Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Encaixando escalas/acordes em power chord de guitarra

4 participantes

Ir para baixo

Encaixando escalas/acordes em power chord de guitarra Empty Encaixando escalas/acordes em power chord de guitarra

Mensagem por Gustavo_b. Seg Set 19, 2016 12:53 pm

Fala galera, beleza?
Comecei a estudar um pouco de guitarra, pra tentar gravar uns sons próprios.. E acabei ficando com essa dúvida.
Geralmente com o baixo, me baseio no tom da música ou na nota que estou trabalhando em cima, para no caso, encaixar uma escala maior/menor ou um acorde maior/menor. Mas então, no caso do power chord, que não há um "maior e menor" pra definir, como posso encaixar as escalas e acordes do baixo? Desde já agradeço! up
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Encaixando escalas/acordes em power chord de guitarra Empty Re: Encaixando escalas/acordes em power chord de guitarra

Mensagem por allexcosta Seg Set 19, 2016 3:08 pm

O fato da guitarra não tocar a terça não quer dizer que o acorde da música não seja menor ou maior, né?

Tem que ver a melodia do vocal, se tem teclado ou algo assim.

Essa dúvida é pra coisa autoral ou que já existe? Porque música que toca por aí é muito raro não ficar bem claro se é maior ou menor, até pela lógica da sequência.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Encaixando escalas/acordes em power chord de guitarra Empty Re: Encaixando escalas/acordes em power chord de guitarra

Mensagem por Gustavo_b. Seg Set 19, 2016 3:40 pm

allexcosta escreveu:O fato da guitarra não tocar a terça não quer dizer que o acorde da música não seja menor ou maior, né?

Tem que ver a melodia do vocal, se tem teclado ou algo assim.

Essa dúvida é pra coisa autoral ou que já existe? Porque música que toca por aí é muito raro não ficar bem claro se é maior ou menor, até pela lógica da sequência.

Allex, é pra música autoral. Como disse, estou inicializando na guitarra e formando várias melodias a partir de power chords (é uma influencia que tenho, a partir de bandas que gosto bastante).
Então é algo bem cru a principio, baseado mais na guitarra e baixo.
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Set 19, 2016 3:49 pm

Melodias existem dentro de uma harmonia, mesmo que nenhum instrumento esteja tocando acordes.

Qualquer música à capela segue uma sequência harmônica. Você tem que analisar a melodia da música e então entenderá sua harmonia.

Agora, existe música que é feita com a intenção de não se encaixar em nenhum padrão conhecido. Nada errado nisso também.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Gustavo_b. Seg Set 19, 2016 4:16 pm

allexcosta escreveu:Melodias existem dentro de uma harmonia, mesmo que nenhum instrumento esteja tocando acordes.

Qualquer música à capela segue uma sequência harmônica. Você tem que analisar a melodia da música e então entenderá sua harmonia.

Agora, existe música que é feita com a intenção de não se encaixar em nenhum padrão conhecido. Nada errado nisso também.

Entendi, ótima explicação. Quer dizer que na verdade não preciso me prender tanto a rótulos ou regras específicas na hora de formular qualquer tipo de música?
Gustavo_b.
Gustavo_b.
Membro

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Set 19, 2016 4:43 pm

Gustavo_b. escreveu:Entendi, ótima explicação. Quer dizer que na verdade não preciso me prender tanto a rótulos ou regras específicas na hora de formular qualquer tipo de música?

Me metendo aqui onde não fui chamado, mas estava falando com meu professor sobre algo assim hoje mesmo.

Uma coisa é você saber o "normal" (vamos assim chamar) e subverter isso intencionalmente. Outra coisa, bem diferente, é fazer algo sem saber o que está fazendo.

Exemplo: Se uma música está em C, o normal seria que usar Em. Você pode usar E? pode (Grunge é um exemplo que faz isso). Mas veja que eles optaram por fazer isso dessa forma.

A Regra, nesse caso, é um facilitador. Ela ajuda a compor ou mesmo a achar as notas certas a tocar em uma música já existente. Conhecer a regra, antes de subvertê-la, é essencial.

O punk, por exemplo, foi criado como contraponto aos seus antecessores. Enquanto os membros dos Beatles e do Led Zeppelin estudaram música realmente. Os caras do Sex Pistols eram filhos de operários. Então a própria forma de compor e a simplicidade dos acordes era um protesto (não estou entrando no mérito de se eles tinham capacidade pra fazer, ou não, melhor).

Acho que to me estendendo e talvez interpretando errado o que tu perguntou, mas o que queria dizer é: Não é porque você pode fazer qualquer coisa, que isso pode ser feito de qualquer jeito.

Última edição por rafael.buzzi.andrade em Seg Set 19, 2016 9:39 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Se eu falei alguma groselha em relação a história do rock, por favor me corrijam)
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

https://nacodecachola.wordpress.com/

Mensagem por allexcosta Seg Set 19, 2016 5:09 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu: (Razão : Se eu falei alguma groselha em relação a história do rock, por favor me corrigam)

De rock eu não entendo nada, mas "corrigam" quebra as pernas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Set 19, 2016 9:40 pm

allexcosta escreveu:De rock eu não entendo nada, mas "corrigam" quebra as pernas.
Como diria minha falecida nona: "Porca miséria"... mals aí
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

https://nacodecachola.wordpress.com/

Mensagem por Rodrigolack Ter Set 20, 2016 5:15 am

Vou me meter um pouco mas mais para aprender do que para passar. study

Eu venho do rock/metal e estou acostumado com os power chords, porém, admito que não tenho um entendimento teórico muito amplo. Quando componho, primeiro penso no tema e no sentimento que quero passar, depois confio nos meus ouvidos para desenvolver harmonia, melodia etc, é tudo meio empírico e abstrato, nesse momento não penso em regras. Quando vou desenvolver no instrumento aí sim, começo a pensar nas regras como apoio porque nem sempre o que imaginei soa como gostaria. Aí entram campo harmônico, análise da melodia e etc para eu entender o que se desviou da regra lá no primeiro passo e se o que posso desviar daqui pra frente e como.
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo