Construção baixo PJ em peça única de freijó
+3
allexcosta
emachado
109eh
7 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Construção baixo PJ em peça única de freijó
Depois de muito apreciar os projetos do fórum, em especial do MJS Luthier, resolvi iniciar um corpo.
Resolvi fazer um corpo idêntico ao do meu Condor xb 24-a para não gastar com gabaritos! Desmontei e fiz um gabarito em papel manteiga.
Com uma tico-tico (que peguei emprestada) iniciei o corte do shape do corpo:
Conferi o gabarito de papel manteiga, testando braço e ponte nas suas posivéis posições para saber se ia manter as cortas 1 e 4 dentro do braço. Então iniciei a cavidade do tróculo cortando as laterais com estilete e fazendo furos com furadeira:
- tenho uma dúvida: como vou deixar a base do tróculo reta, certinha??
Resolvi fazer um corpo idêntico ao do meu Condor xb 24-a para não gastar com gabaritos! Desmontei e fiz um gabarito em papel manteiga.
Com uma tico-tico (que peguei emprestada) iniciei o corte do shape do corpo:
Conferi o gabarito de papel manteiga, testando braço e ponte nas suas posivéis posições para saber se ia manter as cortas 1 e 4 dentro do braço. Então iniciei a cavidade do tróculo cortando as laterais com estilete e fazendo furos com furadeira:
- tenho uma dúvida: como vou deixar a base do tróculo reta, certinha??
Última edição por 109eh em Sáb Ago 01, 2015 11:39 am, editado 2 vez(es)
109eh- Membro
Re: Construção baixo PJ em peça única de freijó
Formão e lixa com um taco reto podem fazer o trabalho.
emachado- Membro
https://www.youtube.com/watch?v=B5cfzml-nDc
allexcosta- Administrador
Bacana o projeto, tenho vontade de fazer um baixo assim, sei que não vai ficar la essas coisas, mas desanimo quando lembro que tenho que fazer o braço também...kkk.
NeyBass- Membro
Muito obrigado, emachado e Allexcosta.
Neybass obrigado também e espero que tome coragem para fazer porque eu não tenho qualquer habilidade com isso aqui e to na cara e na coragem!!!
----------------------
Com formão tirei o excesso de madeira do tróculo e utilizando um taco reto/lixa e com formão nivelei a base do tróculo. Pro acabamento daqueles cantos arredondados, usei lima.
Fiz as linhas laterias do braço para determinar a posição da ponte com mais precisão. Com uma micro-retifica (broca de 2 mm) fiz os buracos (só 20% da profundidade) dos parafusos (de 3.2 mm) da ponte, como segue:
É bem difícil realizar esses furos da ponte no lugar que você quer... fica escapando... a parte de baixo ficou uns 2-3 mm mais pra frente, mas acho que é irrelevante!!
Neybass obrigado também e espero que tome coragem para fazer porque eu não tenho qualquer habilidade com isso aqui e to na cara e na coragem!!!
Com formão tirei o excesso de madeira do tróculo e utilizando um taco reto/lixa e com formão nivelei a base do tróculo. Pro acabamento daqueles cantos arredondados, usei lima.
Fiz as linhas laterias do braço para determinar a posição da ponte com mais precisão. Com uma micro-retifica (broca de 2 mm) fiz os buracos (só 20% da profundidade) dos parafusos (de 3.2 mm) da ponte, como segue:
É bem difícil realizar esses furos da ponte no lugar que você quer... fica escapando... a parte de baixo ficou uns 2-3 mm mais pra frente, mas acho que é irrelevante!!
Última edição por 109eh em Qua Jul 29, 2015 11:42 am, editado 1 vez(es)
109eh- Membro
Ta ficando bacana.
Acho melhor vc fazer o braço primeiro pra depois fixar a ponte.
Acho melhor vc fazer o braço primeiro pra depois fixar a ponte.
NeyBass- Membro
O braço que vou utilizar é o do próprio Condor! Já tenho ele aqui! E agora já tá fixada a ponte tb kkk
A dúvida agora é: eu já tenho o braço e ele já tem seus furos originais, como é que eu faço pra fazer os furos no corpo com precisão pra que todos se encaixem?? Alguma dica?
A dúvida agora é: eu já tenho o braço e ele já tem seus furos originais, como é que eu faço pra fazer os furos no corpo com precisão pra que todos se encaixem?? Alguma dica?
109eh- Membro
Experiência eu não tenho, mas eu faria o seguinte:
Colocaria alguma coisa que marcasse nos furos do braço e pressionava em cima do local que vai ficar, aí depois faria o furo.
Pega alguma coisa tipo, giz, carvão, etc.
Colocaria alguma coisa que marcasse nos furos do braço e pressionava em cima do local que vai ficar, aí depois faria o furo.
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:Experiência eu não tenho, mas eu faria o seguinte:
Eu uso parafusos pra isso... Pressiono um pouco pra marcar a madeira e depois marco mo ponteira e faço o furo
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Bacana. Parabéns pela coragem e pelo projeto.
Thiago Almeida- Membro
Bertola, obrigado pela sugestão e pela ajuda de sempre!! Obrigado msm!
Neybass, muito obrigado por acompanhar o tópico/construção e pelas sugestões!!
Thiago Almeida, obrigado pelo apoio.
-----------------------------
Cavidade dos caps (mesmo procedimento de fabricação do tróculo):
Ao que tudo indica a cavidade dos captadores ficaram bem paralelos à ponte e bem centralizados na linha central do corpo!! Em breve "furos das correias", lateral do shape e "cavidade da elétrica". Pense num receio de furar os buracos do braço!!!
Para fazer as laterais bem arredondadas que nem os dos baixos condor XB-24-A tem que fazer com lixadeira, né? Acho que tupia não faz tão redondo assim: http://img.class.posot.com.br/pt_br/2015/06/29/Baixo-Condor-Bx-12-20150629153648.jpg
Neybass, muito obrigado por acompanhar o tópico/construção e pelas sugestões!!
Thiago Almeida, obrigado pelo apoio.
Cavidade dos caps (mesmo procedimento de fabricação do tróculo):
Ao que tudo indica a cavidade dos captadores ficaram bem paralelos à ponte e bem centralizados na linha central do corpo!! Em breve "furos das correias", lateral do shape e "cavidade da elétrica". Pense num receio de furar os buracos do braço!!!
Para fazer as laterais bem arredondadas que nem os dos baixos condor XB-24-A tem que fazer com lixadeira, né? Acho que tupia não faz tão redondo assim: http://img.class.posot.com.br/pt_br/2015/06/29/Baixo-Condor-Bx-12-20150629153648.jpg
109eh- Membro
^ Faça com tupia de bancada ou grosa (dá mais trabalho) e arremate com lixa de rebôlo e depois lixadeira "pal-top" e depois lixa na mão mesmo
Retirado todos os defeitos da lateral (gerados pela tico-tico):
O tummy contour (no dia seguinte eu tava com 2kg a menos)
Qualquer sugestão ou critica construtiva é bem vinda, galera? Obg
O tummy contour (no dia seguinte eu tava com 2kg a menos)
Qualquer sugestão ou critica construtiva é bem vinda, galera? Obg
109eh- Membro
O freijó é uma madeira com "figuração".
Eu optaría pelo acabamento "natural", até por sua menor complexidade
Eu optaría pelo acabamento "natural", até por sua menor complexidade
Cara, parabéns pelo trabalho!!!!!
A galera tá animada na construção!!!!!
A galera tá animada na construção!!!!!
Emanoel Chequetto- Membro