Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

+143
jorge.ibs
Anchieta
BigBoy
Fernando Zadá
z0h
Bananoise
peter.forc
SilverKnob
Ivanov_br
Ricardo Saldanha
Cantão
Laysson
gloliveira
JUCIE SANTOS
Venancio Silva
Bruno da Rosa
mato
gmv bass
Jãozeiro
Pavor
Ricardo LaVey
WHead
Christian
Daniel Augusto
flexmagaiver
Orla Bass
leonardo.buggy
sidiburiti
Tibaldi
Kobhau
PauloBass
pluís
Bastiao
mblacerda
rodlburigo
patriciofernandes
Alfs
monteirofn
joabi
deixados
Luciano Dantas
jcsk8
Dogwood
deathenrique
PH Benchmarker
bonatti_bass
Fabrício M. Gadelha
japaubatuba
Riff Raff
Diegobass
Claudio Mengarda
michael.duarte
Fabao_Henrique
cardozo
thom_m
mikhailpizza
GRRS
SILVIAO
requeijaum
Ronyldo D`Santos Luthier
Hugo Corrêa
Bruno kta
henri carvalho
bodhan
elson.arcos
bass32
gpraxedes
Nelson Bass
dibass
Cauê Duarte
Baixeiro
Rostan Souza
pedrohenrique.astronauta
Vtrpira
Bira Magalhães
ZédeLepelin
Marlim
jefersonjjk
Jonatan Lima
Paulo Lopes
felipebarba
Luiz87
Guga Ramone
santana
Felipe José Dias
elzebad
Thiago Wilker
GusVCD
ifernandes
carlosadriano
Thiago Almeida
Panini
Juninho Sampaio
Rico
Derrevisdod
Gilmar de Bessa Belarmino
ReegiJR
joceir bernardo raupp
Johnny Bezerra
Diogo Lima Barreto
arturbmallmann
Renan Pollo
VictorLuigi
fheliojr
Breno_Barnabe
gsfteodoro
chiberia
Guilé
Deivesbass
MaikonBass
Ricardo
HenriqueBessa
afonsodecampos
NeyBass
GeTorres
Fábio Parenti Silveira
Tutu
CG
lucas.vieira2
HSN
Uchoa
Carlosrzz
LipeBass15
Emanoel Chequetto
allexcosta
Coder
korg
Detoba
eusouojunior
Felipencs
bass-will
Murilo_
Mike_
Tytoos
Willian Casagrande
109eh
RBORCARI
MauKnop
Andre Azulao
Zéff
emachado
Eliseumohr
Mauricio Luiz Bertola
147 participantes

Página 7 de 19 Anterior  1 ... 6, 7, 8 ... 13 ... 19  Seguinte

Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 7 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Paulo Lopes Dom Jul 31, 2016 4:34 pm

Irmão Bertola e colegas do fórum, sou novato, sou um apreciador de luthieria e gosto de fazer coisas. Estou com o projeto de fazer uma réplica de um Ibanez BTB 6 cordas, vou tentar fazer o melhor que eu puder. Disponho de algumas ferramentas e da oficina de um colega que possui desengrosso e serra de fita, tenho estudado aqui no fórum a construção de contrabaixo de colegas e tenho visto o nível do pessoal por aqui. Disponho de muiracatiara, cedro e angelim pedra aqui na região, peças que dariam para fazer tranquilamente esse projeto. Já fiz a planta do instrumento em escala real só faltando imprimir a mesma. Pesquisei em muitos sites sobre madeiras e vi algumas coisas a respeito da muiracatiara e do cedro, mas quase nada sobre angelim. Tenho algumas questões e ficaria muito agradecido se pudesse me ajudar com as respostas: Angelim, presta ou não? Posso fazer o braço em 3 partes com muiracatiara, cedro muiracatiara, ou o inverso? Poderia fazer todo o corpo de cedro, ou de muiracatiara? Poderia fazer todo o braço de cedro, ou muiracatiara? Desculpe se são muitas dúvidas, essa semana já terei essas madeiras em minhas mãos pra iniciar o projeto. Penso na beleza dos veios da muiracatiara com a limpeza visual do cedro, podendo usar somente essas duas madeiras. No caso irei comprar fibra de carbono pela net pra reforçar o braço do garoto. Vou fazer e depois posto a épica construção do meu primeiro baixo a partir do zero. Eventualmente faço alguns reparos em alguns instrumentos da igreja onde congrego, acredito que não terei muitas dificuldades. Desculpe pelo post longo e obrigado de antemão. Very Happy Very Happy
Paulo Lopes
Paulo Lopes
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 7 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jul 31, 2016 6:22 pm

Paulo Lopes
Esqueça o angelim pedra para qualquer coisa em luthiería...
Faça o braço com tauarí branco e reforços e escala de muiracatiara, ou outra madeira como o ipê ou pau-ferro, caviúna, braúna, por exemplo.
Use cedro apenas para o corpo. Se quiseres podes usar uma folha de muiracatiara como "top" do corpo de cedro, nada mais.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 7 Empty construção do BTB

Mensagem por Paulo Lopes Ter Ago 02, 2016 7:25 pm

Caro Bertola, estou à caça do tauari branco. Foi apresentado a mim o louro gamela, pode ser usado pra alguma finalidade em instrumentos?
Paulo Lopes
Paulo Lopes
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Ago 02, 2016 7:30 pm

^ Não conheço essa madeira, mas sim louro canela, que só serve para corpos, mesmo assim é pesada e fibrosa em excesso...
Aqui tem uma peça:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709343041-bloco-de-madeira-hard-maple-p-braco-de-baixo-_JM
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Paulo Lopes Ter Ago 02, 2016 7:39 pm

Obrigado pela rapidez Bertola. Já ouvi falar em louro canela. Também estranhei quando ele me disse gamela, olhei em alguns sites e vi com os dois nomes. Mas não sei se é a mesma, pelas fotos é difícil. Obrigado pela força! 💪👍🙏
Paulo Lopes
Paulo Lopes
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Ago 02, 2016 7:54 pm

Paulo Lopes escreveu:Obrigado pela rapidez Bertola. Já ouvi falar em louro canela. Também estranhei quando ele me disse gamela, olhei em alguns sites e vi com os dois nomes. Mas não sei se é a mesma, pelas fotos é difícil. Obrigado pela força! 💪👍🙏

Construí uma strato com corpo de louro canela.
Nunca mais repeti o feito...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Paulo Lopes Qua Ago 03, 2016 3:56 pm

Caro Bertola, segue a busca...
Não consigo encontrar Tauari Branco em lugar algum, encontrei também sucupira e macacaúba, além de cedrinho (o rapaz me informou ser boa de trabalhar, mas no entanto é mais dura que o cedro) e muiracatiara. Tô com dificuldade é na madeira pro braço mesmo. Posso usar uma madeira que seja um pouco mais fraca, mas com as longarinas grossas de uma madeira mais forte e usar 2 barras de fibra de carbono mais o tensor para dar a estabilidade e resistência necessárias? Pergunto isso porque temos muitas madeiras na região que figuram aqui pelo site como indicações em outros pots, mas não dispomos delas em toras para esse trabalho pq as madeireiras buscam sempre as que servem pra móveis, construção e as que nos servem dificilmente são retiradas para corte. O mercado de luthieria aqui ainda está em desenvolvimento, poucas pessoas trabalham com isso, eu particularmente só conheço 5 pessoas que trabalham com essa arte por aqui.
Paulo Lopes
Paulo Lopes
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 03, 2016 5:36 pm

Paulo Lopes
Cara, se vc está com dificuldades aí, compre pelo "link" que te passei...
Madeiras para braço não podem ser quaisquer umas. Tem que ter grã regular, resistência à torção e à rachaduras e estabilidade geral. Madeiras que tendem à rachar quando em processo de secagem, também não servem.
As densidades tem que ser da ordem de 0,50gramas por centímetro quadrado.
Uma outra opção (nunca usei...) é a peroba-clara e a ucuúba-da-terra-firme (essa deve ter por aí, e cabe reforço).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Paulo Lopes Qua Ago 03, 2016 6:31 pm

Blz, vou procurar. Obrigado mais uma vez! 👍
Paulo Lopes
Paulo Lopes
Membro

Mensagem por Paulo Lopes Sex Ago 05, 2016 9:33 pm

Irmão Bertola, e a cola? Titebond, Titebond 2 ou Cascorez amarela? Pergunto pq se for Titebond precisarei pegar no mercadolivre, aqui só tem cascorez. Obrigado pela força.
Paulo Lopes
Paulo Lopes
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 05, 2016 10:07 pm

Titebond é melhor.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Paulo Lopes Sex Ago 05, 2016 10:16 pm

Thanks! Very Happy
Paulo Lopes
Paulo Lopes
Membro

Mensagem por GeTorres Dom Ago 07, 2016 1:22 pm

Boa tarde Bertola.

Preciso trocar o tensor de um jb squier com binding preto em volta da escala. Ele tem 'tirante' de rosewood na parte de trás do braço e a dúvida é, tiro a escala ou o tirante para efetuar a troca?

Agradeço pela atenção!

Última edição por GeTorres em Dom Ago 07, 2016 2:48 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Corrigindo o corretor que tem vontade própria!)
GeTorres
GeTorres
Membro

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Ago 07, 2016 6:17 pm

^ A escala...
Detalhe: O "binding" vai pro espaço também...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Paulo Lopes Dom Ago 07, 2016 6:31 pm

Caro Bertola, desculpe incomodar novamente, sou muito grato pela sua atenção. Finalmente encontrei o tauarí branco, mas fiquei com uma dúvida. O modelo q estou copiando tem a espessura do braço aparentemente muito fina, 2 cm no nut e 2,3 no final do braço, vc acha aconselhável manter essas medidas ou seria melhor aumentar um pouco, essas dimensões q vi já são calculadas com o tamanho da escala, por isso achei pouco espesso. O q vc recomenda?
Paulo Lopes
Paulo Lopes
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Ago 07, 2016 6:36 pm

Não entendi à que media vc se refere...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Paulo Lopes Dom Ago 07, 2016 7:17 pm

Me refiro à parte de trás da escala, onde o polegar fica apoiado, o braço mesmo. Vi no site da ibanez q a espessura dele é 2 cm, contando também com a escala. Então achei q pode ser um pouco fino haja vista q não conheço bem o tauarí. É a altura do raio do braço, a dimensão do braço, talvez o sr tenha algum termo mais técnico. Se eu conseguisse postar uma imagem ficaria mais fácil. Obrigado!
Paulo Lopes
Paulo Lopes
Membro

Mensagem por GeTorres Dom Ago 07, 2016 9:15 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ A escala...
Detalhe: O "binding" vai pro espaço também...

Pelo visto, sem chance de salvá-lo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Ago 07, 2016 10:01 pm

Paulo Lopes
2 cm seria a medida SEM a escala. Com a mesma, sobe para 2,3 ou 2,4 cm.
GeTorres
Dá para tirar através do "skunk stripe", e retirando a "bala". Dá trabalho e exige "expertise"...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por GeTorres Dom Ago 07, 2016 10:15 pm

Agradeço a dica, mas pelo relato do dono o tensor quebrou mesmo, literalmente!

Vou ter que sacar a escala e procurar do mesmo tipo binding para recolocar...

Essa briga vai ser boa. Valeu Bertola, grato pela atenção!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagem por Paulo Lopes Dom Ago 07, 2016 10:25 pm

Obrigado Bertola! Muito obrigado pela força. Thanks!
Paulo Lopes
Paulo Lopes
Membro

Mensagem por GeTorres Seg Ago 08, 2016 3:24 pm

Boa tarde Bertola.

Já que perder o binding faz parte do serviço, o novo vem maior que a medida necessária, neste caso eu devo colar ele em volta da escala antes de colar ele no braço ou depois?

Confesso que acredito que colar depois deve ser mais trabalhoso, pois implicará em trabalho nos trastes.

Aproveitando, pode me indicar onde eu encontro o binding preto?

Grato!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Ago 08, 2016 5:47 pm

GeTorres
Binding se cola depois de colar a escala e acerta-se, deixando os trastes por último...
Aproveitando, pode me indicar onde eu encontro o binding preto?
Infelizmente não sei...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por afonsodecampos Seg Ago 08, 2016 6:45 pm

Neste link do ML tem algumas opções,  Getorres. 
http://lista.mercadolivre.com.br/instrumentos-musicais/binding-guitarra
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Jonatan Lima Qua Ago 31, 2016 11:10 am

Bom dia Bertola, gostaria de saber as opiniões dos colegas, comprei um braço pro meu contra baixo, coloquei o braço, botei as cordas, não mexi no tenso, tendo em vista que a altura das cordas ficaram baixas e confortáveis (sem trastejo). Sendo que percebi que a partir da 12 casa a afinação começou a bater diferente, por exemplo na 15 casa onde deveria soar C (Dó) está soando C# (Dó Sustenido), esse caso acontece só na região da 12 casa em todas as cordas.
Alguém já passou por essa situação, teriam alguma dica?
Jonatan Lima
Jonatan Lima
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 31, 2016 11:12 am

Seu instrumento precisa de uma regulagem de entonação.
Ou então há um erro de posicionamento na relação braço (12º casa) e ponte....
Nem sempre um braço pode ser instalado "de cara" em qualquer corpo...
Leve-o a um luthier experiente para que ele verifique o que está ocorrendo...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Jonatan Lima Qua Ago 31, 2016 11:24 am

Obrigado!
Jonatan Lima
Jonatan Lima
Membro

Mensagem por Jonatan Lima Sex Set 02, 2016 5:50 pm

Boa tarde galera, voltei pra dizer que consegui resolver o problema que estava com as oitavas na região da 12 casa, fazendo ajustes nos "carrinhos" da ponte.
Jonatan Lima
Jonatan Lima
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 02, 2016 5:54 pm

Jonatan Lima escreveu:Boa tarde galera, voltei pra dizer que consegui resolver o problema que estava com as oitavas na região da 12 casa, fazendo ajustes nos "carrinhos" da ponte.
Ou seja, como eu observei acima: Problema de ajuste de entonação...
up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por jefersonjjk Dom Set 04, 2016 6:22 pm

Ola tudo bem Bertola, sou novo aqui no forum, a história é a seguinte possuo um contrabaixo yamaha RBX 260 MADE TAWAN estilo precission Bass, sou unico dono nele comprei ele novo na loja no ano de 1999 ou 2000 faz tempo já, quando adquiri contrabaixo testei na loja ele possuia um timbre fantastico muito bom des do grave tipo sub até aquele som metalico para slap ótimo mesmo. só que este contrabaixo ficou 6 anos parado sem toca em uma bag, este ano voltei em minhas atividades reaprendendo a tocar só que quando peguei instrumento pluguei na minha caixa o som dele ficou "púm pum pum" então coloquei cordas novas 045 G, melhoro muito pouco..., só que percebi que os 2 potenciômetro do VOLUME que sáo 250kA e TONE que são 250kB, estão duro emperrado e raspando quando gira horrível necessita muita força para girar ambos.

Minha duvida é a seguinte se eu colocar os 2 potenciômetro novos a qualidade do som vai melhora significativamente?
Outra duvida o problema também pode ser os 2 captadores? qual a vida útil de um captador quando determinar se necessita trocalos?
Está correto potenciômetro Volume 250kA Logaritmico, Tone 250kB linear?
Pretendo fazer blindagem com fita de cobre para remover ruídos a minha duvida é a blindagen ajuda melhora qualidade de som?

Espero colaboração de alguém obrigado
Nota: sou apenas uma pessoa que possui pouco conhecimento e que pretendo arrumar meu próprio instrumento.
jefersonjjk
jefersonjjk
Membro

Mensagem por Marlim Ter Set 06, 2016 7:55 pm

Oi Bertola tudo bem meu caro?

Seguinte , estou com um Fender JAzz Bass Mexicano que embora tenha um som muito bonito e definido não tem aquele bom volume dos captadores...se eu não deixar o volume do ampli mais alto que o normal que deixo pros outros baixos ele fica digamos uns 25 % mais baixo que meus outros ( inclusive um eagle das antigas que tenho aqui ganha dele em volume )

Então esse é o caso , o som e a pegada são muito bons , mas falta volume ...a saída seria trocar de captador? se Sim quais vc me indicaria ?

Forte abraço
Marlim
Marlim
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 06, 2016 11:41 pm

jefersonjjk
Troque os potenciômetros de seu baixo por novos.
Pode usar os dois de 250KA (logarítmicos).
Blindagem não melhora som, apenas reduz ruído.
Marlim
Troque por esses:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721751101-captador-seymour-duncan-jazz-bass-hot-sjb-2n-braco-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714302122-captador-seymour-duncan-jazz-bass-quarter-pound-sjb-3b-pont-_JM
Ou esses:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715896365-par-de-captadores-dimarzio-jazz-bass-_JM
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Marlim Qua Set 07, 2016 7:30 am

Obrigado !
Marlim
Marlim
Membro

Mensagem por ZédeLepelin Qui Set 08, 2016 12:09 pm

Bertola,
tava na hora de trocar as cordas e resolvi usar um jogo D'Addario Short Scale que tava aqui há algum tempo guardado. Depois de colocada no Ledur curta escala, percebi que a corda começava a ficar mais fina antes de passar pelo nut. Esse 'afinamento' gerou uma folga no nut para as cordas A e E e isso vem gerando um ruído de trastejo quando as cordas são tocadas soltas (presas o som é normal de corda nova).
Existe algum macete (uso de algum material) que corrija esse inconveniente?
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Set 08, 2016 12:27 pm

^Estranho isso...
Provavelmente essas cordas aí foram projetadas para baixo com a configuração da "mão" "In Line", daí esse problema, ou então seu Ledur tem uma medida de escala maior que 30"...
Não há solução para isso, exceto vc fazer uma "gambiarra", como colocar um plástico ou papel para segurar a corda... Ou trocar as cordas....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por ZédeLepelin Qui Set 08, 2016 12:54 pm

Obrigado Bertola.
Vou tentar a gambiarra senão a corda não me servirá para nada.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagem por Bira Magalhães Sex Set 09, 2016 8:33 pm

Boa noite a todos. Faço aqui minha primeira participação no fórum ,já pedindo um socorro ao amigo Bertola.

Bertola, por acaso era vc que trabalhava a muitos anos com o falecido Simões?

Abs

Bira Magalhães
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 09, 2016 9:14 pm

Bira Magalhães escreveu:Boa noite a todos. Faço aqui minha primeira participação no fórum ,já pedindo um socorro ao amigo Bertola.

Bertola, por acaso era vc que trabalhava a muitos anos com o falecido Simões?

Abs

Sim, eu tive essa honra.
Mas eu não trabalhei propriamente com ele de forma sistemática. Digamos que eu o ajudava enquanto aprendia...
Very Happy
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Thiago Almeida Sáb Set 10, 2016 5:20 pm

Bertola, tinha comentado com você anteriormente a respeito de um JB escala escura que o ex dono tinha passado lixa de unha pra tirar a sujeira e tinha riscado a escala facepalm
Então acabei levando num luthier pra que ele melhorasse um pouco o acabamento, ele lixou um pouco e no final passou seladora, pra escala escura ficou um pouco brilhosa, é esse mesmo o procedimento?
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Set 10, 2016 8:39 pm

^ Não há nada de errado nisso que ele fez, mas há outras formas de fazer isso; porém, isso significaria ter que retirar os trastes, lixar a escala toda com um taco d escala com as lixas adequadas para tal e colocar novos trastes...
Um trabalho e um custo beeeem maior...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Thiago Almeida Sáb Set 10, 2016 10:00 pm

É realmente ele disse que seria uma trabalho bem maior retirar os trastes e que só faria isso realmente em último caso por um problema mais estético do que estrutural, só estranhei o "brilho" na escala e perguntei o que houve. Por que havia combinado de passar seladora na parte de trás do braço, pois estava começando a manchar.
Valeu, mestre Bertola!
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagem por Bira Magalhães Dom Set 11, 2016 10:11 am

Pôxa Bertola, talvez então tenha interesse na proposta. Tenho um baixo feito pelo Simões pra mim a uns 25 anos, esse baixo quebrou,na verdade descolou, na emenda do braço.

Vc teria interesse em embarcar numa reforma completa da nave?? Tô no Rio , se tiver interesse marcamos um dia pra te mostrar e acertarmos valores e etc.

O baixo é lindo, uma releitura que ele fazia dos Kawai ,com um braço todo trabalhado. Lindo.

Vou anexar umas fotos .

Abs.

Bira Magalhães
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Set 11, 2016 10:15 am

^ Seria uma honra!
Quando lembro da morte de meu mestre Simões, não consigo deixar de me emocionar...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por lucas.vieira2 Sex Set 16, 2016 9:21 am

Bom dia Bertola, fiz uma busca geral e não encontrei nada no sentido da minha dúvida.
Gostaria de saber qual sua experiencia/opinião com corpos de contrabaixo construídos com Marupá?
Estou para fazer um baixo com um luthier aqui da minha região e ele indicou esta madeira por ser nacional e ser um bom custo beneficio. O braço seria em Tauari e a escala seria de pau-ferro. Em tese, só com madeiras nacionais.
Acha que vai ficar legal?
lucas.vieira2
lucas.vieira2
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 16, 2016 12:54 pm

lucas.vieira2 escreveu:Bom dia Bertola, fiz uma busca geral e não encontrei nada no sentido da minha dúvida.
Gostaria de saber qual sua experiencia/opinião com corpos de contrabaixo construídos com Marupá?
Estou para fazer um baixo com um luthier aqui da minha região e ele indicou esta madeira por ser nacional e ser um bom custo beneficio. O braço seria em Tauari e a escala seria de pau-ferro. Em tese, só com madeiras nacionais.
Acha que vai ficar legal?

Sim, vai.
Eu uso marupá direto nos corpos que construo, também freijó, caixeta e cedro, mas dessas, o marupá é a mais acessível e de fácil trabalhabilidade.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por lucas.vieira2 Sex Set 16, 2016 1:03 pm

Obrigado Bertola, fico feliz em saber disso!
E sobre o braço em Tauari e a escala de pau-ferro? Boas escolhas também?
lucas.vieira2
lucas.vieira2
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 16, 2016 1:04 pm

^ Sim.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por lucas.vieira2 Sex Set 16, 2016 1:08 pm

Mais uma vez, obrigado Bertola!
lucas.vieira2
lucas.vieira2
Membro

Mensagem por Vtrpira Seg Set 19, 2016 11:16 am

Bom dia, Bertola.

Gostaria de saber se é comum que a altura das cordas aumente em direção à ponte. Por exemplo, nas primeiras casas a altura das cordas é uma, conforme se desce o braço do instrumento a altura das cordas vai aumentando também. Isso é comum? Quais são os motivos que levam a isso? É sempre braço torto ou pode ser um erro recorrente em baixos mais baratos?

Certo de sua contribuição, agradeço desde já.
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 19, 2016 11:20 am

^ Sim, é.
Mas isso tem um limite aceitável e não deve ser uma diferença muito grande não.
Agora, me parece que seu baixo não foi regulado por um luthier competente...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 7 de 19 Anterior  1 ... 6, 7, 8 ... 13 ... 19  Seguinte

Ir para o topo