Grandes baixos brasileiros do passado
+19
PH Benchmarker
fheliojr
AndréBurger
arturbmallmann
Uchoa
NeyBass
Juninho Sampaio
Willian Casagrande
HenriqueBessa
Vinicius F
Maurício_Expressão
Rico
BigBoy
gpraxedes
Mauricio Luiz Bertola
SRTO
Claudio Mengarda
allexcosta
campos
23 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Grandes baixos brasileiros do passado
Gostaria de ouvir relatos de donos de grandes baixos que fizeram a história da música no Brasil:
Giannini anos 60 e 70, Saema, Finch, Phelpa, Ookpick e o inesquecível Snake.
Pena que são difíceis de achar em bom estado, e caros.
campos- Membro
Re: Grandes baixos brasileiros do passado
Boa idéia.
Phelpa Titan foi o primeiro baixo do Nico. Algo assim:
allexcosta- Administrador
^que bizarro essas teclas de interruptor de luz haha
Claudio Mengarda- Membro
Tudo é bizarro... cor, captadores, interruptores, tarrachas. E eu que achava que tinha um baixo feio...
SRTO- Membro
Que Phelpa fantástico! Esse deve ter história.
campos- Membro
Vou dar minha opinião aqui como luthier, e talvez você não concorde.campos escreveu:Gostaria de ouvir relatos de donos de grandes baixos que fizeram a história da música no Brasil:
Já trabalhei com quase todos esses instrumentos ditos "do passado" que muita gente acha bacana hoje, e posso te garantir: Nenhum deles é "grande"; no mais das vezes, apenas corretos; alguns são simplesmente sofríveis, como esse Phelpa aí (que nem tensor no braço tinha, e cujas tarraxas eram... sei lá...).
Outra coisa é o preço deles. Por uma questão de "mercado" (e aí entram enormes considerações...) atualmente o preço deles é francamente absurdo, superfaturado ao extremo por pessoas que querem lucrar fácil argumentando que eles seriam "vintage". Não são. Quando muito algumas séries são difíceis de serem encontrados, até porque a produção era pequena naquela época e não havia possibilidade de importação (protecionismo malsão nesse caso). Até admito que um instrumento desses, totalmente original, como o Phelpa acima, tenham um apelo para colecionadores ou produtores de filmes ou TV, "de época"; nesse caso concordo com um certo valor majorado. Fora isso, não.
Qualquer baixo "entry level" de hoje é melhor que esses supostos "vintage" nacionais.
Repito, digo isso como luthier que já trabalhou com quase todos os modelos desse tipo de instrumento.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
SRTO escreveu:Tudo é bizarro... cor, captadores, interruptores, tarrachas. E eu que achava que tinha um baixo feio...
Exatamente! Tudo é bizarro.
gpraxedes- Membro
^ Concordo com quase tudo que o Bertola escreveu acima... Aliás, em termos de construção, qualquer entry level de hoje é melhor que esses vintage brazuca.
Dito isso, aqueles captadores japoneses que vinham nos Giannini eram um absurdo de bons e aqueles baixos realmente tinham muito som. Tive um e toquei em vários... A construção era meio de qualquer jeito e alguns pesavam muitos e muitos quilos.
Dito isso, aqueles captadores japoneses que vinham nos Giannini eram um absurdo de bons e aqueles baixos realmente tinham muito som. Tive um e toquei em vários... A construção era meio de qualquer jeito e alguns pesavam muitos e muitos quilos.
Verdade Allex.allexcosta escreveu:^ Concordo com quase tudo que o Bertola escreveu acima... Aliás, em termos de construção, qualquer entry level de hoje é melhor que esses vintage brazuca.
Nesse Phelpa aí que você postou os captadores eram os do mítico "Seu" Vitório que, foi um dos 1ºs, senão o 1º a construir captadores no Brasil e fornecia para essa marca e para a Giannini.
Não eram nada de especial...
Como diz o Juninho Sampaio:
"Deuzulivre!"
Em tempo: Já já o Zubrycky aparece com sua G.A.S. despertada!!
"Deuzulivre!"
Em tempo: Já já o Zubrycky aparece com sua G.A.S. despertada!!
Última edição por BigBoy em Qui maio 25, 2017 1:20 pm, editado 1 vez(es)
BigBoy- Membro
allexcosta escreveu:^ Concordo com quase tudo que o Bertola escreveu acima... Aliás, em termos de construção, qualquer entry level de hoje é melhor que esses vintage brazuca.
Certa vez disse por aqui que muitos baixos de entrada de hoje são bem melhores que os Gianninis de sua época mais famosa. Quase apanhei.
Certo que os caps e hardware eram bons, mas os instrumentos tinham um braço sofrível, tensores mal colocados, cortes mal feitos e pesavam toneladas.
Qualquer Squier VM ou CV é muito superior aos gianocad 60 e 70 de modelo semelhante
Rico- Eterno Colaborador
Rico,Rico escreveu:allexcosta escreveu:^ Concordo com quase tudo que o Bertola escreveu acima... Aliás, em termos de construção, qualquer entry level de hoje é melhor que esses vintage brazuca.
Certa vez disse por aqui que muitos baixos de entrada de hoje são bem melhores que os Gianninis de sua época mais famosa. Quase apanhei.
Certo que os caps e hardware eram bons, mas os instrumentos tinham um braço sofrível, tensores mal colocados, cortes mal feitos e pesavam toneladas.
Qualquer Squier VM ou CV é muito superior aos gianocad 60 e 70 de modelo semelhante
Squier!?
Que nada, estou falando é de PHX e Condor BX12 mesmo....
Bom, apesar de ser um cara extremamente novo, e com baixa idade (um jovem mesmo...), meu primeiro baixo foi um Alex Brucutu dos anos 60. Formamos uma banda com integrantes da escola de música do bairro (1972), e de vez em quando, a gente se junta para "fazer um som" até hoje.
Comprei esse baixo numa loja que ficava ao lado da estação de metrô Ponte Pequena, linha azul, norte-sul, a única linha de metrô que existia na época.
O guitarrista da banda usava uma guitarra Phelpa Coronada, também dos anos 60. A gente comprou essa guitarra do guitarrista da banda de apoio do programa de TV da Hebe Camargo. Ele tinha ido para os EUA a trabalho e trouxe uma Fender Stratocaster e estava vendendo a Phelpa. Anunciou a venda da guitarra nos classificados do jornal Estado de São Paulo...
Depois, trocamos a Phelpa por uma Finch Les Paul que tinha um baita som encorpado, das primeiras que foram lançadas, com acabamento sensacional e afinação sofrível.
Não achei nenhuma foto do baixo Alex Brucutu na net. Achei apenas da guitarra Alex Brucutu. Mas dá para ter uma ideia do "baixo". Escala curta, fretless...
Uma foto de um show de 1975 onde toco o baixo Alex Brucutu:
Sei que o tópico é sobre baixos mas como citei as guitarras, ai vai fotos da net das guitas:
O baixo Alex Brucutu eu vendi para comprar o Giannini Stratosonic AE08B em 1976.
As 2 guitarras continuam com o guitarrista da banda.
Comprei esse baixo numa loja que ficava ao lado da estação de metrô Ponte Pequena, linha azul, norte-sul, a única linha de metrô que existia na época.
O guitarrista da banda usava uma guitarra Phelpa Coronada, também dos anos 60. A gente comprou essa guitarra do guitarrista da banda de apoio do programa de TV da Hebe Camargo. Ele tinha ido para os EUA a trabalho e trouxe uma Fender Stratocaster e estava vendendo a Phelpa. Anunciou a venda da guitarra nos classificados do jornal Estado de São Paulo...
Depois, trocamos a Phelpa por uma Finch Les Paul que tinha um baita som encorpado, das primeiras que foram lançadas, com acabamento sensacional e afinação sofrível.
Não achei nenhuma foto do baixo Alex Brucutu na net. Achei apenas da guitarra Alex Brucutu. Mas dá para ter uma ideia do "baixo". Escala curta, fretless...
Uma foto de um show de 1975 onde toco o baixo Alex Brucutu:
Sei que o tópico é sobre baixos mas como citei as guitarras, ai vai fotos da net das guitas:
O baixo Alex Brucutu eu vendi para comprar o Giannini Stratosonic AE08B em 1976.
As 2 guitarras continuam com o guitarrista da banda.
Última edição por Maurício_Expressão em Qui maio 25, 2017 2:40 pm, editado 1 vez(es)
Bem interessante a posição dos interruptores no Phelpa, tipo o pior lugar possível.
Uma coisa que tem me feito sorrir sempre que passo por ali é na loja Basscenter, em São Paulo, famosa por vender baixos de boutique, raros etc. Colocaram recentemente um Totante antigo em destaque na vitrine, ao lado de um Fodera Emperor. Bom jeito de chamar a atenção.
Uma coisa que tem me feito sorrir sempre que passo por ali é na loja Basscenter, em São Paulo, famosa por vender baixos de boutique, raros etc. Colocaram recentemente um Totante antigo em destaque na vitrine, ao lado de um Fodera Emperor. Bom jeito de chamar a atenção.
Vinicius F- Membro
Já meu baixo Giannini Stratosonic AE08B comprado em 1976 continua comigo, firme, até hoje, fazendo sucesso onde apareço com ele.
Extremamente leve, bem acabado, pick-up feito no japão. Tem um som bem roncado, distorcido até. Já levei em um encontro aqui do Fórum onde vários o tocaram.
Acho que não faz feio em relação aos Fender Jazz Bass que tenho.
Além disso, acho esse Giannoca muito, muito lindo!
Extremamente leve, bem acabado, pick-up feito no japão. Tem um som bem roncado, distorcido até. Já levei em um encontro aqui do Fórum onde vários o tocaram.
Acho que não faz feio em relação aos Fender Jazz Bass que tenho.
Além disso, acho esse Giannoca muito, muito lindo!
^Maurício, creio que fotos do Dropbox não são mostradas aqui no fórum... pelo menos eu não as vejo, nem pelos links foi possível.
Não consegui ver seu Gianoca também, Expressão
Willian Casagrande- Membro
^Fotos não carregaram...
Deus é mais esses baixos!!
Talvez daria de presente a Zubrycky, no mais queimaria na fogueira.
Deus é mais esses baixos!!
Talvez daria de presente a Zubrycky, no mais queimaria na fogueira.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Eu bem que aceitariam um Snake semi-acústico
^Este aqui?
http://basscenter.com.br/Snake-4862.aspx?descricao=semi-acustico
De graça... rsrsrsrs
Mas 2500 "dinheiros"... não dá pra escrever a expressão que pensei
http://basscenter.com.br/Snake-4862.aspx?descricao=semi-acustico
De graça... rsrsrsrs
Mas 2500 "dinheiros"... não dá pra escrever a expressão que pensei
Aff! Paguei 2,7k no meu Greco...
Dou 500 pilas nesse baixo porque acho bonito rs
Dou 500 pilas nesse baixo porque acho bonito rs
Pessoal, será que agora as fotos aparecem? Troquei as hospedagem...
allexcosta escreveu:Boa idéia.
Essa foi a razão do Nico virar um "monstro".
Se conseguia tocar nisso aí...
NeyBass- Membro
Maurício_Expressão escreveu:Pessoal, será que agora as fotos aparecem? Troquei as hospedagem...
Pra mim tá blz.
Apareceram !Maurício_Expressão escreveu:Pessoal, será que agora as fotos aparecem? Troquei as hospedagem...
Maurício_Expressão escreveu:Pessoal, será que agora as fotos aparecem? Troquei as hospedagem...
Pra mim, não...
Willian Casagrande escreveu:Maurício_Expressão escreveu:Pessoal, será que agora as fotos aparecem? Troquei as hospedagem...
Pra mim, não...
Vc deve ta vendo pelo celular!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Tô no PC...
SRTO- Membro
ah sei.
Seu computador é velho
Edit:
Desculpe...tinha sacanear você com alguma coisa.
Seu computador é velho
Edit:
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:ah sei.
Seu computador é velho
Edit:
Admitirei isso se o tio disser que tá vendo a foto do Gianoca com o notepapiro dele...
SRTO- Membro
Nao vejo o gianinni tbm!
arturbmallmann- Membro
Os Gianninis dos anos 70 são verdadeiras obras de arte.
Pena a mudança radical ocorrida no início dos anos 80, não sei o motivo.
Pena a mudança radical ocorrida no início dos anos 80, não sei o motivo.
campos- Membro
SRTO escreveu:Juninho Sampaio escreveu:ah sei.
Seu computador é velho
Edit:
Admitirei isso se o tio disser que tá vendo a foto do Gianoca com o notepapiro dele...
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ainda tem gente que gosta disso ai
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Acho que o "notepapiro" do Allex ainda vai funcionar por muitos anos... melhor que muito PC menos velho... rsrsrsrsrsrs
Juninho Sampaio escreveu:kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Po achei bonito!
isso que acho a cor creme das mais... argh
AndréBurger- Membro
Bonito o Gianêra, Expressão! Deve ter um baita som.
Notepapiro hahaha
Notepapiro hahaha
campos escreveu:Os Gianninis dos anos 70 são verdadeiras obras de arte...
fheliojr- Membro
^ Ofélio, o santo não era lá essas coisas, mas dizem que os milagres eram ótimos rsrs
fheliojr escreveu:campos escreveu:Os Gianninis dos anos 70 são verdadeiras obras de arte...
Jesus!!! ...literalmente
SRTO- Membro
Juninho Sampaio escreveu:kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pô Juninho... Sei que o pai sempre vai achar o filho bonito (mesmo sendo horrível, hehehe). Mas realmente, o nível de qualidade do Alex Brucutú para o Giannini AE08B é muito grande.
Sendo imparcial, realmente ainda hoje dá para se usar profissionalmente esse Giannini, coisa impossível de se fazer com o Alex, Phelpa e Finch que a gente usava.
Mas que o Gianoca é bunitinho... isso é!!! Hehehe.
Mas só dá pra tocar sentado, por que ele é quase uma ancora
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Não resisti, e tenho que perguntar... Pra que serve esses interruptores aí nos Phelpa??
PH Benchmarker- Membro
São os avós daqueles usados até hoje nas jazzmasters, por exemplo.
Minha Jazzmaster Zaganin tem, só que diferente.
idem com minha Giannini Supersonic.
Ou seja, gosto desse negócio.
Dá para ligar e desligar sempre que dá vontade.
Minha Jazzmaster Zaganin tem, só que diferente.
idem com minha Giannini Supersonic.
Ou seja, gosto desse negócio.
Dá para ligar e desligar sempre que dá vontade.
campos- Membro
PH Benchmarker escreveu:Não resisti, e tenho que perguntar... Pra que serve esses interruptores aí nos Phelpa??
Eu poderia até te revelar, mas aí teria que...
Desligar o baixo?? Ou algum recurso, sinceramente não vi nada igual, ou já vi, mas de um jeito mais sutil, como chave de seleção de captadores.
Edit: Calma Allex!!
Edit: Calma Allex!!
PH Benchmarker- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2