Teste-Cego/Tira-Teima entre 2 Captadores Rio Grande para baixos P '51
+13
lcs.
siodoni
Breno_Barnabe
pedrohenrique.astronauta
ct.colela
fbarione
Juninho Sampaio
vcrz
Cantão
joabi
arturbmallmann
Vinicius F
JAZZigo
17 participantes
:: Fórum Técnico :: Reviews
Página 1 de 1
Qual o melhor captador na sua opinião?
Teste-Cego/Tira-Teima entre 2 Captadores Rio Grande para baixos P '51
Eis um pequeno teste-cego/tira-teima entre 2 modelos de captadores single coil, sendo um AlNiCo 5 - 7.8 kΩ e outro Cerâmico - 11.5 kΩ, da marca texana Rio Grande, para baixos estilo Fender Precision ’51.
Ouçam as audio-samples no Soundcloud (link mais abaixo) e votem no captador que mais agrada aos seus ouvidos. Dentro de 2 semanas, revelarei qual é um e qual é outro.
Baixo utilizado:
Warmoth Custom '51 P-Bass (USA - 2015) Alder Body, Teak Neck w/ Rosewood Fingerboard, Passive with Alpha Pots and Angela .047uF Paper in Oil Tone Capacitor, Warmoth Vingage Pearl Pickguard, Hipshot B-Style Fender Mount Bridge, Hipshot Ultralight Tuners, Fender String Retainer, Fender Stealth String Retainer on A String, Schaller Strap-Lock buttons, Rotosound RS66EL Swing Bass 66 Stainless Steel Roundwound Strings
Eis os captadores:
Rio Grande Vintage for ’51 P-Bass – 7.8 kΩ, AlNiCo 5 Magnet Pole Pieces
Made in Texas, USA
http://www.riograndepickups.com/vintage-51
Rio Grande Dirty Harry ‘51 P-Zazz for P-Bass – 11.5 kΩ, Ceramic Bar Magnet
Made in Texas, USA
http://www.riograndepickups.com/dirty-harry-51-p-zazz-2
Audio samples:
https://soundcloud.com/jazzigo/sets/tira-teima-captadores-rio-grande-p-baixo-estilo-p-51
Equipamento utilizado na gravação: Warmoth Custom '51 P-Bass >> Tech 21 NYC SanAmp Para Driver DI >> Zoom H4 Handy Recorder.
Impressão Pessoal:
Captadores artesanais, com qualidade de construção e acabamento exepcional, produzidos por Dave Wintz, presidente da Robin Guitars. Ambos captadores me soaram fantasticamente e com vibe vintage, sendo um mais gordo e de médios mais moderados/comprimidos que o outro. Melhor ou pior, IMHO, é absoluta questão de gosto/necessidade pessoal.
Testados, aprovados e recomendadíssimos (ambos)!!!
Ouçam as audio-samples no Soundcloud (link mais abaixo) e votem no captador que mais agrada aos seus ouvidos. Dentro de 2 semanas, revelarei qual é um e qual é outro.
Baixo utilizado:
Warmoth Custom '51 P-Bass (USA - 2015) Alder Body, Teak Neck w/ Rosewood Fingerboard, Passive with Alpha Pots and Angela .047uF Paper in Oil Tone Capacitor, Warmoth Vingage Pearl Pickguard, Hipshot B-Style Fender Mount Bridge, Hipshot Ultralight Tuners, Fender String Retainer, Fender Stealth String Retainer on A String, Schaller Strap-Lock buttons, Rotosound RS66EL Swing Bass 66 Stainless Steel Roundwound Strings
Eis os captadores:
Rio Grande Vintage for ’51 P-Bass – 7.8 kΩ, AlNiCo 5 Magnet Pole Pieces
Made in Texas, USA
http://www.riograndepickups.com/vintage-51
Rio Grande Dirty Harry ‘51 P-Zazz for P-Bass – 11.5 kΩ, Ceramic Bar Magnet
Made in Texas, USA
http://www.riograndepickups.com/dirty-harry-51-p-zazz-2
Audio samples:
https://soundcloud.com/jazzigo/sets/tira-teima-captadores-rio-grande-p-baixo-estilo-p-51
Equipamento utilizado na gravação: Warmoth Custom '51 P-Bass >> Tech 21 NYC SanAmp Para Driver DI >> Zoom H4 Handy Recorder.
Impressão Pessoal:
Captadores artesanais, com qualidade de construção e acabamento exepcional, produzidos por Dave Wintz, presidente da Robin Guitars. Ambos captadores me soaram fantasticamente e com vibe vintage, sendo um mais gordo e de médios mais moderados/comprimidos que o outro. Melhor ou pior, IMHO, é absoluta questão de gosto/necessidade pessoal.
Testados, aprovados e recomendadíssimos (ambos)!!!
Última edição por JAZZigo em Qui Jan 28, 2016 10:24 am, editado 1 vez(es)
JAZZigo- FCBR-CT
Re: Teste-Cego/Tira-Teima entre 2 Captadores Rio Grande para baixos P '51
Aeeeeee!!! Here comes the showdown!!!
Antes de mais nada, timbraço pros dois captadores. Deu pra sentir a qualidade dos rio grande. GAS pros 2!!! rs
Meu palpite é 1 - alnico 5 (gravão mais redondo, um pouquinho mais comportado) e 2 - cerâmico (bem agressivo, brilhante).
Só fui pegar o gosto de cap single coil cerâmico na posição "precision" solando o cap. do braço do meu corvette proline. Pensa num som de precision extremamente anabolizado e agressivo, mas sem perder a gordura. É lindo demais... rs
Já meu squier P-50s tá com um quarter pounder de alnico 5 e cordas flat. "Boom" rs
Antes de mais nada, timbraço pros dois captadores. Deu pra sentir a qualidade dos rio grande. GAS pros 2!!! rs
Meu palpite é 1 - alnico 5 (gravão mais redondo, um pouquinho mais comportado) e 2 - cerâmico (bem agressivo, brilhante).
Só fui pegar o gosto de cap single coil cerâmico na posição "precision" solando o cap. do braço do meu corvette proline. Pensa num som de precision extremamente anabolizado e agressivo, mas sem perder a gordura. É lindo demais... rs
Já meu squier P-50s tá com um quarter pounder de alnico 5 e cordas flat. "Boom" rs
Vinicius F- Membro
O maior brilho e a saturação mais evidente na minha opinião entregaram o cap 2 como sendo o cerâmico.
De qualquer forma, ambos soam muito bem!
De qualquer forma, ambos soam muito bem!
arturbmallmann- Membro
Gostei mais do Captador 1. Vou chutar que esse seja o cerâmico, com a impedância maior, portanto com timbre mais fechado.
O outro também é legal.
Duro agora é esperar 15 dias... haha
joabi- Eterno Colaborador
Curti mais o primeiro , mas os dois tem um timbrasso , também acho que o primeiro seja o cerâmico.
Cantão- Moderador
Curti mais o 1, apesar de achar o som deles bem similares.
Acho que o um é de alnico pq me parece ter uma saída mais baixa que o 2.
Acho que o um é de alnico pq me parece ter uma saída mais baixa que o 2.
vcrz- Membro
JAZZigo,
Parabéns pelo tópico, pois foi muito bem feito e pra quem não tem acesso a estas informações, é um prato cheio!
Eu gosto mais do Captador 2 (Cerâmico - 11.5 kΩ)
Parabéns pelo tópico, pois foi muito bem feito e pra quem não tem acesso a estas informações, é um prato cheio!
Eu gosto mais do Captador 2 (Cerâmico - 11.5 kΩ)
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Timbre muito massa, a diferença não é tão gritante pra meus ouvidos, não sentiria muita diferença se não ouvisse prestando muita atenção.
eu chutaria que o 1 é ceramico e o 2 Alnico
eu chutaria que o 1 é ceramico e o 2 Alnico
fbarione- Membro
Bem que poderia rolar Spoiler por MP né JAZZigo hauahuahuahua. A curiosidade é fogo e 15 dias parecerão uma eternidade!
arturbmallmann- Membro
O teste fica duvidoso Jazzigo,não quero contrariarJAZZigo escreveu:
Não consideraria esse cap como cerâmico,ele usa uma barra de alnico
a diferença nesse caso é forma de atuação do campo magnético na bobina,ele atua como atuaria o cerâmico ,mas tem diferença no som
ct.colela- FCBR-CT
^
Pois é, Colela. Inicialmente, também pensei tratar-se de AlNiCo, já que a Rio Grande Dirty Harry Series, originalmente criada para guitarra, procurava emular o timbre dos captadores Gibson P90, que contavam/contam com AlNiCo 5 ou AlNiCo 3. Nas palavras da própria Rio Grande Pickups: "Do you feel lucky? Rio Grande proudly offers our newest addition to our line of replacement pickups for Strats that is guaranteed to make your day. With six adjustable pole pieces, the new "Dirty Harry" is designed to emulate the sound of a P-90*. But know your limitations; because it's so powerful it could blow your head clean off. Not only is it powerful, but clear and full with a nice crispy edge. The Dirty Harry will faatten up your tone with natural sustain and quick response and with the adjustable pole pieces you can tweak the poles to balance your strings. Do you feel lucky? Well do ya, punk?.....CER.....13K". (fonte: http://www.riograndepickups.com/dirty-harry).
Depois, mais atento do que eu nas especificações, nosso colega Vinicius F me alertou para o fato de que os Dirty Harry são um dos poucos modelos de captadores Rio Grande que utilizam ímãs cerâmicos, na verdade, 2 barras coladas na placa metálica abaixo da bobina - vide:
Fonte: http://www.riograndepickups.com/specifications
Pois é, Colela. Inicialmente, também pensei tratar-se de AlNiCo, já que a Rio Grande Dirty Harry Series, originalmente criada para guitarra, procurava emular o timbre dos captadores Gibson P90, que contavam/contam com AlNiCo 5 ou AlNiCo 3. Nas palavras da própria Rio Grande Pickups: "Do you feel lucky? Rio Grande proudly offers our newest addition to our line of replacement pickups for Strats that is guaranteed to make your day. With six adjustable pole pieces, the new "Dirty Harry" is designed to emulate the sound of a P-90*. But know your limitations; because it's so powerful it could blow your head clean off. Not only is it powerful, but clear and full with a nice crispy edge. The Dirty Harry will faatten up your tone with natural sustain and quick response and with the adjustable pole pieces you can tweak the poles to balance your strings. Do you feel lucky? Well do ya, punk?.....CER.....13K". (fonte: http://www.riograndepickups.com/dirty-harry).
Depois, mais atento do que eu nas especificações, nosso colega Vinicius F me alertou para o fato de que os Dirty Harry são um dos poucos modelos de captadores Rio Grande que utilizam ímãs cerâmicos, na verdade, 2 barras coladas na placa metálica abaixo da bobina - vide:
Fonte: http://www.riograndepickups.com/specifications
JAZZigo- FCBR-CT
^Então é uma capa metálica?
sobre duas barras de cerâmica
Então retiro o que eu disse kkkkkkk
em 2008 tinha um luthier na teodoro com uns 20 caps rio grande nenhum era cerâmico
sobre duas barras de cerâmica
Então retiro o que eu disse kkkkkkk
em 2008 tinha um luthier na teodoro com uns 20 caps rio grande nenhum era cerâmico
ct.colela- FCBR-CT
^
Aparentemente, os Dirty Harry são uma série mais recente. Dos 87 modelos de captadores produzidos pela Rio Grande atualmente, apenas 13 utilizam imãs cerâmicos e todos os outros, AlNiCo 5. Agora, o mais curioso é que, para emular timbre do P90 (AlNiCo 5 ou 3), a linha Dirty Harry conta com imãs cerâmicos. Vai entender! Só mesmo Dave Wintz para explicar o porquê.
Aparentemente, os Dirty Harry são uma série mais recente. Dos 87 modelos de captadores produzidos pela Rio Grande atualmente, apenas 13 utilizam imãs cerâmicos e todos os outros, AlNiCo 5. Agora, o mais curioso é que, para emular timbre do P90 (AlNiCo 5 ou 3), a linha Dirty Harry conta com imãs cerâmicos. Vai entender! Só mesmo Dave Wintz para explicar o porquê.
JAZZigo- FCBR-CT
Gostei dos dois captadores, mas acho que:
Captador 1 é o cerâmico e 2 é o alnico.
Captador 1 é o cerâmico e 2 é o alnico.
pedrohenrique.astronauta- Membro
Acho que os fones que usei aqui no trabalho não ajudaram em nada.
Vou ouvir em casa com fones melhores.
Vou ouvir em casa com fones melhores.
Breno_Barnabe- Membro
Gostei mais do 2.
Achei ele mais "gordo". Acho que ele é o de Alnico.
Achei ele mais "gordo". Acho que ele é o de Alnico.
Acho que o captador 2 é o com imãs de alnico. Gostei mais dele.
lcs.- Membro
Votei no 1, apesar de achar os timbres bem próximos. Não sei afirmar qual é o alnico ou o cerâmico.
afonsodecampos- Membro
Xiii! Esqueci de publicar o resultado!
Então, os amigos Joabi, Cantão, FBarione, PredroHenrique.Astronauta, Siodoni e Lcs palpitaram certo!
Captador 1 (Ceramic):
Captador 2 (AlNiCo 5):
Ambos são excelentes, mas também preferi o Captador 1 - Dirty Harry P-Zazz, que permaneceu no baixo.
Valeu, pessoal!
Então, os amigos Joabi, Cantão, FBarione, PredroHenrique.Astronauta, Siodoni e Lcs palpitaram certo!
Captador 1 (Ceramic):
Captador 2 (AlNiCo 5):
Ambos são excelentes, mas também preferi o Captador 1 - Dirty Harry P-Zazz, que permaneceu no baixo.
Valeu, pessoal!
JAZZigo- FCBR-CT
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Eu esqueci de postar aqui depois que ouvi com os fones.
Ambos realmente são legais, eu não consegui identificar, meu palpite ia ser mero chute.
Mas muito bom o teste.
Ambos realmente são legais, eu não consegui identificar, meu palpite ia ser mero chute.
Mas muito bom o teste.
Breno_Barnabe- Membro
pedrohenrique.astronauta escreveu:Ambos muito bons
Pois é... Tô aqui, me segurando para não pegar outro baixo só para instalar esse captador Rio Grande Vintage for '51 P-Bass Pickup.Breno_Barnabe escreveu:Ambos realmente são legais, eu não consegui identificar, meu palpite ia ser mero chute.
JAZZigo- FCBR-CT
Breno_Barnabe- Membro
Breno_Barnabe escreveu:Acho válido!
(2)
^
Pois é, seria meu 28º baixo...
Por ordem do anjinho, o captador foi anunciado no ML.
Por ordem do diabinho, o preço tá lá em cima, que é pra ninguém conseguir comprá-lo.
Pois é, seria meu 28º baixo...
Por ordem do anjinho, o captador foi anunciado no ML.
Por ordem do diabinho, o preço tá lá em cima, que é pra ninguém conseguir comprá-lo.
JAZZigo- FCBR-CT
Como dizem, o que é um peido pra quem tá caído na m$%&?
Quem tem 27, pode ser o 28º.
Quem tem 27, pode ser o 28º.
Breno_Barnabe- Membro
^
Não é essa a questão. Trata-se de um problema metafísico, de impenetrabilidade, cujo princípio da exclusão de Pauli, estabelece que dois baixos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo, ou seja, na verdade, acho que preciso de um apartamento maior.
Não é essa a questão. Trata-se de um problema metafísico, de impenetrabilidade, cujo princípio da exclusão de Pauli, estabelece que dois baixos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo, ou seja, na verdade, acho que preciso de um apartamento maior.
JAZZigo- FCBR-CT
^Rapaz...
"exclusão de Pauli" - kkkkkk
27 baixos!! Quando te conheci só tinha 19.
Coloca embaixo da cama.
"exclusão de Pauli" - kkkkkk
27 baixos!! Quando te conheci só tinha 19.
Coloca embaixo da cama.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:^
Doe uns pra mim. Aqui tem espaço
Belo baixo , timbre excelente...parabéns pela escolha e aquisição Jazz...
Cantão- Moderador
COMO É Q ESTE TÓPICO ME PASSOU BATIDO???????
cara, este harry imundo é muito bom!
cara, este harry imundo é muito bom!
fheliojr- Membro
Dando um up no tópico, eu tenho um squier classic vibe 50' precision bass e queria um som ainda mais fat, esse daí é o que tu recomendaias ou tem outro? Obrigado
Rui Lima- Membro
O que mais me agradou (por muuuito pouco) foi o primeiro.
Parabéns pelos Caps...
Parabéns pelos Caps...
elson.arcos- Membro
Esta noite, vou publicar a review (com áudio) do meu Warmoth Custom '54 P-Bass Surf Green com captador Rio Grande Vintage '51 P-Zazz. Depois, respondo sua pergunta.Rui Lima escreveu:Dando um up no tópico, eu tenho um squier classic vibe 50' precision bass e queria um som ainda mais fat, esse daí é o que tu recomendaias ou tem outro? Obrigado
Valeu, Elson!elson.arcos escreveu:O que mais me agradou (por muuuito pouco) foi o primeiro.
Parabéns pelos Caps...
Não deixe de conferir a review que citei acima!
JAZZigo- FCBR-CT
Opa, Rui!JAZZigo escreveu:Esta noite, vou publicar a review (com áudio) do meu Warmoth Custom '54 P-Bass Surf Green com captador Rio Grande Vintage '51 P-Zazz. Depois, respondo sua pergunta.Rui Lima escreveu:Dando um up no tópico, eu tenho um squier classic vibe 50' precision bass e queria um som ainda mais fat, esse daí é o que tu recomendaias ou tem outro? Obrigado
Vi seu novo P-Bass no outro tópico. Lindão! Parabéns pela aquisição.
Então, confesso que não tenho muita experiência com captadores P-Bass single coil. Além dos 2 testados neste tira-teima, possuo um Seymour Duncan BassLines SCPB-1 Vintage Single Coil P-Bass, que sequer tirei da caixa, e um Rio Grande Vintage '51 P-Zazz instalado no meu Warmoth Custom '54 P-Bass Surf Green, objeto da review publicada agora há pouco, vide:
https://www.contrabaixobr.com/t37205-review-warmoth-custom-54-p-bass-via-tech-21-sansamp-bass-driver-di-v2
Os 3 modelos da Rio Grande são single coil, de vibe bem vintage, com uma frequency range impressionantemente ampla, pequena diferença sonora entre si, e têm minha mais alta recomendação. No entanto, o Vintage '51 P-Zazz instaladao no meu Warmoth Custom '54 P-Bass me atraiu mais, justamente pela "gordura" bem definida, imagino que na vibe que você também busca, mas, claro, com ajuda de um jogo de cordas flatwound old style e, ainda assim, com o master tone em torno de 50%.
JAZZigo- FCBR-CT
Obrigado pela opinião. Estive hoje a consultar na net e aqui na europa essa marca nâo é muito usada, o que significa que teria que importar. É uma desvantagem em relação a outras marcas que mesmo não existindo em Portugal poderia mandar vir de outro país da União europeia que sem pagar direitos alfandegarios o que faz uma diferenca para aí de 30%. Tenho que ver.muito fixe a review. Abraço
Rui Lima- Membro
^
Neste caso, não deixe de conferir os links abaixo, Rui:
https://bareknucklepickups.co.uk/main/pickups.php?cat=bass&sub=vintage&pickup=51_flat_pole&series=p_bass
http://www.haeussel.com/index.php?id=23&L=%271&tt_products%5Bcat%5D=13&tt_products%5Bproduct%5D=58&cHash=b861337c1bd755a6723800aa516cf53a
Também são sensacionais.
Neste caso, não deixe de conferir os links abaixo, Rui:
https://bareknucklepickups.co.uk/main/pickups.php?cat=bass&sub=vintage&pickup=51_flat_pole&series=p_bass
http://www.haeussel.com/index.php?id=23&L=%271&tt_products%5Bcat%5D=13&tt_products%5Bproduct%5D=58&cHash=b861337c1bd755a6723800aa516cf53a
Também são sensacionais.
JAZZigo- FCBR-CT
Sim. Esses há por cá.
Obrigadāo por tudo.
Abraço
Obrigadāo por tudo.
Abraço
Rui Lima- Membro
O da bare knuckle, com portes fica por 93 eurose como vem da inglaterra nāo vai à alfandega, ou seja, nāo tem custos adicionais. É uma boa opçāo.
Rui Lima- Membro