Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?
+12
Filipético
Mauricio Luiz Bertola
Claudio
rodsom
severo
allexcosta
joabi
subgrave
J.Adalberto
Breno_Barnabe
Christian
Fernando Zadá
16 participantes
Página 1 de 1
Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?
Tem um método bacana de ver se os cabos estão bons e utilizáveis ainda de forma mais científica??
Fernando Zadá- Moderador
Re: Como saber se um cabo está ou é bom? Multimetro? Dicas?
o que tu acha daqueles testadores de cabo?
Christian- Membro
Tipo esses?Christian escreveu:o que tu acha daqueles testadores de cabo?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-636119393-testador-de-cabo-com-xlr-p10-speakon-usb-crs-ct02b-_JM
Nem sabia que existia!
Breno_Barnabe- Membro
opa essa é facil de responder em mestre Zada!
se tiver funcionando esta bom!
se nao estiver funcionando esta Ruim!
Metodo cientifico Empírico !
se tiver funcionando esta bom!
se nao estiver funcionando esta Ruim!
Metodo cientifico Empírico !
Interessante questionamento. Eu também gostaria de saber se meu cabo (Santo Angelo) ainda está bom, uso ele a uns 15 anos, funciona perfeitamente, mas será que ainda mantem a qualidade de condução elétrica?
subgrave- Membro
O testador da Behringer também é bom, apesar de não testar Speakon (mas tem gerador de sinal e testa cabos instalados, como num PA).
Uma boa dica é balançar bastante o cabo. Se surgir algum ruído indica que não está bom. Abrir o conector pra ver se tem algum sinal de oxidação também é bom. Às vezes o cabo até conduz, mas não está legal.
joabi- Eterno Colaborador
Nem sabia que existia esse testador.
Me surgiu a dúvida pois uma amigo deixou uma sacola com vários cabos aqui de presente e disse que uns estavam meio ruins.
Testei ligando um por um e num deles que estava funcionando até que bem achei que o som estava estranho aí liguei outro sem mexer em nada e diferença de sinal e som foi absurda.
Depois fui comparar com um que gosto e achava que estava muito bom e na comparação ele estava bem mais ou menos.
Fiquei na dúvida e queria separar eles por qualidade para não usar cabo mais ou menos para gravar achando que o usando um ótimo.
Vou espiar melhor esse testador de cabo aí.
Me surgiu a dúvida pois uma amigo deixou uma sacola com vários cabos aqui de presente e disse que uns estavam meio ruins.
Testei ligando um por um e num deles que estava funcionando até que bem achei que o som estava estranho aí liguei outro sem mexer em nada e diferença de sinal e som foi absurda.
Depois fui comparar com um que gosto e achava que estava muito bom e na comparação ele estava bem mais ou menos.
Fiquei na dúvida e queria separar eles por qualidade para não usar cabo mais ou menos para gravar achando que o usando um ótimo.
Vou espiar melhor esse testador de cabo aí.
Fernando Zadá- Moderador
^O testador não serve pra identificar o quanto o cabo influi no som, só pra saber se tem algum fio partido. Um multimetro faz o mesmo serviço, mas é mais complicado de usar.
Hum entendi.
Pena.
Existe como testar a qualidade dele sem ser ouvindo??
Pena.
Existe como testar a qualidade dele sem ser ouvindo??
Fernando Zadá- Moderador
Provavelmente sim, em um laboratório, mas sai mais em conta comprar um cabo novo.
Na minha experiência cabos não perdem qualidade com o tempo, ou se perdem, é algo desprezível.
Cabos simplesmente estão bons ou ruins.
Usei um DiMarzio por uns 12 anos e nunca notei diferença em relação ao dia que comprei.
Usei um DiMarzio por uns 12 anos e nunca notei diferença em relação ao dia que comprei.
allexcosta- Administrador
Eu nunca tinha encanado com isso pra mim no geral se ta funcionando esta bom.
Só fiquei grilado pro causa desse que aparentemente estava ok mas como estava testando um atrás do outro senti uma grande diferença de volume ao ligar ele e não foi só impressão não.
Perder acho que não deve perder mesmo Allex.
Minha curiosidade era saber se tinha como testar de alguma forma mais técnica se um era melhor que o outro em termos de som e volume.
Mas nada urgente nem grave era só curiosidade mesmo.
Só fiquei grilado pro causa desse que aparentemente estava ok mas como estava testando um atrás do outro senti uma grande diferença de volume ao ligar ele e não foi só impressão não.
Perder acho que não deve perder mesmo Allex.
Minha curiosidade era saber se tinha como testar de alguma forma mais técnica se um era melhor que o outro em termos de som e volume.
Mas nada urgente nem grave era só curiosidade mesmo.
Fernando Zadá- Moderador
allexcosta escreveu:Na minha experiência cabos não perdem qualidade com o tempo, ou se perdem, é algo desprezível.
Eu tive alguns cabos antigos que criaram bastante zinabre por dentro, e a qualidade foi piorando, nitidamente. Perdendo agudos. Isso faz muito tempo, início da década de 90, e eram da Santo Angelo, na época que a esta empresa estava começando. Eu tocava uns 4 bailes por semana, com uma máquina de fumaça jogando glicerina diretamente nos meus cabos...
Alguns cabos começam a dar ruídos de tanto o povo pisar em cima. Quebram a malha, mas no teste de cabos ainda funcionam, por isso sugeri ao Zadá balançar bastante durante o teste.
Concordo que se forem mantidos em bom estado não vão perder qualidade devido ao tempo, principalmente um cabo bom como o DiMarzio. Aqui no estúdio os cabos são antigos e também não percebo a menor diferença de quando eram novos.
Olá,
Com um multímetro, você pode testar a continuidade e a resistência do núcleo e da malha do cabo. Quanto mais perto do zero a resistência estiver, melhor será a condutividade do cabo.
Com um multímetro, você pode testar a continuidade e a resistência do núcleo e da malha do cabo. Quanto mais perto do zero a resistência estiver, melhor será a condutividade do cabo.
severo- Membro
^Você não saberia quais são os valores toleráveis?
subgrave- Membro
^zero virgula qualquer coisa. se for um cabo muito comprido, um virgula alguma coisa.
rodsom- Membro
Utilizo um cortador de cabos da Planet Waves que já vem com testador.
http://www.ebay.com/itm/Planet-Waves-Cable-Cutter-and-Cable-Tester-Maintenance-Tool-/301435800963?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item462ef94d83
http://www.ebay.com/itm/Planet-Waves-Cable-Cutter-and-Cable-Tester-Maintenance-Tool-/301435800963?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item462ef94d83
Claudio- Membro
rodsom escreveu:^zero virgula qualquer coisa. se for um cabo muito comprido, um virgula alguma coisa.
Adorei essas definições...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Resistência zero você não vai conseguir medir, pois há a resistência interna do multímetro. Então para começar o teste, coloque uma ponteira contra a outra para verificar o valor da resistência interna do multímetro (multímetros "comuns" de baixa qualidade tem algo entre 0,5 a 0,8 OHMs). Após medir os condutores. Cabos com menos de 10m a resistência é desprezível, aparecendo praticamente só a resistência interna do multímetro.
severo- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:rodsom escreveu:^zero virgula qualquer coisa. se for um cabo muito comprido, um virgula alguma coisa.
Adorei essas definições...
é pq nao existe valor certo. kkkkkkkk.
rodsom- Membro
severo escreveu:Resistência zero você não vai conseguir medir, pois há a resistência interna do multímetro. Então para começar o teste, coloque uma ponteira contra a outra para verificar o valor da resistência interna do multímetro (multímetros "comuns" de baixa qualidade tem algo entre 0,5 a 0,8 OHMs). Após medir os condutores. Cabos com menos de 10m a resistência é desprezível, aparecendo praticamente só a resistência interna do multímetro.
Obrigado, vou lá verificar meus cabos com o multímetro...
subgrave- Membro
Como eletrotécnico te digo que a unica forma de testar cabo pela condução é obtendo valores de resistência ôhmica, e o único aparelho pra medir que se aplica a ESSA situação é o micro-ohmímetro, aparelho super caro na faixa de 10 mil pra cima.
Mas fatores como boa isolação, plugues firmes, boa resistência a pancadas e vida útil, são levados em conta também.
Se houver questionamento em relação a perdas sonoras saibam.
R = p x L / A
R = Resistência ôhmica
p = resistividade do condutor
L = comprimento ( do cabo )
A = Área de secção ( bitola )
Resistência = resistividade vezes comprimento dividido pela "bitola"
isso quer dizer que quanto mais cumprido o cabo ele tem uma tendencia a aumentar sua resistência ôhmica, porem quanto maior a bitola a resistência ôhmica diminui. O fator resistividade vem de acordo com material que é usado como Cobre, Ouro, alumínio, Prata.. ( um fator que não precisa ser alterado, pois você pode fazer um jogo de largura e comprimento e obter o mesmo resultado! )
Obs.: solda de plugues podem comprometer todo o material do cabo, pois uma solda mal feita ou com pouco contato fará a resistência diminuir e terá perda de som e o dimensionamento do cabo pode ter servido de nada!
Mas fatores como boa isolação, plugues firmes, boa resistência a pancadas e vida útil, são levados em conta também.
Se houver questionamento em relação a perdas sonoras saibam.
R = p x L / A
R = Resistência ôhmica
p = resistividade do condutor
L = comprimento ( do cabo )
A = Área de secção ( bitola )
Resistência = resistividade vezes comprimento dividido pela "bitola"
isso quer dizer que quanto mais cumprido o cabo ele tem uma tendencia a aumentar sua resistência ôhmica, porem quanto maior a bitola a resistência ôhmica diminui. O fator resistividade vem de acordo com material que é usado como Cobre, Ouro, alumínio, Prata.. ( um fator que não precisa ser alterado, pois você pode fazer um jogo de largura e comprimento e obter o mesmo resultado! )
Obs.: solda de plugues podem comprometer todo o material do cabo, pois uma solda mal feita ou com pouco contato fará a resistência diminuir e terá perda de som e o dimensionamento do cabo pode ter servido de nada!
Filipético- Membro
...fará a resistência aumentar...Filipético escreveu:
Moshe Bar Elohim- Membro
O lance é que a qualidade do cabo não é dada só pela resistência (que é fácil de atingir baixos valores, mesmo com condutores de alumínio), mas pela capacitância também, ok?
Vejam que um captador costuma ter resistência de cerca de 5 a 20 k ohms, a entrada de um amplificador tem muito mais de 100 k ohms, se o cabo tivesse 0,01 ou 10 ohms não faria lá muita diferença.
Vejam que um captador costuma ter resistência de cerca de 5 a 20 k ohms, a entrada de um amplificador tem muito mais de 100 k ohms, se o cabo tivesse 0,01 ou 10 ohms não faria lá muita diferença.
Thales_Sr- Moderador
Moshe Bar Elohim escreveu:...fará a resistência aumentar...Filipético escreveu:
correto*, me atrapalhei rsrs
Filipético- Membro
Dependendo, até ajuda.Thales_Sr escreveu:O lance é que a qualidade do cabo não é dada só pela resistência (que é fácil de atingir baixos valores, mesmo com condutores de alumínio), mas pela capacitância também, ok?
Boa dica. É muito comum nos testes acontecer de não acusar nenhum problema, porém ao utilizar na prática, falham. A malha de blindagem pode estar comprometida.joabi escreveu:Uma boa dica é balançar bastante o cabo. Se surgir algum ruído indica que não está bom. Abrir o conector pra ver se tem algum sinal de oxidação também é bom. Às vezes o cabo até conduz, mas não está legal.
Alguns cabos começam a dar ruídos de tanto o povo pisar em cima. Quebram a malha, mas no teste de cabos ainda funcionam, por isso sugeri ao Zadá balançar bastante durante o teste.
Outros objetos que esmagam os cabos são cadeiras com e sem rodinhas, principalmente em estudos dentro de casa. Eu tomava o máximo de cuidado aqui afastando o cabo, quando percebia ele já estava debaixo da cadeira, nem sentia e nem sabia como ai parar lá.
Moshe Bar Elohim- Membro
um dia esqueci de por meu cabo bom na case, então só estava com um cabo reserva, daqueles fininhos com capa de "prástico"...
No meio do ensaio o vocalista fala: "meu, teu som ta mais porrada hoje, o que vc fez no baixo?"... Eu demorei pra sacar, mas ai lembrei do cabo... o pior cabo que eu tinha nos ouvidos do vocalista soou melhor
como eu tenho TOC, eu nem gosto muito de pensar nessas coisas, senao vou fazer coleção de cabos...
No meio do ensaio o vocalista fala: "meu, teu som ta mais porrada hoje, o que vc fez no baixo?"... Eu demorei pra sacar, mas ai lembrei do cabo... o pior cabo que eu tinha nos ouvidos do vocalista soou melhor
como eu tenho TOC, eu nem gosto muito de pensar nessas coisas, senao vou fazer coleção de cabos...
Stormbringer- Membro
Meu velho...se ligue...
Esse aqui testador é massa!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643486767-testador-examinador-de-cabos-ate-7-tipos-waldman-ct-71-usb-_JM
Se a solda estiver errada, ele acusa. Meu pai tem um
Esse aqui testador é massa!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643486767-testador-examinador-de-cabos-ate-7-tipos-waldman-ct-71-usb-_JM
Se a solda estiver errada, ele acusa. Meu pai tem um
Juninho Sampaio- FCBR-CT
^o TRS serve pra cabo mono tambem?
Stormbringer- Membro
ahahahhahahahahahahah
Desculpas, mas quem testa meus cabos é meu pai.
Não sei te responder!
Desculpas, mas quem testa meus cabos é meu pai.
Não sei te responder!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
hahahah... ok... mas esse trem tb parece do tipo: funciona / nao funciona... nao que teste o "quao bom ou ruim" esta o cabo na game intermediaria...
Stormbringer- Membro
Sei que testa meio mundo de cabo e se me parece ser bom, até pelo preço. Se as soldas não estiverem na ordem correta para atingir o melhor desempenho, as luzes nao batem...tem um manual em português.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Aí só checa se os fios estão ligados na ordem correta, mas não faz juízo de valor quanto a qualidade da transmissão dos dados.
Thales_Sr- Moderador
Testador de cabo funciona (para o que pretende), mas é mais útil para técnico de som. Para músico o bom e velho multímetro é mais interessante.
Como não sei usar nem um nem outro, quando o cabo começa a bichar eu jogo fora e compro outro.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Thales_Sr escreveu:Aí só checa se os fios estão ligados na ordem correta, mas não faz juízo de valor quanto a qualidade da transmissão dos dados.
Dados?
subgrave- Membro
No caso do USB, sim... rssubgrave escreveu:Thales_Sr escreveu:Aí só checa se os fios estão ligados na ordem correta, mas não faz juízo de valor quanto a qualidade da transmissão dos dados.
Dados?
Mas foi mais costume mesmo, troque "dados" por "sinal".
Thales_Sr- Moderador