Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

+8
DDC
edumoraes
Paulo Penna
siodoni
SILVIAO
fheliojr
rodsom
Ruds
12 participantes

Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por Ruds Ter Mar 24, 2015 3:15 pm

Muito interessante o tópico que achei hoje no Basschat. É um teste cego feito ao vivo na Suécia pelo pessoal da TKS engineering com três caixas acústicas diferentes: 2x10, 1x12 e 1x15. A ideia era ver se o público conseguia adivinhar qual era qual só pelas diferenças de timbre.

O teste na verdade foi quase duplo cego, porque nem o baixista que estava tocando sabia qual caixa era qual. Eles tomaram vários cuidados, como garantir que as caixas sempre estivessem na mesma posição da mesma sala. O amp era sempre o mesmo, sem equalização, e eles regularam o volume para acomodar as diferenças de sensibilidade das caixas (sem mostrar o amp pros ouvintes, claro). Mesmo baixo e baixista. Mesmas linhas de baixo.

Para mais detalhes, esse é o link do tópico original: http://basschat.co.uk/topic/258101-speaker-size-samples-and-poll/

O resultado é revelado na pág. 3 do tópico.

Eles discutem vários detalhes interessantes no tópico, mas no final das contas fica claro que existe uma ideia preconcebida de que falantes de 10" tem mais "punch" e mais agudos, falantes de 15" chegam mais grave e são mais "aveludados", e que os de 12" seriam um intermediário.

As caixas tinham sim diferenças de timbre, mas ninguém no teste ao vivo acertou o resultado! Se os participantes tivessem simplesmente chutado, o resultado não seria tão ruim. Mas usando suas noções preconcebidas de que o tamanho do falante tem influencia no timbre, eles erraram feio. Inclusive o baixista que tocou nas caixas ficou surpreso.

Ou seja, claro que falantes diferentes podem ter timbres diferentes, mas não é o tamanho que importa, e sim as características dos falantes. E a caixa onde os falantes estão também influencia muito no resultado final. Por exemplo, um falante de 8" pode ser um subwoofer usado em caixas de home theater ou um mid-range usado pra PA. São falantes radicalmente diferentes, com parâmetros muito diferentes, mas que têm o mesmo tamanho nominal: 8". O som que eles produzem não tem nada a ver um com o outro.

Isso reforça o que já falei algumas vezes aqui no fórum, de que não existe essa história de "timbre de falante de 15" ou "eu gosto de falantes de 12 porque são mais equilibrados". O tamanho do falante não diz quase nada sobre como uma caixa pode soar.


Última edição por Ruds em Qui Mar 26, 2015 8:40 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : corrigir erro de digitação)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por rodsom Ter Mar 24, 2015 7:09 pm

onde ta o resultado do teste? nao manjo muito dos ingreis.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por fheliojr Ter Mar 24, 2015 7:30 pm

só acertei o A.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por SILVIAO Ter Mar 24, 2015 7:57 pm

Excelente post Ruds!
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por siodoni Ter Mar 24, 2015 8:07 pm

Sem ver o resultado meu voto vai para:
A - 12"
B - 15"
C - 10"
Agora vou ver se errei muito Very Happy

Putz! Só acertei a primeira.
E por incrível que pareça a que mais gostei achei que fosse outra medida o falante.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por Paulo Penna Ter Mar 24, 2015 10:39 pm

meu voto, é
a: 10
b: 15
c: 12
mas, como são 2x10, provavelmente o mais grave, o b pode ser o 2x10, ai:
a: 12
b: 2x10
c: 15
Se a segunda estiver certa, vou montar um 2x10 ou 2x12.... hehhee.... Ruds, tem projeto ai?
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por SILVIAO Qua Mar 25, 2015 12:28 am

Eu opinei errado kkk!!
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por edumoraes Qua Mar 25, 2015 2:53 am

eu acertei as 3.

12
2x10
15
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por rodsom Qua Mar 25, 2015 8:50 am

2x10 falando mais grave que todas? Shocked Shocked Shocked
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por Ruds Qua Mar 25, 2015 9:30 am

Acho que nem todos me entenderam. Minha intenção não foi estimular uma competição pra ver quem acerta o chute. Isso inclusive vai contra o que postei, que deveria desestimular esse tipo de "teste". Além disso eu já "cantei a pedra", falei do resultado e mostrei a enquete no Basschat que já está aberta, explicada e comentada. Nesse ponto a brincadeira pode até ser divertida, mas qualquer resposta ou "acerto" é irrelevante.

O que teve alguma relevância foi o experimento ao vivo. A própria gravação e enquete no Basschat, mesmo antes de se abrir o resultado, foi mais entretenimento, porque a gravação tem influência do microfone (posição, tipo...) e do aparelho de som que se usa pra reproduzir as gravações (tipo caixinhas de notebook? pfff...).

A minha intenção (quixotesca?) é ajudar a diminuir esse preconceito de que o tamanho do falante determina o timbre. Tentar derrubar mais um mito aproveitando o embalo desse experimento que os caras da TKS fizeram. Quis trazer algum esclarecimento que me pareceu apropriado pro nosso fórum.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por Ruds Qua Mar 25, 2015 9:37 am

rodsom escreveu:onde ta o resultado do teste? nao manjo muito dos ingreis.
O resumo do resultado eu já escrevi ali na primeira postagem.

Se quiser mais detalhes você pode usar um tradutor on-line pra ajudar.

Paulo Penna escreveu:mas, como são 2x10, provavelmente o mais grave, o b pode ser o 2x10

rodsom escreveu:2x10 falando mais grave que todas? Shocked Shocked Shocked

Por isso que acho que não me fiz entender. O que estou dizendo é justamente que ser falante de 10", de 15" ou qualquer que seja o tamanho, não importa pro timbre. O tamanho do cone não diz quase nada sobre como um falante se comporta.

Pensem no exemplo que dei de existirem falantes que são subwoofers de 8" e outros que são mid-range também de 8". Ambos têm 8", mas soam completamente diferente.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por rodsom Qua Mar 25, 2015 10:48 pm

Ruds escreveu:Por isso que acho que não me fiz entender. O que estou dizendo é justamente que ser falante de 10", de 15" ou qualquer que seja o tamanho, não importa pro timbre. O tamanho do cone não diz quase nada sobre como um falante se comporta.

te entendi, só assustei com o resultado do teste mesmo. sempre acreditei nesse mito tambem.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por siodoni Qua Mar 25, 2015 10:55 pm

rodsom escreveu:2x10 falando mais grave que todas? Shocked Shocked Shocked
Pra mim esse foi o pior timbre.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por DDC Qua Mar 25, 2015 11:03 pm

rodsom escreveu:2x10 falando mais grave que todas? Shocked Shocked Shocked
+1 acho que por ser 2x10 deu o grave mais redondo ou não.
DDC
DDC
Membro

Mensagens : 177
Localização : Cardoso Moreira - Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por Paulo Penna Qui Mar 26, 2015 2:13 pm

Ruds, como as caixas eram idênticas, com a mesma litragem e dutos, isto pode ter afetado os resultados?

Pra mim a única que ficou com resposta bacana foi a 2x10, achei as ouras uma M. Mas sei que devo levar em conta a gravação, o local em que foi feita, microfone, meu equipamento ao ouvir a gravação...
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por Ruds Qui Mar 26, 2015 5:30 pm

^ Conforme o cara da TKS disse no Basschat, os falantes foram escolhidos de forma que funcionassem bem pra caixas daquele tamanho. Mas pra que todos funcionassem bem, a sintonia teria que ser regulada de acordo com cada falante. Então as sintonias não eram as mesmas. Senão não teria como fazer o teste.

Mas isso é o que se espera sempre: que a sintonia seja adequada para o falante. O teste é justo, porque está de acordo com a situação que se encontraria na prática. Como a sintonia não depende do tamanho do falante, mas das características eletro-mecânicas dele, o experimento continua válido.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por fbarione Qui Mar 26, 2015 9:45 pm

Gosteis da 2x10 e da 1x12....mas meu mundo caiu hahahaha

fbarione
Membro

Mensagens : 223
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por Rico Qui Mar 26, 2015 10:02 pm

Por increça que parível, eu acertei as três. Tenho utilizado falantes de 12". Também possuo caixa 1x15. Isso facilitou.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por Paulo Penna Qui Mar 26, 2015 11:39 pm

A minha 1x15 soa melhor do que estas 3....parecida com o que ouvi da 2x10 Por isso acho que talvez a gravação possa ter tido influência.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por ct.colela Seg Abr 27, 2015 8:19 pm

Como ter certeza de acertar qual falante usado nos testes?
Se o que difere é a area de cone que produz o som,ae vc grava e depois escuta em fone , monitor
O topico é interessante mas para ser feito ao vivo
Como vou avaliar baixas frequencias usando um fone tipo.este usados em celular
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3398
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por Ruds Ter Abr 28, 2015 1:35 pm

Por isso é que a parte do teste que "valeu" foi a que foi feita ao vivo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por Sonikado Qui Abr 30, 2015 1:46 am

...vocês bem devem saber que 2x10 é muito mais ar sendo movimentado do que 1x15, né.
2 auto-falantes nessa condição conseguem abusar bem mais do grave mantendo o SPL.

Mas vai de projeto pra projeto: Eu uso um falante de 10" como subwoofer no meu computador, ele atinge lá os seus 36hz com maestria(a curva começa a cair aqui). Obviamente, ele não segura um palco contra um batera.

Infelizmente eu acabei lendo as respostas antes de ouvir os testes então minha opinião nos números é inválida.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1356
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por ct.colela Qui Abr 30, 2015 1:50 am

Sonikado essa teoria cai por terra
Se eu usar 80 autofalantes de 3polegadas eu com certeza teria muito mais area de cone que um par de 10polegadas ou um unico de 15
Poderia atingir um spl maior mas jamais daria baixas frequencias a ponto de superar o citados acima
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3398
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por Sonikado Qui Abr 30, 2015 2:03 am

ct.colela escreveu:Sonikado essa teoria cai por terra
Se eu usar 80 autofalantes de 3polegadas eu com certeza teria muito mais area de cone que um par de 10polegadas ou um unico de 15
Poderia atingir um spl maior mas jamais daria baixas frequencias a ponto de superar o citados acima

+ -, não vamos partir para extremos. Com 3 polegadas é muito difícil ter muita movimentação de cone, já que a suspensão fica limitada(entre outras coisinhas). E, ainda sim, existem sim aplicações onde falantes de pouca área conseguem sons de frequências bastante supreendentes para tal tamanho:
Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Red-Dragon-B-01

Agora... 10, 12 e 15 polegadas são bastante semelhantes entre si neste quesito. Tanto que é interessante ver falantes compartilhando praticamente todos os seus componentes e mudando apenas o cone em si para um tamanho maior/menor. Partindo pro outro extremo, temos os falantões de 21"~24" despejando a usina de graves que eles tem nos shows e festivais por aí.

Detalhe: Eu já vi e ouvi falantes de 5" e 6" dando graves que fazem o meu falante de 10" em casa simplesmente sentar num canto escuro e chorar de depressão. Com menos SPL, obviamente.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1356
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por Ruds Qui Abr 30, 2015 2:38 pm

...vocês bem devem saber que o volume deslocado Vd depende da área do cone Sd e do deslocamento máximo Xmax, né?
Tipo...  Vd = Sd * Xmax

E vocês também devem saber que pra um falante de 10", Sd fica em torno de 350 cm2, enquanto que pra um de 15", Sd é próximo de 850 cm2.
Tipo assim... 350 * 2 < 850

né?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por ct.colela Qui Abr 30, 2015 2:41 pm

Ae ferrou meu ouvido não sabe fazer conta
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3398
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres Empty Re: Teste cego: tamanhos de falantes e seus timbres

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos