Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
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Mauricio Luiz Bertola
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Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Caro Bertola,
Se um baixo de circuito ativo e com dois humbuckers apresenta déficit de volume apenas em uma corda de um de seus captadores, há alguma chance do problema residir no pré? Ou seria necessariamente problema no captador? Obrigado.
Se um baixo de circuito ativo e com dois humbuckers apresenta déficit de volume apenas em uma corda de um de seus captadores, há alguma chance do problema residir no pré? Ou seria necessariamente problema no captador? Obrigado.
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
^Difícil de responder Leonardo, pois podem ser ambas as coisas, e até mesmo da corda...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^Difícil de responder Leonardo, pois podem ser ambas as coisas, e até mesmo da corda...
Beleza! Obrigado. Surgiu uma oportunidade de pegar um instrumento que apresenta este problema. Se eu encarar pegá-lo, mando notícias por aqui
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Okleonardo.buggy escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:^Difícil de responder Leonardo, pois podem ser ambas as coisas, e até mesmo da corda...
Beleza! Obrigado. Surgiu uma oportunidade de pegar um instrumento que apresenta este problema. Se eu encarar pegá-lo, mando notícias por aqui
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Desculpe a intromissão no tópico. Minha pitadinha de sugestão: verificou a altura do captador em relação as cordas?
arturbmallmann- Membro
- Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
arturbmallmann escreveu:Desculpe a intromissão no tópico. Minha pitadinha de sugestão: verificou a altura do captador em relação as cordas?
...não tenho como. É uma transação que ocorreria online
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Em captadores com polos fixos. deixar mais próximo pouco adianta...arturbmallmann escreveu:Desculpe a intromissão no tópico. Minha pitadinha de sugestão: verificou a altura do captador em relação as cordas?
Já nos que são móveis (como os Schallers e DM), sim...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
"Navegando" na Internet achei esse vídeo antigo do meu querido amigo Rogério Lopes (Banda Vitória Régia, Simone, Marina Elali, e e outros), com uma telecaster recém construída por mim e que hoje pertence à meu "irmão" André Torquato (Santos, SP).
https://www.youtube.com/watch?v=nirN-KUGj3Q
https://www.youtube.com/watch?v=nirN-KUGj3Q
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Muito bonita a guitarra. E soa bem! O tema desse workshop também parece ser interessante. São tantas as realidades ligadas ao universo da música que muitas particularidades acabam não recebendo a devida atenção dos cursos/escolas. Não sou músico mas tenho curiosidade em conhecer esses detalhes das rotinas dos músicos da noite, de estúdio, músicos contratados para tocar em shows etc. Abraço.
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Mauricio Luiz Bertola escreveu:"Navegando" na Internet achei esse vídeo antigo do meu querido amigo Rogério Lopes (Banda Vitória Régia, Simone, Marina Elali, e e outros), com uma telecaster recém construída por mim e que hoje pertence à meu "irmão" André Torquato (Santos, SP).
https://www.youtube.com/watch?v=nirN-KUGj3Q
fheliojr- Membro
- Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Belíssimo som de Tele! Parabéns, meu caro Bertola!
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Eu coloquei acima apenas uma parte do workshop. Na verdade são 6, em que o Rogério toca e fala do seu trabalho como músico profissional.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Saudações, Bertola.
Nessa semana eu assisti a esse vídeo e fiquei curioso. Você sabe me dizer se realmente procede o que o autor do vídeo diz? Se sim, é um recurso comum aos instrumentos de baixo custo? Chineses e nacionais? E os Squiers? Li comentários afirmando que são assim também.. Por fim, se possível, gostaria de saber se você acha que esse tipo de acabamento compromete de alguma forma o instrumento ou apenas representa uma tendência de barateamento de produção. Abraço.
Nessa semana eu assisti a esse vídeo e fiquei curioso. Você sabe me dizer se realmente procede o que o autor do vídeo diz? Se sim, é um recurso comum aos instrumentos de baixo custo? Chineses e nacionais? E os Squiers? Li comentários afirmando que são assim também.. Por fim, se possível, gostaria de saber se você acha que esse tipo de acabamento compromete de alguma forma o instrumento ou apenas representa uma tendência de barateamento de produção. Abraço.
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Trata-se apenas de um recurso de acabamento. A própria Fender Japão já usou isso (uma menina que tocou comigo - Bárbara), tinha uma Fender MIJ muito boa que tinha isso.
Apenas uma questão de acabamento, não influi em nada, nem negativa, nem positivamente.
Apenas uma questão de acabamento, não influi em nada, nem negativa, nem positivamente.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Mestre Bertola, tudo bem? Nos últimos dias, eu testava pensando, quando - ou até que ponto - um espaço no tróculo (neck joint/pocket gap) de um instrumento é um problema?
fheliojr- Membro
- Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
É um problema pois o encaixe tem que ser rígido. Encaixe com espaço limita a distribuição das vibrações entre o braço e o corpo.fheliojr escreveu:Mestre Bertola, tudo bem? Nos últimos dias, eu testava pensando, quando - ou até que ponto - um espaço no tróculo (neck joint/pocket gap) de um instrumento é um problema?
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Saudações Bertola. Veja se pode me ajudar:
Considerando que: (i) O shape dos Ibanez SR para mim são perfeitos no quesito ergonomia. Parece que foram feitos para mim. (ii) Tenho vontade de ter um bass precision como alternativa, mas, se possível em um shape de SR .
Acha razoável a ideia de comprar um SR com captação PJ, tirar o J e tampara cava, mudar a elétrica e tirar os botões que sobram?
Considerando que: (i) O shape dos Ibanez SR para mim são perfeitos no quesito ergonomia. Parece que foram feitos para mim. (ii) Tenho vontade de ter um bass precision como alternativa, mas, se possível em um shape de SR .
Acha razoável a ideia de comprar um SR com captação PJ, tirar o J e tampara cava, mudar a elétrica e tirar os botões que sobram?
Convidado- Convidado
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Henri-Q, eu não poderia te responder isso, pois é algo muito pessoal.Henri-Q escreveu:Saudações Bertola. Veja se pode me ajudar:
Considerando que: (i) O shape dos Ibanez SR para mim são perfeitos no quesito ergonomia. Parece que foram feitos para mim. (ii) Tenho vontade de ter um bass precision como alternativa, mas, se possível em um shape de SR .
Acha razoável a ideia de comprar um SR com captação PJ, tirar o J e tampara cava, mudar a elétrica e tirar os botões que sobram?
Agora, os SR tem braço de 24 trastes, e seria necessário atentar para o posicionamento do captador.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
A Tagima fez isso aqui:Henri-Q escreveu:^entendi. Beleza meu caro. Obrigado
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1219242300-contra-baixo-tagima-xb21-preto-passivo-4-cordas-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=87c460f4-0878-44a2-bbe4-ac544b1b0aed
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Mauricio Luiz Bertola escreveu:É um problema pois o encaixe tem que ser rígido. Encaixe com espaço limita a distribuição das vibrações entre o braço e o corpo.fheliojr escreveu:Mestre Bertola, tudo bem? Nos últimos dias, eu testava pensando, quando - ou até que ponto - um espaço no tróculo (neck joint/pocket gap) de um instrumento é um problema?
Opa, obrigado!
Se esta folga for somente de um lado do braço e tiver a espessura de um cartão de crédito, há muito problema?
fheliojr- Membro
- Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Cara, cole uma folha de madeira nessa região que vc resolve o problema.fheliojr escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:É um problema pois o encaixe tem que ser rígido. Encaixe com espaço limita a distribuição das vibrações entre o braço e o corpo.fheliojr escreveu:Mestre Bertola, tudo bem? Nos últimos dias, eu testava pensando, quando - ou até que ponto - um espaço no tróculo (neck joint/pocket gap) de um instrumento é um problema?
Opa, obrigado!
Se esta folga for somente de um lado do braço e tiver a espessura de um cartão de crédito, há muito problema?
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
^Na verdade, esta minha dúvida surgiu, ao ver ver baixos novos e relativamente caros, no site da Sweetwater. Havia lá vários Lakland, Fender American, etc, com este GAP, enquanto um Spector bem mais barato q eles estava impecável.
fheliojr- Membro
- Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Isso acontece com frequência.fheliojr escreveu:^Na verdade, esta minha dúvida surgiu, ao ver ver baixos novos e relativamente caros, no site da Sweetwater. Havia lá vários Lakland, Fender American, etc, com este GAP, enquanto um Spector bem mais barato q eles estava impecável.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Mauricio Luiz Bertola escreveu:A Tagima fez isso aqui:Henri-Q escreveu:^entendi. Beleza meu caro. Obrigado
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1219242300-contra-baixo-tagima-xb21-preto-passivo-4-cordas-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=87c460f4-0878-44a2-bbe4-ac544b1b0aed
Bacana
Convidado- Convidado
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Bertola,
Voltando a meu "sonho inusitado" e tentando não fazer perguntas que envolvam aspectos pessoais:
01.O fato dos captadores serem invertidos (imagem abaixo) influencia no som/timbre?
02.Se levar o projeto adiante é possível adaptar o braço de um SR para o tamanho do braço ideal para um Precision ou é melhor fazer um braço novo? Pergunto isso porque adoraria manter o headstock original de um SR.
03.Tem alguma limitação na eletrica em função do shape do instrumento?
Voltando a meu "sonho inusitado" e tentando não fazer perguntas que envolvam aspectos pessoais:
01.O fato dos captadores serem invertidos (imagem abaixo) influencia no som/timbre?
02.Se levar o projeto adiante é possível adaptar o braço de um SR para o tamanho do braço ideal para um Precision ou é melhor fazer um braço novo? Pergunto isso porque adoraria manter o headstock original de um SR.
03.Tem alguma limitação na eletrica em função do shape do instrumento?
Convidado- Convidado
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Henri-Q
1) Sim
2) Sim
3) Não
1) Sim
2) Sim
3) Não
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Olá a todos!
Salve Bertola!
Sobre acabamento com óleo de linhaça, o óleo sintético encontrado em lojas de materiais de construção pode ser usado ou apenas o natural?
Salve Bertola!
Sobre acabamento com óleo de linhaça, o óleo sintético encontrado em lojas de materiais de construção pode ser usado ou apenas o natural?
Ricardo LaVey- Membro
- Mensagens : 21
Localização : Lavras
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
O natural.Ricardo LaVey escreveu:Olá a todos!
Salve Bertola!
Sobre acabamento com óleo de linhaça, o óleo sintético encontrado em lojas de materiais de construção pode ser usado ou apenas o natural?
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Grato, Bertola.
Ricardo LaVey- Membro
- Mensagens : 21
Localização : Lavras
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Saudações Bertola.
Não sei se trabalha com violões também!?
Tenho um Giannini Flat Series, nylon fabricado em 94. Em busca aos catálogos antigos do site, o mais próximo do meu que achei foi o GWNFLE (do catálogo de 1992). Ele não está mais original, pois comprei sem o captador e então preferi mandar no luthier para tampar os furos do Jack e botão do que correr atrás do captador. Ainda assim é um ótimo violão acústico.
Queria saber se as madeiras do meu violão são boas.
Não sei se trabalha com violões também!?
Tenho um Giannini Flat Series, nylon fabricado em 94. Em busca aos catálogos antigos do site, o mais próximo do meu que achei foi o GWNFLE (do catálogo de 1992). Ele não está mais original, pois comprei sem o captador e então preferi mandar no luthier para tampar os furos do Jack e botão do que correr atrás do captador. Ainda assim é um ótimo violão acústico.
Queria saber se as madeiras do meu violão são boas.
Convidado- Convidado
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Olá Henri-Q.Henri-Q escreveu:Saudações Bertola.
Não sei se trabalha com violões também!?
Tenho um Giannini Flat Series, nylon fabricado em 94. Em busca aos catálogos antigos do site, o mais próximo do meu que achei foi o GWNFLE (do catálogo de 1992). Ele não está mais original, pois comprei sem o captador e então preferi mandar no luthier para tampar os furos do Jack e botão do que correr atrás do captador. Ainda assim é um ótimo violão acústico.
Queria saber se as madeiras do meu violão são boas.
Cara, os instrumentos Giannini dessa época não primavam pela qualidade não. Não sei esse violão especificamente, mas já tive que trabalhar muitos instrumentos dessa marca e dessa época com problemas de colagem e empenos.
Nos catálogos "on line" da Giannini não consta nada.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Pois é... Pouca informação. Pesquisei bastante antes de te perguntar. Minha maior dúvida é em relação as madeiras, na verdade saber se é madeira maciça. Não tenho a experiência de olhando deduzir.
Ainda assim valeu!
Ainda assim valeu!
Convidado- Convidado
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Só olhando mesmo, pois não me lembro qual modelo é esse...Henri-Q escreveu:Pois é... Pouca informação. Pesquisei bastante antes de te perguntar. Minha maior dúvida é em relação as madeiras, na verdade saber se é madeira maciça. Não tenho a experiência de olhando deduzir.
Ainda assim valeu!
Seria aquele que o corpo é mais fino e tem um "cutway"?
Se for o braço é de cedro, o tampo de pinho sueco e as laterais (acho que) jacarandá folheado.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Foi o que eu escrevi acima.
Esse violão é legal
Esse violão é legal
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
DE nada...Henri-Q escreveu:Show de bola... valeu em!
É sempre um prazer ajudar!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Olá Bertola, comecei a tocar baixo há pouco tempo e acabei de trocar as cordas dele, sendo que com a ajuda de um amigo, regulei o braço e a ponte (ao que tudo indica ficou tudo certo), porém comecei a notar que certas cordas em certas casas continuam vibrando mesmo depois de eu soltá-las.
Por exemplo: a corda A quando eu toco na sétima casa, continua vibrando mesmo depois que eu a solto (nessa casa também continuam vibrando a E e a D) e o mesmo acontece na quinta e décima segunda em diferentes cordas.
Não é aquele barulho de trastejado, mas sim como uma continuidade do som, como se fosse aquele harmônico que não para até eu colocar a mão direita encima dela de novo (desculpa se estou usando o termo errado, mas não sei expressar melhor).
Não sei é algo que estou fazendo de errado na hora de tocar ou se alguma regulagem que precisa ser feita, se tiver alguma ideia e puder me ajudar fico muito grato.
Muito obrigado!
Por exemplo: a corda A quando eu toco na sétima casa, continua vibrando mesmo depois que eu a solto (nessa casa também continuam vibrando a E e a D) e o mesmo acontece na quinta e décima segunda em diferentes cordas.
Não é aquele barulho de trastejado, mas sim como uma continuidade do som, como se fosse aquele harmônico que não para até eu colocar a mão direita encima dela de novo (desculpa se estou usando o termo errado, mas não sei expressar melhor).
Não sei é algo que estou fazendo de errado na hora de tocar ou se alguma regulagem que precisa ser feita, se tiver alguma ideia e puder me ajudar fico muito grato.
Muito obrigado!
Pavor- Membro
- Mensagens : 2
Localização : São Paulo
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
^ Pavor, relaxe que isso é algo bom, hehe.
São os harmônicos além da nota fundamental que estão ressoando pelo corpo do instrumento.
No meu baixo atual não parei pra reparar nisso. Mas no violão que eu tinha acontecia, e eu acho isso a coisa mais linda. Parece um reverb natural.
São os harmônicos além da nota fundamental que estão ressoando pelo corpo do instrumento.
No meu baixo atual não parei pra reparar nisso. Mas no violão que eu tinha acontecia, e eu acho isso a coisa mais linda. Parece um reverb natural.
Jãozeiro- Membro
- Mensagens : 3247
Localização : Doha - Qatar
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Como o Joãozeiro observou, não há nada de errado. Apenas aprenda a controlar esses harmônicos.Pavor escreveu:Olá Bertola, comecei a tocar baixo há pouco tempo e acabei de trocar as cordas dele, sendo que com a ajuda de um amigo, regulei o braço e a ponte (ao que tudo indica ficou tudo certo), porém comecei a notar que certas cordas em certas casas continuam vibrando mesmo depois de eu soltá-las.
Por exemplo: a corda A quando eu toco na sétima casa, continua vibrando mesmo depois que eu a solto (nessa casa também continuam vibrando a E e a D) e o mesmo acontece na quinta e décima segunda em diferentes cordas.
Não é aquele barulho de trastejado, mas sim como uma continuidade do som, como se fosse aquele harmônico que não para até eu colocar a mão direita encima dela de novo (desculpa se estou usando o termo errado, mas não sei expressar melhor).
Não sei é algo que estou fazendo de errado na hora de tocar ou se alguma regulagem que precisa ser feita, se tiver alguma ideia e puder me ajudar fico muito grato.
Muito obrigado!
Por outro lado lhe pergunto: A regulagem que foi feita foi baseada em que métodos e parâmetros? Quem lhe ajudou tem experiência?
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Jãozeiro e Bertola, muito obrigado pelos apontamentos!
Então acho que é só eu conseguir controlar melhor isso, ou seja, treinar mais.
Bertola, quem fez mais os ajustes foi esse meu amigo, ele já toca guitarra há algum tempo, já fez isso algumas vezes no instrumento dele e tem um kit da Fender com as ferramentas necessárias para os ajustes. Os parâmetros, olhamos em alguns sites e tutoriais na internet quais seriam as especificações do meu baixo (Squier Jazz Bass Affinity) e tentamos chegar nelas, mudamos pouca coisa estava quase tudo certo.
Valeu!
Então acho que é só eu conseguir controlar melhor isso, ou seja, treinar mais.
Bertola, quem fez mais os ajustes foi esse meu amigo, ele já toca guitarra há algum tempo, já fez isso algumas vezes no instrumento dele e tem um kit da Fender com as ferramentas necessárias para os ajustes. Os parâmetros, olhamos em alguns sites e tutoriais na internet quais seriam as especificações do meu baixo (Squier Jazz Bass Affinity) e tentamos chegar nelas, mudamos pouca coisa estava quase tudo certo.
Valeu!
Pavor- Membro
- Mensagens : 2
Localização : São Paulo
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
^Não sei se entendi bem, mas isso não seria problema na sua técnica de abafamento de cordas?
fheliojr- Membro
- Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
É por aí... Ele está começando.fheliojr escreveu:^Não sei se entendi bem, mas isso não seria problema na sua técnica de abafamento de cordas?
Mas logo vai desenvolver-se.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Bertola,
Vi algumas guitarras com o braço e escala de roxinho e achei muito bonito o acabamento.
Em um contrabaixo de 4 cordas, cairia bem esssa configuração de madeiras?
Vi algumas guitarras com o braço e escala de roxinho e achei muito bonito o acabamento.
Em um contrabaixo de 4 cordas, cairia bem esssa configuração de madeiras?
gmv bass- Membro
- Mensagens : 250
Localização : MG
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Sim, é uma boa madeira para escalas.gmv bass escreveu:Bertola,
Vi algumas guitarras com o braço e escala de roxinho e achei muito bonito o acabamento.
Em um contrabaixo de 4 cordas, cairia bem esssa configuração de madeiras?
Mas muita gente não gosta por causa da côr... roxa...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
^ Ele me lembra os tapumes das obras da minha cidade:
fheliojr- Membro
- Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
^ É mais escura...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
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