Dicas dos mais entendidos...
+10
Guilé
marcelo andrade
Lapetina
leo bassman
korg
Alexandre Lopes
JP
allexcosta
Daniel
Cantão
14 participantes
Página 1 de 1
Dicas dos mais entendidos...
Galéra , estou começando a mexer no Reaper , e até que enfim consegui gravar o bass em uma backingtrack , só de bateria e violão , estou solicitando a ajuda de vocês , a respeito de regulagens , ouvindo a gravina , vocês podem me dar alguma dica sobre o que está ruim , e o que pode ser melhorado ? (fora o baixista é claro...esse não tem mais jeito...rsss ) a ação das cordas do meu bass é bem baixa...no amp não aparece , mas na gravina tá aparecendo um som ruim de trastejo...sobre o som que está ai...o que vocês podem me comentar ? um abraço a todos...
Ps: gravei tudo flat , plugado no line in do pc , passando pelo BDI , mas no modo bypass...
<embed src="http://www.4shared.com/embed/143586724/3fe9584" width="320" height="20" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
Ps: gravei tudo flat , plugado no line in do pc , passando pelo BDI , mas no modo bypass...
<embed src="http://www.4shared.com/embed/143586724/3fe9584" width="320" height="20" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
Última edição por Cantão em Sáb maio 08, 2010 10:41 pm, editado 2 vez(es)
Cantão- Moderador
Re: Dicas dos mais entendidos...
na gravina tá aparecendo um som ruim de trastejo
Se não gosta do trastejo, sobe a ação.
Achei legal a gravação, mas o baixo tá bem alto na mix. O reaper tem os volumes individuais de cada canal. Tenta abaixar um pouco o contrabaixo que já deve melhorar o geral.
Outra coisa que esses programas tem é compressão. Tenta aplicar pra ver o que acha.
Daniel- Membro
Um corte leve em 2.5 ou 3.0K ajuda a diminuir o ruido de corda. Tambem e possivel se comprimir a frequencia que da o ruido, similar a um de-esser...
Valeu Daniel e Allex...ótimas dicas , serão bem aproveitadas por aqui...abraços...
Cantão- Moderador
Bem legal Cantao. um cortezinho de leve conforme Mr Alex e pronto.
Joao Paulo de Campos - Fender Club #036 - Clube do Baixolão #015 - Hartke club #027
JP- Membro
Ficou bom, parabens!
Agora que venhas as demos do Mr. Cantão! hehehehe
Cara só achei o baixo meio alto na Mix, e aos 2:00 por exemplo o baixo deu uma clipada, quando isso acontecer, usa um compressor no track e vai modulando, que normaliza eo leve trastejamento deve sumir.
Mixa o projeto novamente, e aplica um compressor no canal do baixo e posta aqui novamente.
Abraço e boa sorte.
Agora que venhas as demos do Mr. Cantão! hehehehe
Cara só achei o baixo meio alto na Mix, e aos 2:00 por exemplo o baixo deu uma clipada, quando isso acontecer, usa um compressor no track e vai modulando, que normaliza eo leve trastejamento deve sumir.
Mixa o projeto novamente, e aplica um compressor no canal do baixo e posta aqui novamente.
Abraço e boa sorte.
Alexandre Lopes- Membro
Salve meu nobre, alguns "pitacos" :
1) aumente bem a base (bateria + violão);
2) faça um corte no subgrave do canal do baixo (aplique um EQ e mate abaixo de 40hz por ex);
3) coloca um compressor nesse canal, comece com ratio 2:1, threshold baixo (depende dos niveis no seu track, pode começar com -20db). Repare no "GAIN" do compressor. Ele deve ter um mostrador que te dá noção real de quanto em dB ele está atuando, reduzindo o sinal acima do threshold. Como a linha tem muita oscilação eu chutaria ai entre -4dB e -6db em média de redução. Mas tem que experimentar e ver o que fica melhor. Aumentando o ratio vc vai aumentar essa redução. Talvez vc feche em 4:1. Ataque lento (slow), release lento também (algo entre 50 e 100ms deve resolver);
4) Dobrar o violão é sempre um recurso bacana (vale para guitarras também) e abrindo no pan. Coloque um pouco de ambiência que fica legal também (reverb) ;
5) Procure a fundamental do bumbo na bateria (use um analisador de espectro por ex - se vc não estiver sabendo localizar geralmente algo entre 120hz e 200hz) e dá uma atenuada em 3db no baixo nessa fundamental do bumbo... geralmente fica bacana pra vc deixar o bumbo soar e o baixo não mascarar ele;
bom, ta ai algumas dicas qeu eu testaria
boa sorte!
1) aumente bem a base (bateria + violão);
2) faça um corte no subgrave do canal do baixo (aplique um EQ e mate abaixo de 40hz por ex);
3) coloca um compressor nesse canal, comece com ratio 2:1, threshold baixo (depende dos niveis no seu track, pode começar com -20db). Repare no "GAIN" do compressor. Ele deve ter um mostrador que te dá noção real de quanto em dB ele está atuando, reduzindo o sinal acima do threshold. Como a linha tem muita oscilação eu chutaria ai entre -4dB e -6db em média de redução. Mas tem que experimentar e ver o que fica melhor. Aumentando o ratio vc vai aumentar essa redução. Talvez vc feche em 4:1. Ataque lento (slow), release lento também (algo entre 50 e 100ms deve resolver);
4) Dobrar o violão é sempre um recurso bacana (vale para guitarras também) e abrindo no pan. Coloque um pouco de ambiência que fica legal também (reverb) ;
5) Procure a fundamental do bumbo na bateria (use um analisador de espectro por ex - se vc não estiver sabendo localizar geralmente algo entre 120hz e 200hz) e dá uma atenuada em 3db no baixo nessa fundamental do bumbo... geralmente fica bacana pra vc deixar o bumbo soar e o baixo não mascarar ele;
bom, ta ai algumas dicas qeu eu testaria
boa sorte!
Brigadão pelas dicas Korg...estou começando a mexer com programas de gravação de aúdio agora , estou fuçando e descobrindo os macetes , mas estas dicas sobre dB , eu entendi , vou ver se consigo na pratica aqui...as dicas 4 e 5 também vão ser bem aproveitadas na minha próxima gravina...abração...brother
Cantão- Moderador
Só uma duvida Korg , as dicas 3 , 4 e 5 podem ser aplicadas com esse software que estou usando ? é ao REAPER v 3.1...valeu Korg...
Cantão- Moderador
hi rapaz... ótima pergunta, pois não uso o Reaper... verifique se ele te permite controlar "tracks" individuais (trilhas) e se tem INSERT em cada track. Se tiver insert, vc coloca o compressor como insert que vai!
Positivo , controle individual e INSERT , confirmei agora...vou testar amanhã , e posto os resultados aqui...mais uma vez brigadão Korg...abraço brother...
Cantão- Moderador
tem o reaper para baixar pois eue to usando o audacity
leo bassman- Membro
e tem outra coisa ,alguem pode me diser se e verdadde que as mesas de som nacional tem menos qualidadde do que as importadas?
vlw
vlw
leo bassman- Membro
parabéns cantão!
show a linha do baixo!
eu sei uma solição infalivel pra acabar com esses sons de trastes!
grave com um fretless!
=D
show a linha do baixo!
eu sei uma solição infalivel pra acabar com esses sons de trastes!
grave com um fretless!
=D
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
e tipo um chiado
leo bassman- Membro
Cantão, apesar de aqui não ser o "Áudio, Vídeos e Demos", parabéns pela gravação cara. Ficou bem legal. O principal que eu acho que tem que melhorar é o volume já que o baixo ficou um pouco alto. Agora estou começando ter uma idéia do que acho que é o mais difícil: mixagem. Mas o lance é fuçar em tudo até conseguir o som que vc quer.
Fala a verdade, vc quase chorou depois que conseguiu gravar não é? haha
Digo isso pq eu tb vinha tentando gravar há um bom tempo e quando consegui nem acreditei cara.
[ ]'s
Digo isso pq eu tb vinha tentando gravar há um bom tempo e quando consegui nem acreditei cara.
[ ]'s
Muito bacana a gravina cara...curti pacas o timbre e a linha...é o Shelter ??
Pois é Marcelo , como postei essa gravina , mas no sentido de conseguir umas dicas da galéra , achei melhor por ela no home studio , e depois que pegar os macetes , e mixar legal , postar lá no Áudio , videos e demos...cara depois que consegui gravar foi como se tivesse parido , hehehe , essa backingtrack que usei , eu baixei na net , só tem o som da batera e do violão , a linha eu que criei , depois de analisar bastante a melodia...abraço...marcelo andrade escreveu:Cantão, apesar de aqui não ser o "Áudio, Vídeos e Demos", parabéns pela gravação cara. Ficou bem legal. O principal que eu acho que tem que melhorar é o volume já que o baixo ficou um pouco alto. Agora estou começando ter uma idéia do que acho que é o mais difícil: mixagem. Mas o lance é fuçar em tudo até conseguir o som que vc quer.
[ ]'s
Guilé escreveu:Muito bacana a gravina cara...curti pacas o timbre e a linha...é o Shelter ??
Valeu Mister Guilé Miller... ...é o Shelter , sim...abraço.
Cantão- Moderador
Galéra dei uma baixada no volume do bass , e fiz pequenas alterações na linha do mesmo...deu uma melhorada ? na opnião de vocês , o que seria melhor eu fazer pra deixar essa gravina , digamos...mais apresentável ? agradeço desde já a cooperação de todos...abraços.
<object height="81" width="100%"> <param name="movie" value="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fsoundcloud.com%2Fcantaobass%2Fballad-acoustic-mellow-em-e-maior"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed allowscriptaccess="always" height="81" src="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fsoundcloud.com%2Fcantaobass%2Fballad-acoustic-mellow-em-e-maior" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"></embed> </object> <span><a href="http://soundcloud.com/cantaobass/ballad-acoustic-mellow-em-e-maior">Ballad-acoustic mellow em E maior</a> Linha do baixo by <a href="http://soundcloud.com/cantaobass">cantão</a></span>
<object height="81" width="100%"> <param name="movie" value="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fsoundcloud.com%2Fcantaobass%2Fballad-acoustic-mellow-em-e-maior"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed allowscriptaccess="always" height="81" src="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fsoundcloud.com%2Fcantaobass%2Fballad-acoustic-mellow-em-e-maior" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"></embed> </object> <span><a href="http://soundcloud.com/cantaobass/ballad-acoustic-mellow-em-e-maior">Ballad-acoustic mellow em E maior</a> Linha do baixo by <a href="http://soundcloud.com/cantaobass">cantão</a></span>
Última edição por Cantão em Sáb maio 08, 2010 10:47 pm, editado 2 vez(es)
Cantão- Moderador
Squier Club # 30 - Clube dos Pedreiros #41 - Clube dos Amantes Só de 4 cordas #17
Toninho (Tequeba)- Membro
Tb to nessa onda ai Cantão! To mexendo no reaper e tem umas coisas que não consegui fazer! Tipo colocar um compressor pra limitar quando racha o som do baixo... O sinal do wood é forte demais... ai fica rachando... eu abaixo o máximo pra ter uma qualidade legal... mas é chato ficar dosando até o dedo pra não rachar. mas to pegando o jeito aos poucos... Ajuda muito a estudar.
Bela gravina, e o som do baixo ta lindo!
Bela gravina, e o som do baixo ta lindo!
Eduardo Chaves
Se o sinal estiver clipando a entrada de áudio, não é por plugin que você resolve não. Tem que abaixar o ganho de entrada.
Se o sinal estiver clipando a entrada de áudio, não é por plugin que você resolve não. Tem que abaixar o ganho de entrada.
^e se estiver ligando na entrada de microfone, tente ligar na entrada de linha que tem menos ganho
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
^Dando um Up pra testar o player do Sound Cloud...
Cantão- Moderador
po legal melhorou 10000,,valeu meninao...
joseozite- Membro