Tagima antigo....Alguém conhece e pode me dizer algo sobre ele?
+9
Mike_
Christian
arturbmallmann
fheliojr
carimbass
Uchoa
ct.colela
Guilé
RTGroove
13 participantes
Página 1 de 1
Tagima antigo....Alguém conhece e pode me dizer algo sobre ele?
Estou prestes a pegar um desse pra transformar em fretless. Alguém conhece?
Agradeço qualquer ajuda.
20mb image hosting" />
Agradeço qualquer ajuda.
20mb image hosting" />
RTGroove- Membro
Re: Tagima antigo....Alguém conhece e pode me dizer algo sobre ele?
Bicho esse eh um b4 dos primeiros....as nomenclaturas e o design variam de acordo com as épocas, mas essa dai é uma fase boa que gerou bons instrumentos.
Boas madeiras, hardware, tocabilidade e acabamento....pode ir sem medo pois são bem diferentes dos baixos chineses que a marca andou despejando nas lojas por algum tempo.
Boas madeiras, hardware, tocabilidade e acabamento....pode ir sem medo pois são bem diferentes dos baixos chineses que a marca andou despejando nas lojas por algum tempo.
Opa...beleza cara. É mais ou menos o que imaginei. Parece que é da década de 90 e nessa época eles costumavam usar marupá e cedro no corpo, marfim e pau ferro no braço. Vou testar ele hoje e ver o que dá de som. De qualquer forma agradeço pela atenção e pelas informações.
Um abraço.
Um abraço.
RTGroove- Membro
Justamente isso..... faz valer a pena esse instrumentoRTGroove escreveu:Opa...beleza cara. É mais ou menos o que imaginei. Parece que é da década de 90 e nessa época eles costumavam usar marupá e cedro no corpo, marfim e pau ferro no braço. Vou testar ele hoje e ver o que dá de som. De qualquer forma agradeço pela atenção e pelas informações.
Um abraço.
ct.colela- FCBR-CT
Eu tive um desses , Marupá e Marfim peça única . Muito bom o baixo e o meu cunhado ainda tem o dele da mesma época , pergunta se ele quer vender ?
Valeu pelas dicas...agora vou ver o estado do baixo....rsrs
RTGroove- Membro
Cara....esse baixo nasceu pra ser fretless. Estou impressionado. Tem um ronco bem seco e em muitos momentos parece muito com som de fretless mesmo ainda estando com os trastes. Isso com o cap do braço fechado e o tone todo ou quase todo fechado. As cordas que vieram nele são do periodo paleolítico mais ou menos e mesmo assim agrada. Estou muito animado, acho que vai dar o fretless dos meus sonhos....rsrsrs. Agora é dar uma geral trocar as cordas e converter o garoto. Vlw..
RTGroove- Membro
RTGroove escreveu:Cara....esse baixo nasceu pra ser fretless. Estou impressionado. Tem um ronco bem seco e em muitos momentos parece muito com som de fretless mesmo ainda estando com os trastes. Isso com o cap do braço fechado e o tone todo ou quase todo fechado. As cordas que vieram nele são do periodo paleolítico mais ou menos e mesmo assim agrada. Estou muito animado, acho que vai dar o fretless dos meus sonhos....rsrsrs. Agora é dar uma geral trocar as cordas e converter o garoto. Vlw..
Só uma sugestão, se vai fazer fretless não compra cordas novas ainda... testa com as cordas velhas, pra fretless na minha opinião são as melhores
carimbass- Membro
^contanto q estas cordas não estejam enferrujadas ou com algum prejuízo na tensão...
fheliojr- Membro
Fiz a conversão e gostei bastante. Ainda tem umas coisas pra acertar, mas o modelo se mostrou uma ótima opção de fretless com bom custo x benefício. Fiz uma blindagem com fita de cobre mas ainda tem ruído e vou tentar solucionar.
O que está mesmo me intrigando é que o tone dele parece volume. Se eu fecho o tone o sinal fica bem baixinho. A medida que abro o tone o som vai ficando mais agudo e o volume aumenta absurdamente. A diferença de volume entre o tone aberto e fechado é gritante.
Reparei que os potenciômetros parecem originais e são os maiores que já vi em um contrabaixo (diâmetro). São de 500k, mas o estranho é que geralmente os dois pots de volume dos caps são iguais e o do tone diferente. Mas nesse caso o potenciômetro do captador da ponte é "500k A" e os outros dois são "500k B".
Alguém me dá uma luz, por favor?
Quanto às cordas....também gosto de corda mais velha pra fretless....rsrsrs. Peguei as usadas de um outro baixo meu e coloquei novas no 5 cordas.
O que está mesmo me intrigando é que o tone dele parece volume. Se eu fecho o tone o sinal fica bem baixinho. A medida que abro o tone o som vai ficando mais agudo e o volume aumenta absurdamente. A diferença de volume entre o tone aberto e fechado é gritante.
Reparei que os potenciômetros parecem originais e são os maiores que já vi em um contrabaixo (diâmetro). São de 500k, mas o estranho é que geralmente os dois pots de volume dos caps são iguais e o do tone diferente. Mas nesse caso o potenciômetro do captador da ponte é "500k A" e os outros dois são "500k B".
Alguém me dá uma luz, por favor?
Quanto às cordas....também gosto de corda mais velha pra fretless....rsrsrs. Peguei as usadas de um outro baixo meu e coloquei novas no 5 cordas.
RTGroove- Membro
DieMarin gosta desta mensagem
Agora no aguardo de review! heheh
Belo baixo, tem um shape interessante, agora quero ver o som
Belo baixo, tem um shape interessante, agora quero ver o som
arturbmallmann- Membro
este baixo esta pedindo caps bartolini urgente pra virar um chorão de vez
Christian- Membro
Sou fã de bartolini, tenho um baixo com 59j1 e curto d+. Mas acho que não vou mexer tão cedo viu, pois o som está bem legal. Vou fazer um mini review com áudios pra vocês sacarem. Tô apaixonado... Rsrs.
RTGroove- Membro
Gostei do shape dele!! Muito bonito!
Quanto aos pots, será que não tem ligação invertida aí?
Procura o esquema de ligação do Jazz Bass e confere!
Mike_- Membro
não pode ser o capacitor em curto? na minha concepção faria sentido, pois em curto teria uma resistência menor no capacitor do que nos captadores e ocorreria a fuga por ali. O som só não desapareceria totalmente por causa da resistência do potenciômetro.
arturbmallmann- Membro
Mike_ escreveu:Gostei do shape dele!! Muito bonito!
Já conferi cara. Ligações OK. Achei uma perna do capacitor solta, soldei novamente, mas ficou do mesmo jeito.
RTGroove- Membro
arturbmallmann escreveu:não pode ser o capacitor em curto? na minha concepção faria sentido, pois em curto teria uma resistência menor no capacitor do que nos captadores e ocorreria a fuga por ali. O som só não desapareceria totalmente por causa da resistência do potenciômetro.
Então....é uma possibilidade hein. Tenho capacitores aqui, vou trocar pra ver. Uma perna do capacitor estava solta, eu soldei e nada mudou. Será que esse capacitor já era? Não entendo muito disso, mas mexo em tudo.....rsrsrs. Vou colocar outro e ver no que dá.
RTGroove- Membro
Troquei o potenciômetro do tone e o capacitor e a diferença de volume entre tone fechado e aberto diminuiu bastante. Porém ainda tem muito ruído pro meu gosto. Já blindei com fita de cobre mas ainda tem ruído. Vou comprar pots compatíveis com o baixo e trocar (os que tenho são pequenos e não atravessam o baixo)...depois vejo o que faço com o ruído.
RTGroove- Membro
Talvez seja o ruido do captador single....esse não some.
Então... Descobri o defeito. Estava no circuito mesmo, que tinha um fio soldado no lugar errado. Agora tá fino o bass. A blindagem que fiz deu muito certo e o ruído tá bem baixinho...só por causa dos single mesmo. Em breve postarei áudios. Valeu galera, obrigado pela ajuda.
RTGroove- Membro
Coloque as cordas na posição correta nas tarraxas (sol e re)
NeyBass- Membro
Quando vi essa foto pensei a mesma coisa. Esse da foto não é meu, mas tenho um igual. Parece que foi feito pra colocar assim mesmo, porque se você coloca do outro lado o sentido de giro das tarrachas fica diferente das outras. O meu tá assim também.... RsrsrsNeyBass escreveu:Coloque as cordas na posição correta nas tarraxas (sol e re)
RTGroove- Membro
mas é assim mesmo, G e D giram no oposto da A e E.
NeyBass- Membro
Nos meus outros baixos não. O movimento que você faz com a mão é o mesmo, empurrando com o dedão, e não puxando. Além do fato de que a sol fica muito perto da la. Acho que até esbarra se inverter. Vou ver se compensa inverter a sol.
RTGroove- Membro
Desse jeito aí além de feio, emprega uma tensão muito alta no nut.
Quais são seus outros baixos?
Quais são seus outros baixos?
NeyBass- Membro
Tenho um 5 cordas de Luthier com headstock nesse formato aí e não tem esse problema. O outro é jazz bass, não tem nada a ver. Tem um Ibanez na minha igreja, também com tarrachas dos dois lados e o sentido de giro é o mesmo, como todos os baixos que já vi.
RTGroove- Membro
NeyBass- Membro
RTGroove escreveu:Então... Descobri o defeito. Estava no circuito mesmo, que tinha um fio soldado no lugar errado.
Mike_- Membro
Gravei uma música com ele aqui...Estou tirando as músicas pro casamento de um amigo. Acho que vou estrear ele no casório...
Foi gravado com um pedal de compressor, reverb e equalizador do programa de gravação. Não tá timbrado pra choro total não. A medida que abro o tone ele chora mais...mas estou testando um timbre pra essa música.
Depois gravo outros timbres.
https://soundcloud.com/thiago-silva-183/fretless-tagima-tg400-eu-te-amo-melk-vilar-e-paloma-possi
Foi gravado com um pedal de compressor, reverb e equalizador do programa de gravação. Não tá timbrado pra choro total não. A medida que abro o tone ele chora mais...mas estou testando um timbre pra essa música.
Depois gravo outros timbres.
https://soundcloud.com/thiago-silva-183/fretless-tagima-tg400-eu-te-amo-melk-vilar-e-paloma-possi
Última edição por RTGroove em Seg Jan 18, 2016 3:44 pm, editado 4 vez(es)
RTGroove- Membro
Curti o timbre. E a pegada, ele encaixou bem com a mão esquerda?
Laysson- Membro
Laysson escreveu:Curti o timbre. E a pegada, ele encaixou bem com a mão esquerda?
O braço é bem confortável, bem fino. Eu ainda estou desenferrujando no fretless, mas foi bem natural tocar nesse baixo. O que mais pega pra mim é o espaçamento das cordas. Baixos com espaçamento de 15mm, 16mm não dá pra mim. Mas ele parece ser 19mm, como os outros que tenho.
Olha a foto dele aí.
RTGroove- Membro
Legal demais. Sucesso nos graves!
Laysson- Membro
Caramba, surpreso demais com o som, na boa muito legal! Alias, descobriu algum detalhe extra sobre ele? Modelo específico e ano?
arturbmallmann- Membro
arturbmallmann escreveu:Caramba, surpreso demais com o som, na boa muito legal! Alias, descobriu algum detalhe extra sobre ele? Modelo específico e ano?
Então cara, eu havia perguntado no face e me deram algumas informações. Parece que o modelo é TG04 ou TG400. Apareceu um cara lá que tem um bem parecido e diz ter comprado em 1992 na fábrica da Tagima com o próprio Sr. Tagima. Ele disse que o dele tem corpo em freijó e braço em maple. Pelas pesquisas que fiz eles usavam marupá e marfim também na época e acho mais provável o meu ser dessas madeiras, pois o braço não parece maple. Com certeza é de fabricação nacional. Esse modelo antecedeu os B4. Gostei d++ do som também. É o tipo de fretless que eu procurava. Tive um jazz bass fretless, mas não chegava nem perto.
RTGroove- Membro
Um groove no fretless. Curto muito esse timbre fechado...Feliz até na tampa aqui...kkkkkkkkkkkkk
https://soundcloud.com/thiago-silva-183/backing-track-fretless3
https://soundcloud.com/thiago-silva-183/backing-track-fretless3
RTGroove- Membro
afonsodecampos- Membro
Apaixonado aqui cara! Sem querer ser inconveniente, mas a brincadeira saiu muito cara? abraço
arturbmallmann- Membro
Sonzão esse fretless hein? Parabéns, ótima execução!
Coder- Membro
arturbmallmann escreveu:Apaixonado aqui cara! Sem querer ser inconveniente, mas a brincadeira saiu muito cara? abraço
Eu to rindo atoa man. Quando testei o baixo pela primeira vez vi que tinha potencial, mas não achei que ia ficar tão bom. Sou louco com esse timbre. Esse som ele dá só com o cap da ponte aberto e o tone todo fechado. Abrindo o tone ele chora. Tem muito baixo caro aí que não timbra assim hein.
Quanto ao preço, eu mesmo fiz a conversão. Tirei os trastes com algumas ferramentas comuns e preenchi as lacunas com massa para madeira da marca Montana, depois apliquei um produto pra proteger a madeira. Blindei com fita de cobre, troquei as cordas, corrigi o circuito e regulei. O baixo me saiu por menos de 500,00. O dono nem usava e estava parado a um tempão, porque ele tem outro baixo "melhor".
Agradeço a galera que curtiu aí...valeu.
RTGroove- Membro
RTGroove escreveu:arturbmallmann escreveu:Apaixonado aqui cara! Sem querer ser inconveniente, mas a brincadeira saiu muito cara? abraço
Eu to rindo atoa man. Quando testei o baixo pela primeira vez vi que tinha potencial, mas não achei que ia ficar tão bom. Sou louco com esse timbre. Esse som ele dá só com o cap da ponte aberto e o tone todo fechado. Abrindo o tone ele chora. Tem muito baixo caro aí que não timbra assim hein.
Quanto ao preço, eu mesmo fiz a conversão. Tirei os trastes com algumas ferramentas comuns e preenchi as lacunas com massa para madeira da marca Montana, depois apliquei um produto pra proteger a madeira. Blindei com fita de cobre, troquei as cordas, corrigi o circuito e regulei. O baixo me saiu por menos de 500,00. O dono nem usava e estava parado a um tempão, porque ele tem outro baixo "melhor".
Que produto é esse e como é aplicado?
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:RTGroove escreveu:arturbmallmann escreveu:Apaixonado aqui cara! Sem querer ser inconveniente, mas a brincadeira saiu muito cara? abraço
Que produto é esse e como é aplicado?
Eh um Impregnante Stain da Sparlack. Ele tem a consciência e a cor de café com leite. Apliquei com uma esponja levemente humedecia no produto. Ficou como eu queria...o aspecto é de uma escala encerada. Não quis vernis porque é mais difícil de aplicar. Obs: O impregnante tem que ser aplicado na madeira limpa.
RTGroove- Membro
blz...valeu RTgroove
NeyBass- Membro