Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

+143
jorge.ibs
Anchieta
BigBoy
Fernando Zadá
z0h
Bananoise
peter.forc
SilverKnob
Ivanov_br
Ricardo Saldanha
Cantão
Laysson
gloliveira
JUCIE SANTOS
Venancio Silva
Bruno da Rosa
mato
gmv bass
Jãozeiro
Pavor
Ricardo LaVey
WHead
Christian
Daniel Augusto
flexmagaiver
Orla Bass
leonardo.buggy
sidiburiti
Tibaldi
Kobhau
PauloBass
pluís
Bastiao
mblacerda
rodlburigo
patriciofernandes
Alfs
monteirofn
joabi
deixados
Luciano Dantas
jcsk8
Dogwood
deathenrique
PH Benchmarker
bonatti_bass
Fabrício M. Gadelha
japaubatuba
Riff Raff
Diegobass
Claudio Mengarda
michael.duarte
Fabao_Henrique
cardozo
thom_m
mikhailpizza
GRRS
SILVIAO
requeijaum
Ronyldo D`Santos Luthier
Hugo Corrêa
Bruno kta
henri carvalho
bodhan
elson.arcos
bass32
gpraxedes
Nelson Bass
dibass
Cauê Duarte
Baixeiro
Rostan Souza
pedrohenrique.astronauta
Vtrpira
Bira Magalhães
ZédeLepelin
Marlim
jefersonjjk
Jonatan Lima
Paulo Lopes
felipebarba
Luiz87
Guga Ramone
santana
Felipe José Dias
elzebad
Thiago Wilker
GusVCD
ifernandes
carlosadriano
Thiago Almeida
Panini
Juninho Sampaio
Rico
Derrevisdod
Gilmar de Bessa Belarmino
ReegiJR
joceir bernardo raupp
Johnny Bezerra
Diogo Lima Barreto
arturbmallmann
Renan Pollo
VictorLuigi
fheliojr
Breno_Barnabe
gsfteodoro
chiberia
Guilé
Deivesbass
MaikonBass
Ricardo
HenriqueBessa
afonsodecampos
NeyBass
GeTorres
Fábio Parenti Silveira
Tutu
CG
lucas.vieira2
HSN
Uchoa
Carlosrzz
LipeBass15
Emanoel Chequetto
allexcosta
Coder
korg
Detoba
eusouojunior
Felipencs
bass-will
Murilo_
Mike_
Tytoos
Willian Casagrande
109eh
RBORCARI
MauKnop
Andre Azulao
Zéff
emachado
Eliseumohr
Mauricio Luiz Bertola
147 participantes

Página 8 de 19 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 13 ... 19  Seguinte

Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 8 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Vtrpira Seg Set 19, 2016 11:36 am

Eu o levei a um luthier para que ele regulasse, mas isso faz uns dois anos. Foi colocado um shim e feita a regulagem padrão. Suspeito tanto da competência do luthier quanto da fabricação do instrumento: um Tagima Millenium de 6 cordas. Percebo que mesmo com a ponte abaixada no mínimo, a altura não está satisfatoriamente baixa abaixo da 12ª casa. Quais suas impressões sobre esse contrabaixo, Bertola?

O problema é que em minha cidade só há um luthier. Se o problema for regulagem mesmo, vou ter que me virar com a cara e a coragem.
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 8 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Set 19, 2016 11:52 am

Não sou o Bertola, mas tive em mãos um Millenium Top de 5 e 6 cordas e também pude tocar em um outro Millenium Top de 6 cordas de uma outra pessoa. Não senti neles uma constância em relação ao acabamento, construção e estas coisas. O meu era bem diferente do da outra pessoa e havia também bastante diferença entre o meu top de 6 cordas e o de 5 cordas. O Top de 6 cordas era mais bem feito. Acho que tive sorte com o meu top de 6 cordas pois ele veio muito bem construído, com os trastes muito bem alinhados e colocados e ele pegava regulagens bem baixas a nível do que chamam aqui no fórum de "regulagem touch screen". Só o vendi pois não me dei bem com o pré dele de jeito nenhum. O som não me agradava nem um pouco.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Vtrpira Seg Set 19, 2016 1:15 pm

O braço do instrumento parece estar normal, mas mesmo assim a altura não está um pouco mais alta abaixo da 12ª casa. O luthier me disse que é possível regular isso "cavando" o corpo do baixo de modo que os mono trilhos (ponte) fiquem mais afundados. Mas gastar mais uma grana para corrigir um baixo mediano não é uma boa opção.

Talvez eu tenha sido premiado com esse baixo.
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 19, 2016 1:49 pm

Existe uma versão desse baixo com a construção "neck trhu" e uma de baixo aparafusado.
Se o seu for dessa série (aparafusado), basta colocar um calço na trócula.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Vtrpira Seg Set 19, 2016 8:32 pm

No caso já há um calço (shim, é isso mesmo?). Vou postar fotos para me expressar melhor.

Veja o braço e a ação das cordas. O braço está regulado corretamente, já apertei a primeira e última casa e verifiquei a altura. Porém, veja como as cordas se distanciam em direção ao corpo do instrumento.
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 8 <a href=

Veja o calço que comentei. Foi o luthier que colocou na regulagem.

Me parece que esse calço não resolve o problema da angulação, pois ele apenas eleva o braço em relação ao corpo. Vi nos outros tópicos recomendando que o calço deve fazer o braço se inclinar para resolver isso, colocando só um pedaço de madeira encostado ao corpo. Para eu sanar de uma vez por todas esse problema da angulação o que devo fazer? Preciso retirar esse calço e colocar um outro que faça o braço inclinar? Colocar um calço em cima desse que já foi colocado? Enfim... estou meio perdido.

Conto com a colaboração de vocês. Só há um luthier na minha cidade, do qual não tenho certeza sobre sua perícia.

Valeu.
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 19, 2016 8:51 pm

Preciso retirar esse calço e colocar um outro que faça o braço inclinar?
Sim.
P.S.: As fotos acima não abriram...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Vtrpira Ter Set 20, 2016 8:56 am

As fotos estão todas neste link:
http://postimg.org/gallery/2vo9b3ntk/

Será que meu baixo tem salvação, Bertola?

Esse baixo Millenium da Tagima parece não ter um bom controle de qualidade. Minha guitarra Memphis (que é by Tagima) não tem esse problema de angulação no braço. É decepcionante... espero conseguir consertar isso eu mesmo, gosto muito das seis cordas.

Muito obrigado.

Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 20, 2016 9:30 am

Vtrpira
Pela 2ª foto já ví que o braço está inclinado "ao contrário".
Retire o braço e coloque um calço apenas na parte final da cavidade da trócula afim de angular o braço "positivamente"
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Vtrpira Ter Set 20, 2016 9:45 am

No caso seria colocar um calço "encostado" mais próximo ao corpo, para inclinar o braço mais para trás? Esse calço tem algum tamanho e espessura específica? Li algo sobre usar caixas de fósforo, cartões etc.

Me desculpe pela série de perguntas, mas tenho que dar um jeito nisso sozinho. Neutral

Obrigado.
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 20, 2016 9:47 am

^Teste vários.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Vtrpira Ter Set 20, 2016 9:56 am

Beleza, Bertola. Muito obrigado.

Vou tentar primeiras usar a madeira que o luthier já usou, só serrar no formato para se encaixar. Parece que a altura está boa, só basta corrigir o ângulo.

Valeu! cheers
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 20, 2016 9:57 am

^ Depois avise como ficou...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Vtrpira Qua Set 21, 2016 9:58 am

Fiz o procedimento ontem. Retirei o calço colocado pelo luthier e coloquei um pedaço de caixa de fósforo. Não produziu resultado. Então, retirei o braço novamente e fiz um calço de dois pedaços da caixa de fósforo colados com cola branca. Dessa vez tive resultados, o baixo estava um trastejamento só, pois a ponte estava abaixada no mínimo possível. Fiz, então, uma regulagem da alturas das cordas (e me lembre de quanto odeio mono rails). A altura das cordas ficou mais baixa do que estava antes, mas nada surpreendente.

Agradeço ao pessoal aqui pelo apoio e por transmitirem a segurança necessária para fazer os procedimentos. Há um ano atrás, desmontar meu baixo era algo impensável.

Valeu!
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagem por joceir bernardo raupp Ter Set 27, 2016 12:55 pm

Boa tarde Bertola!!! tenho um captador music man e um cap single precision  e estou montando um baixo e queria usar esses dois caps como faço a ligação? faço a ligação separado cada cap com seus pot ou da pra fazer junto nos mesmos pot, e como ficaria melhor? queria ter esses dois timbres no bass separadamente e se fosse possível usar os dois juntos....agradeço desde já.
joceir bernardo raupp
joceir bernardo raupp
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 27, 2016 2:12 pm

Use uma chave de 3 posições ou utilize uma ligação como as dos Jazz Basses
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por joceir bernardo raupp Ter Set 27, 2016 6:15 pm

Vlw obrigado!!! com a chave me agrado mais, mas não tenho ideia como ligar essa chave mas vou dar uma pesquisada vlw.
joceir bernardo raupp
joceir bernardo raupp
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 27, 2016 6:18 pm

https://www.google.com.br/search?q=epiphone+special+ii+wiring+diagram&espv=2&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjClq3BvLDPAhXMI5AKHbrwCmsQsAQIGw#imgrc=wmSZXNhJoc8jvM%3A
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por joceir bernardo raupp Ter Set 27, 2016 6:22 pm

cheers vlw!!!
joceir bernardo raupp
joceir bernardo raupp
Membro

Mensagem por Rostan Souza Sex Out 07, 2016 1:50 pm

Boa tarde Bertola
Tenho um yamaha trb 1005 e após uma batida na quina da porta, a parte do knob dos potenciômetros quebrou.
Minha dúvida é: existe alguma especificidade na troca dos potenciometros? ou é só ver o valor dos potenciometros que quebrou e comprar no mesmo valor?
Rostan Souza
Rostan Souza
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 07, 2016 2:07 pm

Só trocar por um de igual medida em K ohms...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Rostan Souza Sex Out 07, 2016 3:11 pm

certo Bertola, muito obrigado pela atenção!
Rostan Souza
Rostan Souza
Membro

Mensagem por Baixeiro Ter Out 18, 2016 1:11 pm

Grande Bertola...
Boa tarde.
Bertola eu tenho um Eagle EGB 4100, e tenho tido o seguinte problema, ele tem um timbre muito "fechado", vou explicar...
O baixo possui no geral um timbre grave, porém muito apagado, sem profundidade, sem punch, e os médios/agudos sem brilho e também muito apagados.

No inicio achei que fossem as cordas que vieram no instrumento, que possivelmente poderiam ter vinda ja velhas...
Testei algumas outras marcas de encordoamento, e praticamente nada mudou...

Usei em diversos set ups e amplificadores, e poucas combinações funcionarem de forma aceitável.

Como eu gosto da tocabilidade e do design do instrumento estou querendo investir para tentar resolver esse problema, porém se tratando de um instrumento de baixo custo (em torno de R$1000,00 / 1200,00) se eu gastar muito em upgrades, acabo ficando com um instrumento defasado p uma possivel revenda.
Então queria dar o tiro o mais certeiro possível...

1- substituir os caps que são 2 do modelo MM aparentemente fabricados pela própria Eagle, porém se o circuito ativo for o responsável pelo problema, não vai adiantar muita coisa.
2- trocar o circuito ativo, que é um ching ling bem genérico e barato, porem se o problema forem os caps tb não vai fazer grande diferença.
3- trocar ambos...o que custaria mais do que o valor do instrumento, e se o problema for da construção do instrumento (tipo de madeiras e tal...) tb não ajudaria muito.

O que vc me recomenda Bertola?

Grande abraço.
Baixeiro
Baixeiro
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 18, 2016 4:41 pm

Recomendo que vc troque o circuito...
Pode ser até que o mesmo tenha vindo com defeito ou má fabricação. Às vezes um componente errado ou defeituoso pode alterar muito o timbre.
Não sou bom entendedor de circuitos ativos, mas se vc pesquisar um circuito com um timbre mais "aberto" que o seu, resolverá o problema.
Uma pergunta: você já o testou com cordas de aço inoxidável?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Baixeiro Ter Out 18, 2016 5:09 pm

Opa....
Blz, vou partir para a pesquisa de circuitos e ver o que melhor se aplica na relação custo beneficio.
Quanto as cordas, não cheguei a usar as de aço inox, no que vem a memória todas foram de níquel, usei as marcas D'addario, Fender, SG, e se não me engano as da Hartke tb...
Vlw!
Baixeiro
Baixeiro
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 18, 2016 5:12 pm

^Cordas de aço inox são bem mais agudas e brilhantes.
Compre um jôgo, teste e veja no que dá...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Ter Out 18, 2016 5:21 pm

Licença, Bertola.

Não se preocupe muito com revenda. Guarde a captação original e coloque no baixo caso for vendê-lo. Captação de grife mantém preço e vende fácil separada.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Cauê Duarte Ter Out 18, 2016 5:25 pm

Aproveitando a dúvida do amigo, eu tenho um eagle egb 5000 e também estou um pouco desgostoso do som dele. Estava pensando em retirar o circuito e deixar ele passivo, seria uma boa ideia?
Cauê Duarte
Cauê Duarte
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 18, 2016 5:46 pm

allexcosta escreveu:Licença, Bertola.

Não se preocupe muito com revenda. Guarde a captação original e coloque no baixo caso for vendê-lo. Captação de grife mantém preço e vende fácil separada.
Allex, não carece de pedir licença. Sua experiência é vasta e valiosa, só tem a agregar...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 18, 2016 5:49 pm

Cauê Duarte escreveu:Aproveitando a dúvida do amigo, eu tenho um eagle egb 5000 e também estou um pouco desgostoso do som dele. Estava pensando em retirar o circuito e deixar ele passivo, seria uma boa ideia?
Não é uma má idéia não, mas é algo que vc terá que fazer e testar...
No meu entender, circuitos internos (que na verdade não são "ativos", mas sim pré amps "on board"), se não forem bons, não valem à pena...
Luthiers como o Jacimário, Samuel e Germano fabricam verdadeira obras de arte nesse sentido. Recomendo firmemente os produtos deles.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por dibass Qua Out 19, 2016 8:25 am

Deixando passivo voce vai descobrir se o que te atrapalha é o circuito ou os caps e depois vc investe no que precisar
dibass
dibass
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Out 19, 2016 8:27 am

dibass escreveu:Deixando passivo voce vai descobrir se o que te atrapalha é o circuito ou os caps e depois vc investe no que precisar
(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Nelson Bass Sex Out 21, 2016 3:03 pm

Olá Bertola, adquiri a pouco tempo um fender precision mexicano 98 ou 99. O baixo regula as oitavas, as cordas ficam confortáveis e tudo parece funcionar bem, contudo, percebi hoje que o head está levemente empenado. Isso é um problema sério? Preciso preocupar com isso a longo prazo?

P.S. O braço está normal.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 21, 2016 5:23 pm

Nelson Bass
O que vc chama de "head"?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Baixeiro Sáb Out 22, 2016 9:37 am

Blz Bertola, obrigado pelas dicas.
Quanto aos circuitos, quais vc recomenda que possuem uma boa relação custoXbenefício ?
Baixeiro
Baixeiro
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 23, 2016 2:03 pm

Baixeiro escreveu:Blz Bertola, obrigado pelas dicas.
Quanto aos circuitos, quais vc recomenda que possuem uma boa relação custoXbenefício ?
Cara, eu não sou bom conhecedor de circuitos "ativos"...
Os que já usei foram os Artec...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Nelson Bass Dom Out 23, 2016 4:04 pm

Olá Bertola, trata-se do headstock, ou "mão" como costumamos falar no Brasil.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 23, 2016 9:16 pm

Nelson Bass escreveu:Olá Bertola, trata-se do headstock, ou "mão" como costumamos falar no Brasil.
Bem, nunca ví esse lance de mão empenada, assim, não posso opinar...
A não ser que tu me envie uma foto...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Willian Casagrande Seg Out 24, 2016 10:46 am

Dia, Bertola.
Cara, é uma dúvida meio besta, mas ok. A minha chave allen do tamanho correto para mexer no tensor de um dos meus baixos não entra no espaço destinado a ela. A regulagem do tensor é feita afastando o escudo, próximo ao cap do braço. A pergunta é: é possível encontrar uma chave que tenha uma "curvinha" menor para entrar nesse espaço, mas que seja do mesmo tamanho? Eu já testei umas 3 e não funcionou, não entrou. Aquele espacinho é muito pequeno.
O ruim, se não tiver como, é que sempre que precisar mexer vou ter que desmontar o braço...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 24, 2016 10:50 am

William,
Possível é. Existem chaves com hastes menores, mas são difíceis de achar.
Agora, como o baixo tem uma construção de braço em que a regulagem do tensor se faz pela trócula, noi mais das vezes tem que retirar mesmo...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Willian Casagrande Seg Out 24, 2016 10:57 am

^ Entendi. Beleza, vou ver se acho uma dessas.
Valeu.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Mike_ Seg Out 24, 2016 11:09 am

Willian, meus 5 centavos..
Você não consegue cortar ou mudar a curva de uma de suas chaves pra usar só nesse baixo?

Qualquer ferramentaria faz isso aí, e é capaz de nem cobrar..
Mike_
Mike_
Membro

Mensagem por Willian Casagrande Seg Out 24, 2016 12:19 pm

^ Cara, não tinha pensado nisso, mas acho que rola, sim. Daria pra usar no outro também, já que o acesso ao tensor no JB é no head e tem espaço livre pra mexer. Eu acho que é coisa de cortar centímetros somente (só não sei se vai danificar a chave, mas qualquer coisa compro outra).
Vou ver isso no sábado, quando tiver tempo. Obrigado!
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 24, 2016 4:11 pm

Mike_ escreveu:Willian, meus 5 centavos..
Você não consegue cortar ou mudar a curva de uma de suas chaves pra usar só nesse baixo?

Qualquer ferramentaria faz isso aí, e é capaz de nem cobrar..
Boa dica!
Qualquer torneiro faz isso com pé nas costas...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por joceir bernardo raupp Sáb Nov 05, 2016 11:48 am

Bom dia Bertola, sei que é difícil assim por foto mas saberia me dizer que madeira é essa? ela é bem dura com os poros bem fechados.
to afim de usar elas para escala.http://www.reduzfoto.com.br/view.php?q=05_11_2016_16_44_22.jpg

Última edição por joceir bernardo raupp em Sáb Nov 05, 2016 4:48 pm, editado 1 vez(es)
joceir bernardo raupp
joceir bernardo raupp
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Nov 05, 2016 1:09 pm

^ Não tem foto alguma...
ahn
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por joceir bernardo raupp Sáb Nov 05, 2016 4:50 pm

Desculpe Bertola nõa estou conseguindo colocar as fotos.(mais uma tentativa!!)https://postimg.org/image/4a6g1ealt/
joceir bernardo raupp
joceir bernardo raupp
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Nov 05, 2016 5:15 pm

^ Cara, mesmo que vc coloque a foto, é muito difícil identificar madeiras apenas assim.
Por outro lado, madeiras para braço tem que ser muito específicas em suas características, com dureza e densidade, resistência à empenos e rachaduras, grã-direita e boa trabalhabilidade.
Pau-marfim, tauarí-branco e peroba-clara são as mais indicadas para esse mister no Brasil. Podem haver outras, mas não tenho experiência nelas.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por joceir bernardo raupp Sáb Nov 05, 2016 5:25 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Cara, mesmo que vc coloque a foto, é muito difícil identificar madeiras apenas assim.
Por outro lado, madeiras para braço tem que ser muito específicas em suas características, com dureza e densidade, resistência à empenos e rachaduras, grã-direita e boa trabalhabilidade.
Pau-marfim, tauarí-branco e peroba-clara são as mais indicadas para esse mister no Brasil. Podem haver outras, mas não tenho experiência nelas.
sim compreendo é que  achei parecido com uma escala que vi aqui em uma construção no forum do serafan. essa é a madeira que tenho aqui .https://postimg.org/image/4a6g1ealt/
joceir bernardo raupp
joceir bernardo raupp
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Nov 05, 2016 5:26 pm

Tá parecendo pau-ferro, excelente para escalas...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por gpraxedes Sáb Nov 05, 2016 11:47 pm

Mestre Bertola, estou com um JB cujo captador da ponte parou de funcionar, já refiz todas as ligações, inclusive testando com multi teste, todos os fios, potenciômetros e inclusive o cap apresentam leituras normais, logo, há algum detalhe que não estou percebendo. Com sua experiência, pode me dar alguma dica do que mais checar?

Edit: Já testei com outro captador e continua o problema, o que me fez crer que fosse problema no potenciômetro, mas, como falei antes, medindo-o, o mesmo apresenta leitura normal.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 8 de 19 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 13 ... 19  Seguinte

Ir para o topo