Problemas com o Tagima TBM 4
4 participantes
Página 1 de 1
Problemas com o Tagima TBM 4
Olá pessoal, a quase um ano comprei um Tagima TBM 4, e até outubro do ano passado usei com as cordas de fábrica.
Quando uma delas quebrou, precisei comprar novas, mas testei um encordoamento rouxinol e um Nig, e os dois estão com volume muito alto em relação ao original. Também testei um terceiro, mas o resultado foi o mesmo.
O som alto demais ficou ruim até num amp com entrada ativa, porque satura até nos volumes mais baixos. Tive que abaixar o captador, mas comprometeu a tocabilidade, e o resultado ainda não é o melhor. Como posso resolver o problema?
Quando uma delas quebrou, precisei comprar novas, mas testei um encordoamento rouxinol e um Nig, e os dois estão com volume muito alto em relação ao original. Também testei um terceiro, mas o resultado foi o mesmo.
O som alto demais ficou ruim até num amp com entrada ativa, porque satura até nos volumes mais baixos. Tive que abaixar o captador, mas comprometeu a tocabilidade, e o resultado ainda não é o melhor. Como posso resolver o problema?
emanuelntb- Membro
Re: Problemas com o Tagima TBM 4
Como abaixar o captador prejudica a tocabilidade?
O que dá pra falar:
Compre cordas boas, essas Brasileiras são abaixo da crítica. Regule o baixo de maneira precisa e entenda estrutura de ganho. Se o problema persistir, você tem um baixo defeituoso que precisa de manutenção (o que duvido).
O que dá pra falar:
Compre cordas boas, essas Brasileiras são abaixo da crítica. Regule o baixo de maneira precisa e entenda estrutura de ganho. Se o problema persistir, você tem um baixo defeituoso que precisa de manutenção (o que duvido).
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:Como abaixar o captador prejudica a tocabilidade?
Digamos que gosto dos captadores a uma certa altura, daí abaixando é mais complicado, pelo menos pra mim.
emanuelntb- Membro
allexcosta escreveu:Compre cordas boas, essas Brasileiras são abaixo da crítica.
Alguma sugestão?
emanuelntb- Membro
emanuelntb escreveu:allexcosta escreveu:Como abaixar o captador prejudica a tocabilidade?
Digamos que gosto dos captadores a uma certa altura, daí abaixando é mais complicado, pelo menos pra mim.
A não ser que você ancore o polegar no captador (vício maldito), não entendo. Altura de captador é um quesito técnico, que depende de várias coisas. Não é uma preferência relacionada à tocabilidade, como altura das cordas.
emanuelntb escreveu:allexcosta escreveu:Compre cordas boas, essas Brasileiras são abaixo da crítica.
Alguma sugestão?
Inúmeras, use a busca.
allexcosta- Administrador
Veja se o pre amp do baixo num está com muito ganho
Digão Gaspar- Membro
TBM com captador muito próximo das cordas satura o próprio circuito interno do baixo. O único jeito de resolver isso é afastando o captador das cordas.
Guga Ramone- Membro
Atualizando a informação, o captador que vem nos TBM possui 4 fios e vem com as bobinas ligadas em série, no seguinte esquema:
Fio preto: malha, negativo do circuito
Fios vermelho e branco: ligados um no outro
Fio amarelo: ligado na entrada do circuito
Por curiosidade, resolvi desfazer a ligação em série, e ligar o captador em paralelo. O esquema ficou assim:
Fio preto e fio branco ligados junto, no negativo do circuito
Fio vermelho e fio amarelo ligados juntos na entrada do circuito.
Fazendo isso melhorou muito (pro meu gosto) a resposta de frequências do baixo. Antes ele tinha um médio-grave muito proeminente, com pouca definição nos agudos. Agora ficou bem mais equilibrado, sem contar que posso aproximar o captador das cordas sem o problema dele saturar o circuito.
Espero ter ajudado.
Fio preto: malha, negativo do circuito
Fios vermelho e branco: ligados um no outro
Fio amarelo: ligado na entrada do circuito
Por curiosidade, resolvi desfazer a ligação em série, e ligar o captador em paralelo. O esquema ficou assim:
Fio preto e fio branco ligados junto, no negativo do circuito
Fio vermelho e fio amarelo ligados juntos na entrada do circuito.
Fazendo isso melhorou muito (pro meu gosto) a resposta de frequências do baixo. Antes ele tinha um médio-grave muito proeminente, com pouca definição nos agudos. Agora ficou bem mais equilibrado, sem contar que posso aproximar o captador das cordas sem o problema dele saturar o circuito.
Espero ter ajudado.
Guga Ramone- Membro