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Qualidade da construção de um contrabaixo Fender na década de 50 vs atualmente

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Mensagem por gregorybarbosa Sáb Fev 11, 2017 8:36 am

monteirofn escreveu:
gregorybarbosa escreveu:Alguém conhece um contrabaixo na pegada single-coil 50's até 1300 reais?



Conversa com o Mestre Bertola, o meu foi feito por ele.

Qualidade da construção de um contrabaixo Fender na década de 50 vs atualmente - Página 2 9Xu3AS1  Qualidade da construção de um contrabaixo Fender na década de 50 vs atualmente - Página 2 QHnpqJn
Deve sair uma sonzeira absurda desse baixo, cara.
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Mensagem por allexcosta Sáb Fev 11, 2017 8:37 am

Assunto interessante e complexo.

Os cortes hoje são mais precisos, porém há algumas diferenças nos métodos de construção e materiais.

O tensor instalado com rampa produz algumas características sonoras e de propagação específicas. As árvores eram cortadas mais velhas e as madeiras eram mais maduras e as placas maiores. Peças de alder que permitiam um corpo em peça única eram utilizadas. Menos cola, mais ressonância (em teoria).

A construção em si não era tão diferente. Dito isso, existe uma magia nesses Fender velhos que não dá pra colocar em palavras, mas tavez um vídeo ajude:

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Mensagem por Groovin Sáb Fev 11, 2017 8:56 am

nteirofn escreveu:
gregorybarbosa escreveu:Alguém conhece um contrabaixo na pegada single-coil 50's até 1300 reais?



Conversa com o Mestre Bertola, o meu foi feito por ele.
 (fotos)

Essa escala clara com marcação em blocos  headbang
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Mensagem por JAZZigo Sáb Fev 11, 2017 10:22 am

allexcosta escreveu:A construção em si não era tão diferente. Dito isso, existe uma magia nesses Fender velhos que não dá pra colocar em palavras, mas tavez um vídeo ajude:
Uau! Tem algo de realmente inexplicável e fascinante no timbre desse baixo. Shocked Parabéns, Alex! :curti:


Última edição por JAZZigo em Sáb Fev 11, 2017 10:31 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por JAZZigo Sáb Fev 11, 2017 10:30 am

^
E é deveras impressionante como a Fender conseguiu resgatar essa mesma vibe com o CS Dusty Hill Sig. P-Bass. Suponho que as especificações, materiais e método de construção tenho sido muito fiéis à concepção dos primeiros P-Basses.

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Mensagem por gregorybarbosa Sáb Fev 11, 2017 10:53 am

allexcosta escreveu:Assunto interessante e complexo.

Os cortes hoje são mais precisos, porém há algumas diferenças nos métodos de construção e materiais.

O tensor instalado com rampa produz algumas características sonoras e de propagação específicas. As árvores eram cortadas mais velhas e as madeiras eram mais maduras e as placas maiores. Peças de alder que permitiam um corpo em peça única eram utilizadas. Menos cola, mais ressonância (em teoria).

A construção em si não era tão diferente. Dito isso, existe uma magia nesses Fender velhos que não dá pra colocar em palavras, mas talvez um vídeo ajude:

Que instrumento incrível...
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Mensagem por gregorybarbosa Sáb Fev 11, 2017 10:56 am

JAZZigo escreveu:^
E é deveras impressionante como a Fender conseguiu resgatar essa mesma vibe com o CS Dusty Hill Sig. P-Bass. Suponho que as especificações, materiais e método de construção tenho sido muito fiéis à concepção dos primeiros P-Basses.

Esse Signature do Dusty Hill é um espetáculo à parte. Gostei muito deste Custom Shop também:
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Mensagem por allexcosta Sáb Fev 11, 2017 12:46 pm

JAZZigo escreveu:Uau! Tem algo de realmente inexplicável e fascinante no timbre desse baixo.

Não tem?

Se você já viu outros vídeos e pequenas demos que faço meio que vou tocando um monte de coisa de qualquer jeito. Nesse aí fiquei todo comportadinho fazendo umas frases lógicas e tal, meio que respeitando o baixo. Isso acontece muito comigo, cada instrumento me faz ter idéias musicais diferentes.

Esse baixo aí, sei não, é muito louco. Parece que vem com um pozinho mágico dentro da madeira.
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Mensagem por gregorybarbosa Sáb Fev 11, 2017 1:15 pm

↑ você sabe qual a história desse instrumento até chegar a você? Um instrumento desses deve ter muita história.
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Mensagem por Breno_Barnabe Sáb Fev 11, 2017 1:30 pm

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Mensagem por gregorybarbosa Sáb Fev 11, 2017 3:39 pm

↑ Valeeu, Breno. Se este instrumento for realmente de 53 como ele acredita ser, esse treco tem quase 3x a minha idade. Mais impressionante que o fato de que as coisas eram feitas para durar antigamente, é o timbre desse baixo. Incrível.
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Mensagem por Stormbringer Sáb Fev 11, 2017 4:14 pm

Fora o baixo tem a mão do baixista. Eu ainda quero chegar num slap limpo e percursivo igual o do Allex Shocked
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Mensagem por miki_san Sáb Fev 11, 2017 8:36 pm

Alguém pode me explicar como se posiciona a mão esquerda naquele thumb-rest lá embaixo. Nunca entendi direito este posicionamento nestes Precisions da década de 50.
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Mensagem por Zubrycky Sáb Fev 11, 2017 8:50 pm

miki_san escreveu:Alguém pode me explicar como se posiciona a mão esquerda naquele thumb-rest lá embaixo. Nunca entendi direito este posicionamento nestes Precisions da década de 50.

Assim:

Qualidade da construção de um contrabaixo Fender na década de 50 vs atualmente - Página 2 Enter_movie-lovemercy-cusack-g_19210355_ver1.0_640_480





O intuito desta parte do baixo (Chamada finger rest quando posicionada abaixo) é facilitar o toque das cordas feitas com o polegar. Meu velho Ibanez Sg tem um desses e adoro tocar aquele baixo dessa forma (Como, por exemplo, aqui... Wink )
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Mensagem por miki_san Sáb Fev 11, 2017 10:38 pm

Valeuuu! Ou seja, não é um thumb rest como postei na pergunta. Entendido. No seu video não consigo enxergar, mas creio que o finger rest fica próximo da ponte, certo?
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Mensagem por allexcosta Sáb Fev 11, 2017 10:40 pm

^ Não brother. Dá pra ver onde fica nas fotos.

Qualidade da construção de um contrabaixo Fender na década de 50 vs atualmente - Página 2 Finger-rest-bass-02-1000x1000
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Mensagem por miki_san Sáb Fev 11, 2017 10:46 pm

Ok, valeu. Fiquei com a impressão de sua mão direita tava lá embaixo.
Esta técnica é bem diferente!
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Mensagem por allexcosta Sáb Fev 11, 2017 10:53 pm

^ Minha mão direita? Como assim?
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Mensagem por miki_san Sáb Fev 11, 2017 10:56 pm

Opa é o sono! Sorry!
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Mensagem por gregorybarbosa Dom Fev 12, 2017 11:03 am

Na prática, o que a mudança do single-coil para o humbucker significou para os P-Bass de modo geral?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Fev 12, 2017 11:37 am

^ Cara, o captador dos P-Bass atuais, são, na verdade "split-cois", são divididos em dois e suas bobinas ligadas em paralelo e não em série. Isso faz com que haja a redução de ruídos sem a perda característica de "high end" dos capts tipo Hb. Nesses, as bobinas são ligadas em série, no que resulta aumento da saída e cancelamento do ruído de 60Hz característico dos "single-coils", mas com certa perda de "high end".
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Mensagem por allexcosta Dom Fev 12, 2017 12:14 pm

gregorybarbosa escreveu:Na prática, o que a mudança do single-coil para o humbucker significou para os P-Bass de modo geral?

Timbre, ausência de ruído e eterna síndrome das cordas finas com menos ganho.

Eu prefiro o modelo antigo por uma longa margem.
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Mensagem por JAZZigo Dom Fev 12, 2017 2:31 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Cara, o captador dos P-Bass atuais, são, na verdade "split-cois", são divididos em dois e suas bobinas ligadas em paralelo e não em série.
Desculpe, Bertola, mas acho que está enganado. É ao contrário. Normalmente, as bobinas de um split coil P-Bass style pickup são conectadas em série (padrão Fender) e não em paralelo, conforme imagem abaixo.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Fev 12, 2017 2:53 pm

^ Tem razão JAZZigo, equivoquei-me...
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Mensagem por Zubrycky Seg Fev 13, 2017 10:18 pm

miki_san escreveu:Valeuuu! Ou seja, não é um thumb rest como postei na pergunta. Entendido. No seu video não consigo enxergar, mas creio que o finger rest fica próximo da ponte, certo?

No meu Ibanez SG, o Finger rest fica perto do braço mesmo (A foto abaixo é de um Gibson, mas dá para ter ideia da posição da peça).

Qualidade da construção de um contrabaixo Fender na década de 50 vs atualmente - Página 2 Eb3_cutout3 



Quanto ao meu vídeo, toquei com o polegar perto da ponte mesmo... notme 

(A ideia de mostrar o vídeo foi a de demonstrar a técnica do polegar em ação). Wink
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Mensagem por gregorybarbosa Qui Fev 16, 2017 4:50 pm

Seria besteira minha achar que esse 51 Reissue soa incrível?

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 16, 2017 4:53 pm

^ Cara, o que vc está ouvindo é fruto de "plug-ins" de programas de gravação....
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Mensagem por gregorybarbosa Qui Fev 16, 2017 5:02 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Cara, o que vc está ouvindo é fruto de "plug-ins" de programas de gravação....

Então seria sim facepalm
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 16, 2017 5:16 pm

^ Procure no you2be um vídeo em HD de uma boa banda, com o baixista tocando em um amp de verdade, como um Ampeg SVT400, um GK, um Ashdown, etc....
https://www.youtube.com/watch?v=0mx6nAcNB9E
https://www.youtube.com/watch?v=hVdygQyz5js
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Mensagem por gregorybarbosa Sex Fev 17, 2017 6:40 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Procure no you2be um vídeo em HD de uma boa banda, com o baixista tocando em um amp de verdade, como um Ampeg SVT400, um GK, um Ashdown, etc....
https://www.youtube.com/watch?v=0mx6nAcNB9E
https://www.youtube.com/watch?v=hVdygQyz5js

Beleza. Valeu, Bertola up
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Mensagem por gregorybarbosa Qua Fev 22, 2017 8:43 pm

O headstock similar ao de uma guitarra telecaster causa mais dead spots no instrumento pela massa menor?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 22, 2017 8:55 pm

gregorybarbosa escreveu:O headstock similar ao de uma guitarra telecaster causa mais dead spots no instrumento pela massa menor?
Não
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Mensagem por fheliojr Qui Fev 23, 2017 11:06 pm

allexcosta escreveu:...O tensor instalado com rampa produz algumas características sonoras e de propagação específicas...

Vc poderia discorrer um pouco sobre isso, alex?

ahn

miki_san escreveu:Alguém pode me explicar como se posiciona a mão esquerda naquele thumb-rest lá embaixo...

Naquela posição, ele se chama tug bar.
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Mensagem por gregorybarbosa Seg Fev 27, 2017 11:59 am

Um captador como este seria a única maneira de cancelar os zumbidos ou uma blindagem com fita de cobre resolveria?
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Mensagem por Vinicius F Seg Fev 27, 2017 1:19 pm

^Só assim ou outro modelo com bobina dupla, como os stacked. Qualquer outra coisa só atenua um pouquinho o ruído. De qualquer forma, é melhor desencanar do ruído. Esses captadores tem som diferente dos single coil, portanto, se quiser um baixo que soe realmente como os primeiros precision, abraçe o ruído...
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Mensagem por Stormbringer Seg Fev 27, 2017 1:22 pm

^
Técnico de som: Seu baixo ou seus pedais estão com um ruido, tem que cortar.
Musico: É assim mesmo, faz parte do intrumento
T: Mas assim vai estragar meu equipamento

Já presenciei esse diálogo Razz
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Mensagem por gregorybarbosa Seg Fev 27, 2017 1:29 pm

Vinicius F escreveu:^Só assim ou outro modelo com bobina dupla, como os stacked. Qualquer outra coisa só atenua um pouquinho o ruído. De qualquer forma,  é melhor desencanar do ruído. Esses captadores tem som diferente dos single coil, portanto, se quiser um baixo que soe realmente como os primeiros precision, abraçe o ruído...

O cara que fabrica diz que se fizer uma ligação em série ou paralelo (não lembro em qual), o som é mantido. Agora, se é verdade, eu não sei (pra que prestar atenção nas aulas de física, né)
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Mensagem por Stormbringer Seg Fev 27, 2017 1:36 pm

^Rapaz, uma volta a menos ou uma a mais na bobina ja da diferença de som, discutir isso é meio que discutir o sexo dos anjos, as vezes de fábrica instrumentos iguais não soam igual.
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Mensagem por gregorybarbosa Seg Fev 27, 2017 2:00 pm

Stormbringer escreveu:^Rapaz, uma volta a menos ou uma a mais na bobina ja da diferença de som, discutir isso é meio que discutir o sexo dos anjos, as vezes de fábrica instrumentos iguais não soam igual.

Nada como ouvir a voz da experiência falando. Bom, pelo menos eu não vou gastar dinheiro com fita de cobre atoa
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Mensagem por Stormbringer Seg Fev 27, 2017 2:25 pm

Cara, é que "arquitetura do captador" e "blindagem" são coisas distintas.
Você falou de usar uma arquitetura de captador diferente pra eliminar o ruido, ok, mas alterando o captador você altera o timbre.
A blindagem não, você só esta isolando parte do circuito do "mundo exterior". Isso ja pode te deixar satisfeito.

Offtopic sobre ruido de interferência: Eu tive uma vitrola quando menino, que nao tinha rádio, erá só vitrola mesmo. Porém, dependendo do dia(umidade ou sei lá), se você encostasse na parte metálica do gabinete dela, começava a sair a Jovem Pan AM nos falantes Razz

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Mensagem por gregorybarbosa Seg Fev 27, 2017 2:30 pm

Stormbringer escreveu:Cara, é que "arquitetura do captador" e "blindagem" são coisas distintas.
Você falou de usar uma arquitetura de captador diferente pra eliminar o ruido, ok, mas alterando o captador você altera o timbre.
A blindagem não, você só esta isolando parte do circuito do "mundo exterior". Isso ja pode te deixar satisfeito.

Offtopic sobre ruido de interferência: Eu tive uma vitrola quando menino, que nao tinha rádio, erá só vitrola mesmo. Porém, dependendo do dia(umidade ou sei lá), se você encostasse na parte metálica do gabinete dela, começava a sair a Jovem Pan AM nos falantes Razz


Sim, mas o Vinicius F comentou que a blindagem com fita de cobre só atenua um pouco os ruídos. Não gostaria de passar futuramente por isso que você passou com técnicos de som, por isso pensei em blindagem e em captadores nesse estilo.
__
Offtopic
Demorei pra recordar o que era uma vitrola Shocked . Nem lembrava que isso existiu um dia, talvez por não ser da minha época
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Qualidade da construção de um contrabaixo Fender na década de 50 vs atualmente - Página 2 Empty Re: Qualidade da construção de um contrabaixo Fender na década de 50 vs atualmente

Mensagem por Stormbringer Seg Fev 27, 2017 3:43 pm

Eu não passei por isso, meus baixos são até silenciosos quando eu nao ligo num pedal que tenha drive Razz, mas eu presenciei essa conversa. E era um guitarrista(eu acho, nao lembro bem da cena, estou lembrando enquanto estou escrevendo). A conversa era bem essa "estragar meu equipamento", isso que ficou na minha cabeça... era pura inplicância do cara.

Baixo ativo, se vc abre o agudo tambem chia um pouco, enfim, o chiado faz parte dos instrumentos eletricos de corda, existem as coisas pra diminuir isso, influindo ou não no timbre.
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Mensagem por Rui Lima Qua Mar 01, 2017 10:11 am

Eu adoro ruído ehehe. Faz parte do que é vivo. Nenhuma captação é tão viva como single coil.
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Mensagem por JAZZigo Qua Mar 01, 2017 2:10 pm

gregorybarbosa escreveu:Sim, mas o Vinicius F comentou que a blindagem com fita de cobre só atenua um pouco os ruídos.
Depende da qualidade do serviço. Com a blindagem das boninas e a troca dos fios comuns por cabinhos coaxiais blindados (malha devidamente aterrada), conforme as imagens abaixo, além da blindagem da cavidade do circuito, claro, eu diria que a redução do ruído fica em torno de 80% a 90%.

Aero Instrument Type-1 J-Bass Single Coil AlNiCo V Pickup Set
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Mensagem por Vinicius F Qua Mar 01, 2017 6:43 pm

^

Fiz isso no meu Jazz Bass e ficou ótimo, deve ter amenizado em torno de uns 60%. No precision, tirei a fita preta, coloquei a de cobre e recoloquei a fita preta por cima. Troquei os cabos e aterrei, exatamente da mesma forma do JB. Mas a redução ficou em torno de uns 20% só. Desconfio que é mais por causa da alta saída do Quarter Pounder, que é algo anormal . Alguma pista ou dica, senhores? (já vi e revi toda a instalação).

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Mensagem por allexcosta Qua Mar 01, 2017 7:00 pm

Pbass não cancela sozinho?
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Mensagem por Vinicius F Qua Mar 01, 2017 7:24 pm

É um single coil, aquele classic vibe azul.
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Mensagem por gpraxedes Qui Mar 02, 2017 1:10 am

allexcosta escreveu:...Dito isso, existe uma magia nesses Fender velhos que não dá pra colocar em palavras, mas tavez um vídeo ajude:



claps claps claps claps
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