Sou meio-surdo e toco contrabaixo, mas tenho uma dúvida
+6
Rico
Sonikado
AndréBurger
rafael.buzzi.andrade
allexcosta
jhonatalima123
10 participantes
Página 1 de 1
Sou meio-surdo e toco contrabaixo, mas tenho uma dúvida
Bem, primeiramente Boa noite a todos, sou novo no fórum e estou com uma pequena dúvida:
Sou meio-surdo, como foi visto no título, e isso meio que me dificulta, pois eu preciso de fones de ouvido ou headphones para ouvir os graves e, além disso, tenho o instinto de não usar esses aparelhos para fins de preservação da minha audição, porém sem ouvir os graves de uma música não vou ter como aprender completamente determinada música. Vocês tem alguma dica ou algo que possa ser de utilidade para mim??? Desde já agradeço!!!
Sou meio-surdo, como foi visto no título, e isso meio que me dificulta, pois eu preciso de fones de ouvido ou headphones para ouvir os graves e, além disso, tenho o instinto de não usar esses aparelhos para fins de preservação da minha audição, porém sem ouvir os graves de uma música não vou ter como aprender completamente determinada música. Vocês tem alguma dica ou algo que possa ser de utilidade para mim??? Desde já agradeço!!!
Última edição por Claudio em Ter Nov 29, 2016 7:11 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não utilize cores nos títulos dos tópicos, por favor leia o conjunto de regras do Fórum.)
jhonatalima123- Membro
Re: Sou meio-surdo e toco contrabaixo, mas tenho uma dúvida
Arruma um retorno bom pra batera e baixo e senta nele. Junto com os fones.
Mas preservar a audição é um paradoxo. Se colocar baixo, você não ouve. Se for alto, prejudica. Não vejo saída.
Mas preservar a audição é um paradoxo. Se colocar baixo, você não ouve. Se for alto, prejudica. Não vejo saída.
allexcosta- Administrador
Talvez um instrumento acústico(double bass) ou semi-acústico (baixolão) te ajude a sentir melhor a música.
Se tiver algum conhecido que possua, experimenta.
Se tiver algum conhecido que possua, experimenta.
Talvez focar na parte de partituras e tablaturas, a fim de você nao ter que ouvir tantas vezes a música para tirá-la e economizar audição..
AndréBurger- Membro
Há opções que auxiliam (e muito) a audição de graves sem necessariamente usar os ouvidos. Porém a definição das notas ainda tem que vir da audição.
Por exemplo: Um aparelho chamado Buttkicker. Basicamente um subwoofer silencioso, transmite as vibrações graves diretamente pro lugar onde você está sentado. Não é um "quase": é literalmente a bobina de um subwoofer, porém, sem o cone gerando som audível.
Há também "roupas de graves" (como a deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6ngp9zKvRzc) que tem o mesmo efeito.
E um médico acompanhando
Por exemplo: Um aparelho chamado Buttkicker. Basicamente um subwoofer silencioso, transmite as vibrações graves diretamente pro lugar onde você está sentado. Não é um "quase": é literalmente a bobina de um subwoofer, porém, sem o cone gerando som audível.
Há também "roupas de graves" (como a deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6ngp9zKvRzc) que tem o mesmo efeito.
E um médico acompanhando
Sonikado- Membro
Joel Moncorvo tem um trabalho voltado para o tema. Procure-o.
Rico- Eterno Colaborador
Rico escreveu:Joel Moncorvo tem um trabalho voltado para o tema. Procure-o.
Ia dizer isso agora. Ele pesquisa há alguns anos sobre isso, trabalhando com crianças totalmente surdas. Vale a pena procurar.
Existe um fabricante de retornos para bateria chamada Butt Kicker (o nome é esse mesmo) que trabalha por vibração (um aparelho fixado no banco da bateria). Existe uma versão para contrabaixo, que é uma plataforma, um quadrado onde você fica em cima e o negócio vibra. Dizem ser muito eficiente...
Última edição por joabi em Ter Nov 29, 2016 1:59 pm, editado 1 vez(es)
joabi- Eterno Colaborador
existem também os fones de condução óssea (bonephones). é o "mesmo" efeito de colocar o queixo no bojo do baixo quando desplugado; esses fones ressoam na base do crânio, atrás da orelha, ou perto do maxilar, e não prejudicam a audição a altos volumes.
Raul S.- Membro
O lance de estudar bastante o "tocar" por partitura, tablatura, cifra etc.. é bem trabalhoso mas acredito ser o mais em conta. Como toco instrumentos acústicos, sem captação, a partitura na frente ou colada no chão já me salvou muitas vezes por estar "surdo" num palco com instrumentos plugados e bateria na orelha. Mas todas as dicas dos colegas são fantásticas.
elson.arcos- Membro