Viola Caipira
+9
Cantão
rafael.buzzi.andrade
pedrohenrique.astronauta
Christian
Zubrycky
joabi
allexcosta
rodsom
Vitão
13 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Viola Caipira
Bom, já vi de tudo um pouco nesse fórum, até mesmo tópicos abordando outros instrumentos.
Pois bem, queria saber se alguém aqui do fórum toca ou tem alguma experiência com viola caipira. Estou pensando em adquirir uma e queria saber a opinião dos baixistas à respeito, se parece com guitarra, se tem alguma peculiaridade e tal...
Valeu.
Pois bem, queria saber se alguém aqui do fórum toca ou tem alguma experiência com viola caipira. Estou pensando em adquirir uma e queria saber a opinião dos baixistas à respeito, se parece com guitarra, se tem alguma peculiaridade e tal...
Valeu.
Vitão- Membro
Re: Viola Caipira
só sei que aquilo nao é de deus. kkkkkkk
nao se parece com guitarra, da pra usar varias afinaçoes. a mais comum pelo menos aqui na minha regiao é (começando dos bordoes) B-E-D#-B-E (batendo solto da um mi maior)
viola bem tocada é coisa linda de se ouvir.
nao se parece com guitarra, da pra usar varias afinaçoes. a mais comum pelo menos aqui na minha regiao é (começando dos bordoes) B-E-D#-B-E (batendo solto da um mi maior)
viola bem tocada é coisa linda de se ouvir.
rodsom- Membro
Parece nada com guitarra.
É um instrumento belíssimo. Peculiaridade é a afinação aberta em tom maior. A mão direita é extremamente importante e bem característica. Pelo menos no início, pegue algumas aulas com um cara bom. Tem que ter paciência pra afinar.
É um instrumento belíssimo. Peculiaridade é a afinação aberta em tom maior. A mão direita é extremamente importante e bem característica. Pelo menos no início, pegue algumas aulas com um cara bom. Tem que ter paciência pra afinar.
allexcosta- Administrador
Vai fundo! Instrumento bacana demais.
joabi- Eterno Colaborador
Referencia de instrumentistas que curto na Viola: Roberto Correa, Almir Sater e o nosso rei do Pagode que foi citado acima
Christian- Membro
Ah a Viola Caipira! Um dia eu aprendo a tocar. Li bastante coisa a respeito e fiquei fascinado
pedrohenrique.astronauta- Membro
Em 1995 fiz campanha política no Mato Grosso do Sul para o PMDB.
Os showmícios contavam com uma banda da Bahia (nós) e o Almir Sater. Viajávamos juntos e ficávamos nos mesmos hotéis, camarins, etc...
Tive a oportunidade de vê-lo tocando noite após noite no palco, além de ensaiando ou passando alguma música na beira de alguma piscina ou algum gramado, às vezes ao lado do seu talentosíssimo irmão, Rodrigo, que tocava violão e fazia os duos de viola caipira durante os shows.
Ver esses caras tocando é algo sublime. A viola caipira quando bem tocada é capaz de nos levar a viagens da mente e nos remeter a lugares e situações diversas. Só quem já viu ao vivo consegue entender.
Os showmícios contavam com uma banda da Bahia (nós) e o Almir Sater. Viajávamos juntos e ficávamos nos mesmos hotéis, camarins, etc...
Tive a oportunidade de vê-lo tocando noite após noite no palco, além de ensaiando ou passando alguma música na beira de alguma piscina ou algum gramado, às vezes ao lado do seu talentosíssimo irmão, Rodrigo, que tocava violão e fazia os duos de viola caipira durante os shows.
Ver esses caras tocando é algo sublime. A viola caipira quando bem tocada é capaz de nos levar a viagens da mente e nos remeter a lugares e situações diversas. Só quem já viu ao vivo consegue entender.
Última edição por allexcosta em Ter maio 26, 2015 12:48 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta- Administrador
^Tudo verdade.
O timbre da viola se mistura absurdamente bem com praticamente todos os instrumentos, do popular ao erudito. É uma coisa única. Viola caipira é tipo Bacon. hahaha
joabi- Eterno Colaborador
joabi escreveu:Viola caipira é tipo Bacon. hahaha
"Viola é o Bacon dos Instrumentos" - Joabi, 2015.
Se eu fosse o autor, ia querer isso no meu epitáfio. hehehe
^...Grande Joabi...falou tudo mestre...também adoro uma viola bem tocada...rafael.buzzi.andrade escreveu:joabi escreveu:Viola caipira é tipo Bacon. hahaha
"Viola é o Bacon dos Instrumentos" - Joabi, 2015.
Se eu fosse o autor, ia querer isso no meu epitáfio. hehehe
Cantão- Moderador
Eu também sou mais um baixista alucinado por viola caipira .
Desde sempre passei férias no sul de minas gerais , vários tios meus são violeiros , meu avô por parte de mãe era um violeiro de mão cheia , então a música caipira já veio no meu sangue . em vários momentos ouvindo uma boa moda de viola , como disse o Alex , viajo nos pensamentos , muitas recordações .
E pra quem não conhece a viola caipira tem uma nova geração muito talentosa que não vai deixar essa arte morrer jamais .
Essa dupla pra mim é uma das melhores da atualidade : Lucas Reis e Thácio Candido .
Desde sempre passei férias no sul de minas gerais , vários tios meus são violeiros , meu avô por parte de mãe era um violeiro de mão cheia , então a música caipira já veio no meu sangue . em vários momentos ouvindo uma boa moda de viola , como disse o Alex , viajo nos pensamentos , muitas recordações .
E pra quem não conhece a viola caipira tem uma nova geração muito talentosa que não vai deixar essa arte morrer jamais .
Essa dupla pra mim é uma das melhores da atualidade : Lucas Reis e Thácio Candido .
Essa dupla é fera mesmo Tiago! Meu pai me apresentou quando veio do Paraná passear aqui ano passado. Muito bom saber que a arte está sendo preservada. Também tenho vontade de aprender, principalmente pra poder homenagear grande parte da minha família que é fanática por música sertaneja.
leandrosf89- Membro
a afinação é B E G# B E não D#
bassrpollo- Membro