Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
+143
jorge.ibs
Anchieta
BigBoy
Fernando Zadá
z0h
Bananoise
peter.forc
SilverKnob
Ivanov_br
Ricardo Saldanha
Cantão
Laysson
gloliveira
JUCIE SANTOS
Venancio Silva
Bruno da Rosa
mato
gmv bass
Jãozeiro
Pavor
Ricardo LaVey
WHead
Christian
Daniel Augusto
flexmagaiver
Orla Bass
leonardo.buggy
sidiburiti
Tibaldi
Kobhau
PauloBass
pluís
Bastiao
mblacerda
rodlburigo
patriciofernandes
Alfs
monteirofn
joabi
deixados
Luciano Dantas
jcsk8
Dogwood
deathenrique
PH Benchmarker
bonatti_bass
Fabrício M. Gadelha
japaubatuba
Riff Raff
Diegobass
Claudio Mengarda
michael.duarte
Fabao_Henrique
cardozo
thom_m
mikhailpizza
GRRS
SILVIAO
requeijaum
Ronyldo D`Santos Luthier
Hugo Corrêa
Bruno kta
henri carvalho
bodhan
elson.arcos
bass32
gpraxedes
Nelson Bass
dibass
Cauê Duarte
Baixeiro
Rostan Souza
pedrohenrique.astronauta
Vtrpira
Bira Magalhães
ZédeLepelin
Marlim
jefersonjjk
Jonatan Lima
Paulo Lopes
felipebarba
Luiz87
Guga Ramone
santana
Felipe José Dias
elzebad
Thiago Wilker
GusVCD
ifernandes
carlosadriano
Thiago Almeida
Panini
Juninho Sampaio
Rico
Derrevisdod
Gilmar de Bessa Belarmino
ReegiJR
joceir bernardo raupp
Johnny Bezerra
Diogo Lima Barreto
arturbmallmann
Renan Pollo
VictorLuigi
fheliojr
Breno_Barnabe
gsfteodoro
chiberia
Guilé
Deivesbass
MaikonBass
Ricardo
HenriqueBessa
afonsodecampos
NeyBass
GeTorres
Fábio Parenti Silveira
Tutu
CG
lucas.vieira2
HSN
Uchoa
Carlosrzz
LipeBass15
Emanoel Chequetto
allexcosta
Coder
korg
Detoba
eusouojunior
Felipencs
bass-will
Murilo_
Mike_
Tytoos
Willian Casagrande
109eh
RBORCARI
MauKnop
Andre Azulao
Zéff
emachado
Eliseumohr
Mauricio Luiz Bertola
147 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 15 de 19
Página 15 de 19 • 1 ... 9 ... 14, 15, 16, 17, 18, 19
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Caro Bertola,
Se um baixo de circuito ativo e com dois humbuckers apresenta déficit de volume apenas em uma corda de um de seus captadores, há alguma chance do problema residir no pré? Ou seria necessariamente problema no captador? Obrigado.
Se um baixo de circuito ativo e com dois humbuckers apresenta déficit de volume apenas em uma corda de um de seus captadores, há alguma chance do problema residir no pré? Ou seria necessariamente problema no captador? Obrigado.
^Difícil de responder Leonardo, pois podem ser ambas as coisas, e até mesmo da corda...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^Difícil de responder Leonardo, pois podem ser ambas as coisas, e até mesmo da corda...
Beleza! Obrigado. Surgiu uma oportunidade de pegar um instrumento que apresenta este problema. Se eu encarar pegá-lo, mando notícias por aqui
Okleonardo.buggy escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:^Difícil de responder Leonardo, pois podem ser ambas as coisas, e até mesmo da corda...
Beleza! Obrigado. Surgiu uma oportunidade de pegar um instrumento que apresenta este problema. Se eu encarar pegá-lo, mando notícias por aqui
Desculpe a intromissão no tópico. Minha pitadinha de sugestão: verificou a altura do captador em relação as cordas?
arturbmallmann- Membro
arturbmallmann escreveu:Desculpe a intromissão no tópico. Minha pitadinha de sugestão: verificou a altura do captador em relação as cordas?
...não tenho como. É uma transação que ocorreria online
Em captadores com polos fixos. deixar mais próximo pouco adianta...arturbmallmann escreveu:Desculpe a intromissão no tópico. Minha pitadinha de sugestão: verificou a altura do captador em relação as cordas?
Já nos que são móveis (como os Schallers e DM), sim...
"Navegando" na Internet achei esse vídeo antigo do meu querido amigo Rogério Lopes (Banda Vitória Régia, Simone, Marina Elali, e e outros), com uma telecaster recém construída por mim e que hoje pertence à meu "irmão" André Torquato (Santos, SP).
https://www.youtube.com/watch?v=nirN-KUGj3Q
Muito bonita a guitarra. E soa bem! O tema desse workshop também parece ser interessante. São tantas as realidades ligadas ao universo da música que muitas particularidades acabam não recebendo a devida atenção dos cursos/escolas. Não sou músico mas tenho curiosidade em conhecer esses detalhes das rotinas dos músicos da noite, de estúdio, músicos contratados para tocar em shows etc. Abraço.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:"Navegando" na Internet achei esse vídeo antigo do meu querido amigo Rogério Lopes (Banda Vitória Régia, Simone, Marina Elali, e e outros), com uma telecaster recém construída por mim e que hoje pertence à meu "irmão" André Torquato (Santos, SP).
fheliojr- Membro
Belíssimo som de Tele! Parabéns, meu caro Bertola!
joabi- Eterno Colaborador
Eu coloquei acima apenas uma parte do workshop. Na verdade são 6, em que o Rogério toca e fala do seu trabalho como músico profissional.
Saudações, Bertola.
Nessa semana eu assisti a esse vídeo e fiquei curioso. Você sabe me dizer se realmente procede o que o autor do vídeo diz? Se sim, é um recurso comum aos instrumentos de baixo custo? Chineses e nacionais? E os Squiers? Li comentários afirmando que são assim também.. Por fim, se possível, gostaria de saber se você acha que esse tipo de acabamento compromete de alguma forma o instrumento ou apenas representa uma tendência de barateamento de produção. Abraço.
Nessa semana eu assisti a esse vídeo e fiquei curioso. Você sabe me dizer se realmente procede o que o autor do vídeo diz? Se sim, é um recurso comum aos instrumentos de baixo custo? Chineses e nacionais? E os Squiers? Li comentários afirmando que são assim também.. Por fim, se possível, gostaria de saber se você acha que esse tipo de acabamento compromete de alguma forma o instrumento ou apenas representa uma tendência de barateamento de produção. Abraço.
Trata-se apenas de um recurso de acabamento. A própria Fender Japão já usou isso (uma menina que tocou comigo - Bárbara), tinha uma Fender MIJ muito boa que tinha isso.
Apenas uma questão de acabamento, não influi em nada, nem negativa, nem positivamente.
Apenas uma questão de acabamento, não influi em nada, nem negativa, nem positivamente.
Mestre Bertola, tudo bem? Nos últimos dias, eu testava pensando, quando - ou até que ponto - um espaço no tróculo (neck joint/pocket gap) de um instrumento é um problema?
fheliojr- Membro
É um problema pois o encaixe tem que ser rígido. Encaixe com espaço limita a distribuição das vibrações entre o braço e o corpo.fheliojr escreveu:Mestre Bertola, tudo bem? Nos últimos dias, eu testava pensando, quando - ou até que ponto - um espaço no tróculo (neck joint/pocket gap) de um instrumento é um problema?
Saudações Bertola. Veja se pode me ajudar:
Considerando que: (i) O shape dos Ibanez SR para mim são perfeitos no quesito ergonomia. Parece que foram feitos para mim. (ii) Tenho vontade de ter um bass precision como alternativa, mas, se possível em um shape de SR .
Acha razoável a ideia de comprar um SR com captação PJ, tirar o J e tampara cava, mudar a elétrica e tirar os botões que sobram?
Considerando que: (i) O shape dos Ibanez SR para mim são perfeitos no quesito ergonomia. Parece que foram feitos para mim. (ii) Tenho vontade de ter um bass precision como alternativa, mas, se possível em um shape de SR .
Acha razoável a ideia de comprar um SR com captação PJ, tirar o J e tampara cava, mudar a elétrica e tirar os botões que sobram?
Convidado- Convidado
Henri-Q, eu não poderia te responder isso, pois é algo muito pessoal.Henri-Q escreveu:Saudações Bertola. Veja se pode me ajudar:
Agora, os SR tem braço de 24 trastes, e seria necessário atentar para o posicionamento do captador.
A Tagima fez isso aqui:Henri-Q escreveu:^entendi. Beleza meu caro. Obrigado
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1219242300-contra-baixo-tagima-xb21-preto-passivo-4-cordas-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=87c460f4-0878-44a2-bbe4-ac544b1b0aed
Mauricio Luiz Bertola escreveu:É um problema pois o encaixe tem que ser rígido. Encaixe com espaço limita a distribuição das vibrações entre o braço e o corpo.fheliojr escreveu:Mestre Bertola, tudo bem? Nos últimos dias, eu testava pensando, quando - ou até que ponto - um espaço no tróculo (neck joint/pocket gap) de um instrumento é um problema?
Opa, obrigado!
Se esta folga for somente de um lado do braço e tiver a espessura de um cartão de crédito, há muito problema?
fheliojr- Membro
Cara, cole uma folha de madeira nessa região que vc resolve o problema.fheliojr escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:É um problema pois o encaixe tem que ser rígido. Encaixe com espaço limita a distribuição das vibrações entre o braço e o corpo.fheliojr escreveu:Mestre Bertola, tudo bem? Nos últimos dias, eu testava pensando, quando - ou até que ponto - um espaço no tróculo (neck joint/pocket gap) de um instrumento é um problema?
Opa, obrigado!
Se esta folga for somente de um lado do braço e tiver a espessura de um cartão de crédito, há muito problema?
^Na verdade, esta minha dúvida surgiu, ao ver ver baixos novos e relativamente caros, no site da Sweetwater. Havia lá vários Lakland, Fender American, etc, com este GAP, enquanto um Spector bem mais barato q eles estava impecável.
fheliojr- Membro
Isso acontece com frequência.fheliojr escreveu:^Na verdade, esta minha dúvida surgiu, ao ver ver baixos novos e relativamente caros, no site da Sweetwater. Havia lá vários Lakland, Fender American, etc, com este GAP, enquanto um Spector bem mais barato q eles estava impecável.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:A Tagima fez isso aqui:Henri-Q escreveu:^entendi. Beleza meu caro. Obrigado
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1219242300-contra-baixo-tagima-xb21-preto-passivo-4-cordas-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=87c460f4-0878-44a2-bbe4-ac544b1b0aed
Bacana
Convidado- Convidado
Bertola,
Voltando a meu "sonho inusitado" e tentando não fazer perguntas que envolvam aspectos pessoais:
01.O fato dos captadores serem invertidos (imagem abaixo) influencia no som/timbre?
02.Se levar o projeto adiante é possível adaptar o braço de um SR para o tamanho do braço ideal para um Precision ou é melhor fazer um braço novo? Pergunto isso porque adoraria manter o headstock original de um SR.
03.Tem alguma limitação na eletrica em função do shape do instrumento?
Voltando a meu "sonho inusitado" e tentando não fazer perguntas que envolvam aspectos pessoais:
01.O fato dos captadores serem invertidos (imagem abaixo) influencia no som/timbre?
02.Se levar o projeto adiante é possível adaptar o braço de um SR para o tamanho do braço ideal para um Precision ou é melhor fazer um braço novo? Pergunto isso porque adoraria manter o headstock original de um SR.
03.Tem alguma limitação na eletrica em função do shape do instrumento?
Convidado- Convidado
Henri-Q
1) Sim
2) Sim
3) Não
1) Sim
2) Sim
3) Não
Olá a todos!
Salve Bertola!
Sobre acabamento com óleo de linhaça, o óleo sintético encontrado em lojas de materiais de construção pode ser usado ou apenas o natural?
Salve Bertola!
Sobre acabamento com óleo de linhaça, o óleo sintético encontrado em lojas de materiais de construção pode ser usado ou apenas o natural?
Ricardo LaVey- Membro
O natural.Ricardo LaVey escreveu:Olá a todos!
Salve Bertola!
Grato, Bertola.
Ricardo LaVey- Membro
Saudações Bertola.
Não sei se trabalha com violões também!?
Tenho um Giannini Flat Series, nylon fabricado em 94. Em busca aos catálogos antigos do site, o mais próximo do meu que achei foi o GWNFLE (do catálogo de 1992). Ele não está mais original, pois comprei sem o captador e então preferi mandar no luthier para tampar os furos do Jack e botão do que correr atrás do captador. Ainda assim é um ótimo violão acústico.
Queria saber se as madeiras do meu violão são boas.
Tenho um Giannini Flat Series, nylon fabricado em 94. Em busca aos catálogos antigos do site, o mais próximo do meu que achei foi o GWNFLE (do catálogo de 1992). Ele não está mais original, pois comprei sem o captador e então preferi mandar no luthier para tampar os furos do Jack e botão do que correr atrás do captador. Ainda assim é um ótimo violão acústico.
Convidado- Convidado
Olá Henri-Q.Henri-Q escreveu:Saudações Bertola.
Cara, os instrumentos Giannini dessa época não primavam pela qualidade não. Não sei esse violão especificamente, mas já tive que trabalhar muitos instrumentos dessa marca e dessa época com problemas de colagem e empenos.
Nos catálogos "on line" da Giannini não consta nada.
Pois é... Pouca informação. Pesquisei bastante antes de te perguntar. Minha maior dúvida é em relação as madeiras, na verdade saber se é madeira maciça. Não tenho a experiência de olhando deduzir.
Ainda assim valeu!
Ainda assim valeu!
Convidado- Convidado
Só olhando mesmo, pois não me lembro qual modelo é esse...Henri-Q escreveu:Pois é... Pouca informação. Pesquisei bastante antes de te perguntar. Minha maior dúvida é em relação as madeiras, na verdade saber se é madeira maciça. Não tenho a experiência de olhando deduzir.
Ainda assim valeu!
Seria aquele que o corpo é mais fino e tem um "cutway"?
Se for o braço é de cedro, o tampo de pinho sueco e as laterais (acho que) jacarandá folheado.
Foi o que eu escrevi acima.
Esse violão é legal
Esse violão é legal
DE nada...Henri-Q escreveu:Show de bola... valeu em!
É sempre um prazer ajudar!
Olá Bertola, comecei a tocar baixo há pouco tempo e acabei de trocar as cordas dele, sendo que com a ajuda de um amigo, regulei o braço e a ponte (ao que tudo indica ficou tudo certo), porém comecei a notar que certas cordas em certas casas continuam vibrando mesmo depois de eu soltá-las.
Por exemplo: a corda A quando eu toco na sétima casa, continua vibrando mesmo depois que eu a solto (nessa casa também continuam vibrando a E e a D) e o mesmo acontece na quinta e décima segunda em diferentes cordas.
Não é aquele barulho de trastejado, mas sim como uma continuidade do som, como se fosse aquele harmônico que não para até eu colocar a mão direita encima dela de novo (desculpa se estou usando o termo errado, mas não sei expressar melhor).
Não sei é algo que estou fazendo de errado na hora de tocar ou se alguma regulagem que precisa ser feita, se tiver alguma ideia e puder me ajudar fico muito grato.
Muito obrigado!
Por exemplo: a corda A quando eu toco na sétima casa, continua vibrando mesmo depois que eu a solto (nessa casa também continuam vibrando a E e a D) e o mesmo acontece na quinta e décima segunda em diferentes cordas.
Não é aquele barulho de trastejado, mas sim como uma continuidade do som, como se fosse aquele harmônico que não para até eu colocar a mão direita encima dela de novo (desculpa se estou usando o termo errado, mas não sei expressar melhor).
Não sei é algo que estou fazendo de errado na hora de tocar ou se alguma regulagem que precisa ser feita, se tiver alguma ideia e puder me ajudar fico muito grato.
Muito obrigado!
Pavor- Membro
^ Pavor, relaxe que isso é algo bom, hehe.
São os harmônicos além da nota fundamental que estão ressoando pelo corpo do instrumento.
No meu baixo atual não parei pra reparar nisso. Mas no violão que eu tinha acontecia, e eu acho isso a coisa mais linda. Parece um reverb natural.
São os harmônicos além da nota fundamental que estão ressoando pelo corpo do instrumento.
No meu baixo atual não parei pra reparar nisso. Mas no violão que eu tinha acontecia, e eu acho isso a coisa mais linda. Parece um reverb natural.
Jãozeiro- Membro
Como o Joãozeiro observou, não há nada de errado. Apenas aprenda a controlar esses harmônicos.Pavor escreveu:Olá Bertola, comecei a tocar baixo há pouco tempo e acabei de trocar as cordas dele, sendo que com a ajuda de um amigo, regulei o braço e a ponte (ao que tudo indica ficou tudo certo), porém comecei a notar que certas cordas em certas casas continuam vibrando mesmo depois de eu soltá-las.
Muito obrigado!
Por outro lado lhe pergunto: A regulagem que foi feita foi baseada em que métodos e parâmetros? Quem lhe ajudou tem experiência?
Jãozeiro e Bertola, muito obrigado pelos apontamentos!
Então acho que é só eu conseguir controlar melhor isso, ou seja, treinar mais.
Bertola, quem fez mais os ajustes foi esse meu amigo, ele já toca guitarra há algum tempo, já fez isso algumas vezes no instrumento dele e tem um kit da Fender com as ferramentas necessárias para os ajustes. Os parâmetros, olhamos em alguns sites e tutoriais na internet quais seriam as especificações do meu baixo (Squier Jazz Bass Affinity) e tentamos chegar nelas, mudamos pouca coisa estava quase tudo certo.
Valeu!
Então acho que é só eu conseguir controlar melhor isso, ou seja, treinar mais.
Bertola, quem fez mais os ajustes foi esse meu amigo, ele já toca guitarra há algum tempo, já fez isso algumas vezes no instrumento dele e tem um kit da Fender com as ferramentas necessárias para os ajustes. Os parâmetros, olhamos em alguns sites e tutoriais na internet quais seriam as especificações do meu baixo (Squier Jazz Bass Affinity) e tentamos chegar nelas, mudamos pouca coisa estava quase tudo certo.
Valeu!
Pavor- Membro
^Não sei se entendi bem, mas isso não seria problema na sua técnica de abafamento de cordas?
fheliojr- Membro
É por aí... Ele está começando.fheliojr escreveu:^Não sei se entendi bem, mas isso não seria problema na sua técnica de abafamento de cordas?
Mas logo vai desenvolver-se.
Bertola,
Vi algumas guitarras com o braço e escala de roxinho e achei muito bonito o acabamento.
Em um contrabaixo de 4 cordas, cairia bem esssa configuração de madeiras?
Vi algumas guitarras com o braço e escala de roxinho e achei muito bonito o acabamento.
gmv bass- Membro
Sim, é uma boa madeira para escalas.gmv bass escreveu:Bertola,
Mas muita gente não gosta por causa da côr... roxa...
^ Ele me lembra os tapumes das obras da minha cidade:
fheliojr- Membro
^ É mais escura...
Página 15 de 19 • 1 ... 9 ... 14, 15, 16, 17, 18, 19