" Desculpa a sinceridade " Qual o nosso problema em ouvir a verdade?
+7
Vicente Ganem
Sonikado
fheliojr
Edão
Coder
allexcosta
carimbass
11 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
" Desculpa a sinceridade " Qual o nosso problema em ouvir a verdade?
Sempre observo que quando alguém vai ser mais sincero em sua opinião ele fala " Desculpa a sinceridade " e aí continua a conversa... Na verdade não era para outra pessoas ficar agradecida ao invés de desculpar quem foi sincero com ela? Isso é um traço nosso ( brasileiro ) ou no resto do mundo também é assim? Entendo que o primeiro passo para a mudança é uma análise ( geralmente de terceiros ) honesta sobre o que estamos fazendo mas nem sempre lidamos bem com esse fato.... Porque?
carimbass- Membro
Re: " Desculpa a sinceridade " Qual o nosso problema em ouvir a verdade?
Sinceridade pode ser ofensiva. Quando a pessoa sente que precisa dizer algo mesmo que ofenda, costuma preparar o terreno pedindo desculpas de antemão.
Isso ocorre na maioria dos países, mas o Brasileiro se ofende mais facilmente que outros povos sim.
Americano não costuma pedir desculpas antes. Eles normalmente falam o que deve ser dito e no final dizem "to be honest with you". Mas isso também não quer dizer que eles saem pelas ruas dizendo que a roupa de um estranho é ridícula ou algo assim. Eles fazem quando há um objetivo claro no comentário, como evitar que alguém continue uma atividade pouco proveitosa ou em ambiente de trabalho para melhorar a produção.
Já pensou você fazer um show todo empolgado e no final alguém fala "sua banda é uma m*&^%, som horrível, vocês nunca farão sucesso"? É rude e desnecessário.
Convivi com um senhor Chileno que tem várias pós-graduações em Física e Química, já escreveu livros sobre Física Quântica e coisas assim. No dia-a-dia ele costuma puxar assunto assim:
- Você entende bem a fusão nuclear que ocorre no Sol, não é?
- Não tão bem assim, só tenho uma noção.
- Sério? Como consegue viver se não entende uma coisa tão simples assim?
E todo mundo, inclusive a família o considera super rude e sempre reclama do seu jeito de ser.
Isso ocorre na maioria dos países, mas o Brasileiro se ofende mais facilmente que outros povos sim.
Americano não costuma pedir desculpas antes. Eles normalmente falam o que deve ser dito e no final dizem "to be honest with you". Mas isso também não quer dizer que eles saem pelas ruas dizendo que a roupa de um estranho é ridícula ou algo assim. Eles fazem quando há um objetivo claro no comentário, como evitar que alguém continue uma atividade pouco proveitosa ou em ambiente de trabalho para melhorar a produção.
Já pensou você fazer um show todo empolgado e no final alguém fala "sua banda é uma m*&^%, som horrível, vocês nunca farão sucesso"? É rude e desnecessário.
Convivi com um senhor Chileno que tem várias pós-graduações em Física e Química, já escreveu livros sobre Física Quântica e coisas assim. No dia-a-dia ele costuma puxar assunto assim:
E todo mundo, inclusive a família o considera super rude e sempre reclama do seu jeito de ser.
Última edição por allexcosta em Dom Jul 05, 2015 12:15 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta- Administrador
É que hoje as pessoas estão mais "sensíveis", se ofendem por qualquer bobagem e não aceitam ouvir críticas!
Coder- Membro
Geralmente as pessoas são criadas com pouca noção de sinceridade.
Encobrir, mentir ou não mostrar é mais fácil e não gera vínculo entre os interlocutores.
O "deixa pra lá" é mais simples e dispensa o compromisso, entre as pessoas e com a verdade.
Não é tão simples ser sincero.
A maioria se ofende na presença de uma verdade.
Por isso há hora, lugar e forma correta de dizer uma verdade com sinceridade.
Vixi, dá pra falar muito a respeito disso.
Encobrir, mentir ou não mostrar é mais fácil e não gera vínculo entre os interlocutores.
O "deixa pra lá" é mais simples e dispensa o compromisso, entre as pessoas e com a verdade.
Não é tão simples ser sincero.
A maioria se ofende na presença de uma verdade.
Por isso há hora, lugar e forma correta de dizer uma verdade com sinceridade.
Vixi, dá pra falar muito a respeito disso.
Edão- Membro
allexcosta escreveu:...Convivi com um senhor Chileno que tem várias pós-graduações em Física e Química, já escreveu livros sobre Física Quântica e coisas assim. No dia-a-dia ele costuma puxar assunto assim:
O Sheldon Cooper, do The Big Bang Theory, é chileno?
Agora, sério: vejo isto como mais um dos nossos problemas culturais. Às vezes, preciso implorar para alguns amigos me darem uma opinião sincera sobre algo delicado que desejo saber... Acho que não sou deste mundo.
fheliojr- Membro
Não, ele é autista.O Sheldon Cooper, do The Big Bang Theory, é chileno?
No assunto:
Muitas vezes essa de pedir pra ser sincero não funciona e termina numa mentira ainda pior, porém moldada pra atingir sua expectativa(e aí você aceita. E vira piada). É complicado demais; analisar essas coisas minou muita da confiança que eu coloco em outras pessoas.
Sonikado- Membro
Sei que às vezes sinceridade pode virar indelicadeza, mas o fato é que tem alguns problemas que talvez a sinceridade ajude a quem está "errando". O cara acha que ta arrebentando mas na verdade é uma m$%& tocando, talvez se alguém chegasse e dissesse: "cara, não ta legal. Estuda mais". Ajudaria muito mais ....
carimbass- Membro
Antes de sinceridade,(que pode vir travestida de vaidade moral),uma grande virtude das pessoas realmente maduras e aprender a ficar quieto e ter o "timming"certo para se dizer coisas realmente pertinentes,e que não ativem posturas defensivas nas pessoas ,não impedindo de assimilar o que e dito,e importante também lembrar que um silêncio pode significar muito.
Vicente Ganem- Membro
Provavelmente a forma como as pessoas dizem essa verdade. Sim, poucos curtem ouvir uma verdade inconveniente, mas se ela é dita de forma cortês, dificilmente gerará maiores protestos.
Mas tem uma galera aí que vem com um "Desculpa a sinceridade..." e depois desce a lenha de forma nada amistosa. Aí não há como.
Mas tem uma galera aí que vem com um "Desculpa a sinceridade..." e depois desce a lenha de forma nada amistosa. Aí não há como.
Ferium- Membro
Acho muito interessante este tema.
Realmente acho que os brasileiros (e talvez os latinos em geral) se ofendem muito fácil e por isso as pessoas se preocupam em ser extremamente delicadas ao fazer uma crítica negativa em relacao à outra. Gostaria de contar um caso que aconteceu comigo esta semana:
Estamos formando aqui uma banda com estudantes internacionais (Turquia, Ucrania, Nigeria, Franca, Alemanha e Brasil e Peru) e a ideia é tocar músicas de todos esses lugares. E como nao há cantores falantes do Portugues, eu me ofereci a tentar cantar algo do Brasil, mas acontece que nunca cantei na minha vida e o resultado foi horrível. O nigeriano e os europeus falaram simplesmente que nao ia rolar porque eu nao conesguia cantar. Eles foram bem diretos e secos. Eu honestamente fiquei surpreso com toda a sinceridade mas até gostei, achei muito melhor do que fazer a banda inteira pagar maior mico ao vivo, mas a outra pessoa da América Latina simplesmente tomou as dores e falou que eles nao deveriam ter falado de tal forma, que foi muito rude e tal e tal.
Realmente acho que os brasileiros (e talvez os latinos em geral) se ofendem muito fácil e por isso as pessoas se preocupam em ser extremamente delicadas ao fazer uma crítica negativa em relacao à outra. Gostaria de contar um caso que aconteceu comigo esta semana:
Estamos formando aqui uma banda com estudantes internacionais (Turquia, Ucrania, Nigeria, Franca, Alemanha e Brasil e Peru) e a ideia é tocar músicas de todos esses lugares. E como nao há cantores falantes do Portugues, eu me ofereci a tentar cantar algo do Brasil, mas acontece que nunca cantei na minha vida e o resultado foi horrível. O nigeriano e os europeus falaram simplesmente que nao ia rolar porque eu nao conesguia cantar. Eles foram bem diretos e secos. Eu honestamente fiquei surpreso com toda a sinceridade mas até gostei, achei muito melhor do que fazer a banda inteira pagar maior mico ao vivo, mas a outra pessoa da América Latina simplesmente tomou as dores e falou que eles nao deveriam ter falado de tal forma, que foi muito rude e tal e tal.
Geovane Gomes- Membro
Por isso se começa qualquer opinião com "desculpa a sinceridade"
O filosofo ainda observa:
Essa fragilidade não é apenas emocional, ela também se expande para a área intelectual. "O risco de as ciências humanas se tornarem alvo de ridículo no futuro é enorme, justamente porque elas perderam qualquer contato com a realidade e afirmam seus delírios sobre homens e mulheres que não existem", diz.
"O narcisismo não é a marca de alguém que se ama muito, mas a marca de alguém que vive lambendo suas feridas porque é um miserável afetivo. Mas por viver se lambendo, pensamos que ele é alguém que se ama muito, sendo que, no entanto, é justamente o contrário."
O filosofo ainda observa:
Essa fragilidade não é apenas emocional, ela também se expande para a área intelectual. "O risco de as ciências humanas se tornarem alvo de ridículo no futuro é enorme, justamente porque elas perderam qualquer contato com a realidade e afirmam seus delírios sobre homens e mulheres que não existem", diz.
"O narcisismo não é a marca de alguém que se ama muito, mas a marca de alguém que vive lambendo suas feridas porque é um miserável afetivo. Mas por viver se lambendo, pensamos que ele é alguém que se ama muito, sendo que, no entanto, é justamente o contrário."
O problema é quando algumas pessoas se escondem atrás da pecha de "sincero" para ser, na verdade, desagradável.
Nem sempre a franqueza é adequada, dependendo do contexto de determinada situação do convívio social.
Algumas pessoas não possuem esse gatilho, e costumam colocar a culpa no outro de sua falta de empatia com os demais.
Nem sempre a franqueza é adequada, dependendo do contexto de determinada situação do convívio social.
Algumas pessoas não possuem esse gatilho, e costumam colocar a culpa no outro de sua falta de empatia com os demais.
CaQuinhO- Membro
carimbass escreveu:Sei que às vezes sinceridade pode virar indelicadeza, mas o fato é que tem alguns problemas que talvez a sinceridade ajude a quem está "errando". O cara acha que ta arrebentando mas na verdade é uma m$%& tocando, talvez se alguém chegasse e dissesse: "cara, não ta legal. Estuda mais". Ajudaria muito mais ....
heheheh me lembrei de um vídeo recente de um membro daqui de um review de um baixo recém comprado. este tinha um neck dive absurdo, mas aquele nosso colega insistia em dizer que o equilibrido deste instrumento era impressionante...
Ferium escreveu:Provavelmente a forma como as pessoas dizem essa verdade. Sim, poucos curtem ouvir uma verdade inconveniente, mas se ela é dita de forma cortês, dificilmente gerará maiores protestos.
exato, as pessoas deveria saber como dizer uma verdade.
fheliojr- Membro