Trocando a bateria de 9v
+3
rafacar
allexcosta
bodhan
7 participantes
Página 1 de 1
Trocando a bateria de 9v
Tocar um baixo fretless é o exercício da incerteza como a própria vida. Me faz ter humildade diante da nota. Tem dias que tudo sai errado, meio desafinado. Tem outros que as notas voam e parece que nem sou eu que está tocando. Quando vou para as notas mais agudas e tenho que retornar para as mais graves, como o Fá mais grave na corda Mi, tento não olhar e acaba que por muitas vezes consigo acertar, o que traz a esperança de que tudo pode se encaixar. Por outras vezes essa esperança se transforma em uma nota desafinada, que nem um forte vibrato pode esconder. Coisas da vida. Procuro usar poucas notas, para ter mais certezas.
E junto com todas as incertezas que permeiam o meu baixo fretless, dentro de uma tampa que abriga um circuito eletrônico, está a bateria de 9 volts.
Dura bastante, eu sei. E dependendo do quanto se toca, ou deixa o cabo conectado, ou o quanto o circuito consome, pode durar mais ou menos. De qualquer maneira constitui uma incerteza. Carrego no bag sempre uma bateria sobressalente e uma chave philips. Uma dúvida sempre paira: quando trocar a bateria? Esperar o som começar a "pipocar"? E se "pipocar" no meio da gig? Esperar quando para trocar?
Hoje meu baixo pipocou. Estava só beliscando umas notas sossegado em casa. Tive sorte. Agora vou abrir a tampa e ver a inscrição que sempre faço na bateria com uma caneta marcadora.
Caramba! Fevereiro de 2014! Este é o baixo que mais uso. Digamos que na média 4 vezes por semana por pelo menos uma hora. Sou músico amador. Vamos lá, 52 semanas vezes 4 horas vezes 3 anos, resulta em 624 horas. Na dúvida, quando estiver chegando em três anos, vou trocar, não quero deixar acabar. Claro que preciso abrir a tampa e checar a data, ou então simplesmente agendar no calendário para daqui 3 anos trocar!
Pronto! Trocado.
Vai a dica de escrever a data da troca na própria bateria, e vez ou outra abrir a tampa e conferir.
Abraços!
Bodão
E junto com todas as incertezas que permeiam o meu baixo fretless, dentro de uma tampa que abriga um circuito eletrônico, está a bateria de 9 volts.
Dura bastante, eu sei. E dependendo do quanto se toca, ou deixa o cabo conectado, ou o quanto o circuito consome, pode durar mais ou menos. De qualquer maneira constitui uma incerteza. Carrego no bag sempre uma bateria sobressalente e uma chave philips. Uma dúvida sempre paira: quando trocar a bateria? Esperar o som começar a "pipocar"? E se "pipocar" no meio da gig? Esperar quando para trocar?
Hoje meu baixo pipocou. Estava só beliscando umas notas sossegado em casa. Tive sorte. Agora vou abrir a tampa e ver a inscrição que sempre faço na bateria com uma caneta marcadora.
Caramba! Fevereiro de 2014! Este é o baixo que mais uso. Digamos que na média 4 vezes por semana por pelo menos uma hora. Sou músico amador. Vamos lá, 52 semanas vezes 4 horas vezes 3 anos, resulta em 624 horas. Na dúvida, quando estiver chegando em três anos, vou trocar, não quero deixar acabar. Claro que preciso abrir a tampa e checar a data, ou então simplesmente agendar no calendário para daqui 3 anos trocar!
Pronto! Trocado.
Vai a dica de escrever a data da troca na própria bateria, e vez ou outra abrir a tampa e conferir.
Abraços!
Bodão
bodhan- Membro
Re: Trocando a bateria de 9v
bodhan escreveu:Tocar um baixo fretless é o exercício da incerteza como a própria vida. Me faz ter humildade diante da nota.
Perfeito!!!!
Quanto à bateria. A maioria dos fabricantes recomendam troca a cada 1000 horas de uso ou 6 meses, o que vier primeiro.
Eu sempre troquei uma vez por ano. Pra ficar mais fácil de lembrar, no meu aniversário. Nunca tive problemas. Já fui músico muito ativo, ensaiando 3 ou 4 vezes e até 9 gigs por semana.
3 anos me parece muito, mesmo que não chegue às 1000 horas, mas a bateria fica velha e pode perder carga.
allexcosta- Administrador
bodhan escreveu:
Vai a dica de escrever a data da troca na própria bateria
Dica sensacional, como nunca tinha pensado nisso antes?!?!?
rafacar- Membro
allexcosta escreveu:bodhan escreveu:Tocar um baixo fretless é o exercício da incerteza como a própria vida. Me faz ter humildade diante da nota.
Perfeito!!!!
Não poderia definir melhor! Me permite usar?
Eu sempre tento dizer isso quando converso com alguém sobre a forma como vejo o fretless.
Edit: Usaria na assinatura do fórum, caso ainda existisse...
gpraxedes- Membro
Perfeita a colocação, Bodhan.
Sobre a bateria, esse aparelho ajuda bastante a saber o momento de trocar:
joabi- Eterno Colaborador
^esse aparelho funciona direto no jack?
Stormbringer- Membro
Sim, direto no jack. Mede também as pilhas e baterias soltas. Por ironia do destino, só não mede a bateria dele mesmo… rsrs
joabi- Eterno Colaborador
^
Eu tenho esse Batt-O-Meter, mas não confio muito nele. Muitas vezes, a voltagem medida no jack não corresponde à da(s) bateria(s) fora do instrumento. Prefiro o bom e velho multímetro. Outra coisa, com o Batt-O-Meter, é preciso lembrar, pelo menos, o tipo de bateria instalada no instrumento (zinco/carbono, alcalina ou recarregável).
Eu tenho esse Batt-O-Meter, mas não confio muito nele. Muitas vezes, a voltagem medida no jack não corresponde à da(s) bateria(s) fora do instrumento. Prefiro o bom e velho multímetro. Outra coisa, com o Batt-O-Meter, é preciso lembrar, pelo menos, o tipo de bateria instalada no instrumento (zinco/carbono, alcalina ou recarregável).
JAZZigo- FCBR-CT