Regulagem de oitava , mola do carrinho no limite
5 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Regulagem de oitava , mola do carrinho no limite
oi pessoal!!!!
tenho um baixo golden e eu mesmo o regulo mas nessa última regulagem, deixei o braço um pouquinho curvo, queria saber se pode ser assim ou precisa ser totalmente reto e o principal problema é que na regulagem das oitavas (24 trastes), a mola da ponte está no limite proximo ao corpo e ainda assim as notas estão abaixo do que deveriam estar,o que eu devo fazer???? por favor alguém me ajude.
Obrigado desde já!!!
Obs. não tem como levá-lo num luthier por enquanto!!!!)
tenho um baixo golden e eu mesmo o regulo mas nessa última regulagem, deixei o braço um pouquinho curvo, queria saber se pode ser assim ou precisa ser totalmente reto e o principal problema é que na regulagem das oitavas (24 trastes), a mola da ponte está no limite proximo ao corpo e ainda assim as notas estão abaixo do que deveriam estar,o que eu devo fazer???? por favor alguém me ajude.
Obrigado desde já!!!
Obs. não tem como levá-lo num luthier por enquanto!!!!)
bass163- Membro
Re: Regulagem de oitava , mola do carrinho no limite
Braço curvo? soltou muito o tensor, é isso?
Joao Paulo de Campos - Fender Club #036 - Clube do Baixolão #015 - Hartke club #027
JP- Membro
JP escreveu:Braço curvo? soltou muito o tensor, é isso?
não, pelo contrário, tava mais curvo, eu diminui a encurvatura mas ainda tem um pouco, porque eu achei que seria bom deixar um pouquinho de encurvatura, a minha dúvida é se a curvatura (praticamente mínima) é saúdavel e como regular as oitavas, já os carrinhos estão no limite e ainda sim as notas não chegam
valeu brother!!!!
bass163- Membro
Tem um tópico aqui chamao: REGULAGEM BÁSICA. dá uma olhada.
Joao Paulo de Campos - Fender Club #036 - Clube do Baixolão #015 - Hartke club #027
JP- Membro
JP escreveu:Tem um tópico aqui chamao: REGULAGEM BÁSICA. dá uma olhada.
obrigado, mas eu já fiz isso, o problema é a ponte que está com os carrinhos colocados no máximo, estão todos juntos da ponte e a nota ainda está abaixo do que deve estar, o parafuso de regulagem está apertado no máximo, sendo necessário que eu diminua o comprimento da corda, mas não tem como entende?,não tem mais pra onde o carrinho ir, está no limite da ponte...
bass163- Membro
bass163 escreveu:o problema é a ponte que está com os carrinhos colocados no máximo, estão todos juntos da ponte e a nota ainda está abaixo do que deve estar, o parafuso de regulagem está apertado no máximo, sendo necessário que eu diminua o comprimento da corda, mas não tem como entende?,não tem mais pra onde o carrinho ir, está no limite da ponte...
Se a nota pressionada nas diversas casas proximas da casa 12 esta MAIS BAIXA que a corda solta voce tem que folgar o carrinho (movendo o mesmo em direcao ao braco) e nao apertar.
allexcosta escreveu:bass163 escreveu:o problema é a ponte que está com os carrinhos colocados no máximo, estão todos juntos da ponte e a nota ainda está abaixo do que deve estar, o parafuso de regulagem está apertado no máximo, sendo necessário que eu diminua o comprimento da corda, mas não tem como entende?,não tem mais pra onde o carrinho ir, está no limite da ponte...
Se a nota pressionada nas diversas casas proximas da casa 12 esta MAIS BAIXA que a corda solta voce tem que folgar o carrinho (movendo o mesmo em direcao ao braco) e nao apertar.
Eu devo ter me expressado mal ali encima mas o fato é que os carrinhos estão todos colados no braço e ainda as notas estão abaixo do que devem, eu tentei esquematizar aqui embaixo....
P _____
O |.....O|-------------------------------------------------||
N |.....O|-------------braço-------------------------------|| capotraste
T |.....O|-------------------------------------------------||
E |___O|-------------------------------------------------||
valew pela força galera!!!
bass163- Membro
Deixa ver se eu entendi...
O carrinho já foi todo nessa direção e quando você toca a nota da casa 12 está mais baixa do que solta?
Se é isso e as cordas estão novas só trocando a ponte de lugar...
O carrinho já foi todo nessa direção e quando você toca a nota da casa 12 está mais baixa do que solta?
allexcosta escreveu:Deixa ver se eu entendi...
examente, já foram todos para frente e as cordas estão novas, será que pode ser a regulagem do tensor??
obrigado mais uma vez.
bass163- Membro
Muito estranho...
Se não está um berimbau não deveria acontecer isso.
Um baixo que você já regulou várias vezes apresentar esse problema agora é bastante sui-generis.
Já tive alguns problemas com regulagem quando as cordas estão torcidas. Recomendo retirá-las e começar tudo de novo, com cuidado pra não torcer as cordas. Mantenha a curvatura do braço mínima, o suficiente pra não trastejar. Tente outro afinador.
Boa sorte.
Um baixo que você já regulou várias vezes apresentar esse problema agora é bastante sui-generis.
Já tive alguns problemas com regulagem quando as cordas estão torcidas. Recomendo retirá-las e começar tudo de novo, com cuidado pra não torcer as cordas. Mantenha a curvatura do braço mínima, o suficiente pra não trastejar. Tente outro afinador.
Boa sorte.
vc pode aumentar ou reduzir a altura dos saddles e com isso aumentar seu alcance na regulagem (afinação máxima e mínima). Ja tentou ?
allexcosta escreveu:Muito estranho...
Boa sorte.
beleza, irei tentar de novo, obrigado Alex.
bass163- Membro
korg escreveu:vc pode aumentar ou reduzir a altura dos saddles e com isso aumentar seu alcance na regulagem (afinação máxima e mínima). Ja tentou ?
tentei sim, isso eu até ressaltei ali encima, as oitavas não estão fechando de tal forma que sou obrigado a colocar o carrinho "no máximo" pra chegar um pouco mais próximo da afinação.
bass163- Membro
Em último caso, a solução então seria deslocar um pouco a ponte para a direção do braço.
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan- Membro