Ajuda braço para contrabaixo 6 cordas
+5
Lael Sousa
Tarcísio Caetano
Rogério Barbosa
allexcosta
Nosdelk
9 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Ajuda braço para contrabaixo 6 cordas
Boa noite amigos.
Vim até aqui como ultimo recurso para meu baixo:
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/39/20120717161733.jpg/
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/12/20120717161905.jpg/
Houve um acidente que inutilizou o braço e a escala dele restando somente o corpo e as tarraxas, Moro em Brasilia e todos os Luthiers daqui foram unânimes em me encaminhar para uma luthearia famosa no DF (Luthier Aquiles) que condenou o baixo e cobrou o modico valor de R$ 2.000,00 para adaptar outro braço no corpo do instrumento.
Gostaria da ajuda e do conselho de vocês... Alguém no forum é capaz de realizar esse serviço? vale a pena restaurar o instrumento? possuo outro baixo mas não gostaria de me desfazer desse...
Grato desde já pela ajuda de todos.
Vim até aqui como ultimo recurso para meu baixo:
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/39/20120717161733.jpg/
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/12/20120717161905.jpg/
Houve um acidente que inutilizou o braço e a escala dele restando somente o corpo e as tarraxas, Moro em Brasilia e todos os Luthiers daqui foram unânimes em me encaminhar para uma luthearia famosa no DF (Luthier Aquiles) que condenou o baixo e cobrou o modico valor de R$ 2.000,00 para adaptar outro braço no corpo do instrumento.
Gostaria da ajuda e do conselho de vocês... Alguém no forum é capaz de realizar esse serviço? vale a pena restaurar o instrumento? possuo outro baixo mas não gostaria de me desfazer desse...
Grato desde já pela ajuda de todos.
Nosdelk- Membro
Re: Ajuda braço para contrabaixo 6 cordas
Há uma lista de luthiers fixa em lutheria e vários profissionais que frequentam o fórum fariam um braço com perfeição...
Preço é aquela coisa. Cada profissional pede um valor e cabe a você fazer uma mini-concorrência conforme seu bolso...
É um baixo de luthier? Já perguntou a quem fez?
Preço é aquela coisa. Cada profissional pede um valor e cabe a você fazer uma mini-concorrência conforme seu bolso...
É um baixo de luthier? Já perguntou a quem fez?
Já consultei os luthiers do DF inclusive me guiando pela lista do fórum.
Entrei em contato com o luthier que fez o instrumento mais ainda estou aguardando retorno. (O baixo é um MG bass Oásis ep) da luthearia MGbass de RO luthier Mauricio.
A grande dificuldade é na construção da escala, o braço todos informaram que poderiam fazer mas a escala e o braço aqui no DF somente o Aquiles faria e o preço cobrado por ele não cabe no meu orçamento e mesmo se coubesse não acho viável...
Enfim abri o tópico na esperança de alguém já ter passado por isso ou conhecer algum luthier que faça esse tipo de serviço para me indicar (lembrando que JÁ consultei a lista dos profissionais do DF)
Obrigado pela atenção Allex!
Entrei em contato com o luthier que fez o instrumento mais ainda estou aguardando retorno. (O baixo é um MG bass Oásis ep) da luthearia MGbass de RO luthier Mauricio.
A grande dificuldade é na construção da escala, o braço todos informaram que poderiam fazer mas a escala e o braço aqui no DF somente o Aquiles faria e o preço cobrado por ele não cabe no meu orçamento e mesmo se coubesse não acho viável...
Enfim abri o tópico na esperança de alguém já ter passado por isso ou conhecer algum luthier que faça esse tipo de serviço para me indicar (lembrando que JÁ consultei a lista dos profissionais do DF)
Obrigado pela atenção Allex!
Nosdelk- Membro
Fiquei meio sem entender a dificuldade do trabalho. Fazer um braço com escala não é algo de outro mundo. Alguns luthiers que visitei como Jacimário, Samuel ou Ademir fariam um serviço como esses com uma mão amarrada nas costas e os 3 são facílimos de se conversar. É óbvio que outros tantos profissionais Brasileiros não teriam nenhum tipo de problema com esse trabalho. Estou falando de profissionais cujo trabalho conheço.
Última edição por allexcosta em Qui Jul 19, 2012 9:35 am, editado 1 vez(es)
Coloca uma foto da escala para entederem a dificuldade.
Obs.: O baixo está na foto do avatar, e tem a escala utilizando diferentes madeiras, formando um desenho.
Obs.: O baixo está na foto do avatar, e tem a escala utilizando diferentes madeiras, formando um desenho.
Rogério Barbosa- Membro
^ Mas qual a necessidade do braço novo ter uma escala assim?
Meu fretless custom teve seu braço empenado. Mandei para a M.Laghus fazer um - enviei o corpo, cordas e tarraxas. Ficou excelente!!!
Aconselho falar com o Jacimário - 0 XX 71 3378.2970.
Aconselho falar com o Jacimário - 0 XX 71 3378.2970.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano- Membro
allexcosta escreveu:^ Mas qual a necessidade do braço novo ter uma escala assim?
´[2]
Lael Sousa escreveu:allexcosta escreveu:^ Mas qual a necessidade do braço novo ter uma escala assim?
´[2]
Nenhuma! Preciso de um braço novo para o instrumento só isso. Vou conversar com o Jacimário e ver o que pode ser feito.
Muito obrigado a todos pelos conselhos.
Nosdelk- Membro
^ Então em Brasília só o Achiles consegue fazer um simples braço de contrabaixo?
allexcosta escreveu:^ Então em Brasília só o Achiles consegue fazer um simples braço de contrabaixo?
Vamos lá: Seguindo a Lista de contatos do fórum:
Jadiel Luthier faz o serviço e fica bem em conta inclusive irei visitar-lo no sáb para um orçamento.
Acorde Oficina de Instrumentos Lutheria e Eletrônica
Me indicaram o Achiles
Haroldinho Mattos (HM Guitarras)
Não está trabalhando com construção e me indicou o Achiles
Wandler Cunha
Não está pegando nenhum serviço e está com lista de espera de 03 meses. Me indicou o Achiles e o Haroldinho
Só me restou o Professor do Wandler, O luthier Eduardo Brito que foi o único que ainda não consultei.
O Jacimario ja me respondeu e foi muito solicito inclusive, ainda estou aguardando retorno da Mgbass, mas pelo andar da carruagem estou achando que vou fazer o serviço com o Jadiel mesmo ou o Jácimario.
Novamente Obrigado a todos pela ajuda.
Nosdelk- Membro
Aproveitando o espaço.. Uma pergunta de leigo..apenas por curiosidade.
Se um braço de um baixo inteiriço der alguma m$%&, há salvação, ou pd jogar o baixo fora???
Obrigado.
Se um braço de um baixo inteiriço der alguma m$%&, há salvação, ou pd jogar o baixo fora???
Obrigado.
RaphaelM escreveu:Se um braço de um baixo inteiriço der alguma m$%&, há salvação, ou pd jogar o baixo fora???
Problemas desse tipo são muito caso a caso e acontece de um luthier condenar o baixo e outro deixá-lo perfeito.
Se o problema for tensor ou um leve empeno dá pra tirar a escala, trocar tensor, retificar o braço, colar outra escala e muitas vezes fica bom. É preciso achar um luthier com competência e disposição pra fazer esse tipo de trabalho. Enfatizo a disposição porque é uma trabalheira danada e muito luthier opta por não fazer...
Em alguns casos o baixo vira um objeto de decoração mesmo...
^ Em um caso desse, não daria para cortar o braço, fazer o trócolo e colocar um outro braço, agora parafusado?
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano- Membro
^ Depende do baixo, Tarcísio...
Geralmente a área do tróculo nos neck-thrus é cavada e não há madeira suficiente. Dá pra fazer o tróculo lá na frente, talvez até tendo que retirar um captador, mas é como eu disse. Caso a caso e nem todo luthier vai querer mexer com isso...
Geralmente a área do tróculo nos neck-thrus é cavada e não há madeira suficiente. Dá pra fazer o tróculo lá na frente, talvez até tendo que retirar um captador, mas é como eu disse. Caso a caso e nem todo luthier vai querer mexer com isso...
Ilustrando oque o Tarcísio disse, nesse blog mostra o processo, só que nesse caso o luthier refez o braço pois estava muito torcido e nao havia "simetria" no arredondamento do braço, o CARPINTEIRO que fez esse baixo nao teve dó rsrsrs
http://www.arsenalluthieria.blogspot.com.br/2009/11/construcao-de-braco-para-baixo.html
http://www.arsenalluthieria.blogspot.com.br/2009/12/continuacao-construcao-de-braco.html
http://www.arsenalluthieria.blogspot.com.br/2009/11/construcao-de-braco-para-baixo.html
http://www.arsenalluthieria.blogspot.com.br/2009/12/continuacao-construcao-de-braco.html
allexcosta escreveu:RaphaelM escreveu:Se um braço de um baixo inteiriço der alguma m$%&, há salvação, ou pd jogar o baixo fora???
Problemas desse tipo são muito caso a caso e acontece de um luthier condenar o baixo e outro deixá-lo perfeito.
Se o problema for tensor ou um leve empeno dá pra tirar a escala, trocar tensor, retificar o braço, colar outra escala e muitas vezes fica bom. É preciso achar um luthier com competência e disposição pra fazer esse tipo de trabalho. Enfatizo a disposição porque é uma trabalheira danada e muito luthier opta por não fazer...
Em alguns casos o baixo vira um objeto de decoração mesmo...
Entendi Allex. Surgiu esta dúvida, pois encomendei um baixo inteiriço na Ledur e como um bom Aquariano, já estou pensando anos à frente...rsrsrs.
Obrigado pela pronta resposta.
Lael Sousa escreveu:Ilustrando oque o Tarcísio disse, nesse blog mostra o processo, só que nesse caso o luthier refez o braço pois estava muito torcido e nao havia "simetria" no arredondamento do braço, o CARPINTEIRO que fez esse baixo nao teve dó rsrsrs
Bacana hein Lael... legal que o cara conseguiu solucionar o problema, ou seja, dependo do caso, há salvação sim
RaphaelM escreveu:
Entendi Allex. Surgiu esta dúvida, pois encomendei um baixo inteiriço na Ledur e como um bom Aquariano, já estou pensando anos à frente...rsrsrs.
Vou te falar o que penso, um baixo so apresenta empenamento devido a negligência do dono. se você cuida da manutenção dle e ele foi bem construido, não há o que se preocupar.
CG escreveu:RaphaelM escreveu:
Vou te falar o que penso, um baixo so apresenta empenamento devido a negligência do dono. se você cuida da manutenção dle e ele foi bem construido, não há o que se preocupar.
Pos é cara... Tomara que n aconteça mesmo..rs
Amigo, estou com o mesmo problema no braço do baixo.
Na parte da frente nas escalas, tem dois trastes mais altos que outros, e fica horrível de buscar o acorde. na parte de traz do braço, bem perto do final, como são 3 madeira intercaladas, a do meio subiu um pouco, ficando um batente que incomoda bastante quando estamos tocando nas primeiras casas. O meu baixo é um MG BASS Deserter. E diferente aí de Brasilia que tem mais de 3 pessoas que conseguem consertar, aqui não tem nenhuma, e para mandar para outra cidade fica muito caro além do frete. Estou pensando no que fazer...
Na parte da frente nas escalas, tem dois trastes mais altos que outros, e fica horrível de buscar o acorde. na parte de traz do braço, bem perto do final, como são 3 madeira intercaladas, a do meio subiu um pouco, ficando um batente que incomoda bastante quando estamos tocando nas primeiras casas. O meu baixo é um MG BASS Deserter. E diferente aí de Brasilia que tem mais de 3 pessoas que conseguem consertar, aqui não tem nenhuma, e para mandar para outra cidade fica muito caro além do frete. Estou pensando no que fazer...
EMERSON COSTA- Membro
vc explicou pra ele que queria fazer só o braço?...talvez ele não entendeu, pensou que era pra refazer o baixo todo.Nosdelk escreveu:... cobrou o modico valor de R$ 2.000,00 para adaptar outro braço no corpo do instrumento...
NeyBass- Membro
EMERSON COSTA escreveu:Amigo, estou com o mesmo problema no braço do baixo.
Na boa, converse com o cara que fez seu baixo.
allexcosta escreveu:EMERSON COSTA escreveu:Amigo, estou com o mesmo problema no braço do baixo.
Na boa, converse com o cara que fez seu baixo.
Pois é amigo. Estou tentando.
EMERSON COSTA- Membro