Que diabos é "coxinha"?
+23
Guilé
carimbass
Coder
SILVIAO
Moshe Bar Elohim
JORGE BATALHA
Zubrycky
Raul S.
Paulo Penna
joabi
Edão
J.Adalberto
Mauricio Luiz Bertola
gpraxedes
Jackson
CG
Willian Casagrande
Kobeh
Fernando Zadá
brucce
Claudio
rafael.buzzi.andrade
allexcosta
27 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Que diabos é "coxinha"?
Sério, em Português Brasileiro normal, não paulistês... O que significa "coxinha"?
Procurei na internet e os resultados são inconclusivos. Vocês que usam essa expressão, acham mesmo que as outras pessoas entendem o que estão querendo dizer?
Procurei na internet e os resultados são inconclusivos. Vocês que usam essa expressão, acham mesmo que as outras pessoas entendem o que estão querendo dizer?
allexcosta- Administrador
Re: Que diabos é "coxinha"?
Até onde eu percebo o termo se tornou bastante comum nessas últimas eleiçõe presidenciais.
- Coxinha: Forma como os militantes do PT chamam todo e qualquer ser que tenha alinhamento político na direita;
- Petralha: Forma como os militantes do PSDB chamam todo e qualquer ser que tenha alinhamento político na esquerda;
PS: por "ser" eu não me refiro apenas a humanos. Teve gente espancando cachorro pq estava com uma roupinha de "cores erradas"... então... né...
Eu sei que em SP talvez seja mais abranjente (já ouvi sendo utilizado como um sinonimo de "mauricinho"), mas acho que a nível nacional/política é isso.
- Coxinha: Forma como os militantes do PT chamam todo e qualquer ser que tenha alinhamento político na direita;
- Petralha: Forma como os militantes do PSDB chamam todo e qualquer ser que tenha alinhamento político na esquerda;
PS: por "ser" eu não me refiro apenas a humanos. Teve gente espancando cachorro pq estava com uma roupinha de "cores erradas"... então... né...
Eu sei que em SP talvez seja mais abranjente (já ouvi sendo utilizado como um sinonimo de "mauricinho"), mas acho que a nível nacional/política é isso.
rafael.buzzi.andrade escreveu:
É por aí... aqui no Rio o termo é mais utilizado como um sinônimo de "mauricinho", burguês, daqueles que estão se lixando pra situação do país e acham que crise é coisa de pobre. Esse é o sentido que Coxinha é utilizado aqui no Rio.
Alguns grupos feministas também costumam taxar de Coxinha aqueles que são contra suas idéias radicais. Na verdade, aqui no Rio essa história é um pé no saco, tem que ter muita paciência pra aturar!
Claudio- Membro
brucce escreveu:Em SP é puliça rs
Sim, essa é a definição antiga, estou falando dessa nova que não dá pra entender direito.
é qualquer um que não concorde coma ideologia do PT para ser mais exato....
Fernando Zadá- Moderador
ClaudioBass escreveu:
É por aí... aqui no Rio o termo é mais utilizado como um sinônimo de "mauricinho", burguês, daqueles que estão se lixando pra situação do país e acham que crise é coisa de pobre. Esse é o sentido que Coxinha é utilizado aqui no Rio.
Não exatamente. Vejo muitas pessoas no Rio usando "coxinha" como sinônimo de "reaça". Ou pra qualquer outra pessoa que seja alinhada com a direita, não necessariamente o PSDB...
Fernando Zadá escreveu:é qualquer um que não concorde coma ideologia do PT para ser mais exato....
Não exatamente, de novo, rs. Já cansei de ver militantes do PSTU e do PSOL usando esse termo tb, e eles quase sempre também não concordam com o PT. A esquerda brasileira é bem fragmentada.
Que seja... Nunca concordei com esse termo. Pra mim coxinha é aquele salgado frito com recheio de frango que sempre como acompanhado de um refresco na feira.
Kobeh- Membro
Com esse sentido, de alguém "reaça", "conservador" e etc., surgiu a partir de junho de 2013, como uma "resposta" bem tosca àqueles que saíram às ruas, mas que não estavam vinculados a partidos/movimentos de esquerda ou que não compartilhavam de algumas pautas do próprio PT. Tipo o pessoal que pedia a volta da ditadura militar, fim da corrupção etc. Os petistas, aliás, abusam desse termo, tanto que surgiu para eles a alcunha de "enroladinhos", mas essa não vingou rs.
Pra mim, apesar de ser engraçado às vezes, não explica absolutamente nada do que está acontecendo.
Pra mim, apesar de ser engraçado às vezes, não explica absolutamente nada do que está acontecendo.
Willian Casagrande- Membro
No inicio era assim:
http://correiodobrasil.com.br/comportamento-de-coxinhas-paulistanos-e-tema-de-analise-sociologica/
Com o tempo se tornou o que o Zadá disse.
http://correiodobrasil.com.br/comportamento-de-coxinhas-paulistanos-e-tema-de-analise-sociologica/
Com o tempo se tornou o que o Zadá disse.
CG- Moderador
Ninguém me explicou o que é, mas pelos contextos que li/ouvi foi possível deduzir que se trata das pessoas que têm pensamento político mais à direita - liberal.
Jackson- Membro
Fernando Zadá escreveu:é qualquer um que não concorde coma ideologia do PT para ser mais exato....
Hoje é exatamente isso.
Eu diria mais, quem não concorde 100% com a ideologia do PT.
gpraxedes- Membro
gpraxedes escreveu:Fernando Zadá escreveu:é qualquer um que não concorde coma ideologia do PT para ser mais exato....
Hoje é exatamente isso.
Eu não concordo com o PT, nunca votei nesse partido, e acho que existem sim "coxinhas"...
Principalmente no sentido que o Claudião deu...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Meu Deus, que expressão horrível, que conceito bizarro, que palavreado chulo, que coisa vulgar...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:gpraxedes escreveu:Fernando Zadá escreveu:é qualquer um que não concorde coma ideologia do PT para ser mais exato....
Hoje é exatamente isso.
Eu não concordo com o PT, nunca votei nesse partido, e acho que existem sim "coxinhas"...
Mestre Bertola, hoje o conceito é usado para os "não adoradores da seita vermelha", ao menos aqui em Manaus. Pode ser diferente em alguns outros lugares, mas aqui está sendo usado para este fim e observo que em outros tantos também. Esse conceito foi só para situar o tio Allex que deve estar ouvindo o termo sem entender (afinal ele não usa whatsapp nem facebook)
gpraxedes- Membro
só sei o seguinte, essa reflexão toda, me deixou com muita vontade de comer uma bela coxinha!
Também não uso ("zapzap" e "caralivro")...gpraxedes escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:gpraxedes escreveu:Fernando Zadá escreveu:é qualquer um que não concorde coma ideologia do PT para ser mais exato....
Hoje é exatamente isso.
Mestre Bertola, hoje o conceito é usado para os "não adoradores da seita vermelha", ao menos aqui em Manaus. Pode ser diferente em alguns outros lugares, mas aqui está sendo usado para este fim e observo que em outros tantos também. Esse conceito foi só para situar o tio Allex que deve estar ouvindo o termo sem entender (afinal ele não usa whatsapp nem facebook)
Eu não uso essa expressão comumente, acho bobagem...
Porém muito me espanta que indivíduos ou grupos qualificados como tal ("coxinhas") defendam questões indefensáveis do ponto de vista político e social, como volta à ditadura militar, preconceitos sociais, etc...
Coxinha é um camarada que fala mal dos outros, um personagem da Turma do Barulho, sei lá se o nome é esse. É do Ceará.
Está sendo usado em alusão as críticas da oposição (sem moral, tecnicamente falando) frente as falcatruas do PT.
Está sendo usado em alusão as críticas da oposição (sem moral, tecnicamente falando) frente as falcatruas do PT.
Edão- Membro
Acho que "coxinha" não explica nada porque é simplesmente uma forma de contra-atacar alguém que está dizendo uma profusão de besteiras (muitas são mesmo, vamos combinar), sem oferecer nenhum tipo de argumento. Não tem debate, nem política, nem nada. Só ofensa.
Se for pra chamar de "coxinha" e ir embora, vou na padoca e peço logo 2 pra ficar de boa em casa.
Se for pra chamar de "coxinha" e ir embora, vou na padoca e peço logo 2 pra ficar de boa em casa.
Sempre vi o termo Coxinha se referindo a quem votou no Aécio, apoia o PSDB e quer o impeachment da Dilma.
Os petistas mais radicais usam pra qualquer pessoa que não apoie ou que critica o governo atual.
É uma ofensa oposta ao termo Petralha.
joabi- Eterno Colaborador
Salgadinho empanado de frango, que fica muito melhor se tiver azeitona verde e for comido com uma coca cola gelada pacas, quase sólida....
O termo também e usado como adjetivação para tentar "rotular" e caçoar daqueles que não compactuam com a roubalheira petista, mas que soa como elogio para aqueles que assim são chamados.
O termo também e usado como adjetivação para tentar "rotular" e caçoar daqueles que não compactuam com a roubalheira petista, mas que soa como elogio para aqueles que assim são chamados.
Paulo Penna- Membro
^ Se tiver catupiry então...
gpraxedes- Membro
ish, tem até verbete na Wikipedia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coxinha_(alcunha)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coxinha_(alcunha)
Raul S.- Membro
Coxinha é quem tranca tópicos.
joabi- Eterno Colaborador
Coxinha também pode ser isso
Claudio- Membro
allexcosta escreveu:Sério, em Português Brasileiro normal, não paulistês... O que significa "coxinha"?
Segundo o "pai dos burros".
Significado de Coxinha
s.f. Salgadinho que se assemelha com uma coxa de galinha, sendo empanado, frito e, normalmente, acompanhado por um recheio de frango.
P.ext. A menor coxa da galinha.
Pej. Gíria. Pessoa conservadora, contrária a mudanças, politicamente correta que, normalmente, se identifica com os ideais burgueses ou tem uma preocupação exagerada com sua própria aparência.
(Etm. coxa + inha)
Qual sua dificuldade em entender meu caro ?
allexcosta escreveu:Meu Deus, que expressão horrível, que conceito bizarro, que palavreado chulo, que coisa vulgar...
facepalm
Gírias existem em todo lugar do mundo , no Brasil não podia ser diferente.
Tem muita gíria do "Bainês" por exemplo que eu não entendo e nem vejo sentido de jeito nenhum. Por exemplo : " Obrar " ,"Mangar" , "Breado" etc etc
Na minha humilde opinião certos tipos de comentários sobre gírias de outros lugares se configura em uma intolerância desnecessária.
Fechou sangue bom !?!?!?!
É Nóis !!!
JORGE BATALHA- Membro
JORGE BATALHA escreveu:Pej. Gíria. Pessoa conservadora, contrária a mudanças, politicamente correta que, normalmente, se identifica com os ideais burgueses ou tem uma preocupação exagerada com sua própria aparência.
(Etm. coxa + inha)
Qual sua dificuldade em entender meu caro ?
A dificuldade é justamente essa. Já vi essa palavra utilizada assim, como já vi como sinônimo de "mauricinho". Aliás, ser politicamente correto agora é algo ruim? Devemos ser politicamente incorretos então?
JORGE BATALHA escreveu:Gírias existem em todo lugar do mundo , no Brasil não podia ser diferente.
Tem muita gíria do "Bainês" por exemplo que eu não entendo e nem vejo sentido de jeito nenhum. Por exemplo : " Obrar " ,"Mangar" , "Breado" etc etc
Imagino que você esteja se referindo ao dialeto local conhecido como "Baianês".
"Obrar" que eu saiba, além de outras coisas, significa defecar. Isso não é Baianês, é Português Brasileiro padrão. Pode ir lá no mesmo pai dos burros que você procurou coxinha e confirmar.
Mangar e breado não conheço. Se realmente isso é Baianês, deve ser de novela da Globo, porque na Bahia que conheço não se fala nada disso.
JORGE BATALHA escreveu:Na minha humilde opinião certos tipos de comentários sobre gírias de outros lugares se configura em uma intolerância desnecessária.
Aparentemente a dificuldade de compreensão da língua escrita ataca outra vez. A pergunta original não é nenhum tipo de crítica ao dialeto local conhecido como Paulistês. Eu só queria deixar claro que não me referia ao significado antigo de coxinha em tal dialeto, que é policial.
Desenhando: quando abri o tópico, tentei evitar que alguém daí simplesmente escrevesse "coxinha é polícia". Minha intenção era discutir esse significado mais próximo de retrógrado ou de mauricinho.
Quando eu disse que acho isso chulo e vulgar, em momento algum me referia a uma forma específica de expressão dos Paulistas, já que essa definição mais nova de coxinha parece ser comum em todo o Brasil. Por isso escrevi lá em cima "em Português Brasileiro normal".
Em tempo: tenho limitado interesse em dialetos locais alheios aos que preciso usar ou entender para sobreviver. Entendo que esses dialetos devem ser utilizados apenas entre um grupo seleto de pessoas, já que não abrangem todo o país.
Meu interesse no assunto existiu porque tenho visto essa expressão utilizada em ambientes diversos frequentados por pessoas de todas as origens e muitas vezes fico voando. Na verdade ouvi uma pessoa em uma rádio falando "coxinha" como "mauricinho" e isso me deixou confuso, pois já havia visto essa palavra em um sentido político.
Enfim, resumida a ópera, continuo sem entender bem.
Agora fiquem à vontade para entender tudo que escrevi ao contrário e me criticar pelo que vocês pensam que eu escrevi.
Por que? Ninguém pode entender? Tem que ser ao contrário? Quer ditar como as pessoas entendem agora?allexcosta escreveu:Agora fiquem à vontade para entender tudo que escrevi ao contrário e me criticar pelo que vocês pensam que eu escrevi.
Quer dizer que os paulistas não falam em português brasileiro nem são normais?allexcosta escreveu:Quando eu disse que acho isso chulo e vulgar, em momento algum me referia a uma forma específica de expressão dos Paulistas, já que essa definição mais nova de coxinha parece ser comum em todo o Brasil. Por isso escrevi lá em cima "em Português Brasileiro normal".
( )
Moshe Bar Elohim- Membro
^ Pois é ...
Bem vamos lá...
Vou resumir aqui pra evitar a fadiga.
Quis debater tudo pois não é a primeira e nem a segunda vez que vejo críticas do nosso nobre adm a gírias e dialetos paulistas.
Pois bem ...
Francamente allex , pelo debatido até aqui ficou claro que você sabe e sempre soube exatamente todos os significados da palavra coxinha.
A impressão que deu é que em um dia não tão bom você quis criar uma polêmica em cima dos paulistas e suas gírias, o que eu repito não é nem a primeira nem a segunda vez que acontece.
Enfim , isso tudo que escrevo é minha impressão e opinião e para não prolongar encerro minha participação nessa discussão.
Bem vamos lá...
Vou resumir aqui pra evitar a fadiga.
Quis debater tudo pois não é a primeira e nem a segunda vez que vejo críticas do nosso nobre adm a gírias e dialetos paulistas.
Pois bem ...
Francamente allex , pelo debatido até aqui ficou claro que você sabe e sempre soube exatamente todos os significados da palavra coxinha.
A impressão que deu é que em um dia não tão bom você quis criar uma polêmica em cima dos paulistas e suas gírias, o que eu repito não é nem a primeira nem a segunda vez que acontece.
Enfim , isso tudo que escrevo é minha impressão e opinião e para não prolongar encerro minha participação nessa discussão.
JORGE BATALHA- Membro
Coxinha é tudo isso ai,significa Mauricinho, Policial,e recentemente pessoa que tem opinião política adversa .Simples assim
Em tempo evito me pronunciar mas a simples expressão "Paulistes", já denota um preconceito,impróprio para o ambiente do FCBR.
Em tempo evito me pronunciar mas a simples expressão "Paulistes", já denota um preconceito,impróprio para o ambiente do FCBR.
SILVIAO- Membro
JORGE BATALHA escreveu:(...)
Parabéns, você seguiu o conselho ao pé da letra, entendeu tudo que escrevi ao contrário e me critica por coisas que não escrevi.
SILVIAO escreveu:Em tempo evito me pronunciar mas a simples expressão "Paulistes", já denota um preconceito,impróprio para o ambiente do FCBR.
Jovem, o sufixo "ês" jamais teve significado pejorativo. É utilizado para denotar linguagem ou dialeto. Veja:
Às vezes me pergunto se eu falo/escrevo outra língua ou como alguns de vocês conseguem realizar as atividades do dia-a-dia com uma compreensão tão limitada do nosso idioma.
Sei lá, deixa eu quieto. Eu hein...
Última edição por allexcosta em Sex Nov 20, 2015 11:15 pm, editado 1 vez(es)
Jorge Batalha, você escreveu "^" em menção ao meu último post e parece que o Silviao foi no embalo.
Gente, eu só estava brincando, satirizando, atiçando ele por dizer: "Agora fiquem à vontade para entender tudo que escrevi ao contrário e me criticar pelo que vocês pensam que eu escrevi."
Notem os smiles animados entre parêntesis da última linha: ( ). Foi só para mexer.
Acho qua não há preconceito aos paulistas por parte dele ou seja autoritário em relação ao pensamento das pessoas por dizer "em Português Brasileiro normal, não paulistês".
Parece que nestes dias o pessoal anda com os ânimos exaltados por aqui. Talvez haja uma energia negativa em dizer tudo no mesmo post as palavras "diabos", "brasileiros", "normal", "paulistês", "coxinha". Deve ter soado como: "Que diabos estes brasileiros paulistas, pensam ser normais mas são uns coxinhas!"
Gente, eu só estava brincando, satirizando, atiçando ele por dizer: "Agora fiquem à vontade para entender tudo que escrevi ao contrário e me criticar pelo que vocês pensam que eu escrevi."
Notem os smiles animados entre parêntesis da última linha: ( ). Foi só para mexer.
Acho qua não há preconceito aos paulistas por parte dele ou seja autoritário em relação ao pensamento das pessoas por dizer "em Português Brasileiro normal, não paulistês".
Parece que nestes dias o pessoal anda com os ânimos exaltados por aqui. Talvez haja uma energia negativa em dizer tudo no mesmo post as palavras "diabos", "brasileiros", "normal", "paulistês", "coxinha". Deve ter soado como: "Que diabos estes brasileiros paulistas, pensam ser normais mas são uns coxinhas!"
Moshe Bar Elohim- Membro
Allex foi voce quem perguntou;realizo meu dia dia com facilidade,esses dialetos nunca me travaram a comunicação;Com acento ou sem esse bairrismo é algo de muita pobreza para um país continente como o nosso.
SILVIAO- Membro
SILVIAO escreveu:esse bairrismo é algo de muita pobreza para um país continente como o nosso.
Você não entendeu absolutamente nada do que escrevi.
Que bairrismo? Do que você tá falando, brother? Faça um esforço e leia de novo o tópico. Se for pra comentar aleatoriamente sobre algo que não existe, melhor se abster...
Não vejo nenhuma conotação pejorativa nos termos paulistês, baianês, Mineirês.....
Não vejo também no termo coxinha, aliás, me orgulho de ser coxinha, de usar doc sides, camisa polo, e adorar cappuccino......
Não vejo também no termo coxinha, aliás, me orgulho de ser coxinha, de usar doc sides, camisa polo, e adorar cappuccino......
Paulo Penna- Membro
Gostar de cappuccino é ser coxinha? Eita, sou coxinha deste sempre então
gpraxedes- Membro
Resumindo: "coxinha" é um termo inventado pela esquerda destinado a quem possui opiniões contrárias (geralmente pessoas de direita)... Se você é contra o governo, estuda em faculdade particular, trabalha duro para adquirir seus bens e acha que lugar de bandido é na cadeia, então você é "coxinha"...
Coder- Membro
Se você é contra o governo, estuda em faculdade particular, trabalha duro para adquirir seus bens e acha que lugar de bandido é na cadeia, então você é "coxinha"...
Ué... Eu sou contra esse governo (e vários outros)...
Sou professor de uma universidade particular...
Trabalho duro para pagar minhas contas... E não adquiro bem algum pois não tenho dinheiro suficiente para tal...
Acho que lugar de bandido é na cadeia...
Mas me considero "de esquerda" (acho bom definir o que é isso...)
Então sou "coxinha"!!!
Make no sense...
Ué... Eu sou contra esse governo (e vários outros)...
Sou professor de uma universidade particular...
Trabalho duro para pagar minhas contas... E não adquiro bem algum pois não tenho dinheiro suficiente para tal...
Acho que lugar de bandido é na cadeia...
Mas me considero "de esquerda" (acho bom definir o que é isso...)
Então sou "coxinha"!!!
Make no sense...
Bem vindo a trupe Bertola!
Paulo Penna- Membro
Sim, segundo a definição atual, é coxinha, mestre Bertola! Hahaha.
gpraxedes- Membro
Obrigado pelo convite, muito gentil!!Paulo Penna escreveu:Bem vindo a trupe Bertola!
Bertola, é constatação....
Paulo Penna- Membro
Paulo Penna escreveu:Bertola, é constatação....
^ Bertola, por isso acho que o termo "coxinha" não explica absolutamente nada. É só pra tirar uma onda.
William Casagrande
Se é pro Paulo Penna se divertir saudavelmente me qualificando de "coxinha", tá limpo!
Se é pro Paulo Penna se divertir saudavelmente me qualificando de "coxinha", tá limpo!
Me divertir porque.... como disse, o termo pseudo pejorativo foi inventado pelos petralhas para qualificar quem é contra a roubalheira que se tornou o desgoverno do pt (roubalheira esta nunca vista antes neste nível).
Sobre a roubalheira deste governo, Vc mesmo já disse aqui ser contra, e eu não esperava nada diferente disso, correto????
Então vc é coxinha.
Carregue este "selo" com muito orgulho!!!
Pode ser que ser coxinha também seja para aqueles que não engolem o caso Celso Daniel, aqueles que não engolem o mst, mtst e outros bandidos organizados.... e aqueles que tomam café expresso, capuccinno....
Agora, pode ser que tenham inventado outro significado pro termo....
vou conferir aqui:
http://www.geradordedesculpasdopt.com.br/
Sobre a roubalheira deste governo, Vc mesmo já disse aqui ser contra, e eu não esperava nada diferente disso, correto????
Então vc é coxinha.
Carregue este "selo" com muito orgulho!!!
Pode ser que ser coxinha também seja para aqueles que não engolem o caso Celso Daniel, aqueles que não engolem o mst, mtst e outros bandidos organizados.... e aqueles que tomam café expresso, capuccinno....
Agora, pode ser que tenham inventado outro significado pro termo....
vou conferir aqui:
http://www.geradordedesculpasdopt.com.br/
Paulo Penna- Membro
Ah, tá...
De qualquer forma, agradeço.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ah, tá...
Página 1 de 3 • 1, 2, 3