DUVIDA-Posição do B(Sí) no Headstock como nos M.Laghus e alguns Foderas.
+4
Uchoa
allexcosta
Fernando Zadá
Murilo_
8 participantes
Página 1 de 1
DUVIDA-Posição do B(Sí) no Headstock como nos M.Laghus e alguns Foderas.
Boa tarde a todos. Já havia me apresentado em outro tópico, mas como nunca criei um antes, vou aproveitar e me apresentar.
Meu nome Murilo, e saúdo a todos os amigos.
Galera, minha dúvida é em relação a posição "invertida" do B em alguns baixos 5 cordas, principalmente os da Mlaghus
onde o B aparentemente, fica mais tensionado, acredito eu que isso deva melhorar muito a tocabilidade, e definir o melhor
o som da corda, por estar menos "frouxo"(em termos de tensão). Vou colocar uma foto pra ajudar.
Daria pra utilizar, esse mecanismo em qualquer instrumento, ou é algo já pensado na construção?
Eu tentei pesquisar antes de criar o tópico, só que sem um termo exato ficou dificil.
Se o tópico estiver no local errado, peço por favor aos moderadores que mudem o local,
ou se já existir a resposta aqui no fórum, linkem por favor.. Agradeço desde já.
Meu nome Murilo, e saúdo a todos os amigos.
Galera, minha dúvida é em relação a posição "invertida" do B em alguns baixos 5 cordas, principalmente os da Mlaghus
onde o B aparentemente, fica mais tensionado, acredito eu que isso deva melhorar muito a tocabilidade, e definir o melhor
o som da corda, por estar menos "frouxo"(em termos de tensão). Vou colocar uma foto pra ajudar.
Daria pra utilizar, esse mecanismo em qualquer instrumento, ou é algo já pensado na construção?
Eu tentei pesquisar antes de criar o tópico, só que sem um termo exato ficou dificil.
Se o tópico estiver no local errado, peço por favor aos moderadores que mudem o local,
ou se já existir a resposta aqui no fórum, linkem por favor.. Agradeço desde já.
Murilo_- Membro
Re: DUVIDA-Posição do B(Sí) no Headstock como nos M.Laghus e alguns Foderas.
Lembro de já ter rolado discussões dessa construção por aqui sem que se chegasse a uma resposta precisa.
Não achei aqui mas mais tarde procuro de casa.
Eu particularmente acho feio e esquisito e jamais compraria um baixo com esse sistema.
Não achei aqui mas mais tarde procuro de casa.
Eu particularmente acho feio e esquisito e jamais compraria um baixo com esse sistema.
Fernando Zadá- Moderador
É pensado na construção, complicado adaptar depois.
O nome é "extended B string".
Não há um consenso quanto à eficiência do sistema. Uns juram que melhora, outros insistem que não tem a menor influência.
O nome é "extended B string".
Não há um consenso quanto à eficiência do sistema. Uns juram que melhora, outros insistem que não tem a menor influência.
allexcosta- Administrador
Primeiramente obrigado pela disposição, Allex e Zada.
Então meus caros. colocando termos toscos no google, acabei encontrando o correto,
depois fiz uma pesquisa pelo correto, inclusive encontrei um topico antigo(2004) no talkbass.
Percebi que a discussão é polemica, inclusive no talkbass os caras estava discutindo física que envolve o assunto...rs Realmente, não consegui achar um denominador comum, em relação à funcionalidade do extended low...o fato é que adoraria, um Bzão mais tensionado, no nivel das cordas agudas, e a ideia do extended visualmente parecia boa. por outro lado, lendo sobre os fanned, vi que os baixistas encontraram nele, essa característica que descrevi, e que procuro.
No caso, do fanned, acho que como é denominador comum, os benefícios em tocabilidade, e sonoridade dá pra comprar as cegas. Já o extended não me arriscaria a mandar fazer um baixo sem testar(um com e um sem), de preferência com os olhos vendados..KKKK
Bom, não sei se o tópico será útil, fica a critério dos moderadores, mas se mantiverem, vou continuar acompanhando o mesmo. Abraços
Então meus caros. colocando termos toscos no google, acabei encontrando o correto,
depois fiz uma pesquisa pelo correto, inclusive encontrei um topico antigo(2004) no talkbass.
Percebi que a discussão é polemica, inclusive no talkbass os caras estava discutindo física que envolve o assunto...rs Realmente, não consegui achar um denominador comum, em relação à funcionalidade do extended low...o fato é que adoraria, um Bzão mais tensionado, no nivel das cordas agudas, e a ideia do extended visualmente parecia boa. por outro lado, lendo sobre os fanned, vi que os baixistas encontraram nele, essa característica que descrevi, e que procuro.
No caso, do fanned, acho que como é denominador comum, os benefícios em tocabilidade, e sonoridade dá pra comprar as cegas. Já o extended não me arriscaria a mandar fazer um baixo sem testar(um com e um sem), de preferência com os olhos vendados..KKKK
Bom, não sei se o tópico será útil, fica a critério dos moderadores, mas se mantiverem, vou continuar acompanhando o mesmo. Abraços
Murilo_- Membro
Eu ia citar justamente os fanneds mas sou o mais suspeito aqui para discorrer sobre o sistema....
Sou fanned maníaco.
Uma dica procure os mondays mood do Cláudio Rocha.
Sou fanned maníaco.
Uma dica procure os mondays mood do Cláudio Rocha.
Fernando Zadá- Moderador
Também acho feio esse sistema e os fanneds .
Acredito mais em uma escala maior tipo 35 polegadas , mas é claro que depende do tamanho da mão da figura...
Acredito mais em uma escala maior tipo 35 polegadas , mas é claro que depende do tamanho da mão da figura...
Mas isso não resolve o equilíbrio de tensão entre as notas como um fanned. No fanned a tendência é ter tensões semelhantes no 35 as agudas vão continuar mais tensas que as mais graves.
Fernando Zadá- Moderador
Murilo_ escreveu:lendo sobre os fanned, vi que os baixistas encontraram nele, essa característica que descrevi, e que procuro.
Sim, esse maior equilíbrio de timbre e tensão é simplesmente inegável nos fanned. Qualquer pessoa percebe claramente, ao contrário da "extended B".
allexcosta- Administrador
tem um detalhe, fora da questão tensão da corda que é captação. um imã mais forte como o ceramico, ou neodimio, ou até mesmo um cap ativo, ajuda na questão B sem definição.
agora falando de tensão de corda, realmente o fanned tem uma melhor fisica aplicada.
agora falando de tensão de corda, realmente o fanned tem uma melhor fisica aplicada.
joseluiz.avilajr- Membro
joseluiz.avilajr escreveu:tem um detalhe, fora da questão tensão da corda que é captação. um imã mais forte como o ceramico, ou neodimio, ou até mesmo um cap ativo, ajuda na questão B sem definição.
Concordo!
Coder- Membro
Murilo_ escreveu:No caso, do fanned, acho que como é denominador comum, os benefícios em tocabilidade, e sonoridade dá pra comprar as cegas. Já o extended não me arriscaria a mandar fazer um baixo sem testar(um com e um sem), de preferência com os olhos vendados..KKKK
Eu já usei baixos com as duas contruções são interessantes. Mas acho o contrário, comprar um fanned sem testar acho perigoso. Já o extended B não tem influência nenhuma na tocabilidade do instrumento, então compraria sem problemas.
Mas na prática eu só compraria de olhos fechados pela marca ou luthier, não pela construção. Um M Laghus com extended B eu compro de olho fechado. Assim como um S Martyn ou um Dingwall. Um luthier que eu não conheço? Ai testaria.
Tenho um M Laghus que, por algum motivo, tem uma das melhores Bzonas que já toquei, com uma escala 34 e extended B. Este é fator determinante? Não sei, mas o projeto do baixo como um todo funciona bem.
dudamir- Membro
Dudamir, minha opinião quanto a comprar as cegas é a mesma que a sua, só não expressei na mesma forma. Em relação a definição de Bzão, tive um TRB 6I(o da foto) que definia maravilhosamente, mas ainda assim ainda procuro algo diferente. O TRB resolvi vender por birra em relação ao uso de 6c como sinônimo de qualidade de músico(conceito de alguns toscos).. E como ganho a vida como sideman, por birra e praticidade resolvi tocar de 5 cordas.. Rsrs
Murilo_- Membro
Murilo_ escreveu:Dudamir, minha opinião quanto a comprar as cegas é a mesma que a sua, só não expressei na mesma forma. Em relação a definição de Bzão, tive um TRB 6I(o da foto) que definia maravilhosamente, mas ainda assim ainda procuro algo diferente. O TRB resolvi vender por birra em relação ao uso de 6c como sinônimo de qualidade de músico(conceito de alguns toscos).. E como ganho a vida como sideman, por birra e praticidade resolvi tocar de 5 cordas.. Rsrs
Eu tive um TRB5 e vários outros com escala 35 e te falo com toda a sinceridade, tanto o timbre quanto a tocabilidade da sizona do M Laghus é das melhores.
Duvido que seja só a extended B, o projeto é todo bem pensado, mas o resultado final é excelente.
dudamir- Membro
Então Dudamir, eu não não poderia falar muito dos Mlaghus nesse sentido, por nunca ter tocado em um. Por outro lado, queria muito encomendar um Genesis 5C, mas estou modificando algumas coisas no meu Set e provavelmente vou ter que ficar um tempo sem comprar baixos caros. Até porque esse negócio de comprar baixo vicia, e nessa acabei esquecendo de algumas coisinhas no set como um Bom amplificador. Assim que eu fizer as mudanças que tenho em mente, vou comprar um brinquedo novo rsrsrs.. Se não um Mlaghus, um S. Martin Fanned(mais provável).. Enfim, é tanta vontade que nós baixista temos, que todos deveríamos ser ricos desde o berço.. Kkkkkk
Murilo_- Membro
Se um cara como o Jacimário faz esse tipo de "B" invertido, então deve dar resultado, ele deve ter pesquisado muito para isso.
Porém como nunca testei um baixo assim, continuo com minha teoria que, não faz diferença não, porque para mim a corda e o timbre morrem em cima do nut.
Posso estar muito errado, mas penso assim, até testar um.
Porém como nunca testei um baixo assim, continuo com minha teoria que, não faz diferença não, porque para mim a corda e o timbre morrem em cima do nut.
Posso estar muito errado, mas penso assim, até testar um.
NeyBass- Membro
vamos ver se eu consigo explicar, essa questão da tensão.
temos 2 parametros tensão e comprimento de escala.
o comprimento da escala tem uma tensão. essa tensão varia de acordo com a distancia entre os 2 pontos de ancoragem da corda, ponte e tarraxa, sendo que a ancoragem na ponte é medida no ponto de fixação, e não em cima do saddle.
um exemplo:
se voce construir dois baixos; um baixo de 33 polegadas mas usar uma distancia de ancoragem das cordas de 38 polegadas, e outro baixo com 34 polegadas, e uma distancia de ancoragem de 35 polegadas, voce terá maior tensão nas cordas o baixo com escala de 33 polegadas, mesmo ele tendo menor escala.
temos 2 parametros tensão e comprimento de escala.
o comprimento da escala tem uma tensão. essa tensão varia de acordo com a distancia entre os 2 pontos de ancoragem da corda, ponte e tarraxa, sendo que a ancoragem na ponte é medida no ponto de fixação, e não em cima do saddle.
um exemplo:
se voce construir dois baixos; um baixo de 33 polegadas mas usar uma distancia de ancoragem das cordas de 38 polegadas, e outro baixo com 34 polegadas, e uma distancia de ancoragem de 35 polegadas, voce terá maior tensão nas cordas o baixo com escala de 33 polegadas, mesmo ele tendo menor escala.
joseluiz.avilajr- Membro