Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?
+25
mum
Bananoise
Igor Canavarro
Stormbringer
Jãozeiro
patriciofernandes
WHead
Guga Ramone
fheliojr
BigBoy
M_Ross
CSergio
clayton.oliveira.5667
JAZZigo
Uchoa
ezau_primo
heitor_pg
allexcosta
Coder
rafacar
joabi
Mauricio Luiz Bertola
Ricardo
Claudio
cardozo
29 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Limpeza e hidratação - Substituto ao óleo de peroba?
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu nunca ví ninguém usar isso, nem tampouco qualquer luthier recomendar esse tipo de óleo para esse mister...BigBoy escreveu:Uso óleo de cozinha a anos... acho melhor que óleo de peroba, tanto a aparência, quanto a durabilidade da hidratação.
Ah! Lembrei! Vi a indicação de óleo de cozinha em escalas no livreto do luthier Edmar Luighi. Vou ateh confirmar depois a fonte.
Então mestre, eu sempre usei me baseando no livro do Edmar, e sempre gostei do resultado.
Veja nas pagina do livro:
BigBoy- Membro
Sinceramente eu não tenho esse livro e não sabia disso.
E eu nunca ví nenhum outro livro de luthiería (e eu tenho alguns - inclusive importados) essa indicação, e nenhum colega meu (se é que posso dizer isso) me falou sobre tal indicação.
E eu nunca ví nenhum outro livro de luthiería (e eu tenho alguns - inclusive importados) essa indicação, e nenhum colega meu (se é que posso dizer isso) me falou sobre tal indicação.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Tenho esse livro e usei uma vez o óleo de cozinha. Nunca mais! Cheiro desagradável e não gostei do resultado. Óleo de peroba é barato e muito comum de ser encontrado. Caso precise de uma alternativa, optaria por algum produto de alguma marca conhecida, tipo Daddario, para a finalidade.
Guga Ramone- Membro
Um amigo foi numa loja de instrumentos semana passada e pediu um Óleo de limão da Dunlop. Que pena que venderam um limpador de pratos de bateria da Dunlop pra ele por engano, e ele levou pra casa todo feliz achando que a escala dele ia ficar linda... quando mostrei pra ele o que havia acontecido realmente, no mercado da esquina e comprou Peroba por 4 reais...
patriciofernandes- Membro
Realmente não existe consenso dessas coisas na luthieria. Pelo menos o que sempre vi foram divergências de opiniões. "Pode isso, aquilo não"..."ah, não, aquele pode sim, é esse aqui que é prejudicial ao instrumento"..."mas eu utilizo no meu há 20 anos e nunca aconteceu nada"...e por aí vai.
Uma vez vi um vídeo de um luthier falando que lustra móveis é bom para limpeza do corpo do instrumento. Aí vieram comentários dizendo que não podia passar esse tipo de produto no instrumento.
O luthier respondeu que você tem que limpar seu instrumento de forma parecida com que faria com um móvel de madeira. E pelo menos pra mim faz todo sentido.
O instrumento é feito do mesmo material (madeira). Recebe a mesma/ou parecida pintura e o tradicional PU.
Não é mais fácil tratar como um bom pedaço de madeira do que ficar inventando teoria?
Uma vez vi um vídeo de um luthier falando que lustra móveis é bom para limpeza do corpo do instrumento. Aí vieram comentários dizendo que não podia passar esse tipo de produto no instrumento.
O luthier respondeu que você tem que limpar seu instrumento de forma parecida com que faria com um móvel de madeira. E pelo menos pra mim faz todo sentido.
O instrumento é feito do mesmo material (madeira). Recebe a mesma/ou parecida pintura e o tradicional PU.
Não é mais fácil tratar como um bom pedaço de madeira do que ficar inventando teoria?
Jãozeiro- Membro
Guga Ramone escreveu:Tenho esse livro e usei uma vez o óleo de cozinha. Nunca mais! Cheiro desagradável e não gostei do resultado.
Isso que pensei. Não usaria jamais.
allexcosta- Administrador
Continuo gostando de Linhaça. O cheiro é maravilhoso!
joabi- Eterno Colaborador
minhas escalas "ganham" hidratação por tabela pelo Fast Fret
Stormbringer- Membro
BigBoy escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu nunca ví ninguém usar isso, nem tampouco qualquer luthier recomendar esse tipo de óleo para esse mister...BigBoy escreveu:Uso óleo de cozinha a anos... acho melhor que óleo de peroba, tanto a aparência, quanto a durabilidade da hidratação.
Ah! Lembrei! Vi a indicação de óleo de cozinha em escalas no livreto do luthier Edmar Luighi. Vou ateh confirmar depois a fonte.
Então mestre, eu sempre usei me baseando no livro do Edmar, e sempre gostei do resultado.
Livro interessante. Vou ver se acho no sebo.
Igor Canavarro- Membro
O escudo de vcs fica com riscos? Do meu Tw65 apoio o polegar no captador e pegou alguns riscos
Alguma dica pra tirar os riscos? E no corpo também já tem alguns pelo uso. O certo seria usar algum produto polidor?
Alguma dica pra tirar os riscos? E no corpo também já tem alguns pelo uso. O certo seria usar algum produto polidor?
CSergio- Membro
Vai adiantar pouco...CSergio escreveu:O escudo de vcs fica com riscos? Do meu Tw65 apoio o polegar no captador e pegou alguns riscos
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Vai adiantar pouco...CSergio escreveu:O escudo de vcs fica com riscos? Do meu Tw65 apoio o polegar no captador e pegou alguns riscos
Na prática seria pouco efetivo pra eliminar os riscos?
Vi alguns vídeos sobre polimento de guitarra/baixo e achei os resultados bons.
CSergio- Membro
Único jeito de não riscar é guardar o instrumento no bag/case e nunca usar. Deixa os riscos lá e veja eles como sendo a tua história com o baixo.
Guga Ramone- Membro
Guga Ramone escreveu:Único jeito de não riscar é guardar o instrumento no bag/case e nunca usar. Deixa os riscos lá e veja eles como sendo a tua história com o baixo.
Eu acho feio "relic", mas acho bonito marca natural do tempo
Stormbringer- Membro
Guga Ramone escreveu:Único jeito de não riscar é guardar o instrumento no bag/case e nunca usar.
Ou deixar pendurada de enfeite hahaha mas dai vai pegar pó e vai ter que limpar, vai dar mais trampo =\
kakaka
Bananoise- Membro
Stormbringer escreveu:Eu acho feio "relic", mas acho bonito marca natural do tempo
Também acho bonito as marcas naturais, riscos, raladas e as descascadas, quando a escala é clara e é acetinada e ela vai ficando com manchas ahaha
Bananoise- Membro
BigBoy- Membro
Fala pessoal,
A Luthieria é como se fosse um laboratório de Esperiencias malucas kkk
Sempre um profissional vai ter uma tecnica diferente um do outro, sempre usam um produto diferente do outro, porem sempre com os mesmo objetivos, a unica coisa que posso falar é se está dando certo pra vc e vc gosta do resultado, pra que mudar?
o WD falado aqui, só uso para limpar ferrugem , não passaria no instrumento por falta de coragem e por que o danado é carinho rsrsrsrs.
essa semana eu me rendi a tecnica do Bertolla (veja multi uso e esponja) nunca tinha usado essa tecnica, porem recebi um instrumento um violão da takamine que juro pra vocês nunca tinha visto uma escala tão suja, (pensei em até arrancar os trastes e lixar a escala kkk ... brincadeira, mais que deu vontade deu)... porem a tecnica que eu uso não iria ficar 100 % nesse caso, foi ai que lembrei do veja com a esponja, resumindo consegui tirar toda a sujeira e a escala voltou a ficar limpa (apliquei o oleo de peroba e tava pronta), otimo deu certo! na proxima ja sei que funciona. (Tive que ver pra crer, entendem?!)
então é tudo uma questão de o que da certo pra gente, vcs ja devem ter visto o video do maluko que lava as guitarras, acredito que 99,9% dos luthier jamais fariam isso, mais o cara faz, o cliente do cara gosta, então segue o barco... (apesar que eu acredito firmemente que daqui um tempinho eles irão se arrepender masssss)
em fim, experimentou gostou continue...
Ps. obrigado Bertolla me salvou essa semana.
Sempre um profissional vai ter uma tecnica diferente um do outro, sempre usam um produto diferente do outro, porem sempre com os mesmo objetivos, a unica coisa que posso falar é se está dando certo pra vc e vc gosta do resultado, pra que mudar?
o WD falado aqui, só uso para limpar ferrugem , não passaria no instrumento por falta de coragem e por que o danado é carinho rsrsrsrs.
essa semana eu me rendi a tecnica do Bertolla (veja multi uso e esponja) nunca tinha usado essa tecnica, porem recebi um instrumento um violão da takamine que juro pra vocês nunca tinha visto uma escala tão suja, (pensei em até arrancar os trastes e lixar a escala kkk ... brincadeira, mais que deu vontade deu)... porem a tecnica que eu uso não iria ficar 100 % nesse caso, foi ai que lembrei do veja com a esponja, resumindo consegui tirar toda a sujeira e a escala voltou a ficar limpa (apliquei o oleo de peroba e tava pronta), otimo deu certo! na proxima ja sei que funciona. (Tive que ver pra crer, entendem?!)
então é tudo uma questão de o que da certo pra gente, vcs ja devem ter visto o video do maluko que lava as guitarras, acredito que 99,9% dos luthier jamais fariam isso, mais o cara faz, o cliente do cara gosta, então segue o barco... (apesar que eu acredito firmemente que daqui um tempinho eles irão se arrepender masssss)
clayton.oliveira.5667- Membro
clayton.oliveira.5667 escreveu:A Luthieria é como se fosse um laboratório de Esperiencias malucas kkk
(...)
otimo deu certo! na proxima ja sei que funciona. (Tive que ver pra crer, entendem?!)
Nem todo luthier ou técnico de instrumentos teria a coragem de admitir que é um ambiente caótico e as coisas podem ou não dar certo.
Mas no fundo é tipo um cirurgião... Ele não pode garantir que aquele paciente sairá dali curado ou até mesmo vivo.
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:clayton.oliveira.5667 escreveu:A Luthieria é como se fosse um laboratório de Esperiencias malucas kkk
(...)
otimo deu certo! na proxima ja sei que funciona. (Tive que ver pra crer, entendem?!)
Nem todo luthier ou técnico de instrumentos teria a coragem de admitir que é um ambiente caótico e as coisas podem ou não dar certo.
Mas no fundo é tipo um cirurgião... Ele não pode garantir que aquele paciente sairá dali curado ou até mesmo vivo.
é bem por ai mesmo!
o que quis dizer é que em relação as experiencias, são que não existe uma unica regra entende? então a gente vai estudando diversas funções de produto, vendo outras formas e vai se adaptando até chegar no resultado esperado, tem muita tecnica que vejo muitos produtos que sabe Deus pra que serve sendo usado que discordo, mas pra experiencia do cara deu certo, então não deixa de ser uma experiencia malucas, (o temo malucas foi só para descontrair)
depois do cara que lava a guitarra eu não duvido de mais nada rsrsrs!
clayton.oliveira.5667- Membro
clayton.oliveira.5667 escreveu:Fala pessoal,
(pensei em até arrancar os trastes e lixar a escala kkk ... brincadeira, mais que deu vontade deu)...
Vc ia transformar o violão numa fretless guitar por causa de sujeira? Kkkkkk (Fiquei curioso pra saber o som resultante disso. )
Igor Canavarro- Membro
DE nada meu caro!clayton.oliveira.5667 escreveu:Fala pessoal,
PS: Meu nome só tem um "L"...
Guga Ramone escreveu:Único jeito de não riscar é guardar o instrumento no bag/case e nunca usar. Deixa os riscos lá e veja eles como sendo a tua história com o baixo.
Perfeito... estava chegando a essa conclusão de não ter risco só se não tocasse no baixo
CSergio- Membro
CSergio- Membro
patriciofernandes gosta desta mensagem
Aqui eu uso dunlop 01 + oleo de limão... nunca usei o 02...
mum- Membro
Eu uso o hydrate fingerboard conditioner da Daddario/Planet Waves
tenho uma garrafinha desse e uma de óleo de limão, ambos da mesma marca. os 2 tem otimos resultados, porém o vermelinho ali limpa mais facil a sujeira da escala. ja tenho esses produtos ha mais de 10 anos e tem muito ainda. nao troco por outros produtos.
jamais colocaria oleo de cozinha ou wd 40 na escala de meus baixos
tenho uma garrafinha desse e uma de óleo de limão, ambos da mesma marca. os 2 tem otimos resultados, porém o vermelinho ali limpa mais facil a sujeira da escala. ja tenho esses produtos ha mais de 10 anos e tem muito ainda. nao troco por outros produtos.
jamais colocaria oleo de cozinha ou wd 40 na escala de meus baixos
BLZENI- Membro
F-one oil da Music Nomad, melhor que eu já usei na vida. Hidrata e limpa fácil, e o a escala permanece mais "escura" por muito mais tempo que o óleo de limão comum, que tem derivado de petróleo na composição. Segundo a Music Nomad o deles não tem derivado de petróleo e a única coisa que eu não gosto e um pouco do cheiro do produto, não é ruim, mas tem um cheiro vegetal mais forte.
vcrz- Membro
Deletar coordenação... duplicou
vcrz- Membro
CSergio- Membro
Pra não errar: Escala escura = Oleo de peroba. Escala clara envernizada = lustra móveis (vulgo Poliflor). Isso, claro, falando de produtos encontrados em qualquer mercadinho, sem considerar os especificos como os Dunlop, Planet Waves.
Achei esse topico pesquisando sobre o oleo de peroba, pois li alguem comentando que oleo de peroba podia "descolar os trastes e danificar a escala", e eu uso isso há decadas sem problemas.
Achei esse topico pesquisando sobre o oleo de peroba, pois li alguem comentando que oleo de peroba podia "descolar os trastes e danificar a escala", e eu uso isso há decadas sem problemas.
BigBoy escreveu:Uso óleo de cozinha a anos... acho melhor que óleo de peroba, tanto a aparência, quanto a durabilidade da hidratação.
Simplesmente não tenho coragem de botar óleo de cozinha em um instrumento musical. Tá aí algo que nunca passou no meu pensamento mais distante e dá um negócio ruim só de imaginar.
Jãozeiro- Membro
Jãozeiro escreveu:BigBoy escreveu:Uso óleo de cozinha a anos... acho melhor que óleo de peroba, tanto a aparência, quanto a durabilidade da hidratação.
Simplesmente não tenho coragem de botar óleo de cozinha em um instrumento musical. Tá aí algo que nunca passou no meu pensamento mais distante e dá um negócio ruim só de imaginar.
Reza a lenda que depois de várias frituras de batata, frango à passarinho ou gomos de linguiça, após peneirado, esse óleo fica ainda mais poderoso e dá uma hidratação espetacular na escala deixando um aspecto brilhante e natural
B3ck1m2n- Membro
Óleo de cozinha X óleo de peroba, íria fácil no peroba.
O óleo de peroba, de cedro, tem um aroma agradável; pra mim, bem melhor que o tradicional.
O óleo de peroba, de cedro, tem um aroma agradável; pra mim, bem melhor que o tradicional.
CSergio- Membro
Igor Canavarro escreveu:BigBoy escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu nunca ví ninguém usar isso, nem tampouco qualquer luthier recomendar esse tipo de óleo para esse mister...BigBoy escreveu:Uso óleo de cozinha a anos... acho melhor que óleo de peroba, tanto a aparência, quanto a durabilidade da hidratação.
Livro interessante. Vou ver se acho no sebo.
Acredita que, por esses dias, encontrei a minha cópia desse livrinho de 2000 e qualquer coisa? Uma pérola rara dessa época em que tudo era mato! Acredito que o Luthier em questão sugira esses produtos porque não tínhamos muitas opções disponíveis na época e era o que se tinha a mão para realizar algumas manutenções. Atualmente já dipõem-se de alguns produtos melhores, acredito eu!
Nota: o meu Guitar Polish, que foi comprado mais ou menos nessa época, ainda estou usando até hoje! O negócio parece que é infinito, não acaba nunca... (está durando mais que as cordas do Zubrycky! )
B3ck1m2n- Membro
Página 2 de 2 • 1, 2