que você está pulando o preamp e mandando direto para o conversor digital.
Acho que tanto no MIC quanto no Line o botão de ganho funciona...isso tem influência ?
Zerar o ganho seria de uma forma anular o preamp interno então?
Zerar o ganho seria de uma forma anular o preamp interno então?
Guilé escreveu:Acho que tanto no MIC quanto no Line o botão de ganho funciona...isso tem influência ?
O baixo só deve funcionar no Instrument. Com o DI funciona o XLR.
Guilé escreveu:Zerar o ganho seria de uma forma anular o preamp interno então?
Não, só ligando pelo insert mesmo, Guilé.
Valeu Joabi ! Vou providenciar aquele cabo mono/stereo p10.
Abç !
Abç !
Faça um teste e conte pra gente, ok?
EDIT: só pra completar um pouco a informação, não existe problema em usar 2 pés, alguns até preferem assim. É conhecido como "pré no pré", ou algo assim. Aliás, se o baixo for ativo isso já acontece naturalmente. Se tiver outro preamp externo no meio do caminho serão três no percurso do sinal...
Tem que testar pra ver o que gosta. Comentei sobre o insert porque alguns nem imaginam que existe essa possibilidade, e, por experiência própria, o som costuma agradar.
SILVIAO escreveu:Joabi obrigado por esta aula!
^ 2.
Baixista- Membro