Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
+143
jorge.ibs
Anchieta
BigBoy
Fernando Zadá
z0h
Bananoise
peter.forc
SilverKnob
Ivanov_br
Ricardo Saldanha
Cantão
Laysson
gloliveira
JUCIE SANTOS
Venancio Silva
Bruno da Rosa
mato
gmv bass
Jãozeiro
Pavor
Ricardo LaVey
WHead
Christian
Daniel Augusto
flexmagaiver
Orla Bass
leonardo.buggy
sidiburiti
Tibaldi
Kobhau
PauloBass
pluís
Bastiao
mblacerda
rodlburigo
patriciofernandes
Alfs
monteirofn
joabi
deixados
Luciano Dantas
jcsk8
Dogwood
deathenrique
PH Benchmarker
bonatti_bass
Fabrício M. Gadelha
japaubatuba
Riff Raff
Diegobass
Claudio Mengarda
michael.duarte
Fabao_Henrique
cardozo
thom_m
mikhailpizza
GRRS
SILVIAO
requeijaum
Ronyldo D`Santos Luthier
Hugo Corrêa
Bruno kta
henri carvalho
bodhan
elson.arcos
bass32
gpraxedes
Nelson Bass
dibass
Cauê Duarte
Baixeiro
Rostan Souza
pedrohenrique.astronauta
Vtrpira
Bira Magalhães
ZédeLepelin
Marlim
jefersonjjk
Jonatan Lima
Paulo Lopes
felipebarba
Luiz87
Guga Ramone
santana
Felipe José Dias
elzebad
Thiago Wilker
GusVCD
ifernandes
carlosadriano
Thiago Almeida
Panini
Juninho Sampaio
Rico
Derrevisdod
Gilmar de Bessa Belarmino
ReegiJR
joceir bernardo raupp
Johnny Bezerra
Diogo Lima Barreto
arturbmallmann
Renan Pollo
VictorLuigi
fheliojr
Breno_Barnabe
gsfteodoro
chiberia
Guilé
Deivesbass
MaikonBass
Ricardo
HenriqueBessa
afonsodecampos
NeyBass
GeTorres
Fábio Parenti Silveira
Tutu
CG
lucas.vieira2
HSN
Uchoa
Carlosrzz
LipeBass15
Emanoel Chequetto
allexcosta
Coder
korg
Detoba
eusouojunior
Felipencs
bass-will
Murilo_
Mike_
Tytoos
Willian Casagrande
109eh
RBORCARI
MauKnop
Andre Azulao
Zéff
emachado
Eliseumohr
Mauricio Luiz Bertola
147 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 16 de 19
Página 16 de 19 • 1 ... 9 ... 15, 16, 17, 18, 19
Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola
Muita gente tem trauma de roxinho... sentem até o cheiro de Primavera no ar.
- Spoiler:
joabi- Eterno Colaborador
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
A ideia é o braço e escala em roxinho, tipo esse:
https://reverb.com/item/18739373-warmoth-medium-scale-32-warhead-bass-neck
ou
http://www.warwick.de/en/Warwick---Products--Instruments--Customshop---Masterbuilt--Basic-Bass-Models--Streamer--Streamer-Stage-I--Streamer-Stage-I-4-String--Streamer-Stage-I---17-3567--4-string--Pictures.html
ou
http://www.warwick.de/en/Warwick---Products--Instruments--Customshop---Masterbuilt--Basic-Bass-Models--Streamer--Streamer-Stage-I--Streamer-Stage-I-4-String--Streamer-Stage-I---17-3567--4-string--Pictures.html
gmv bass- Membro
Cara, essas marcas são consagradas (embora eu já tenha trabalhado com uns Warwick bem problemáticos...).gmv bass escreveu:A ideia é o braço e escala em roxinho, tipo esse:
ou
Roxinho serve muito bem para escalas por sua alta densidade.
Eu acho essa cor meio... "caixão de defunto"...
Opa, meu baixo tá trastejando na primeira e segunda e casa e um pouquinho na sétima, já levantei um pouco a corda na ponte e tirou o trastejamento da sétima, agora o que faço? Regulo o tensor? Se sim, como? Se não, preciso de nivelar os trastes ou algo assim?
mato- Membro
Pode ser um monte de coisas.mato escreveu:Opa, meu baixo tá trastejando na primeira e segunda e casa e um pouquinho na sétima, já levantei um pouco a corda na ponte e tirou o trastejamento da sétima, agora o que faço? Regulo o tensor? Se sim, como? Se não, preciso de nivelar os trastes ou algo assim?
Leve-o a um luthier habilitado.
Bertola, boa noite! Durante uma regulagem padrão aqui descobri que a ponte do meu Gibson estava "errada". Enfim, acabei retirando e já comprei uma de reposição bem melhor.
Mas a dúvida é: O baixo está com as cordas presas na tarraxas, mas sem a pressão exercida porque está sem a ponte. Serão uns 5~6 dias até a ponte nova chegar, o que posso fazer pra evitar qualquer problema no braço? Dei uma leve afrouxada no tensor mas ainda fico preocupado. Tem algo mais a se fazer ou só afrouxar já resolve visto o curto período de tempo?
Mas a dúvida é: O baixo está com as cordas presas na tarraxas, mas sem a pressão exercida porque está sem a ponte. Serão uns 5~6 dias até a ponte nova chegar, o que posso fazer pra evitar qualquer problema no braço? Dei uma leve afrouxada no tensor mas ainda fico preocupado. Tem algo mais a se fazer ou só afrouxar já resolve visto o curto período de tempo?
Bruno da Rosa- Membro
Isso já basta.Bruno da Rosa escreveu:Bertola, boa noite! Durante uma regulagem padrão aqui descobri que a ponte do meu Gibson estava "errada". Enfim, acabei retirando e já comprei uma de reposição bem melhor.
Boa noite Maurício!
Chamo Venancio e vou pedir um amigo para fazer um Contra Baixo mas ele me pediu para me encaminhar um projeto do instrumento e modelo que eu quero. Vi que você chegou a postar uma a imagem de uma planta modelo Jazz Bass 6 cordas e me interessei muito. Voce teria esta planta para me disponibilizar? Ja encomendei os captadores Bartolini G6 e um circuito.
Como ele é um amigo e está começando na Lutieria queria ajuda-lo tbm...
Desde já agradeço sua atenção!
Chamo Venancio e vou pedir um amigo para fazer um Contra Baixo mas ele me pediu para me encaminhar um projeto do instrumento e modelo que eu quero. Vi que você chegou a postar uma a imagem de uma planta modelo Jazz Bass 6 cordas e me interessei muito. Voce teria esta planta para me disponibilizar? Ja encomendei os captadores Bartolini G6 e um circuito.
Venancio Silva- Membro
Olá Venâncio. Obrigado por sua mensagem.Venancio Silva escreveu:Boa noite Maurício!
Não fui eu que a postei, mas acho que foi em um tópico em que participo.
Eu não tenho tal planta...
Desculpe-me...
Grande Bertola!
Estou entrando em uma empreitada junto com o meu pai - Corona virus nos fez perceber que valorizar nosso tempo com os velhinhos nunca é demais - e vamos construir um baixo juntos.
Já pesquisei bastante sobre o tema, meu pai tem as ferramentas (ou acesso à elas) e estamos decidindo o modelo.
O que eu preciso mesmo de ajuda é em encontrar as madeiras. Existe algum local online que seja bastante confiável? Ou, se mesmo sendo do RJ, você conhece algum lugar em SP que eu possa ir sem crise para comprá-las?
Grande abraço!
Estou entrando em uma empreitada junto com o meu pai - Corona virus nos fez perceber que valorizar nosso tempo com os velhinhos nunca é demais - e vamos construir um baixo juntos.
Já pesquisei bastante sobre o tema, meu pai tem as ferramentas (ou acesso à elas) e estamos decidindo o modelo.
O que eu preciso mesmo de ajuda é em encontrar as madeiras. Existe algum local online que seja bastante confiável? Ou, se mesmo sendo do RJ, você conhece algum lugar em SP que eu possa ir sem crise para comprá-las?
Grande abraço!
Recomendo que compres essa aqui para o corpo (vendedor de confiança):
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-932434239-caxeta-madeira-corpo-de-guitarra-e-baixo-bloco-unico-_JM?quantity=1&variation=20499316830#position=3&type=item&tracking_id=0759294c-45a3-4703-bdc9-ac033f053a8f
O braço, vai depender de que modelo vc pretende construir. Se for um modelo Fender, recomendo esse:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1464064398-braco-de-baixo-precision-21-trastes-_JM#position=45&type=item&tracking_id=f3c6589e-54d0-435e-8bba-a093d6ff688c
O restante são as peças...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-932434239-caxeta-madeira-corpo-de-guitarra-e-baixo-bloco-unico-_JM?quantity=1&variation=20499316830#position=3&type=item&tracking_id=0759294c-45a3-4703-bdc9-ac033f053a8f
O braço, vai depender de que modelo vc pretende construir. Se for um modelo Fender, recomendo esse:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1464064398-braco-de-baixo-precision-21-trastes-_JM#position=45&type=item&tracking_id=f3c6589e-54d0-435e-8bba-a093d6ff688c
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Recomendo que compres essa aqui para o corpo (vendedor de confiança):
Muito obrigado mestre!
Nunca ví esse tipo aí para vender em lugar algum...
gsfteodoro escreveu:Qual o nome disso? Kkkk
Arruela de silicone.
allexcosta- Administrador
Mestre Bertola... uma dúvida?
Você sabe se há diferenças de medidas entre o Fender Precision Bass '57 e o '62?
Me peguei nesta dúvida pois vou fazer o molde para meu projeto...
Você sabe se há diferenças de medidas entre o Fender Precision Bass '57 e o '62?
JUCIE SANTOS- Membro
Não.JUCIE SANTOS escreveu:Mestre Bertola... uma dúvida?
Nem a Fender mesmo tem.
Se é que tem alguma...
Utilize 65mm de largura na trócula e entre 40 e 42 na pestana
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não.JUCIE SANTOS escreveu:Mestre Bertola... uma dúvida?
Nem a Fender mesmo tem.
Se é que tem alguma...
Utilize 65mm de largura na trócula e entre 40 e 42 na pestana
muito obrigado, Bertola!
JUCIE SANTOS- Membro
Bom dia, Bertola!
Gostaria de esclarecer uma dúvida com você.
Estou interessado num baixo Jazz Bass Vision, que inclusive possui tópico aqui no fórum: https://www.contrabaixobr.com/t12632-vision-jazzbass-marca-alema?highlight=vision
Minha pergunta é a seguinte: ele tem uma emenda (não sei se é assim que se diz) no headstock (anexo duas imagens para você visualizar); isso é normal? você acredita que pode haver o risco de se soltar com o tempo (esse instrumento é do final dos anos 90)? O que você acha?
Muito obrigado pela ajuda.
Gostaria de esclarecer uma dúvida com você.
Estou interessado num baixo Jazz Bass Vision, que inclusive possui tópico aqui no fórum: https://www.contrabaixobr.com/t12632-vision-jazzbass-marca-alema?highlight=vision
Minha pergunta é a seguinte: ele tem uma emenda (não sei se é assim que se diz) no headstock (anexo duas imagens para você visualizar); isso é normal? você acredita que pode haver o risco de se soltar com o tempo (esse instrumento é do final dos anos 90)? O que você acha?
Muito obrigado pela ajuda.
gloliveira- Membro
Bem difícil de acontecer
Obrigado, Bertola.
gloliveira- Membro
Mestre Bertola... boa noite!!!
o Traste com 2.7mm de largura é um Jumbo médio?
JUCIE SANTOS- Membro
Essa é a medida do Dunlop 6130. Traste médio-jumbo (mas essa designação muda muito).JUCIE SANTOS escreveu:Mestre Bertola... boa noite!!!
Eu prefiro os 6230, trastes mais finos.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Essa é a medida do Dunlop 6130. Traste médio-jumbo (mas essa designação muda muito).JUCIE SANTOS escreveu:Mestre Bertola... boa noite!!!
Eu prefiro os 6230, trastes mais finos.
entendi... então vou usar um meio termo entre o fino e o de 2.7... algo como 2.4mm
JUCIE SANTOS- Membro
Boa tarde, Bertola! Aproveitei o tópico sobre o mofo e dei uma tratada nas guitarras e baixos. Hoje foi a vez de retomar essa daqui. É uma Condor LP1Q, Uma mistura de shapes entre Les Paul e SG fabricada no início dos anos 2000. Depois de adquirir sem pintura em 2011/2012, cheguei a fazer um acabamento tingido com anilina. Descrevi o processo num antigo tópico fixo de luthieria, neste Link.
Após repetir o processo de encerar algumas vezes, acabei a encostando. Como era de se esperar, o acabamento não envelheceu tão bem. Adquiriu um aspecto esbranquiçado e pegou dois pontos de mofo na escala. Hoje a limpei bem, com palha de aço, um pano úmido e depois de seca, hidratei totalmente com óleo de peroba. Achei uma lata de verniz incolor de uso geral Chemi Color (composição: resina hidrocarbônica, metil etil cetona, xilol, gás butano e propano fabricada em 10/2018 validade 12/2020). Estou lendo as instruções de uso e procurando saber se posso fazer a aplicação. Também estou procurando lugares seguros pra o fazer sem interferência de poeira. Minha intenção é aplicar algumas camadas pra fechar os poros e os veios, Não pretendo chegar num acabamento grosso e brilhoso. Acho que seria algo bem complicado pras minhas habilidades atuais. Imagino algo como uma camada protetora.
Como o óleo encharca bastante a madeira, to pensando em deixar uns bons dias assim, e trabalhar um pouco mais com anilina e lixa antes de aplicar o verniz. Seria prudente dessa forma? Como não entendo de verniz, gostaria de saber se esse produto é também adequado.
Seguem as fotos;
Fotos atuais (deixei os links pois os tamanhos são maiores do que os 800px que o fórum indica)
https://scontent.fbfh8-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/p720x720/117596823_10223466707836979_7828590273621436168_o.jpg?_nc_cat=102&_nc_sid=1480c5&_nc_ohc=GZQ9dbkZV_gAX8Kfu5y&_nc_ht=scontent.fbfh8-1.fna&_nc_tp=6&oh=d4926e673bc6d1a448c2c1388a6b742a&oe=5F578CC7
https://scontent.fpoa11-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/p720x720/117562956_10223466889001508_580710175951104093_o.jpg?_nc_cat=105&_nc_sid=1480c5&_nc_ohc=YztgCGMF4_sAX-QrLKr&_nc_ht=scontent.fpoa11-1.fna&_nc_tp=6&oh=d977bd4e9b554d4c9261ebf77b9be9be&oe=5F557BD4
Foto 2012:
Obrigado, tenha um ótimo domingo e uma ótima semana!
Após repetir o processo de encerar algumas vezes, acabei a encostando. Como era de se esperar, o acabamento não envelheceu tão bem. Adquiriu um aspecto esbranquiçado e pegou dois pontos de mofo na escala. Hoje a limpei bem, com palha de aço, um pano úmido e depois de seca, hidratei totalmente com óleo de peroba. Achei uma lata de verniz incolor de uso geral Chemi Color (composição: resina hidrocarbônica, metil etil cetona, xilol, gás butano e propano fabricada em 10/2018 validade 12/2020). Estou lendo as instruções de uso e procurando saber se posso fazer a aplicação. Também estou procurando lugares seguros pra o fazer sem interferência de poeira. Minha intenção é aplicar algumas camadas pra fechar os poros e os veios, Não pretendo chegar num acabamento grosso e brilhoso. Acho que seria algo bem complicado pras minhas habilidades atuais. Imagino algo como uma camada protetora.
Como o óleo encharca bastante a madeira, to pensando em deixar uns bons dias assim, e trabalhar um pouco mais com anilina e lixa antes de aplicar o verniz. Seria prudente dessa forma? Como não entendo de verniz, gostaria de saber se esse produto é também adequado.
Seguem as fotos;
Fotos atuais (deixei os links pois os tamanhos são maiores do que os 800px que o fórum indica)
https://scontent.fbfh8-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/p720x720/117596823_10223466707836979_7828590273621436168_o.jpg?_nc_cat=102&_nc_sid=1480c5&_nc_ohc=GZQ9dbkZV_gAX8Kfu5y&_nc_ht=scontent.fbfh8-1.fna&_nc_tp=6&oh=d4926e673bc6d1a448c2c1388a6b742a&oe=5F578CC7
https://scontent.fpoa11-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/p720x720/117562956_10223466889001508_580710175951104093_o.jpg?_nc_cat=105&_nc_sid=1480c5&_nc_ohc=YztgCGMF4_sAX-QrLKr&_nc_ht=scontent.fpoa11-1.fna&_nc_tp=6&oh=d977bd4e9b554d4c9261ebf77b9be9be&oe=5F557BD4
Foto 2012:
Obrigado, tenha um ótimo domingo e uma ótima semana!
Laysson- Membro
Laysson, como você aplicou cera no corpo anteriormente, precisará lixar até a madeira para retirá-la toda ou haverá problemas de fixação do acabamento.
Laysson gosta desta mensagem
Valeu pela dica. Farei isso aos poucos e com cuidado. Tenho lixas de granulação 60, 100, 180, 320, 400, 600 e 1200. Uso algumas delas progredindo a numeração quando nivelo a escala do baixo fretless. Essas que mencionei estão novas, sem uso. Eu imagino que pra retirar o acabamento da cera não preciso começar por uma tão abrasiva quanto a 60. Alguma sugestão de partida?
Laysson- Membro
80Laysson escreveu:Valeu pela dica. Farei isso aos poucos e com cuidado. Tenho lixas de granulação 60, 100, 180, 320, 400, 600 e 1200. Uso algumas delas progredindo a numeração quando nivelo a escala do baixo fretless. Essas que mencionei estão novas, sem uso. Eu imagino que pra retirar o acabamento da cera não preciso começar por uma tão abrasiva quanto a 60. Alguma sugestão de partida?
Laysson gosta desta mensagem
Mestre Bertola, tudo bem?
Após 5 anos sem tocar, fui checar meu baixo (5 cordas, JB, com 22 trastes e sem marca) e vi que ele está muito bem regulado, exatamente como o deixei. Desde aquela época, porém, eu precisava aumentar um pouco a ação das cordas.
Considerando que eu não gostaria de levá-lo, agora, para um luthier só para isso e que tenho medo de mexer em instrumentos, salvo para afiná-los e para tocá-los, seria razoável eu fazer isso sozinho? Em caso afirmativo, eu não gostaria de fazer por "tentativa e erro" nem usando aquelas "radius gauges" (pois, neste caso, não sei qual é o raio da devida escala), tendo me parecido mais interessante usar aquelas réguas específicas para este ajuste.
Se eu for fazer isso, deverei seguir, exatamente, como no vídeo abaixo (a partir dos 5:52min)?
Muito obrigado.
Após 5 anos sem tocar, fui checar meu baixo (5 cordas, JB, com 22 trastes e sem marca) e vi que ele está muito bem regulado, exatamente como o deixei. Desde aquela época, porém, eu precisava aumentar um pouco a ação das cordas.
Considerando que eu não gostaria de levá-lo, agora, para um luthier só para isso e que tenho medo de mexer em instrumentos, salvo para afiná-los e para tocá-los, seria razoável eu fazer isso sozinho? Em caso afirmativo, eu não gostaria de fazer por "tentativa e erro" nem usando aquelas "radius gauges" (pois, neste caso, não sei qual é o raio da devida escala), tendo me parecido mais interessante usar aquelas réguas específicas para este ajuste.
Se eu for fazer isso, deverei seguir, exatamente, como no vídeo abaixo (a partir dos 5:52min)?
Muito obrigado.
fheliojr- Membro
gloliveira gosta desta mensagem
Sem problema algum. Basta usar as chavinhas Allen adequadas para os parafusos dos carrinhos.
Não precisa de muitas coisas não, apenas levante os carrinho o tanto quer lhe aprouver, teste a "tocabilidade" e reafine...
Não precisa de muitas coisas não, apenas levante os carrinho o tanto quer lhe aprouver, teste a "tocabilidade" e reafine...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:80Laysson escreveu:Valeu pela dica. Farei isso aos poucos e com cuidado. Tenho lixas de granulação 60, 100, 180, 320, 400, 600 e 1200. Uso algumas delas progredindo a numeração quando nivelo a escala do baixo fretless. Essas que mencionei estão novas, sem uso. Eu imagino que pra retirar o acabamento da cera não preciso começar por uma tão abrasiva quanto a 60. Alguma sugestão de partida?
Obrigado, Bertola!
Laysson- Membro
Bertola e pessoal,
sabem me dizer se jack strinberg é bom ou pelo menos razoável?
Estou atrás de jacks pros meus yamahas bb424, não achei aqui aonde moro. Também estive atrás dos switcraft, porém, não encontrei aqui no Brasil e no momento não quero importar.
Ai vi esse anúncio com dois jacks e fiquei em dúvida:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-828263768-jack-para-guitarra-t3cr-blindado-2-unid-_JM
Estou atrás de jacks pros meus yamahas bb424, não achei aqui aonde moro. Também estive atrás dos switcraft, porém, não encontrei aqui no Brasil e no momento não quero importar.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-828263768-jack-para-guitarra-t3cr-blindado-2-unid-_JM
deathenrique- Membro
Cara, conselho de um velho luthier...heenrique_bass escreveu:Bertola e pessoal,
Esqueça esses "jacks" de saída. Foi uma das invenções mais tolas no mundo dos instrumentos.
Troque-os pelos simples, confiáveis e efetivos "jacks" padrão com uma moldura...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Cara, conselho de um velho luthier...
Esqueça esses "jacks" de saída. Foi uma das invenções mais tolas no mundo dos instrumentos.
Troque-os pelos simples, confiáveis e efetivos "jacks" padrão com uma moldura...
Mas ai que ta Bertola, não cabe, a cavidade cabe apenas esses jack barril, lembro que em Maio, esse jack já tinha me incomodado, ai fiz algo provisório, agora voltou a incomodar, ficando frouxo o cabo, ai gostaria de trocar, queria MUITO que desse esses com moldura, mas não quero no momento mandar em luthier e ter que abrir a madeira pra caber um desse...
deathenrique- Membro
Sim, teria que abrir a madeira...heenrique_bass escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Cara, conselho de um velho luthier...
Mas ai que ta Bertola, não cabe, a cavidade cabe apenas esses jack barril, lembro que em Maio, esse jack já tinha me incomodado, ai fiz algo provisório, agora voltou a incomodar, ficando frouxo o cabo, ai gostaria de trocar, queria MUITO que desse esses com moldura, mas não quero no momento mandar em luthier e ter que abrir a madeira pra caber um desse...
Agora, se você não quer, compre esse mesmo...
Compra logo 2...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Sem problema algum. Basta usar as chavinhas Allen adequadas para os parafusos dos carrinhos.
Obrigado, mestre!!! Vou tentar providenciar logo isso.
fheliojr- Membro
Bertola,
sabe aonde posso encontrar chave 3 posições dos caps pro yamaha bb424? Acho que do meu deu ruim, só funciona a posição do cap do braço, se deixar no meio só funciona o cap do braço tmb, o cap da ponte não funciona. Creio que seja a chave pq medi e não chega continuidade quando ta pra posição do cap da ponte...
sabe aonde posso encontrar chave 3 posições dos caps pro yamaha bb424? Acho que do meu deu ruim, só funciona a posição do cap do braço, se deixar no meio só funciona o cap do braço tmb, o cap da ponte não funciona. Creio que seja a chave pq medi e não chega continuidade quando ta pra posição do cap da ponte...
deathenrique- Membro
Eu compro pelo ML ou nas lojas aqui de Nikity City.heenrique_bass escreveu:Bertola,
Mas antes de trocar dê uma verificada nas ligações, pois essas chaves (estilo Gibson) não são frágeis não...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Eu compro pelo ML ou nas lojas aqui de Nikity City.
Mas antes de trocar dê uma verificada nas ligações, pois essas chaves (estilo Gibson) não são frágeis não...
Pois é, ai que ta, é diferente dessas estilo Gibson, eu testei a continuidade ali nesses espacinhos que tem em baixo da chave.
Segue duas fotos mostrando como é a chave:
deathenrique- Membro
Pode não ser igual, mas funciona do mesmo jeito.
Você testou, está passando sinal?
Bertola, bom dia.
Comprei um baixo Cort usado e somente depois, em casa, percebi essa cavidade na parte de fora do braço (foto). Você saberia me dizer se tem a ver com defeito de fabricação ou com alguma modificação feita pelo antigo dono? Outra pergunta: você acha que há possibilidade de correção desse problema? Muito obrigado desde já.
Comprei um baixo Cort usado e somente depois, em casa, percebi essa cavidade na parte de fora do braço (foto). Você saberia me dizer se tem a ver com defeito de fabricação ou com alguma modificação feita pelo antigo dono? Outra pergunta: você acha que há possibilidade de correção desse problema? Muito obrigado desde já.
gloliveira- Membro
^Bom dia gloliveira
Isso aí é fruto de um intervenção mal feita no braço do instrumento.
Recomendo que você não faça nada, exceto se o braço se apresentar instável. Mesmo assim, as chances de conserto serão remotas.
Isso aí é fruto de um intervenção mal feita no braço do instrumento.
Recomendo que você não faça nada, exceto se o braço se apresentar instável. Mesmo assim, as chances de conserto serão remotas.
^ Obrigado, Bertola. Apenas uma curiosidade, se você puder responder, é claro. Teria sido isso uma tentativa de afinar o braço?
gloliveira- Membro
Com grande probabilidade...gloliveira escreveu:^ Obrigado, Bertola. Apenas uma curiosidade, se você puder responder, é claro. Teria sido isso uma tentativa de afinar o braço?
Obviamente não foi fruto do trabalho de um profissional...
heenrique_bass escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Eu compro pelo ML ou nas lojas aqui de Nikity City.
Pois é, ai que ta, é diferente dessas estilo Gibson, eu testei a continuidade ali nesses espacinhos que tem em baixo da chave.
Segue duas fotos mostrando como é a chave:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Pode não ser igual, mas funciona do mesmo jeito.
Atualização sobre o problema da chave seletora:
Bertola, hoje pela manhã depois de ter lido seu post dizendo que essas chaves não são tão frágeis, de última tentativa resolvi abrir a chave, e pra minha surpresa, encontrei aonde estava o problema (ufa!!). Uma das chapinhas que da o contato da chave estava desalinhada, provavelmente a causa disso deve ter sido alguma batida quando estava refazendo as soldas do jack de saída. Enfim, problema resolvido (por enquanto), aqui aonde moro muito provavelmente que só iria encontrar chave estilo les paul, e olhe lá...
Agradeço pela ajuda Bertola!
deathenrique- Membro
Bertola... qual a profundidade ideal das Cavidades da parte elétrica do precision bass...? eu fiz o meu com 16mm, mas me disseram que está muito raso para o Jack...
JUCIE SANTOS- Membro
A maior possível...JUCIE SANTOS escreveu:Bertola... qual a profundidade ideal das Cavidades da parte elétrica do precision bass...? eu fiz o meu com 16mm, mas me disseram que está muito raso para o Jack...
Se a espessura do corpo do seu baixo for 4 cm, faça com 3,5 cm...
Página 16 de 19 • 1 ... 9 ... 15, 16, 17, 18, 19