Procurasse por luthier
+3
ZédeLepelin
Edu
Williamphone10
7 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Procurasse por luthier
Boa tarde, meu nome é William.
Estou indo morar em bragança paulista SP. Sabem me informar se tem luthier nesta região?
Estou indo morar em bragança paulista SP. Sabem me informar se tem luthier nesta região?
Williamphone10- Membro
Re: Procurasse por luthier
https://www.contrabaixobr.com/t199-luthier-enderecos-telefones-e-mails-e-etc-atualizado-em-30-05-2016
P.S.: Em português seria "procura-se"
Edu- Membro
Edu escreveu:https://www.contrabaixobr.com/t199-luthier-enderecos-telefones-e-mails-e-etc-atualizado-em-30-05-2016
Também conhecida como ênclise.
ZédeLepelin- Membro
Edu escreveu:https://www.contrabaixobr.com/t199-luthier-enderecos-telefones-e-mails-e-etc-atualizado-em-30-05-2016
Precisasse ou precisa-se
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Precisasse é a forma do verbo precisar conjugado na 1.ª ou 3.ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo. Precisa-se é a forma do verbo precisar conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo com a partícula se, que indetermina o sujeito.
A pronúncia das duas palavras é diferente. Em precisasse (pre-ci-sas-se) a sílaba tônica é o sas e em precisa-se (pre-ci-sa-se) a sílaba tônica é o ci.
Precisasse está no pretérito imperfeito do subjuntivo. Esse tempo verbal é muito utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. É sempre escrito com ss nas suas terminações.
Terminações dos verbos no pretérito imperfeito do subjuntivo:
(Eu) radical + sse
(Tu) radical + sses
(Ele) radical + sse
(Nós) radical + ssemos
(Vós) radical + sseis
(Eles) radical + ssem
Verbo precisar - Pretérito imperfeito do subjuntivo:
(Se eu) precisasse
(Se tu) precisasses
(Se ele) precisasse
(Se nós) precisássemos
(Se vós) precisásseis
(Se eles) precisassem
Exemplos:
Se eu precisasse de você, você saberia!
Quem me dera que ele precisasse de mim...
Em precisa-se, havendo uma indeterminação do sujeito, o verbo é conjugado sempre na 3.ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.
Verbo precisar - Presente do indicativo:
(Eu) preciso
(Tu) precisas
(Ele) precisa
(Nós) precisamos
(Vós) precisais
(Eles) precisam
Exemplos:
Precisa-se de ajuda imediata.
Precisa-se de trabalhadores responsáveis.
Fique sabendo mais!
Através da negação é possível saber se o verbo deve ser escrito com ss ou com a partícula se. A negação pede próclise, ou seja, colocação pronominal antes do verbo. Caso haja a deslocação da partícula se para antes do verbo, este deve ser escrito com hífen. Caso a negação não altere a frase, o verbo deverá ser escrito com ss.
Exemplos - verbo com ss, igual na negativa:
Quem me dera que ele precisasse da minha ajuda...
Quem me dera que ele não precisasse da minha ajuda...
Exemplos - verbo com se, com próclise na negativa:
Precisa-se de um cozinheiro.
Não se precisa de um cozinheiro.
É bom saber ler e escrever partituras, mas a língua portuguesa é mais importante.
Williamphone10- Membro
Ctrl C - Ctrl V e persiste no erro.
Última edição por JAZZigo em Sáb Jun 11, 2016 10:02 am, editado 1 vez(es)
JAZZigo- FCBR-CT
Williamphone10 escreveu:Edu escreveu:https://www.contrabaixobr.com/t199-luthier-enderecos-telefones-e-mails-e-etc-atualizado-em-30-05-2016
Precisasse ou precisa-se
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Precisasse é a forma do verbo precisar conjugado na 1.ª ou 3.ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo. Precisa-se é a forma do verbo precisar conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo com a partícula se, que indetermina o sujeito.
A pronúncia das duas palavras é diferente. Em precisasse (pre-ci-sas-se) a sílaba tônica é o sas e em precisa-se (pre-ci-sa-se) a sílaba tônica é o ci.
Precisasse está no pretérito imperfeito do subjuntivo. Esse tempo verbal é muito utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. É sempre escrito com ss nas suas terminações.
Terminações dos verbos no pretérito imperfeito do subjuntivo:
(Eu) radical + sse
(Tu) radical + sses
(Ele) radical + sse
(Nós) radical + ssemos
(Vós) radical + sseis
(Eles) radical + ssem
Verbo precisar - Pretérito imperfeito do subjuntivo:
(Se eu) precisasse
(Se tu) precisasses
(Se ele) precisasse
(Se nós) precisássemos
(Se vós) precisásseis
(Se eles) precisassem
Exemplos:
Se eu precisasse de você, você saberia!
Quem me dera que ele precisasse de mim...
Em precisa-se, havendo uma indeterminação do sujeito, o verbo é conjugado sempre na 3.ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.
Verbo precisar - Presente do indicativo:
(Eu) preciso
(Tu) precisas
(Ele) precisa
(Nós) precisamos
(Vós) precisais
(Eles) precisam
Exemplos:
Precisa-se de ajuda imediata.
Precisa-se de trabalhadores responsáveis.
Fique sabendo mais!
Através da negação é possível saber se o verbo deve ser escrito com ss ou com a partícula se. A negação pede próclise, ou seja, colocação pronominal antes do verbo. Caso haja a deslocação da partícula se para antes do verbo, este deve ser escrito com hífen. Caso a negação não altere a frase, o verbo deverá ser escrito com ss.
Exemplos - verbo com ss, igual na negativa:
Quem me dera que ele precisasse da minha ajuda...
Quem me dera que ele não precisasse da minha ajuda...
Exemplos - verbo com se, com próclise na negativa:
Precisa-se de um cozinheiro.
Não se precisa de um cozinheiro.
É bom saber ler e escrever partituras, mas a língua portuguesa é mais importante.
É, a gente sabe que as duas formas existem, mas uma é uma coisa, a outra é outra coisa. Compreende?
A propósito. Por favor, colegas, se alguém puder ajudar o William com o lance do luthier, ótimo. A parte da língua ele mesmo já explicou.
allexcosta- Administrador
Se não houver ninguém em Bragança, você está bem perto de Campinas, uns 45 minutos. Indico o Celso Freire, para serviços feitos com cuidado
.
joabi- Eterno Colaborador
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos