Qual a definição de timbre moderno?
+23
ceccao
SILVIAO
arturbmallmann
Willian Casagrande
Mauricio Luiz Bertola
Coder
bruno the manager
Rico
Juninho Sampaio
Edão
Breno_Barnabe
Bastiao
edumoraes
NeyBass
Vinicius F
joabi
Uchoa
elson.arcos
rafacar
Edu
Claudio
allexcosta
Rafael D'Avila
27 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Qual a definição de timbre moderno?
Vi um tópico só que falava sobre isso, falava sobre: "timbre cheio de médios, estalado e meio seco estilo Warwicks". Mesmo assim não entendi bem esta definição, vejo muitos falarem que o Warwick (que é um baixo que estou pensando em comprar) tem um timbre moderno, um som "modernoso". Mas não vi ninguém definir exatamente o que é, e eu não compreendi bem, desculpem me a ignorância.
Abraço!
Abraço!
Rafael D'Avila- Membro
Re: Qual a definição de timbre moderno?
Não existe essa definição clara.
Se você escuta um som de baixo e pra você parece que esse som não era usado em músicas que você considera antigas, esse som pode ser chamado de moderno.
O engraçado é que a grande maioria dos sucessos dos anos 80 possuíam baixo sintetizado, que é a epítome da modernidade.
Ouve aí:
Outros timbres que podem ser considerados modernos:
E, pra comparar, o que talvez seja considerado um timbre antigo:
E, talvez, um exemplo de slap antigo:
Se você escuta um som de baixo e pra você parece que esse som não era usado em músicas que você considera antigas, esse som pode ser chamado de moderno.
O engraçado é que a grande maioria dos sucessos dos anos 80 possuíam baixo sintetizado, que é a epítome da modernidade.
Ouve aí:
Outros timbres que podem ser considerados modernos:
E, pra comparar, o que talvez seja considerado um timbre antigo:
E, talvez, um exemplo de slap antigo:
allexcosta- Administrador
Por esse lado dos vídeos, vejo que a diferença entre timbres modernos e antigos, também tem uma relação com a qualidade da captação e mixagem. Nos dias atuais nêgo capta som em 24Bits, com amostragem em 192kHz, e interfaces poderosas, algo que não se praticava na década de 70.
Não quero dizer que isso seja determinante na questão do timbre moderno/antigo, mas percebo essa influência nos áudios antigos e novos.
Não quero dizer que isso seja determinante na questão do timbre moderno/antigo, mas percebo essa influência nos áudios antigos e novos.
Claudio- Membro
concordo com o Claudio, as gravações digitais são extremamente nítidas comparadas às 100% analógicas mais antigas.
O que eu entendo como o dito som moderno é a simples generalização da equalização estilo "smiley face", ou seja, um baixo com ênfase em grave e agudo.
O que eu entendo como o dito som vintage é a simples generalização do som mais puxado pros médios, as vezes médios + graves, as vezes médios + médios-altos.
enfim, é apenas uma forma resumida e superficial, se aprofundar além disso já passa a caracterizar o som do modelo específico. Pelo menos é o que eu sempre entendo quando leio/escrevo isso. Posso estar enganado.
O que eu entendo como o dito som moderno é a simples generalização da equalização estilo "smiley face", ou seja, um baixo com ênfase em grave e agudo.
O que eu entendo como o dito som vintage é a simples generalização do som mais puxado pros médios, as vezes médios + graves, as vezes médios + médios-altos.
enfim, é apenas uma forma resumida e superficial, se aprofundar além disso já passa a caracterizar o som do modelo específico. Pelo menos é o que eu sempre entendo quando leio/escrevo isso. Posso estar enganado.
Edu- Membro
Pra mim timbre moderno é o som mais cristalino que baixos ativos e captações com imã cerâmico produzem.
E vintage acho que é mais som de precision, aquela coisa mais gorda de captadores do braço.
E vintage acho que é mais som de precision, aquela coisa mais gorda de captadores do braço.
rafacar- Membro
Estou com Allex!!
elson.arcos- Membro
Para mim, quase tudo à partir da década de 70 e que usa cordas round soa moderno. Quase tudo...
joabi- Eterno Colaborador
Como o Allex falou não há uma definição clara e é meio pessoal. Eu acabo associando esse timbre aos EMGs e Bartolinis da vida (e seus diversos clones), que viraram "moda" na década de 80 pra frente.
Vinicius F- Membro
Curiosidade.
Vocês acham que esse timbre é moderno ou antigo?
Allex...para mim isso aí é vintage. Usando só captador da ponte.
NeyBass- Membro
allexcosta escreveu:Curiosidade.
youtube]_3GSxMcsjA4[/youtube]
Eu votaria no antigo.
edumoraes- Membro
NeyBass escreveu:Allex...para mim isso aí é vintage. Usando só captador da ponte.
Pra mim é só captador do braço (posição PB), não consigo escutar ponte aí. Parece muito um Precision com escala de maple, inclusive.
Vinicius F- Membro
allexcosta escreveu:Curiosidade.
Não sou conhecedor, mas entendo como mais 'antigo', ou 'vintage', como queiram.
Última edição por Bastiao em Seg Nov 21, 2016 12:22 pm, editado 1 vez(es)
Bastiao- Membro
NeyBass escreveu:Allex...para mim isso aí é vintage. Usando só captador da ponte.
Pra você ver como é pessoal, ninguém da minha geração ou mais velho associaria slap (seja com que timbre for) com vintage.
allexcosta escreveu:NeyBass escreveu:Allex...para mim isso aí é vintage. Usando só captador da ponte.
Pra você ver como é pessoal, ninguém da minha geração ou mais velho associaria slap (seja com que timbre for) com vintage.
Entendi a premissa, mas, Allex, não seria uma técnica mais 'moderna' e não o som em si (apesar de técnica e som obtido estarem conectados).
Bastiao- Membro
Vinicius F escreveu:NeyBass escreveu:Allex...para mim isso aí é vintage. Usando só captador da ponte.
Pra mim é só captador do braço (posição PB), não consigo escutar ponte aí. Parece muito um Precision com escala de maple, inclusive.
Correto Vinicius, confundi as paradas aqui
NeyBass- Membro
Sei lá por que, na minha cabeça, o som mais moderno é mais "roncado e anasalado" e o vintage mais "aveludado". Mesmo sabendo que existem musicas que eu considero antigas com o som q eu classifico com moderno.
Entenderam? Nem eu.
Realmente, é dificil definir.
Entenderam? Nem eu.
Realmente, é dificil definir.
Breno_Barnabe- Membro
Minha definição de timbre moderno: sub-grave + mais agudo do que tudo
Edão- Membro
^Somzinho feio ... curti não !
Mas com certeza para mim é uma definição de som moderno .
Mas com certeza para mim é uma definição de som moderno .
Edão- Membro
Acho caras como Stanley Clarke, Doug Wimbish, Michael Manring etc "modernos". Acho que moderno pra mim é aquela onda pós "Fender", mais década de 80 e marcas como Alembic, Wal, Spector etc. Esse som "scooped" pra mim é mais contemporâneo, atual. Mas não consigo explicar exatamente o porquê disso ou porque tenho essa referência, acho que é opinião pessoal mesmo...
Vinicius F- Membro
Edão escreveu:Minha definição de timbre moderno: sub-grave + mais agudo do que tudo
Não sei como alguém gosta disso...
Juninho Sampaio- FCBR-CT
A definição mais próxima de som moderno pra mim, é realmente a do equalizador sorriso feliz. Sub grave ventado e agudos cortantes.
Rico- Eterno Colaborador
meus 2 centavos: IMO, som de baixo moderno (e feioso, diga-se de passagem) era aquele que povoava as bandas New Wave dos anos 80, com bass synth até o talo! e dos 90, os instrumentos que tinham preamp ativo, com muito 'brilho'. Já o vintage, antigo, ou 'de época', é o som instrumento passivo+amp valvulado. Não sei definir melhor, mas essa é a referência que tenho pra mim.
bruno the manager- Membro
Eu falei, mas não disse nada...
então pra mim...o tal do moderno, que eu odeio, é esse baixo que tem hoje em muitas bandas de forró atolado de médio e agudo no instrumento G0M50A50.
Dá nojo! Baixo pra mim é grave, gravão, aveludado, bufado o falante...f***-se! É baixo
Meu instrumento é G100M50A60.
então pra mim...o tal do moderno, que eu odeio, é esse baixo que tem hoje em muitas bandas de forró atolado de médio e agudo no instrumento G0M50A50.
Dá nojo! Baixo pra mim é grave, gravão, aveludado, bufado o falante...f***-se! É baixo
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Som de banda de forró é o som conhecido como "Jaco".
Não vejo nada de moderno nisso. É um timbre necessário pra quando se usa muitas ghost notes, como fazia o Jaco e fazem esses baixistas de forró. É do estilo e não funcionaria com outro timbre.
Não vejo nada de moderno nisso. É um timbre necessário pra quando se usa muitas ghost notes, como fazia o Jaco e fazem esses baixistas de forró. É do estilo e não funcionaria com outro timbre.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Isso é pessoal, cada um tem sua concepção, mas pra mim:
Timbre Moderno = Marcus Miller (som aberto, stereo, com agudos, sem muitos médios, etc)...
Timbre Antigo = James Jamerson, Paul McCartney (som mais fechado, tum tum tum)...
Timbre Moderno = Marcus Miller (som aberto, stereo, com agudos, sem muitos médios, etc)...
Timbre Antigo = James Jamerson, Paul McCartney (som mais fechado, tum tum tum)...
Coder- Membro
^ultimamente tenho vistos muitos baixistas cheio de dedos, acabando com a musica do inicio ao fim.
Fico meio puto com isso, pois o sentido do baixo está se perdendo.
Eu era assim..mas um dia meu irmão me mostrou uma gravação nossa no pelourinho (um bairro aqui de salvador) e eu não aguentei ouvi. Joguei fora! Sabe por que? Tava com muita nota...depois desse dia...mudei e acho que o tum tum tum....com o bumbo colado fica muito mais gostoso de ouvir.
Pode está lá embaixo...qualquer pessoa famosa, musico virtuoso e eu continuo tocando meu feijão groovado com arroz.
Fica muito mais balançado!
Fico meio puto com isso, pois o sentido do baixo está se perdendo.
Eu era assim..mas um dia meu irmão me mostrou uma gravação nossa no pelourinho (um bairro aqui de salvador) e eu não aguentei ouvi. Joguei fora! Sabe por que? Tava com muita nota...depois desse dia...mudei e acho que o tum tum tum....com o bumbo colado fica muito mais gostoso de ouvir.
Pode está lá embaixo...qualquer pessoa famosa, musico virtuoso e eu continuo tocando meu feijão groovado com arroz.
Fica muito mais balançado!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Não há nada errado em muita nota em si. O problema é a escolha delas e as pausas que intercalam.
Exemplo bom são essas bandas de forró tipo Avião. As linhas de baixo tem um milhão de notas e é suingado no mundo.
Outro exemplo clássico, ouça com fone e depois fale:
Exemplo bom são essas bandas de forró tipo Avião. As linhas de baixo tem um milhão de notas e é suingado no mundo.
Outro exemplo clássico, ouça com fone e depois fale:
^ É o Anthony Jackson?
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Difícil dizer. Este timbre não é moderno, e não é abafado, nem fechado, nem nada do tipo. Seria "antigo", mas bem diferente dos baixos da Motown:
Um timbre moderno, pra mim, tem poucos médios e agudo sobrando um pouco.
Um timbre moderno, pra mim, tem poucos médios e agudo sobrando um pouco.
Willian Casagrande- Membro
Uso a mesma configuração q você, o resto é configuração de balanço ponte/braço.Juninho Sampaio escreveu:Eu falei, mas não disse nada...
De fato, moderno no >>mercado musical brasileiro atual<< é algo próximo deste que você descreveu, agora com o wesley safadão até o sertanejo universitário começou a aumentar os médios e diminuir o grave.
Moderno no sentido clássico da palavra para mim foram os kubicki X factor e aqueles que seguiram esta onda de baixos ativos com bastante subgraves(nada a ver com o atual contexto musical brasileiro em foco).
Oq vem depois é releitura ou coincidência, cada um segue a linha que preferir.
arturbmallmann- Membro
E o prêmio de timbre moderno dos sonhos vai para: Janek Gwizdala com seu Fodera equipado com captadores soapbar Aguilar cerâmicos e sua infinidade de caixinhas mágicas ao alcance dos pés!
Um timbre ultradefinido nos agudos e demais frequências bem equilibradas!!!
http://www.aguilaramp.com/products_pickups_AGDCB.htm
Fala pra dedéu, nos dois sentidos!!!
Um timbre ultradefinido nos agudos e demais frequências bem equilibradas!!!
http://www.aguilaramp.com/products_pickups_AGDCB.htm
Fala pra dedéu, nos dois sentidos!!!
Edão- Membro
Juninho Sampaio escreveu:Eu falei, mas não disse nada...
G100, deve ficar uma beleza de definição heim Juninho...rsrs....sonzão abafado sem definição, ou não?
Pra tocar uma valsa vai bem, mas uma frase mais rápida...sei não heim...
NeyBass- Membro
^Se você tocar com um tonante sim...fica abafado.
Desde que eu me entendo como gente o grave é 100%
Pelo menos na minha Hartke não embola...nem com meus baixos de 6 cordas.
Eu toco contrabaixo e nao cavaquinho.
Desde que eu me entendo como gente o grave é 100%
Pelo menos na minha Hartke não embola...nem com meus baixos de 6 cordas.
Eu toco contrabaixo e nao cavaquinho.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Já estourou quantos falantes, Juninho?
Coder- Membro
Estoura não...
São 9 anos tocando com a Hartke e a unica coisa que foi pro saco foi o equalizador, pq tinha um parafuso solto e fechou um curto.
São 9 anos tocando com a Hartke e a unica coisa que foi pro saco foi o equalizador, pq tinha um parafuso solto e fechou um curto.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Isso é muito pessoal,por exemplo o Marcus Miller,nos cds M2,Silver Rain até o SMV era IMO bem moderno,compressão pesada,aquele boost,o som bem na cara.Neste ultimo Cd,percebo o baixo mais cru,um timbre mais puro,com menos pressão,mais vintage.
SILVIAO- Membro
Juninho, esse grave 100% é no pré do baixo ou do amp? Também curto um som com mais graves, mas nunca coloco 100% no amp. Atualmente estou só com baixos passivos, acabo jogando sempre mais no captador do braço para dar um grave mais bacana.
ceccao- Membro
Juninho Sampaio escreveu:Estoura não...
Corajoso! Minha vida inteira toquei com o grave em 12h. Quando eu vejo que o falante começa a vibrar mais do que esperado já fico com um pé atrás...
Coder- Membro
ceccao escreveu:Juninho, esse grave 100% é no pré do baixo ou do amp? Também curto um som com mais graves, mas nunca coloco 100% no amp. Atualmente estou só com baixos passivos, acabo jogando sempre mais no captador do braço para dar um grave mais bacana.
-> 100% grave no contrabaixo.
-> Hartke VX500 toda fletada
-> Pre-amp Bass attack grave 7 (escala de 0 - 10)
Trabalho muito com a frequência do SHAPE. Se desejar um "Jaco" uso aproximadamente em 102.5
Se quiser um som mais aveludado/parrudao/bufando mais próximo do 115, mas abaixo dele sempre.
Não acontece nada...te garanto!Coder escreveu:Juninho Sampaio escreveu:Estoura não...
Corajoso! Minha vida inteira toquei com o grave em 12h. Quando eu vejo que o falante começa a vibrar mais do que esperado já fico com um pé atrás...
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Interessante essa configuração, fiquei curioso para ouvir.
ceccao- Membro
Lembrando que o pedal tem 2 botões.
SHAPE e ON/OFF
Apenas o SHAPE é ligado. Por isso, existe um "X" cortado nos outros controles. Sacou?
Ele (o pedal) trabalha cruzado.
E acredite se quiser...se você mudar essa besteirinha no shape a mudança é radical.
Percebeu que o LEVEL está no 2?
Ai é onde se esconde as cobras...sacou CODER?
Se você colocar esse level no 8, a sua caixa no volume...eu disse volume 1, tende a clipar.
No meu caso, que utilizo a VX3500, joga mais energia nos transistores. Com 15 minutos de uso, os transistores estão pegando fogo e começa a roncar...te forçando a desligar o compressor do cabeçote.
Se você deixar esse level no máximo 2, a caixa poderá trabalhar até no volume 10 e não vai clipar e o som vai ficar do "caráleo".
É muito tempo usando esse set...e quem não tem esse conhecimento se arromba. Mete o level lá pra cima.
SHAPE e ON/OFF
Apenas o SHAPE é ligado. Por isso, existe um "X" cortado nos outros controles. Sacou?
Ele (o pedal) trabalha cruzado.
E acredite se quiser...se você mudar essa besteirinha no shape a mudança é radical.
Percebeu que o LEVEL está no 2?
Ai é onde se esconde as cobras...sacou CODER?
Se você colocar esse level no 8, a sua caixa no volume...eu disse volume 1, tende a clipar.
No meu caso, que utilizo a VX3500, joga mais energia nos transistores. Com 15 minutos de uso, os transistores estão pegando fogo e começa a roncar...te forçando a desligar o compressor do cabeçote.
Se você deixar esse level no máximo 2, a caixa poderá trabalhar até no volume 10 e não vai clipar e o som vai ficar do "caráleo".
É muito tempo usando esse set...e quem não tem esse conhecimento se arromba. Mete o level lá pra cima.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Interessante esse lance do Shape, Juninho! O pedal faz toda a diferença!
Coder- Membro
Que aula, hein, Juninho!
Deixo o amp flat e mais nada, porque já acho o timbre do Ashdown pronto para o que eu toco. Como não uso equalizadores e nem pré-amps, só mexo nos tones dos baixos mesmo. Com o PB, que tenho usado mais, tone aberto ou 50% e já Élvis! Só vou precisar de um compressor mais pra frente.
Deixo o amp flat e mais nada, porque já acho o timbre do Ashdown pronto para o que eu toco. Como não uso equalizadores e nem pré-amps, só mexo nos tones dos baixos mesmo. Com o PB, que tenho usado mais, tone aberto ou 50% e já Élvis! Só vou precisar de um compressor mais pra frente.
Willian Casagrande- Membro
Nunca toquei numa Ashdown
50% do tone fica fechadão ne?
50% do tone fica fechadão ne?
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Página 1 de 2 • 1, 2