Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Som do amplificador saindo rachado ou saturado

+2
allexcosta
toni.santos.90475
6 participantes

Ir para baixo

Som do amplificador saindo rachado ou saturado Empty Som do amplificador saindo rachado ou saturado

Mensagem por toni.santos.90475 Dom Jul 10, 2016 10:59 pm

Olá  amigos baixistas. tenho um amplificador kg mb 212, no caso são dois falantes de 12 polegadas. Fazia alguns dias que não tocava nele, ontem fui tocar e percebi que a solda do cabo p 10, que alias e o unico que tenho, havia rompido. levei a um vizinho que soldou pra mim. pluguei o baixo e toquei nor mal por uns 20 minutos, porem desliguei e quando fui tocar novamente percebi que o som esta saindo rachado, totalmente saturado como se o falante estivesse estourado,isso mesmo estando com o volume baixo, menos da metade mas ja verifiquei e esta normal. Poderia ser problema no cabo p 10 por ja estar velho e não ser muito de boa qualidade ou mais provavel que os falantes esteja, querendo estragar de vez?  deixem suas opinioes amigos
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Som do amplificador saindo rachado ou saturado Empty Re: Som do amplificador saindo rachado ou saturado

Mensagem por allexcosta Dom Jul 10, 2016 11:03 pm

Sim, pode ser o cabo, o baixo, jacks, bateria, etc...

Faça um troubleshoothing normal até descobrir o problema.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Som do amplificador saindo rachado ou saturado Empty Re: Som do amplificador saindo rachado ou saturado

Mensagem por Coder Seg Jul 11, 2016 9:05 am

Como o allex sugeriu, verifique item a item... Mas se o baixo for ativo, é bem provável que seja a bateria...

Coder
Coder
Membro

Mensagem por toni.santos.90475 Seg Jul 11, 2016 9:20 am

ja fiz alguns testes aqui , meu baixo é passivo, e creio que seja algo nos alto falantes mesmo, pois pluguei o baixo no pc usando amplitube e o som saiu normal, e testei no meu ampli com outro cabo e ta saindo rachado do mesmo jeito, tenho a impressão que tem algo solto nos falantes.
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Jul 11, 2016 9:27 am

toni.santos.90475 escreveu:tenho a impressão que tem algo solto nos falantes.

Encontrai-vos e apertai-vos...

Deve ser a tela.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por toni.santos.90475 Seg Jul 11, 2016 6:40 pm

allexcosta escreveu:
toni.santos.90475 escreveu:tenho a impressão que tem algo solto nos falantes.

Encontrai-vos e apertai-vos...

Deve ser a tela.

desculpe a ignorancia, mas a qual tela você se refere?
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por Rico Seg Jul 11, 2016 6:45 pm

^Provavelmente a da frente da caixa...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por toni.santos.90475 Seg Jul 11, 2016 7:11 pm

Rico escreveu:^Provavelmente a da frente da caixa...
Ah sim, essa ja esta apertada, até verifiquei pra ver por que ja havia imaginado que poderia ser isso, mas infelizmente não é, acho que o problema e mais sério Neutral
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por Rico Seg Jul 11, 2016 8:47 pm

É um combo? Eu apostaria em problema no amp. Se a caixa não foi submetida a abuso, os falantes não danificam, a menos que você os tenha guardado em local com muita umidade.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por toni.santos.90475 Seg Jul 11, 2016 9:30 pm

Rico escreveu:É um combo? Eu apostaria em problema no amp. Se a caixa não foi submetida a abuso, os falantes não danificam, a menos que você os tenha guardado em local com muita umidade.
sim é um combo, também estou achando que pode ser algo no jack de entrada ou em alguma parte eletronica do amp e não nos falantes.
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por toni.santos.90475 Seg Jul 11, 2016 9:33 pm

o fato mais curioso é que quando ligo o mp3 pra tocar musica nele, o som sai normal sem problema algum. somente quando liga o baixo e que da esse problema. porem acredito que não seja no baixo pois no amplitube ele esta saindo o som normalmente.
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Jul 11, 2016 10:23 pm

Limpe os jacks pra ver se melhora. Verifique também se o falante tá preso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por toni.santos.90475 Seg Jul 11, 2016 10:35 pm

allexcosta escreveu:Limpe os jacks pra ver se melhora. Verifique também se o falante tá preso.
vou fazer isso pra ver se soluciona o problema, pois as vezes é simples de resolver,
quanto ao alto falante "preso", não entendi bem em que sentido estaria preso, pois tenho pouca experiencia com amps.
Seria algo como preso por dentro do falante na parte do imã  ou do cone de papelão?
Se estiver se referindo a estar bem firme e bem parafusado, ja verifiquei e está tudo ok ..

Última edição por toni.santos.90475 em Seg Jul 11, 2016 10:37 pm, editado 1 vez(es)
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Jul 11, 2016 10:36 pm

Se tá bem parafusado na caixa, bem firme.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por toni.santos.90475 Seg Jul 11, 2016 10:47 pm

allexcosta escreveu:Se tá bem parafusado na caixa, bem firme.
sim, esta bem firme. pra ver como não entendo nada de falantes mesmo, achei que poderia ser preso no sentido de estar "travado" por dentro. acho que nem existe essa possibilidade rs
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por toni.santos.90475 Qua Jul 13, 2016 4:04 pm

comentei com um colega que é musico e entende um pouco de eletronica, e pelo que eu expliquei ele me falou que tem grande chance de ser o transistor que queimou.
Outro ponto importante que esqueci de relatar é que no local onde ensaio, por ser uma chacara a tensão da energia é alta, sempre chega acima de 127 v, devido a isso deve ter forçado muito tempo utilizando o amp nessas condições.
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por toni.santos.90475 Qua Jul 13, 2016 6:21 pm

Aliás, alguem saberia me responder se esses combos possuem alguma entrada de fusivel?
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por joabi Qua Jul 13, 2016 6:30 pm

Fusível não causa som distorcido, mas talvez tenha algum interno, para proteção.

Considerando o que já foi falado até aqui, para mim tá com cara de problema falante.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por toni.santos.90475 Qua Jul 13, 2016 7:27 pm

joabi escreveu:
Fusível não causa som distorcido, mas talvez tenha algum interno, para proteção.

Considerando o que já foi falado até aqui, para mim tá com cara de problema falante.

apesar de ser dificil de dar problema nos falantes, também estou chegando nessa conclusão.
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por joabi Qua Jul 13, 2016 8:14 pm

Acontece. Qualquer equipamento está sujeito a defeitos, mesmo aqueles de boas marcas.

Descubra se o som rachado vem dos dois falantes ou somente de um. Se for nos dois é mais provável que seja o amp (mas não é impossível dar problema nos dois ao mesmo tempo), se for somente em um falante é ele o problema.

Remova o que estiver com defeito e tente verificar visualmente se o cone ou suspensão do falante tem alguma parte rasgada, descolada ou se a bobina raspa muito ao movimentar o cone com a mão. Aquela meia-lua no centro descola facilmente. Veja também se a cordoalha está OK (é o fio que liga a bobina aos terminais dentro do falante e parece um cordão).

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por allexcosta Qua Jul 13, 2016 10:03 pm

Às vezes uma solda racha ou fica meio solta pela vibração. É chato pra descobrir qual é, melhor levar no cara pra resoldar e colocar cola de silicone.

Limpou os jacks? Esse amp tem SEND e RETURN? Capriche nesses.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por toni.santos.90475 Qui Jul 14, 2016 12:32 am

joabi escreveu:
Acontece. Qualquer equipamento está sujeito a defeitos, mesmo aqueles de boas marcas.

Descubra se o som rachado vem dos dois falantes ou somente de um. Se for nos dois é mais provável que seja o amp (mas não é impossível dar problema nos dois ao mesmo tempo), se for somente em um falante é ele o problema.

Remova o que estiver com defeito e tente verificar visualmente se o cone ou suspensão do falante tem alguma parte rasgada, descolada ou se a bobina raspa muito ao movimentar o cone com a mão. Aquela meia-lua no centro descola facilmente. Veja também se a cordoalha está OK (é o fio que liga a bobina aos terminais dentro do falante e parece um cordão).

Obrigado pelas dicas amigo, vou dar uma verificada nesses itens.
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por toni.santos.90475 Qui Jul 14, 2016 12:35 am

allexcosta escreveu:Às vezes uma solda racha ou fica meio solta pela vibração. É chato pra descobrir qual é, melhor levar no cara pra resoldar e colocar cola de silicone.

Limpou os jacks? Esse amp tem SEND e RETURN? Capriche nesses.
ele não possui send return. apenas duas entradas, uma para passivo e outra para ativo,e a entrada de auxiliar para mp3 e a de fone de ouvido q tbm é p 10.
Obrigado pelas dicas, vou experimentar limpar os jacks.
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por Raul S. Qui Jul 14, 2016 3:20 am

bem, como a saída de fone desse combo vem depois do pwr (vide manual, p. 9), se o som não saturar/rachar com fone, o problema pode estar no falante mesmo.

outra coisa: você testou com e sem a corneta (botão horn no seu combo)? na minha caixa GK 115MBX a corneta deve ter "estourado" e faz um ruído bem chato quando ligada.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagem por toni.santos.90475 Qui Jul 14, 2016 9:10 am

Raul S. escreveu:bem, como a saída de fone desse combo vem depois do pwr (vide manual, p. 9), se o som não saturar/rachar com fone, o problema pode estar no falante mesmo.

outra coisa: você testou com e sem a corneta (botão horn no seu combo)? na minha caixa GK 115MBX a corneta deve ter "estourado" e faz um ruído bem chato quando ligada.
pois bem, testei com o fone e está normal, por isso acho que é o alto falante mesmo. e quanto ao horn, quando ligado as vezes ele faz um pequeno ruido, mas tbm testei com ele desligado e e a mesma coisa, então estou chegando a conclusão que é falante mesmo.
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por allexcosta Qui Jul 14, 2016 9:15 am

Você usa muito grave?

Ainda quero acreditar que não é o falante, mas estou perdendo as esperanças.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por toni.santos.90475 Qui Jul 14, 2016 9:33 am

allexcosta escreveu:Você usa muito grave?

Ainda quero acreditar que não é o falante, mas estou perdendo as esperanças.
por incrivel que pareça não uso muito grave, sempre deixo flat, em 50% o knob.
e nem o ganho eu não aumento, nem sequer o boost que ele possui.
algum componente eletronico danificado poderia causar isso?
como um fusivel ou um transistor por exemplo?
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por allexcosta Qui Jul 14, 2016 9:36 am

^ Pode sim. Até micro rachaduras em uma solda podem causar isso. Já aconteceu comigo.

Sei lá, falante de amp de linha raramente tem um Xmax alto e pode descolar sim, mas ainda acho que pode ser outra coisa.

Se tiver acabado a garantia já, abre o amp, mexe nos falantes com cuidado, etc... Vê a suspensão, como disse o joabi. Deve achar algo, se for falante.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por toni.santos.90475 Qui Jul 14, 2016 9:50 am

allexcosta escreveu:^ Pode sim. Até micro rachaduras em uma solda podem causar isso. Já aconteceu comigo.

Sei lá, falante de amp de linha raramente tem um Xmax alto e pode descolar sim, mas ainda acho que pode ser outra coisa.

Se tiver acabado a garantia já, abre o amp, mexe nos falantes com cuidado, etc... Vê a suspensão, como disse o joabi. Deve achar algo, se for falante.
O que seria um xmax alto?
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por allexcosta Qui Jul 14, 2016 9:52 am

https://pt.wikipedia.org/wiki/Thiele/Small#Xmax
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por toni.santos.90475 Seg Jul 18, 2016 10:47 am

Aproveitando o topico. como havia dito , o local onde sempre costumo ligar meu amp pra ensaiar, tem uma variação na rede eletrica, ou seja, a tensão sempre vem mais alta que o normal. sem contar que quando um chuveiro é ligado por exemplo, o amp faz um ruido muito alto e chato, ´[e preciso desligar e esperar voltar ao normal. Isso pode prejudicar a vida util dele?
O que seria recomendado pra resolver esse problema? um regulador de tensão ou algo parecido?
toni.santos.90475
toni.santos.90475
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo