Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Braço do contrabaixo - problema incomum

+5
Rico
arturbmallmann
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
ferabreu
9 participantes

Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Qui Mar 17, 2016 2:46 pm

Saudações a todos.

Surgiu um problema meio diferente no braço do meu Ibanez SR505. Eu gosto bastante do baixo e gostaria de providenciar o reparo do problema, mas não sei se é possível.

É o seguinte: sempre usei cordas flatwound neste baixo - não lembro qual o modelo, da Rotosound. Não são leves. Pra manter o braço na curvatura correta, precisei ajustar o tensor quase no limite de giro. E assim o baixo permaneceu por uns anos.

Há cerca de um mês, resolvi trocar as cordas por outras tipo Tapewound. Elas são mais grossas, mas acho que a tensão deveria ser menor. De qualquer forma, achei que o braço podia ficar um pouquinho mais reto e, por isso, ajustei o tensor "no máximo". Ficou bem bom.

Poucos dias depois, percebi um "calombo" no braço do baixo. Há uma rachadura longitudinal, de uns 2,5cm, bem superficial, na madeira - na altura do capotraste, no lado oposto. Tenho a impressão de que, com o tempo, a madeira do braço começou a ceder com a pressão do apoio da extremidade do tensor.

Creio que o braço poderia permanecer como está por um tempo considerável - ainda mais tempo, se eu colocasse umas cordas bem leves. O problema é que realmente gostei do som do baixo com essas flatwounds... Será que há uma forma de reforçar a madeira do braço na área localizada sob a extremidade do tensor?

Agradeço pelas considerações.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Mar 17, 2016 2:48 pm

Se a escala do braço rachou, há que ser trocada.
Esse braço está comprometido...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Qui Mar 17, 2016 2:50 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se a escala do braço rachou, há que ser trocada.
Esse braço está comprometido...

Como eu escrevi: há uma rachadura no lado oposto ao do capotraste.
E é uma rachadura superficial - não sei se chegou a afetar a madeira, ou apenas o acabamento dela. O fato é que a madeira cedeu um pouco.

Mas a escala está perfeita. O problema é o lado oposto - no braço, mesmo.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por allexcosta Qui Mar 17, 2016 2:51 pm

Às vezes estabiliza assim, mas eventualmente vai precisar de um reparo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54717
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Qui Mar 17, 2016 2:55 pm

allexcosta escreveu:Às vezes estabiliza assim, mas eventualmente vai precisar de um reparo.

É... Foi o que pensei.
Gostaria de providenciar esse reparo antes que a madeira cedesse mais. pale

Não gostaria de vender o baixo, porque 1) seria canalhice com quem adquirisse 2) é um baixo bastante modificado mesmo... Ou eu perderia muita grana nas peças, ou, se eu as tirasse, ele não teria nenhum apelo para uma venda. Eu realmente modifiquei o baixo para mim.


Última edição por ferabreu em Qui Mar 17, 2016 2:57 pm, editado 1 vez(es)
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por allexcosta Qui Mar 17, 2016 2:56 pm

^ É o certo.

Tem que ter know-how. Só com profissional isso aí.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54717
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Mar 17, 2016 2:59 pm

ferabreu escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se a escala do braço rachou, há que ser trocada.
Esse braço está comprometido...

Como eu escrevi: há uma rachadura no lado oposto ao do capotraste.
E é uma rachadura superficial - não sei se chegou a afetar a madeira, ou apenas o acabamento dela. O fato é que a madeira cedeu um pouco.

Mas a escala está perfeita. O problema é o lado oposto - no braço, mesmo.

Como o Allex falou, às vezes estabiliza.
O correto é vc consultar um luthier experimentado nesse caso...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Qui Mar 17, 2016 3:01 pm

allexcosta escreveu:^ É o certo.

Tem que ter know-how. Só com profissional isso aí.

Pous é. Só que, onde moro, nem pensar.
Será que algum luthier do fórum toparia receber o braço pelo correio e ajeitá-lo? Eu poderia mandar fotos e explicar bem o que está acontecendo... Creio que 75% dos luthiers achariam que o problema é uma bobagem, mas...
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Qui Mar 17, 2016 3:03 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
ferabreu escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se a escala do braço rachou, há que ser trocada.
Esse braço está comprometido...

Como eu escrevi: há uma rachadura no lado oposto ao do capotraste.
E é uma rachadura superficial - não sei se chegou a afetar a madeira, ou apenas o acabamento dela. O fato é que a madeira cedeu um pouco.

Mas a escala está perfeita. O problema é o lado oposto - no braço, mesmo.

Como o Allex falou, às vezes estabiliza.
O correto é vc consultar um luthier experimentado nesse caso...

Os luthiers aqui não inspiram confiança... pale
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por allexcosta Qui Mar 17, 2016 3:04 pm

Arruma umas fotos?

Só o braço é fácil de mandar pra um luthier top.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54717
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Qui Mar 17, 2016 3:14 pm

allexcosta escreveu:Arruma umas fotos?

Só o braço é fácil de mandar pra um luthier top.

Sim, senhor!

Mando esta noite ou amanhã de manhã. Só não sei se vai aparecer muito em foto - eu tirei as cordas e deixei o tensor "neutro", e, com isso, o calombinho na madeira diminuiu um pouco. Só sinto o arranhado quando passo o dedo.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Qui Mar 17, 2016 3:33 pm

Uma coisa que não me agrada é ter que manter o tensor no máximo pra aguentar essas cordas. Será que não seria o caso de reforçar o braço com algum tipo de "longarina" de metal ou fibra? Algum luthier por aqui já trabalhou com isso?

Um braço mais rígido não dependeria tanto do tensor.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Mar 17, 2016 5:39 pm

ferabreu escreveu:Uma coisa que não me agrada é ter que manter o tensor no máximo pra aguentar essas cordas. Será que não seria o caso de reforçar o braço com algum tipo de "longarina" de metal ou fibra? Algum luthier por aqui já trabalhou com isso?

Um braço mais rígido não dependeria tanto do tensor.
Para fazer isso um luthier teria que praticamente fazer um novo braço...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Qui Mar 17, 2016 5:45 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
ferabreu escreveu:Uma coisa que não me agrada é ter que manter o tensor no máximo pra aguentar essas cordas. Será que não seria o caso de reforçar o braço com algum tipo de "longarina" de metal ou fibra? Algum luthier por aqui já trabalhou com isso?

Um braço mais rígido não dependeria tanto do tensor.
Para fazer isso um luthier teria que praticamente fazer um novo braço...

Não seria só o caso de abrir dois canais na madeira, um de cada lado do tensor, para encaixar as longarinas?
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Mar 17, 2016 5:50 pm

ferabreu escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
ferabreu escreveu:Uma coisa que não me agrada é ter que manter o tensor no máximo pra aguentar essas cordas. Será que não seria o caso de reforçar o braço com algum tipo de "longarina" de metal ou fibra? Algum luthier por aqui já trabalhou com isso?

Um braço mais rígido não dependeria tanto do tensor.
Para fazer isso um luthier teria que praticamente fazer um novo braço...

Não seria só o caso de abrir dois canais na madeira, um de cada lado do tensor, para encaixar as longarinas?
Isso não é factível para esse braço... Pois a escala teria que ser retirada para isso.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Qui Mar 17, 2016 5:55 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
ferabreu escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
ferabreu escreveu:Uma coisa que não me agrada é ter que manter o tensor no máximo pra aguentar essas cordas. Será que não seria o caso de reforçar o braço com algum tipo de "longarina" de metal ou fibra? Algum luthier por aqui já trabalhou com isso?

Um braço mais rígido não dependeria tanto do tensor.
Para fazer isso um luthier teria que praticamente fazer um novo braço...

Não seria só o caso de abrir dois canais na madeira, um de cada lado do tensor, para encaixar as longarinas?
Isso não é factível para esse braço... Pois a escala teria que ser retirada para isso.

Sem dúvida.
Mas, mesmo para o reparo que propus no post original, seria preciso remover a escala e incluir algum tipo de reforço na madeira do braço, no ponto de apoio do tensor - sob a extremidade deste, bem onde fica o parafuso de ajuste.

Qualquer reparo no braço exigirá a retirada da escala. É mais um fator que me preocupa...não é nada trivial.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por arturbmallmann Qui Mar 17, 2016 6:48 pm

Se tivesse de retirar a escala de um instrumento meu, eu colocaria longarinas de fibra de carbono e um tensor de ação dupla. Se for para arrumar que seja para não se incomodar mais.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Qui Mar 17, 2016 8:45 pm

É nisso que estou pensando,tb. Só que acho que deve ser difícil achar alguém que vá topar um serviço destes...
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por Rico Qui Mar 17, 2016 9:45 pm

^É que é um serviço caro e demorado. A maioria dos luthiers que conheço rejeitaria, dando como solução a construção de um novo braço.

Um que sei que pega essas bombas e é tecnicamente muitíssimo bom profissional aqui no RJ é o Cassio. O problema é que você vai ficar sem baixo por um ano...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por allexcosta Qui Mar 17, 2016 10:09 pm

ferabreu escreveu:E é uma rachadura superficial - não sei se chegou a afetar a madeira, ou apenas o acabamento dela. O fato é que a madeira cedeu um pouco.

Lendo de novo, você precisa descobrir isso aí. Sua frase é contraditória. Descubra o que realmente aconteceu para planejar uma solução.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54717
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Sex Mar 18, 2016 10:39 am

*EDIT: fotos OK.

Seguem algumas fotos. Infelizmente, não dá pra ver bem a rachadura.
E, sem a tensão das cordas e do tensor, a madeira acabou voltando pro lugar. O clima secou um pouco - acho que isso pode ter contribuído, também.

Área afetada:
Braço do contrabaixo - problema incomum Y3m-jH4yX1rGstMnUrsGIdAUGFiwaWZY5kEn0YLzJMvAgQR2GuX3obsclaxHdSzDe51YgduF7aydprc19RGWA8Psv_v1uXTGO7iOugaIqZrR6_0V0Ye6n48am4QaHJiBi3wCE_E1qMPwVBTBaAH07BYZ0F1E68uVNK0k-FSvmrKKMw?width=720&height=1280&cropmode=none

A ponta da unha está bem em cima da rachadura:
Braço do contrabaixo - problema incomum Y3md4zlWgD43t5aymK5LXhHtECQ6yhcuEBhf-y48926pz_V-vdbPl5g8TQzrzzG9rmwCkJ3W-kP31OyEghcOtQTdBsuVv9lApr0GnaMLdUWWKGfZAxgHO6ghTGpmnnqSc2iNuOZqAKtjSnqMCbVO_y-Ord_Z7wB26p83Lt-da95-rc?width=720&height=1280&cropmode=none

Rachadura logo à esquerda da unha:
Braço do contrabaixo - problema incomum Y3m_TglYX9hX6MXPRWCxQLLF5IxePVQhgP88A0Fo75hFaC_M_6J_ebNaX0tPYiuvMcD-MEQ4osqeblptBBKPxEuYmPOH3Ox1wmKG5g5PXPFGf1GpuuDrVrOxB68_bbPU0pe3E5k5HQU8Xw6DkkJLluZMDOB1sPvHtPaT-7mDGc9RwE?width=720&height=1280&cropmode=none

Tentei dar um zoom na rachadura, mas a foto é de celular...a imagem não está clara o bastante.

Aqui uma foto de outra perspectiva que ajuda a entender o que aconteceu: percebam que a madeira descolou um pouco do capotraste na área central, permanecendo firme nas bordas. Isso, somado ao "calombinho" na área da rachadura, me faz crer que a madeira cedeu um pouco sob a pressão da extremidade do tensor:
Braço do contrabaixo - problema incomum Y3msMEld31VC9exxQ3FsQn_xob7MzUTJZYIPjhNfGZxCPPjfJZi4rzHOw3T5M4T9jxZHcGrw3Pwz7auT47nEtou4l6JWZ-Cd0yjqcU94MhX1TEIn4ejEmQIOnYl8MVcxMlKX9u-DjUoNx4fyQVHbDSbD0EeSRFXcCLrSuIUt3hdOeE?width=1280&height=720&cropmode=none

Acho que não acharei um luthier disposto a lidar com isso. Dei uma procurada na Web por problemas semelhantes, e achei apenas um tópico no Talkbass com algo parecido.


Última edição por ferabreu em Sex Mar 18, 2016 11:04 am, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Correção dos links para as fotos.)
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por HenriqueBessa Sex Mar 18, 2016 10:47 am

EDIT.: Botão errado produção... foi mal Embarassed Embarassed

Não era pra postar... mas... aproveitando... ferabreu, não dá pra ver as fotos. São do Google Drive em https e creio que as imagens referenciadas aqui só podem vir de http.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2282
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Sex Mar 18, 2016 10:54 am

HenriqueBessa escreveu:EDIT.: Botão errado produção... foi mal Embarassed Embarassed

Não era pra postar... mas... aproveitando... ferabreu, não dá pra ver as fotos. São do Google Drive em https e creio que as imagens referenciadas aqui só podem vir de http.

É, eu vi...
Estou movendo as imagens para outro host. Já já, estarão disponíveis.

Obrigado pelo aviso! :-)
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Sex Mar 18, 2016 11:07 am

Acho que agora está OK. Se algum interessado não conseguir ver as fotos, basta responder avisando. Obrigado!
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por HenriqueBessa Sex Mar 18, 2016 11:52 am

Agora sim.

Problema complicado. Espero que vc resolva, principalmente pelo seu apreço por este baixo.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2282
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Sex Mar 18, 2016 1:10 pm

Na verdade, até não acho que seja complicadíssimo... Só não é o trabalho que atraia o luthier "comum", digamos assim.

Eu pagaria bem pelo serviço. Mas teria que ser um profissional mais cabeça aberta pra topar, e profissional o bastante pra fazer um bom trabalho e atender ao cronograma. Difícil...

Se eu tivesse as ferramentas e bancadas, tentaria fazer eu mesmo.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por arturbmallmann Sex Mar 18, 2016 1:28 pm

Tupia, prisioneiros, peças, coragem e se preparar emocionalmente com a possibilidade de destruir a escala na retirada e ter que fazer uma nova. De qualquer forma, se todos condenarem o braço acho válida a tentativa. hahaha

Pensando bem, oq me deixou confuso foi o problema ocorrer agora com as tapewounds :O
Sempre imaginei que elas tivessem uma tensão bem menor
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Sex Mar 18, 2016 1:41 pm

Acho que o problema já estava lá antes, mas só percebi com as tapewound.

Se a madeira realmente cede, apertar o tensor não fará o braço ficar reto - vai apenas afundar mais a madeira no ponto frágil... Eu apertei o tensor, daí...

:-(
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por allexcosta Sex Mar 18, 2016 2:44 pm

Sei lá, mano.

É tipo super-bonder bem fina com uma seringa e agula penetrando nesses veios aí. Depois sargento bem firme por umas 48 horas mínimo.

Depois disso usar corda mais leve.

Deve ficar estável um bom tempo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54717
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Sex Mar 18, 2016 2:54 pm

allexcosta escreveu:Sei lá, mano.

É tipo super-bonder bem fina com uma seringa e agula penetrando nesses veios aí. Depois sargento bem firme por umas 48 horas mínimo.

Depois disso usar corda mais leve.

Deve ficar estável um bom tempo.

Pensei nisso em primeiro lugar, Allex.
Injetar cola com uma seringa de insulina.

O problema é que cianoacrilato (bonder) seca em 1min. Nem daria tempo de prender o sargento.
Outra coisa: dei uma testada na rachadura com uma lâmina de barbear, e ela é realmente superficial. Parece que o acabamento rachou, mas a madeira embaixo permanece inteira. Deformada, mas inteira. Acho que a cola não penetraria.

Que situação: um baixo que não soa nada bem com cordas finas, mas não aguenta grossas. E que não pode ser consertado, nem vendido. Acho que vai acabar encostado. Crying or Very sad
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por HenriqueBessa Sex Mar 18, 2016 3:00 pm

Creio que o mais extremo seria um braço novo. Vamos esperar o restante dos especialistas pra ver se alguém te dá uma ideia pra resolver isso.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2282
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por allexcosta Sex Mar 18, 2016 3:02 pm

Tem umas bonder de luthier, mais finas e demoram mais pra secar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54717
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Sex Mar 18, 2016 3:15 pm

allexcosta escreveu:Tem umas bonder de luthier, mais finas e demoram mais pra secar.

Me deu uma ideia: vou tirar o capotraste e ver se a escala permanece bem colada ali na área. Se não estiver, vou injetar cola ali, e depois comprimir com um sargento ou grampo "C". Isso pode enrijecer o conjunto.

Mas essa cola pode ser útil. Vou ver se acho no ML.

HenriqueBessa escreveu:Creio que o mais extremo seria um braço novo. Vamos esperar o restante dos especialistas pra ver se alguém te dá uma ideia pra resolver isso.

A grande vantagem de ter um Jazz ou Precision é que é relativamente fácil conseguir um braço novo - ainda mais importando.
Agora, pra Ibanez...é dose. :-(

Mas uma coisa é certa: seria mais fácil conseguir um luthier pra construir um novo braço do que é achar um que queira consertar este. :-D
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por Edu Sáb Mar 19, 2016 6:08 pm

tchê... complicado. Eu acho que o conserto nessa situação custaria algo próximo ao mesmo baixo usado. Eu consideraria comprar o mesmo modelo usado e trocar o braço, depois vender o teu braço no outro corpo por um preço super camarada avisando sobre o problema, pra tirar parte do custo.

É uma ideia maluca a minha, mas fica a sugestão. Essa madeira Wenge é uma das mais bonitas na minha opinião, só que são lascadeiras e oleosas.

Outra sugestão, mande fazer um braço com outras madeiras. Cole o logo da Ibanez e tal. Use uma lâmina no head do braço novo da mesma cor do braço antigo.

Em tempo: Tu pode deixar pra fazer tudo isso depois, pra ver até onde estraga, caso o braço estabilize dessa forma sem precisar fazer nada com o braço original.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Ter Mar 22, 2016 2:13 pm

É, acho que é mesmo o melhor a fazer - usar assim enquanto durar, e depois providenciar um novo braço.

Ou então dar uma machadada transversal na área da rachadura e aí mandar colar. Seria mais fácil achar um luthier que fizesse esse serviço.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por NeyBass Ter Mar 22, 2016 2:52 pm

Eu tentaria criar um espaço entre a porca do tensor e a madeira e enfiaria uma uma lâmina fina de aço, de forma que a porca fizesse pressão em cima dessa lâmina e a pressão seria distribuída por um espaço maior na madeira.

De imediato seria isso, caso estrague de vez, aí acho mais certo um braço novo mesmo.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Ter Mar 22, 2016 6:17 pm

Também tive essa ideia. Vou propor a um luthier que me recomendaram, mas acho que ele não vai querer fazer.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 22, 2016 6:29 pm

^ Cara, se vc instalar um jôgo de cordas de menor tensão e essas racahaduras ficarem estabilizadas, regule o tensor para tal e deixe quieto....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por allexcosta Ter Mar 22, 2016 6:38 pm

Eu acho que resolve com uma gambiarra controlada, mas você tem que levar num cara bão.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54717
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 22, 2016 8:31 pm

^ Também...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Qua Mar 23, 2016 10:55 am

Gosto desse baixo, mas sou mais os de 4 cordas.

O som dele ficou realmente legal com as cordas tapewound. De repente, eu mando fazer um braço novo em uma madeira clara, como maple, e uma escala de rosewood ou outra madeira escura, sem trastes. Acho que daria um bom fretless - som gordão no captador do braço, e com aquele estalo de acústico no cap da ponte.

Não vou vendê-lo porque...bah, vender é sempre prejuízo. Vai ficar como está por um tempinho, até eu achar um luthier que queira fazer um braço no formato do original.

Valeu pelas sugestões de todos!
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por ferabreu Qua Mar 23, 2016 5:00 pm

Bertola e outros luthiers e interessados pelo assunto: alguém recomenda madeiras para o braço?

Eu tinha inicialmente pensado em maple mesmo...mas esse baixo já tem um problema chato de "neck dive", e parece que maple é mais pesada que a combinação de wenge/bubinga do braço original. Além disso, não sei que madeiras costumam ser usadas aqui no país...

Atualmente, a Ibanez não está usando Wenge, e sim Jatobá.
Braço do contrabaixo - problema incomum 97

Li tópicos no fórum sobre madeiras, e a página da Warmoth sobre o assunto. Parece que a clássica combinação maple/rosewood seria mesmo o mais fácil, mas dizem que maple, além de mais pesada, soa mais agudo que wenge e bubinga...

Sugestões?
Obrigado!
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por allexcosta Qua Mar 23, 2016 6:30 pm

ferabreu escreveu:parece que maple é mais pesada que a combinação de wenge/bubinga do braço original.

Não.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54717
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por Edu Qui Mar 24, 2016 10:01 am

no Brasil a combinação mais comum parece ser braço em marfim e escala em jacarandá. Se não me engano o Bèrtola usa Tauarí. Desconheço os detalhes dessa madeira, mas parece ser até mais leve que maple.
Acredito que Jatobá seja mais pesado que as madeiras do teu braço. Pra ti ter uma ideia, Jatobá deve pesar mais que Roxinho (que já está difícil de encontrar aqui no sul).
Mas cada luthier tem seu estoque particular ou fornecedor específico de madeiras. Seria interessante tu começar a fazer orçamentos de um braço novo.
Envia o teu braço como modelo e o corpo pra não ter erro. Não é regra, mas geralmente luthier prefere construir outra peça do que quebrar a cabeça e perder tempo em algo que pode não ficar 100% pra ti mais adiante. É mais seguro assim.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por cardozo Qui Mar 24, 2016 11:36 am

Já tive um Ibanez e o baixo, apesar de bom, sempre me pareceu delicado. É como um Fender em escala.

Bom senso sempre. Aquele braço fininho, bem feito e confortável, no olho, não deve gostar muito de cordas grossas. E a utilização do tensor no limite era o aviso que o instrumento te dava.

Quanto à venda, não vejo problema, desde que você seja sincero e explique muito bem a real situação do instrumento. Espere, entretanto, uma grande desvalorização no preço.

Já passei por uma situação parecida, onde o instrumento não era do meu gosto, apesar de bom, e o mantinha encostado com pena da venda. No final, vendi e me senti bem melhor assim, apesar do prejuízo financeiro.

Cest la vie.

Abraço!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Braço do contrabaixo - problema incomum Empty Re: Braço do contrabaixo - problema incomum

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos