Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal
+10
fheliojr
Vinicius F
ifernandes
Christian
Paulo Penna
joabi
Breno_Barnabe
allexcosta
brucce
Tutu
14 participantes
Página 1 de 1
Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal
Olá Allex.
O que eu vou perguntar aqui é um assunto que já foi discutido à exaustão no fórum, porém, como você é um cara que eu respeito muito pela sua experiência e conhecimento técnico, gostaria de uma opinião pessoal sua.
Comprei um jazz bass fender ano passado, e quando fui trocar as cordas do baixo, optei por D`addario. Senti que ao tirar as cordas originais dele e colocar as D`addario, o som do baixo deu uma emagrecida muito grande e perdeu muito em médios e graves. Piorou mesmo em relação às cordas originais de fábrica dele.
Agora, ao substituir as D`addario por um jogo da Elixir, achei que a coisa piorou ainda mais, a ponto de eu nem querer manter as cordas no baixo de tão sem peso que ficou.
Eu já uso calibre 0,45 que é o padrão de fábrica mesmo, mas eu gostaria de uma opinião sua de uma marca de cordas que case melhor com o jazz bass passivo. Quero um som com mais punch, mais encorpado e com médios mais destacados, porém sem perder o brilho dos agudos.
O que você me indica nesse caso?
Desde já, muito obrigado.
O que eu vou perguntar aqui é um assunto que já foi discutido à exaustão no fórum, porém, como você é um cara que eu respeito muito pela sua experiência e conhecimento técnico, gostaria de uma opinião pessoal sua.
Comprei um jazz bass fender ano passado, e quando fui trocar as cordas do baixo, optei por D`addario. Senti que ao tirar as cordas originais dele e colocar as D`addario, o som do baixo deu uma emagrecida muito grande e perdeu muito em médios e graves. Piorou mesmo em relação às cordas originais de fábrica dele.
Agora, ao substituir as D`addario por um jogo da Elixir, achei que a coisa piorou ainda mais, a ponto de eu nem querer manter as cordas no baixo de tão sem peso que ficou.
Eu já uso calibre 0,45 que é o padrão de fábrica mesmo, mas eu gostaria de uma opinião sua de uma marca de cordas que case melhor com o jazz bass passivo. Quero um som com mais punch, mais encorpado e com médios mais destacados, porém sem perder o brilho dos agudos.
O que você me indica nesse caso?
Desde já, muito obrigado.
Tutu- Membro
Re: Cordas para Jazz bass: sua experiência pessoal
Não sou o Allex, mas perdeu muito grave ou ganhou muito brilho? Se está com muito tempo de uso, elas costumam a ter um som mais fechado mesmo.
brucce- Síndico
Tutu escreveu:O que você me indica nesse caso?
Complicado, ambas sao boas, inclusive as Elixir sao feitas pela D'Addario. Que modelos voce usou?
Quais eram as cordas originais? Certeza que o material e bitola eram os mesmos e nenhuma era falsificada?
Gosto muito das Fodera.
allexcosta- Administrador
Não pode ser alguma coisa da regulagem que esteja ruim?
Breno_Barnabe- Membro
Cordas falsificadas?
joabi- Eterno Colaborador
Vai ver o brilho aumentou tanto que vc teve a impressão da perda de pressão, não?
Eu particularmente prefiro cordas mais velhas e menos "brilhosas"....
Eu particularmente prefiro cordas mais velhas e menos "brilhosas"....
Paulo Penna- Membro
isso é tão pessoal, mas o caminho é 045 e equalização
Christian- Membro
Algumas cordas 045 de marcas diferentes, podem ter a bitola da corda E diferente (umas são 100, outras 105...). É uma possibilidade a se considerar...
ifernandes- Membro
Atualmente uso as Dean Markley Helix no meu JB. O som é bem mais "escuro" que as de uma roundwound convencional, mas tem bem mais gordura e médios-graves. Talvez seja mais sua praia.
Vinicius F- Membro
Não foi o brilho que aumentou, foi o peso que sumiu. Pensei na possibilidade das cordas serem falsas, mas as daddario vieram na embalagem igual as outras que uso sempre, com aquele invólucro escuro, tudo certinho. E as elixir, eu a comprei na submarino...
É fato, o mizao das elixir é O,100 e não 0,105 e isso já faz uma diferença. Estou usando a equalização toda flat, sem corte nenhum nos médios e o grave na posição de 1h.
Os dois modelos eram nickel roundwound a daddario era aquela comunzinha xl e a elixir e a light (tag laranja)
Entre as cordas fender e Ernie ball, qual daria um som mais encorpado e com médios presentes?
Allex, você conhece algum site que vende as Fodera no Brasil?
Mais uma vez, muito obrigado a todos pela força.
É fato, o mizao das elixir é O,100 e não 0,105 e isso já faz uma diferença. Estou usando a equalização toda flat, sem corte nenhum nos médios e o grave na posição de 1h.
Os dois modelos eram nickel roundwound a daddario era aquela comunzinha xl e a elixir e a light (tag laranja)
Entre as cordas fender e Ernie ball, qual daria um som mais encorpado e com médios presentes?
Allex, você conhece algum site que vende as Fodera no Brasil?
Mais uma vez, muito obrigado a todos pela força.
Tutu- Membro
joabi escreveu:
Cordas falsificadas?
pensei nisso, tb.
de qq modo, experimente as DR Fat-beans ou Hi-beans e as rotosound SWING BASS 66 de aço.
fheliojr- Membro
Atualmente tenho dadario e hartke. No inicio acho a kartke com som mais encorpado, mas com algumas semanas a dadario perde um pouco do excesso de brilho (qua dá a sensação de som magro) e se iguala na sensação de peso. Por isso falei do excesso de brilho.
Paulo Penna- Membro
Corda é algo muito pessoal, cada um prefere uma. Eu testei várias antes de escolher as rotosounds e ernie ball... menção honrosa para as DR black beauties também...
CG- Moderador
Tutu, você viu se não houve alteração na altura dos carrinhos quando trocou as cordas. Isso influencia no "corpo" do som.
D'addário tem brilho muito bom. Nickel wound, por exemplo, tem brilho moderado, mas são ótimas.
Experimenta utilizar as cordas D'addário em aço da linha steels.
Tem brilho "pra mais de metro".
D'addário tem brilho muito bom. Nickel wound, por exemplo, tem brilho moderado, mas são ótimas.
Experimenta utilizar as cordas D'addário em aço da linha steels.
Tem brilho "pra mais de metro".
Edão- Membro
Pessoal, agradeço a ajuda de todo mundo.
A altura do carrinho não está diferente. A questão do brilho no som é até o de menos, o problema maior é na falta de peso.
Encontrei cordas fender e Ernie ball mais facilmente, alguma dessas duas ajudaria no meu caso?
Mais uma vez, obrigado e feliz 2016 pra todos!
A altura do carrinho não está diferente. A questão do brilho no som é até o de menos, o problema maior é na falta de peso.
Encontrei cordas fender e Ernie ball mais facilmente, alguma dessas duas ajudaria no meu caso?
Mais uma vez, obrigado e feliz 2016 pra todos!
Tutu- Membro
Ernie Ball é massa!
Já usei cordas Fender e odiei...
Já usei cordas Fender e odiei...
Tutu escreveu:Encontrei cordas fender e Ernie ball mais facilmente, alguma dessas duas ajudaria no meu caso?
So vendo. Eu prefiro D'Addario a essas duas, mas eu sou eu...
Tutu escreveu:...Encontrei cordas fender e Ernie ball mais facilmente...
eu iria de ernie, especialmente, alguma destas:
http://www.ernieball.com/products/bass-guitar-strings/1716/super-slinky-bass-nickel-wound
http://www.ernieball.com/products/bass-guitar-strings/1743/stainless-steel-hybrid-slinky-bass
fheliojr- Membro
Falta de peso no som, você pode aproximar um pouco mais os captadores das cordas.
Edão- Membro
Pessoal.
Gostaria de agradecer a ajuda de todos. Coloquei um jogo de fat beans no fendao e o instrumento virou outro. Descobri também o que originou a magreza que tanto me incomodava no som: embora as daddario e depois as elixir que experimentei fossem 0,45, como os jogos eram de tensão leve, a corda mi e a corda lá possuíam bitolas menores, no caso a lá era 0,80 e a mi 0,100. Acredito que o padrão convencional das 0,45 deve ser a lá 0,85 e a mi 0,105 como nas fat beans.
Então fica a dica: quem for comprar cordas, olhem a bitola de todas as cordas e não apenas a da sol, porque a bitola das demais pode variar também. Toco contrabaixo há 20 anos e nunca e tinha me atentado pra esse detalhe. Com certeza foi relaxo meu, mas deixo o relato aqui no caso de servir pra mais alguém.
Obrigado a todos.
Gostaria de agradecer a ajuda de todos. Coloquei um jogo de fat beans no fendao e o instrumento virou outro. Descobri também o que originou a magreza que tanto me incomodava no som: embora as daddario e depois as elixir que experimentei fossem 0,45, como os jogos eram de tensão leve, a corda mi e a corda lá possuíam bitolas menores, no caso a lá era 0,80 e a mi 0,100. Acredito que o padrão convencional das 0,45 deve ser a lá 0,85 e a mi 0,105 como nas fat beans.
Então fica a dica: quem for comprar cordas, olhem a bitola de todas as cordas e não apenas a da sol, porque a bitola das demais pode variar também. Toco contrabaixo há 20 anos e nunca e tinha me atentado pra esse detalhe. Com certeza foi relaxo meu, mas deixo o relato aqui no caso de servir pra mais alguém.
Obrigado a todos.
Tutu- Membro
Isso ai, tem que olhar todas as cordas.
Fato, eu nunca compro cordas com a La em 0.80, sempre 0.85. Noto muita diferença. Prefiro a Mi 1.05 também.
Licas- Membro
allexcosta escreveu:Isso ai, tem que olhar todas as cordas.
[2]
fheliojr- Membro