Comprando um novo baixo - Ajuda.
+10
MarcusdeSousa
Mike_
Samu
Zubrycky
vcrz
allexcosta
Stormbringer
Raul S.
Edão
Cephey1
14 participantes
Página 1 de 1
Comprando um novo baixo - Ajuda.
Boa noite, pessoal.
A algumas semanas tive de vender meu baixo - um Cort GB75.
No entanto, está surgindo a oportunidade de adquirir outro.
Mas como meu atual orçamento não alcançará outro baixo de cinco cordas, irei de quatro mesmo.
A princípio estou pensando nestes três baixos:
1) SX SJB75 (Passivo); http://www.musitechinstrumentos.com.br/p-3664/Contrabaixo-SX-SJB-75-C-Tortoise-NA.html
2) Cort Action DLX OPN 4 (Ativo); http://www.musitechinstrumentos.com.br/p-5492/Contrabaixo-Cort-Action-DLX-ASH-OPN-4-Cordas.html
3) Yamaha TRBX 174 (Passivo) http://www.musitechinstrumentos.com.br/p-7349/Contrabaixo-Yamaha-TRBX-174-NT---Natural.html
Todos eles estão na faixa dos mil reais.
Aceito sugestões.
No site acima não constam as características do Yamaha. São elas:
Braço: Maple.
Escala: Sonokeling.
Corpo: Alder.
Escala: 34" - 24 casas.
Raio: 10".
A algumas semanas tive de vender meu baixo - um Cort GB75.
No entanto, está surgindo a oportunidade de adquirir outro.
Mas como meu atual orçamento não alcançará outro baixo de cinco cordas, irei de quatro mesmo.
A princípio estou pensando nestes três baixos:
1) SX SJB75 (Passivo); http://www.musitechinstrumentos.com.br/p-3664/Contrabaixo-SX-SJB-75-C-Tortoise-NA.html
2) Cort Action DLX OPN 4 (Ativo); http://www.musitechinstrumentos.com.br/p-5492/Contrabaixo-Cort-Action-DLX-ASH-OPN-4-Cordas.html
3) Yamaha TRBX 174 (Passivo) http://www.musitechinstrumentos.com.br/p-7349/Contrabaixo-Yamaha-TRBX-174-NT---Natural.html
Todos eles estão na faixa dos mil reais.
Aceito sugestões.
No site acima não constam as características do Yamaha. São elas:
Braço: Maple.
Escala: Sonokeling.
Corpo: Alder.
Escala: 34" - 24 casas.
Raio: 10".
Última edição por Cephey1 em Dom maio 24, 2015 9:45 pm, editado 2 vez(es)
Re: Comprando um novo baixo - Ajuda.
Acabei de encontrar um site vendendo o Yamaha TRBX 174 por R$ 800,00. A galera costuma falar que até os modelos mais simples da Yamaha são bons.
Daqui do Fórum e por acaso, ótimas pedidas:
https://www.contrabaixobr.com/t34657-baixo-yamaha-bb414
https://www.contrabaixobr.com/t34684-vendo-baixo-sx-precision-spb-62
https://www.contrabaixobr.com/t34657-baixo-yamaha-bb414
https://www.contrabaixobr.com/t34684-vendo-baixo-sx-precision-spb-62
Edão- Membro
Post duplicado? Os baixos que você citou são diferentes dos baixos que postei, Edão.Edão escreveu:Post duplicado.
Ele postou duas vezes a mesma coisa e editou a primeira entrada.Cephey1 escreveu:Post duplicado? Os baixos que você citou são diferentes dos baixos que postei, Edão.Edão escreveu:Post duplicado.
Prefiro não opinar com relação a esse tipo de questão, mas já que estou escrevendo no tópico, talvez caiba fazer uma observação... você apresentou três contrabaixos de características completamente diferentes: um JJ passivo, um HH ativo e um PJ passivo, e assim fica difícil comparar ou recomendar... fazendo uma analogia boba: banana-prata, banana-maçã ou banana-nanica? laranja-bahia, laranja-lima ou laranja-pêra? em ambos os casos estamos falando de bananas e laranjas, mas cada uma tem um sabor bem diferente das outras.
Raul S.- Membro
Boa observação, Raul. No entanto me chama a atenção o fato de um baixo ativo (o caso do Cort) ter praticamente o mesmo preço dos demais, que são passivos. Componentes inferiores? Produto encalhado? Sei lá.
Mas me chamou a atenção o preço do Yamaha TRBX 174, que encontrei em um outro site por R$ 800,00. Vou ver se encontro esse Yamaha em alguma loja para testar.
Se mais alguém quiser opinar, fique à vontade.
Mas me chamou a atenção o preço do Yamaha TRBX 174, que encontrei em um outro site por R$ 800,00. Vou ver se encontro esse Yamaha em alguma loja para testar.
Se mais alguém quiser opinar, fique à vontade.
Baixo ativo não quer dizer necessariamente que é melhor e que o preço vai ser mais alto: apenas possui um circuito ativo "pre-amplificador" antes de chegar no jack.
São vibes e timbres diferentes.
O que eu vou dizer é se eu fosse escolher um desses 3 pra mim: seria o SX.
São vibes e timbres diferentes.
O que eu vou dizer é se eu fosse escolher um desses 3 pra mim: seria o SX.
Stormbringer- Membro
Cephey1 escreveu:A galera costuma falar que até os modelos mais simples da Yamaha são bons.
Sim.
allexcosta- Administrador
Sim, Stormbringer eu sei que são diferentes.
Mas sabemos que não existe baixo específico para forró ou outra coisa. Temos de "nos virar nos trinta" com o que tivermos em mãos.
E como pretendo voltar a tocar na igreja penso que qualquer um deles serviria. Mihha questão mesmo é com o custo-benefício. O SX SJB75 elogiado por todos apesar de exigir atenção na questão do acabento e na questão da elética ao passo de que o Cort Action DLX não conheço muitas referencias sobre ele. O Yamaha é conhecido pelo bom acabamento, boa construção e etc. Mas penso que por R$ 800,00 o Yamaha seria a melhor pedida apesar de eu não conhecer o modelo.
Mas sabemos que não existe baixo específico para forró ou outra coisa. Temos de "nos virar nos trinta" com o que tivermos em mãos.
E como pretendo voltar a tocar na igreja penso que qualquer um deles serviria. Mihha questão mesmo é com o custo-benefício. O SX SJB75 elogiado por todos apesar de exigir atenção na questão do acabento e na questão da elética ao passo de que o Cort Action DLX não conheço muitas referencias sobre ele. O Yamaha é conhecido pelo bom acabamento, boa construção e etc. Mas penso que por R$ 800,00 o Yamaha seria a melhor pedida apesar de eu não conhecer o modelo.
Sim, da pra tocar rock com pandeiro, reco-reco e cuica, eu não sugeri que este ou aquele baixo só servem pra algo específicoCephey1 escreveu:
Mas sabemos que não existe baixo específico para forró ou outra coisa.
Se você tem onde testá-lo, acho que não tem como errar, torna a escolha mais objetiva mesmo.Cephey1 escreveu: Mas penso que por R$ 800,00 o Yamaha seria a melhor pedida apesar de eu não conhecer o modelo.
Sem dúvida o Yamaha é o mais bonito dos 3, na minha opinião
Stormbringer- Membro
Encontrei este video. https://www.youtube.com/watch?v=mCaQaFXgfjw
Apartir de 03:59 é que o japa começa a tocar.
É claro que o ampli que o cara usa deve ser massa, mas por R$ 800,00 acho que o Yamaha é a melhor pedida mesmo.:hyper
Assim que a grana sair, espero que hoje, vou encomendar. Melhor não perder a promoção.
Apartir de 03:59 é que o japa começa a tocar.
É claro que o ampli que o cara usa deve ser massa, mas por R$ 800,00 acho que o Yamaha é a melhor pedida mesmo.:hyper
Assim que a grana sair, espero que hoje, vou encomendar. Melhor não perder a promoção.
Cephey1 escreveu:Post duplicado? Os baixos que você citou são diferentes dos baixos que postei, Edão.Edão escreveu:Post duplicado.
Só sugeri outros modelos disponíveis no Fórum.
Se eu fosse adquirir um novo bass hoje, compraria um yamaha bb424 ou bb414 e usado.
Ele é um PJ bem honesto.
Edão- Membro
Só sugeri outros modelos disponíveis no Fórum.Edão escreveu:
Se eu fosse adquirir um novo bass hoje, compraria um yamaha bb424 ou bb414 e usado.
Ele é um PJ bem honesto.[/quote]
Ah, tá.
Vou dar uma garimpada para ver se acho algo por aí.
Bom, testei o Yamaha TRBX 174.
Prós:
É um baixo leve, a escala tem 24 casas (eu gosto) e o som é muito bom (mas o amplificador era um Yamaha - Assim é mole).
Contras:
Achei o braço um pouco "taruguento" (o GB75 tem um braço mais fino) mas já toquei em baixos com braços piores;
A ponte não está totalmente alinhada com os pólos dos captadores (mas acho que este é um problema típico destes baixos baratos).
.
Também dei uma olhada no SX (dispensa apresentações).
Prós: Baixo muito bonito, um bom som e o braço é menos "taruguento" que o do Yamaha.
Contras: Achei um pouco pesado (acho que tem o mesmo peso do Cort GB75), a escala é claro, tem vinte casas (o que não curti) e a ponte apresenta o mesmo problema de desalinhamento.
Bom, já tenho o dinheiro e acho que vou de Yamaha mesmo. A não ser que surja algo que me atraia mais com um custo-benefício similar.
É isso.
Prós:
É um baixo leve, a escala tem 24 casas (eu gosto) e o som é muito bom (mas o amplificador era um Yamaha - Assim é mole).
Contras:
Achei o braço um pouco "taruguento" (o GB75 tem um braço mais fino) mas já toquei em baixos com braços piores;
A ponte não está totalmente alinhada com os pólos dos captadores (mas acho que este é um problema típico destes baixos baratos).
.
Também dei uma olhada no SX (dispensa apresentações).
Prós: Baixo muito bonito, um bom som e o braço é menos "taruguento" que o do Yamaha.
Contras: Achei um pouco pesado (acho que tem o mesmo peso do Cort GB75), a escala é claro, tem vinte casas (o que não curti) e a ponte apresenta o mesmo problema de desalinhamento.
Bom, já tenho o dinheiro e acho que vou de Yamaha mesmo. A não ser que surja algo que me atraia mais com um custo-benefício similar.
É isso.
Última edição por Cephey1 em Seg maio 25, 2015 9:16 pm, editado 1 vez(es)
Eu tive um cort vdlx ash opn. Vendi em 1 semana. Não gostei nada dele.
Eu procuraria um bb424 tb. Tive um 425 e sinto saudades.
Yamaha é honesta, vc leva o que paga.
Eu procuraria um bb424 tb. Tive um 425 e sinto saudades.
Yamaha é honesta, vc leva o que paga.
vcrz- Membro
Encomendei meu Yamaha.
Agora é só esperar meu novo filhote chegar.
Por R$ 800,00 com frete incluso o baixo saiu por uns R$ 700,00 ou menos.
O vendedor me disse que era o ultimo na cor natural que tinha na loja. Deve ser verdade, pois por aqui não encontrei esta cor em nenhuma das lojas que procurei.
Quando o baixo chegar poderei testar com mais calma e publicar para os colegas um pequeno review.
Agora é só esperar meu novo filhote chegar.
Por R$ 800,00 com frete incluso o baixo saiu por uns R$ 700,00 ou menos.
O vendedor me disse que era o ultimo na cor natural que tinha na loja. Deve ser verdade, pois por aqui não encontrei esta cor em nenhuma das lojas que procurei.
Quando o baixo chegar poderei testar com mais calma e publicar para os colegas um pequeno review.
Zubrycky escreveu:Nunca vi um instrumento Yamaha que fosse ruim.
Notei que o acabamento é bem caprichadinho para um modelo barato.
E apesar de o TRBX que testei em uma loja estar com o braço um pouco empenado com cordas velhas e ação alta, o "bichim" até que cantou bonito.
Nas lojas Americanas ele custa R$ 786,00. Com frete incluso, acredito.
http://www.americanas.com.br/produto/8086456/contrabaixo-4c-yamaha-trbx-174-preto
Cephey1 escreveu:Nas lojas Americanas ele custa R$ 786,00. Com frete incluso, acredito.
http://www.americanas.com.br/produto/8086456/contrabaixo-4c-yamaha-trbx-174-preto
Note que está escrito "vendido e entregue por playtech". Nesse caso não segue a política de frete das Americanas.
O curioso é que no site da playtech está mais caro hehe
Samu- Membro
Pro meu CEP deu R$ 101,00 de frete.
Mike_- Membro
Pois é Samu.
Eu vi que a loja era Playtech mas não atentei à questão do frete.
Mas o meu eu comprei na kadu Som. http://www.kadusom.net/contra-baixo-yamaha-trbx174-cordas-oferta-kadu-som-41565337xJM
Eu vi que a loja era Playtech mas não atentei à questão do frete.
Mas o meu eu comprei na kadu Som. http://www.kadusom.net/contra-baixo-yamaha-trbx174-cordas-oferta-kadu-som-41565337xJM
Mike_ escreveu:Pro meu CEP deu R$ 101,00 de frete.
É mais ou menos este valor mesmo. Na Kadu meu baixo ficou por R$ 799,00 com o frete já incluso. Está com a transportadora, previsto para chegar segunda-feira.
Cephey1 escreveu:Mike_ escreveu:Pro meu CEP deu R$ 101,00 de frete.
É mais ou menos este valor mesmo. Na Kadu meu baixo ficou por R$ 799,00 com o frete já incluso. Está com a transportadora, previsto para chegar segunda-feira.
Desculpa aí ressuscitar o tópico, mas como foi sua experiência na Kadu ? Comprou pela loja virtual? Entregaram no prazo? Confiável? Estou pensando em aquirir um Tagima TJB 5 pela loja virtual, achei o preço mais em conta que em outros sites.
Abs,
Sim, MarcusdeSouza comprei pela loja virtual da Kadu sim. Foi tudo certinho. Eu também estava de olho no TJB5 deles que está com um preço bem atrativo, o melhor preço na web que achei até o momento. Mas andando pelas ruas aqui do Centro do Rio, testei um e achei o espaçamento entre as cordas um pouco estreito. Prefiro o espaçamento do Cort GB35J (também 5 cordas passivo - Não testei) que é um pouco maior. Mas gostei do som do Tagima. E não achei ele tão pesado como alguns dizem. Para mim o peso dele é aceitável.
Cephey1 escreveu:Sim, MarcusdeSouza comprei pela loja virtual da Kadu sim. Foi tudo certinho. Eu também estava de olho no TJB5 deles que está com um preço bem atrativo, o melhor preço na web que achei até o momento. Mas andando pelas ruas aqui do Centro do Rio, testei um e achei o espaçamento entre as cordas um pouco estreito. Prefiro o espaçamento do Cort GB35J (também 5 cordas passivo - Não testei) que é um pouco maior. Mas gostei do som do Tagima. E não achei ele tão pesado como alguns dizem. Para mim o peso dele é aceitável.
Testei um Tjb 5 aqui e achei o espaçamento das cordas também meio estranho. Pra slap tive um pouco de dificuldade pra colocar os dedos ali. O som bem legal, porém fiquei com um GAS no TJB 535 hand made, mas só vi os vídeos não cheguei a testar. Nas lojas na internet está por 1.699,00. Abs
Pois é, o espaçamento do Tagima TJB5 é mesmo menor que o do Cort GB35J. E o Tagima TJB535 segue na mesma linha. Veja a comparação que montei com as imagens dos baixos.
^Cuidado: Um baixo está mais perto do que o outro, basta comparar os capitadores!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:^Cuidado: Um baixo está mais perto do que o outro, basta comparar os capitadores!
Verdade. Mas se você pegar o Tagima e um Cort GB75 por exemplo, verá que as cordas do Tagima estão mais próximas. Vou consertar a imagem e postar novamente.
Acho que agora ficou mais próximo da realidade em termos de proporção. Mas mesmo assim é gritante a diferença de espaçamento entre os dois modelos.
Para quem prefere menos espaçamento o Tagima é perfeito. Eu prefiro mais espaçamento. Então vou pegar o Cort GB35J.
Para quem prefere menos espaçamento o Tagima é perfeito. Eu prefiro mais espaçamento. Então vou pegar o Cort GB35J.
Não....ainda não está bom! Vou fazer aqui no fireworks e te mostrar que você ainda está enganado.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
A comparação correta é esta abaixo. Você vai tomar choque mas é a correta. Logo abaixo tem a explicação.
Peguei as duas imagens e ao invés de comparar o corpo do instrumento, comparei o que é padrão...No nosso caso o tamanho do capitador.
Então fiz uma sobreposição de imagens e é usei como base. Perceba que após isso, temos as proporções corretas e o espaçamento são iguais.
Peguei as duas imagens e ao invés de comparar o corpo do instrumento, comparei o que é padrão...No nosso caso o tamanho do capitador.
Então fiz uma sobreposição de imagens e é usei como base. Perceba que após isso, temos as proporções corretas e o espaçamento são iguais.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:A comparação correta é esta abaixo. Você vai tomar choque mas é a correta. Logo abaixo tem a explicação.
Eu sei que o corpo do Tagima JB é maior que o corpo do Cort GB35J mas do jeito que você colocou a diferença ficou exagerada, fora da realidade. Quanto a largura dos captadores, vou tentar comparar quando eu voltar ao Centro e passar próximo às lojas.
Eu reduzi a imagem do cort e coloquei e proporção igual dos caps, meu velho!
Não tem erro!
Não tem erro!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:Eu reduzi a imagem do cort e coloquei e proporção igual dos caps, meu velho!
Não tem erro!
Você está esquecendo de uma coisa básica: Fabricantes diferentes confeccionarão captadores com medidas diferentes para se adaptarem a instrumentos diferentes. Mas para acabar com qualquer dúvida e para ajudar a quem quiser mais detalhes dos dois instrumentos, fotografarei os dois instrumentos juntos em uma única imagem e postarei aqui assim que eu for ao centro. Assim todas as dúvidas serão dissipadas.
Um abraço.
Última edição por Cephey1 em Qui Out 20, 2016 4:59 pm, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Está ai uma informação que sempre senti falta nos sites de instrumentos. Bem que os fabricantes poderiam colocar o espaçamento das cordas na ponte e no nut.
Já tive um TJB 5 e não achava o espaçamento entre as cordas pequeno, bem semelhante ao espaçamento do bb425 que uso hoje. Inclusive o espaçamento maior foi um dos pontos que usei na hora de escolher entre o bb425 e o Rockbass $$.
Já tive um TJB 5 e não achava o espaçamento entre as cordas pequeno, bem semelhante ao espaçamento do bb425 que uso hoje. Inclusive o espaçamento maior foi um dos pontos que usei na hora de escolher entre o bb425 e o Rockbass $$.
ceccao- Membro
Cephey1 escreveu:Juninho Sampaio escreveu:Eu reduzi a imagem do cort e coloquei e proporção igual dos caps, meu velho!
Não tem erro!
Você está esquecendo de uma coisa básica: Fabricantes diferentes confeccionarão captadores com medidas diferentes para se adaptarem a instrumentos diferentes. Mas para acabar com qualquer dúvida e para ajudar a quem quiser mais detalhes dos dois instrumentos, fotografarei os dois instrumentos juntos em uma única imagem e postarei aqui assim que eu for ao centro. Assim todas as dúvidas serão dissipadas.
Um abraço.
Me metendo onde não fui chamado...
acho que levar uma régua e medir os dois na hora num local padrão - ponte? - traria luz a essa discussão, nao?
AndréBurger- Membro
medir os caps e a distância das cordas....
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Só sei que meus dedinhos gordinhos não entraram com facilidade entre aquelas cordas hahhahahaha
AndréBurger escreveu:Cephey1 escreveu:Juninho Sampaio escreveu:Eu reduzi a imagem do cort e coloquei e proporção igual dos caps, meu velho!
Não tem erro!
Um abraço.
Me metendo onde não fui chamado...
acho que levar uma régua e medir os dois na hora num local padrão - ponte? - traria luz a essa discussão, nao?
Fique a vontade para participar Andre. O Fórum é livre a todos os participantes. Nossa missão deve ser ajudar a quem tem dúvidas. Farei isso na próxima vez que eu for ao Centro. Eu tinha um Cort GB75 e ao testar o Tagima TJB5 percebi que o espaçamento é menor. Mas quando eu passar pela loja novamente farei as medições e mostrarei nas fotos. Assim teremos certeza. Se a firma não me mandar ao Centro amanhã, irei no sábado. Quero tirar essa questão a limpo.
Juninho Sampaio escreveu:medir os caps e a distância das cordas....
Entendi. Então você acha que todos os baixos e todos os captadores tem tamanhos e medidas iguais. Legal, fera.
MarcusdeSousa escreveu:Só sei que meus dedinhos gordinhos não entraram com facilidade entre aquelas cordas hahhahahaha
Eu também estranhei bastante, Marcus. Mas até sábado farei algumas medições e vou fotografar os baixos lado a lado.
ceccao escreveu:Bem que os fabricantes poderiam colocar o espaçamento das cordas na ponte e no nut.
Que eu saiba todos divulgam espaçamento das cordas na ponte e largura do nut.
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:Que eu saiba todos divulgam espaçamento das cordas na ponte e largura do nut.
Eu até procurei no site da tagima e da cort antes de postar ontem, mas não achei. Só se ficam meio escondidos.
Talvez em equipamentos de nível mais alto essas informações sejam melhor divulgadas.
ceccao- Membro
Cephey1 escreveu:Juninho Sampaio escreveu:medir os caps e a distância das cordas....
Entendi. Então você acha que todos os baixos e todos os captadores tem tamanhos e medidas iguais. Legal, fera.
Na verdade não era pra ter mencionado caps.
Como você mesmo disse que vai levar uma régua, não precisa nem tirar fotos, basta medir o espaçamento.
Mas, acho que você só pode está de sacanagem e pensar que eu acredito que todos eles possuem a mesma medida.
Quando fiz a sobreposição, foi apenas para termos a ideia de proporção e não de milímetros.
Claro, se você pegar um paquímetro vai ver que não são iguais.
Blz. Vai la e tira sua dúvida!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Se os baixos forem construídos numa CNC até acredito que possa ter medidas iguais...
Coder- Membro
Galera, não deu pra ver esta questão hoje. Vamos ver se na semana que vem eu consigo ver isso. Mas pela minha experiência com o Cort GB75 (que não tenho mais) me atrevo a dizer que o Cort GB35j tem o mesmo espaçamento: 17mm nas cordas junto à ponte. Se alguém tem o Tagima TJB5 e puder medir, mostre para nós o resultado do espaçamento junto a ponte. Não encontrei estas informações nos sites. Valeu.