Fretless: Escala com verniz
+12
Zubrycky
B3ck1m2n
Matheus Cid Bass
fheliojr
DUDUBASS
Fernando Zadá
gpraxedes
edumoraes
Edu Fettermann
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Helder Barbosa
16 participantes
Página 1 de 1
Fretless: Escala com verniz
Olá, tenho um jazz bass (Cast) fretless com escala em roxinho, braço em marfim e corpo em marupá, e estava pensando em envernizar a escala, queria saber qual a diferença sonora de um fretless com escala sem verniz e com verniz
Helder Barbosa- Membro
Re: Fretless: Escala com verniz
Com verniz, mais médios, mais "mwahhh", etc... Mas o verniz não sobreviverá...
allexcosta- Administrador
Se a escala é em roxinho, não precisa envernizar (basta aplicar óleo-de-peroba). Esse é um procedimento mais comum para escalas em madeira clara (bôrdo, pau-marfim, tauarí-branco, peroba clara, etc).
Para esse mister usa-se também (e com mais eficiência) epóxi.
Dizem (pois nunca toquei num baixo assim) que uma escala fretless com epóxi proporciona uma sonoridade mais "brilhante", com mais médios...
Para esse mister usa-se também (e com mais eficiência) epóxi.
Dizem (pois nunca toquei num baixo assim) que uma escala fretless com epóxi proporciona uma sonoridade mais "brilhante", com mais médios...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Edu Fettermann escreveu:Faz isso não... vai gastar dinheiro à toa. O verniz vai sair todo.
...e pior, vai sair de forma toda desigual, vai ficar feio pra caramba e talvez até desconfortável pra tocar.
edumoraes- Membro
Obg pelas dicas gente
Helder Barbosa- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Sim, o epóxi muda o timbre e favorece ao "mwah" comumente esperado de um fretless. Há quem não goste. Eu, particularmente, gosto muito.
gpraxedes- Membro
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Esse epóxi sai com menos facilidade que o veniz ?
Helder Barbosa- Membro
Não sai fácil não. Aquele Dingwall Combustion que hoje esta com o Claudio Rocha uma época deixei fretless e com epoxi e curti bastante. Não sei te dizer se faz essa diferença toda de som não mas eu curti mais ele com epoxi.
Fernando Zadá- Moderador
Helder Barbosa escreveu:Esse epóxi sai com menos facilidade que o veniz ?
Ele tem ótima durabilidade, usa-se epóxi ou poliéster em escala fretless. Acho que o Genezivan faz esse serviço.
gpraxedes- Membro
Tive um pedulla com epoxi na escala e detestei, vendi o baixo por isso e não quis mexer. Na minha opinião o som fica mais articial e abre demais o brilho das notas, escute os sons por aí pra sentir se vale à pena.
DUDUBASS- Membro
dizem q o poliester é o q altera menos o som.
no youtube, o baixista remco hendrix usa fretlesses com escala com cianoacrilato (superbonder), e o timbre é muito bacana, na minha opinião.
no youtube, o baixista remco hendrix usa fretlesses com escala com cianoacrilato (superbonder), e o timbre é muito bacana, na minha opinião.
fheliojr- Membro
DUDUBASS escreveu:Tive um pedulla com epoxi na escala e detestei, vendi o baixo por isso e não quis mexer. Na minha opinião o som fica mais articial e abre demais o brilho das notas, escute os sons por aí pra sentir se vale à pena.
Normalmente, usa-se poliéster nos Pedullas.
gpraxedes- Membro
Na verdade não conheço os produtos especificamente, mas era aquela escala brilhosa mesmo, até a textura me desagradava, achava "gasturento" aquilo lá.
DUDUBASS- Membro
DUDUBASS escreveu:Na verdade não conheço os produtos especificamente, mas era aquela escala brilhosa mesmo, até a textura me desagradava, achava "gasturento" aquilo lá.
Exatamente essa. O "feel" realmente muda, estranhei na primeira vez, mas hoje sou apaixonado por isso
gpraxedes- Membro
Escala em Maple (clara) que não aparenta ter verniz é sinal de acabamento ruim?
Matheus Cid Bass- Membro
allexcosta escreveu:Com verniz, mais médios, mais "mwahhh", etc... Mas o verniz não sobreviverá...
Eita, voltou a história da madeira tonal? Agora tem também o verniz tonal?
O legal é que aqui o povo debate debate, chaga a uma conclusão, depois reinicia da estaca zero e o loop fica infinito...
B3ck1m2n- Membro
B3ck1m2n escreveu:allexcosta escreveu:Com verniz, mais médios, mais "mwahhh", etc... Mas o verniz não sobreviverá...
Eita, voltou a história da madeira tonal? Agora tem também o verniz tonal?
O legal é que aqui o povo debate debate, chaga a uma conclusão, depois reinicia da estaca zero e o loop fica infinito...
Verniz tonal....
E aí, é normal escala clara vir sem verniz?
Matheus Cid Bass- Membro
O lance, meus caro, é escala de metal.
É Física... E é um fato amplamente conhecido.
B3ck1m2n gosta desta mensagem
Matheus Cid Bass escreveu:
E aí, é normal escala clara vir sem verniz?
Até onde me lembro... escalas claras costumam ser envernizadas, mas não creio que seja um padrão ou tampouco signifique que tenha um acabamento ruim... acho que é mais uma escolha, sem falar que verniz não é o único tipo de acabamento. Só vai ficar suja mais rápido que uma escala escura.
edumoraes escreveu:Edu Fettermann escreveu:Faz isso não... vai gastar dinheiro à toa. O verniz vai sair todo.
...e pior, vai sair de forma toda desigual, vai ficar feio pra caramba e talvez até desconfortável pra tocar.
Fiquei um pouco "intrigado" com estas citações... Não sei se estamos falando da mesma coisa, mas quando vcs se referem ao "verniz", é o mesmo, apenas como exemplo, que dá acabamento de fábrica aos baixos da série Vintage Modified da Squier (aquele bem brilhante, liso e que dá um tom amarelado à madeira) ?
Pergunto, pois, particularmente, gosto muito desse tipo de acabamento e tenho um desses baixos (Squier VM) há uns bons anos, cujo verniz ainda está bem legal, íntegro. Sempre entendi que este desgaste apareceria, sim, mas após muuuito uso (décadas ?).
peter.forc- Membro
Matheus Cid Bass escreveu:Escala em Maple (clara) que não aparenta ter verniz é sinal de acabamento ruim?
Qual instrumento?
Ainda não vi escala em maple que não seja envernizada.
* Edit: quer dizer, já vi sim, num Squier Jazz Bass usado, que estava com o verniz bem desgastado eheheh
CSergio- Membro
CSergio escreveu:Matheus Cid Bass escreveu:Escala em Maple (clara) que não aparenta ter verniz é sinal de acabamento ruim?
Qual instrumento?
Ainda não vi escala em maple que não seja envernizada.
* Edit: quer dizer, já vi sim, num Squier Jazz Bass usado, que estava com o verniz bem desgastado eheheh
Pode ser sem verniz, apenas na seladora... Não é muito comum, mas tem.
E tem tb o verniz fosco que dá a impressão de "não ter verniz".
Tem umas informações a respeito aqui:
https://www.contrabaixobr.com/t2302-diferencas-no-acabamento-dos-bracos
peter.forc- Membro