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Qual a definição de timbre moderno?

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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por Willian Casagrande Qua Nov 23, 2016 1:21 pm

Eu acho que cê iria curtir. Pra tocar uns funks clássicos, é bem o timbre.
50% do tone não fecha muito, não. Acho que é porque o meu PB é mais médio/agudo. O som é mais estalado.


Última edição por Willian Casagrande em Qua Nov 23, 2016 1:59 pm, editado 1 vez(es)
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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Nov 23, 2016 1:39 pm

seco ne?
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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por allexcosta Qua Nov 23, 2016 1:44 pm

Juninho Sampaio escreveu:Desde que eu me entendo como gente o grave é 100%

Eu acho esse tipo de conceito um absurdo.

Tem pré no mercado que o grave é +16db em 40hz. E o cara ainda dá um boost no sinal depois disso. Técnico de som fica louco e de repente não tem mais baixo no PA.

EQ existe pra você buscar um timbre que tem na cabeça, não pra girar botões de maneira aleatória com posições pré-concebidas tipo grave no todo, médio no 6 e agudo no 5. Isso é uma enorme bobagem.

E estoura falante sim, viu. Já vi inúmeras vezes. Já vi trio elétrico perder 4 caixas de grave porque o baixista passa som com volume baixo e grave no mínimo e quando começa a música coloca tudo no talo. Não concordo.
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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Nov 23, 2016 2:09 pm

^pois é...só toco assim.
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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por JAZZigo Qua Nov 23, 2016 2:30 pm

allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Desde que eu me entendo como gente o grave é 100%

Eu acho esse tipo de conceito um absurdo.

Tem pré no mercado que o grave é +16db em 40hz. E o cara ainda dá um boost no sinal depois disso. Técnico de som fica louco e de repente não tem mais baixo no PA.

EQ existe pra você buscar um timbre que tem na cabeça, não pra girar botões de maneira aleatória com posições pré-concebidas tipo grave no todo, médio no 6 e agudo no 5. Isso é uma enorme bobagem.

E estoura falante sim, viu. Já vi inúmeras vezes. Já vi trio elétrico perder 4 caixas de grave porque o baixista passa som com volume baixo e grave no mínimo e quando começa a música coloca tudo no talo. Não concordo.
[2]
Tô com o Allex. No meu caso, ajusto a equalização conforme o ambiente, o tipo de som, os demais instrumentos na banda, o amplificador, as caixas acústicas e, claro, o próprio baixo. IMHO, essa ideia de fórmula mágica e fixa é um erro.
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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por Willian Casagrande Qua Nov 23, 2016 2:41 pm

^ Eu não entendi dessa forma o que o Juninho disse. O que ele descreveu funciona para ele, na aplicação que ele usa, com o equipo dele e tal. Não entendi como uma regra universal de equalização.
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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Nov 23, 2016 2:49 pm

^Amém.
Inclusive não uso o equalizador da caixa ou de lugar nenhum, pois não tem como levar a minha caixa pra um shopping, trio, etc...lugares complicados e com isso terei sempre as mesmas configurações que uso em qualquer lugar, uma vez que não uso o recurso caixa.

Apenas o baixo e pré-amp. Bem por ai!
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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por JAZZigo Qua Nov 23, 2016 3:56 pm

Willian Casagrande escreveu:^ Eu não entendi dessa forma o que o Juninho disse. O que ele descreveu funciona para ele, na aplicação que ele usa, com o equipo dele e tal. Não entendi como uma regra universal de equalização.
scratch Ué! Foi o próprio Juninho que respondeu ao último post do Allex:
Juninho Sampaio escreveu:^pois é...só toco assim.
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Mensagem por SILVIAO Qua Nov 23, 2016 4:04 pm

Faz todo sentido Juninho,o pré mais trsnquilo ,não distorce e o poweramp fala a vontade.
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Mensagem por Willian Casagrande Qua Nov 23, 2016 4:08 pm

O grave do baixo e do Bass Attack é que ficam no talo, JAZZ, não o do amp. Além disso, ele suprime bem o volume do pedal, aí não clipa.
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Mensagem por Juninho Sampaio Qua Nov 23, 2016 4:21 pm

^Perfect
Né possível que só o willian tenha entendido.

Baixo 100% + Pré no 7 e caixa fletada + ganho no pré no quase minimo = volume de sobra até arrombar os tímpanos no amp.
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Mensagem por JAZZigo Qua Nov 23, 2016 4:49 pm

Willian Casagrande escreveu:O grave do baixo e do Bass Attack é que ficam no talo, JAZZ, não o do amp. Além disso, ele suprime bem o volume do pedal, aí não clipa.
Grave no talo... scratch Bom, ainda acho que tem algo muito errado aí, mas, se Juninho tá feliz, que continue assim! cheers

P.S.: Bom lembrar que nada é bom demais que não possa ser melhorado! Wink
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Mensagem por Normando Neto Qua Nov 23, 2016 5:27 pm

Eu acho que entendo o que o Juninho quis dizer. Equalização tem tudo a ver com estrutura de ganho. Mexeu no ganho e volume as frequências mudam. Eu não uso grave no talo, nem penso nisso, mas entendo que se o sinal sair num nível "baixo", isto é, com pouco ganho, isso não terá maiores consequências. Se tivesse problema com o PA todos os técnicos seriam inimigos dele, né (que é que os caras falam, Juninho)? E no caso do que o Alex falou, passar o som com frequências no mínimo e depois aumentar, estourando falantes, é exatamente o contrário: se o Juninho já pôe o grave no talo, o técnico do PA ajusta de acordo e, como o Juninho não tem mais pra onde aumentar lol! lol! lol! , fica mais seguro do que o inverso.
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Mensagem por Juninho Sampaio Qua Nov 23, 2016 5:29 pm

Juninho Sampaio escreveu:^Perfect
Né possível que só o willian tenha entendido.

Baixo 100% + Pré no 7 e caixa fletada + ganho no pré no quase minimo = volume de sobra até arrombar os tímpanos no amp.

Jazz eu disse pré amp no 7
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Mensagem por Juninho Sampaio Qua Nov 23, 2016 5:33 pm

Normando Neto escreveu:Eu acho que entendo o que o Juninho quis dizer. Equalização tem tudo a ver com estrutura de ganho. Mexeu no ganho e volume as frequências mudam. Eu não uso grave no talo, nem penso nisso, mas entendo que se o sinal sair num nível "baixo", isto é, com pouco ganho, isso não terá maiores consequências. Se tivesse problema com o PA todos os técnicos seriam inimigos dele, né (que é que os caras falam, Juninho)? E no caso do que o Alex falou, passar o som com frequências no mínimo e depois aumentar, estourando falantes, é exatamente o contrário: se o Juninho já pôe o grave no talo, o técnico do PA ajusta de acordo e, como o Juninho não tem mais pra onde aumentar lol! lol! lol! , fica mais seguro do que o inverso.

Os técnico adoram, pois eu não mexo na equalização de grave. Apenas na de agudo, quando preciso dar uma slap mais ardido!
Os técnicos, alguns...deles pedem assim...

Baixista...pode me dar um pouco mais de volume no baixo...como já sei o que é...saio do level 2 para o 3 e se pedir mais um pouco 4. E tudo sempre resolvido.
Inclusive o último show foi assim...no pelourinho e dei uma canja para um outro baixista e fui ouvi la na frente...Estava DIVINO!

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Mensagem por SILVIAO Qua Nov 23, 2016 6:28 pm

Funciona sim.O que manda muito é a força com que o baixista toca,tem músico que espanca o baixo,assim o sinal já vem forte,independente da Eq e do ganho.
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Mensagem por Rico Qua Nov 23, 2016 6:31 pm

SILVIAO escreveu:Funciona sim.O que manda muito é a força com que o baixista toca,tem músico que espanca o baixo,assim o sinal já vem forte,independente da Eq e do ganho.

Me ocorreu dizer algo semelhante.
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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por allexcosta Qua Nov 23, 2016 6:43 pm

JAZZigo escreveu:se Juninho tá feliz, que continue assim! cheers

Sem dúvida.

Eu não quis dizer que não funciona ou que o Juninho não tira um timbre excelente do equipo dele. Meu problema é com o conceito.

Eu conheço alguns baixistas famosos que fazem isso. Um deles é o Bi Ribeiro. Já emprestei um baixo pra ele e a primeira coisa que ele perguntou foi "onde é o grave"? Atochou tudo e tocou feliz da vida.

Outro é um baixista monstro de Salvador. Faz a mesma coisa... Já vi ele tocando com o timbre meio embolado, mas não adianta falar, é tipo uma tradição de rodar o grave até o botão não mexer mais.

Apesar de comum, esse hábito é contra tudo que a gente sabe de áudio. É equivalente a EQ sorriso by default.
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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por arturbmallmann Qua Nov 23, 2016 9:07 pm

allexcosta escreveu:
E estoura falante sim, viu. Já vi inúmeras vezes. Já vi trio elétrico perder 4 caixas de grave porque o baixista passa som com volume baixo e grave no mínimo e quando começa a música coloca tudo no talo. Não concordo.

Mas aí tbm é sacanagem, passar som com um ajuste e tocar com outro.

Juninho Sampaio escreveu:Os técnico adoram, pois eu não mexo na equalização de grave. Apenas na de agudo, quando preciso dar uma slap mais ardido!
Certo! no pré do baixo só me limito a ajustar o agudo durante a apresentação. Confesso que ajusto mais mesmo é o balanço, conforme o timbre que busco em cada música: ponte e meio. Sempre passo o som com o balanço no meio.
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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por JAZZigo Qua Nov 23, 2016 10:14 pm

allexcosta escreveu:
JAZZigo escreveu:se Juninho tá feliz, que continue assim! cheers

Sem dúvida.

Eu não quis dizer que não funciona ou que o Juninho não tira um timbre excelente do equipo dele. Meu problema é com o conceito.

Eu conheço alguns baixistas famosos que fazem isso. Um deles é o Bi Ribeiro. Já emprestei um baixo pra ele e a primeira coisa que ele perguntou foi "onde é o grave"? Atochou tudo e tocou feliz da vida.

Outro é um baixista monstro de Salvador. Faz a mesma coisa... Já vi ele tocando com o timbre meio embolado, mas não adianta falar, é tipo uma tradição de rodar o grave até o botão não mexer mais.

Apesar de comum, esse hábito é contra tudo que a gente sabe de áudio. É equivalente a EQ sorriso by default.
Caras assim, se pegarem um baixo passivo, estão em apuros.
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Mensagem por Juninho Sampaio Qui Nov 24, 2016 10:04 am

^quando estava tocando com o Fender passivão, a caixa continuava igual, o grave no mesmo lugar e o que era alterado era a velha frequência de shape e o level sai do número 2 pra 2,5.

É o que estou falando desde o inicio...trabalho no shape apenas. É tão lindo!
No dia que eu tiver uma grana sobrando, juro que vou a um encontro desses pra mostrar pra vocês e não embola nadinha...é demais.

ah! tava esquecendo...Esse level poderia ser até mais baixo, SE NÃO FOSSE O MAIOR LADRÃO DE SINAL DE TODOS OS PEDAIS DO PLANETA. O Cry Baby 105q.
Quando tiro ele da cadeia...o sinal vai la pra cima.
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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por SILVIAO Qui Nov 24, 2016 9:18 pm

Deu aula Juninho.Voce conseguiu seu "timbre ideal" portatil dominando e extraindo o máximo do seu equipo.
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Mensagem por Juninho Sampaio Sex Nov 25, 2016 8:17 am

^Acredite...aquele ranço que baixistas tem de montar o instrumento e ficar Tum tum tum...frase pra la, frase pra cá...eu não tenho.

Eu monto tudo...toco no cabo pra testar, coloco o plug e digo assim:
- Quando quiser começar me chame, o meu ta pronto!

Vou sentar!
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Mensagem por JAZZigo Sex Nov 25, 2016 10:56 am

SILVIAO escreveu:extraindo o máximo do seu equipo.
Ignorar 3 dos controles de parâmetros disponíveis no pedal não é bem o que eu chamaria de extrair o máximo do equipamento, enfim...

Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 C6LG4ay
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Mensagem por Breno_Barnabe Sex Nov 25, 2016 11:21 am

Extrair o máximo no sentido de testar e achar um som que agradesse, acho que foi isso que quiseram dizer, não?
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Mensagem por Juninho Sampaio Sex Nov 25, 2016 11:59 am

Jazz,
Os 3 controles que você entendeu que são ignorados, são usados sim. Apenas quando quero fritar alguma coisa...pois eles juntos simulam um valvulado.
Porém raramente uso, lembrando que não toco a praia de rock que 90% aqui toca. Minha linha é mais black, pop, etc...

O Shape deixo ligado fulltime.

Entendi o seu questionamento.
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Mensagem por Willian Casagrande Sex Nov 25, 2016 12:40 pm

Juninho Sampaio escreveu:seco ne?

Não tinha visto seu comentário rs. É um timbre gordão, saca, mais vintage. Pra tocar um Tower Of Power com um PB fica show...
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Mensagem por SILVIAO Sex Nov 25, 2016 2:58 pm

Jazzigo, eu tenho muito a aprender com voce amigo,mas as vezes menos é mais.Eu mesmo cada vez uso menos Eq,Ganho,preamp interno do meu baixo,e por ai vai.
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Mensagem por JAZZigo Sex Nov 25, 2016 10:38 pm

^
Silviao, Juninho, William, Breno, galera, de boa, cada um na sua! up Acho que não adianta tentar traduzir em palavras... não entendo o que vocês querem dizer, também não me faço entender... parece conversa de surdo (ou de cego), sem ofensas! Razz Quem sabe um dia, a gente consiga reunir-se para mostrar como a coisa funciona melhor para cada um! Wink
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Mensagem por Rafael D'Avila Sáb Nov 26, 2016 8:39 pm

allexcosta escreveu:Não existe essa definição clara.

Se você escuta um som de baixo e pra você parece que esse som não era usado em músicas que você considera antigas, esse som pode ser chamado de moderno.

O engraçado é que a grande maioria dos sucessos dos anos 80 possuíam baixo sintetizado, que é a epítome da modernidade.

Ouve aí:

Valeu as dicas Alex, curti, estou escutando.


Última edição por allexcosta em Sáb Dez 10, 2016 11:18 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Quote de vídeos)
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Mensagem por SILVIAO Sáb Dez 10, 2016 11:15 pm

Juninho o controle de Brite é Boost Only,ou Boost/Cut?
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Mensagem por Zubrycky Dom Dez 11, 2016 7:41 pm

Na minha cabeça a coisa funciona assim...

Timbre vintage: Timbre grave ou semelhante ao contrabaixo acústico.
Timbre moderno: Timbre agudo.

notme
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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Dez 12, 2016 10:06 am

SILVIAO escreveu:Juninho o controle de Brite é Boost Only,ou Boost/Cut?

Não é CUT
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Mensagem por SILVIAO Seg Dez 12, 2016 3:39 pm

Ele apenas acrescenta agudos certo? ?)
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Mensagem por Juninho Sampaio Seg Dez 12, 2016 5:59 pm

yes
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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por John Music Ter Dez 13, 2016 11:27 am

Bom, se a questão é puramente esta: "som moderno é eq. smile e som antigo é gravão ou grave + médio"...por essa definição que foi um tanto enfatizada aqui, então algumas músicas do White Album de 1968 dos Beatles têm som de baixo moderno, e o som de baixo do Natiruts é "vintage"...

É uma questão complicada. E analisando não o timbre isolado no baixo, mas sim o baixo na mix, aí é que a coisa complica.
Um timbre de baixo vintage numa música moderna não deixa a música necessariamente "vintage". Um timbre moderno em música vintage não faz a música soar necessariamente "moderna." Depende da vibe da música, da época, do baixista, da produção...são "n" circunstâncias, isso fala muito alto (muito e muito mais do que eq. smile ou não).

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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por allexcosta Ter Dez 13, 2016 11:40 am

John Music escreveu:Bom, se a questão é puramente esta (...)

Não é.
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Qual a definição de timbre moderno? - Página 2 Empty Re: Qual a definição de timbre moderno?

Mensagem por John Music Ter Dez 13, 2016 11:52 am

allexcosta escreveu:
John Music escreveu:Bom, se a questão é puramente esta (...)

Não é.

Concordo e muito! Cool
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