Fender deixará de usar rosewood na maioria de seus instrumentos
+21
patriciofernandes
Marcos Caio C. Gomes
Stormbringer
campos
rafacar
gpraxedes
arturbmallmann
Uchoa
Zubrycky
SILVIAO
HenriqueBessa
Vinicius F
JAZZigo
Juninho Sampaio
Maurício_Expressão
joseluiz.avilajr
Ronyldo D`Santos Luthier
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Coder
fheliojr
25 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Fender deixará de usar rosewood na maioria de seus instrumentos
JAZZigo escreveu:Outro vídeo:
Nesse aí já tá rolando um Alder X Ash também, né? Aí já fica muita variável...
allexcosta- Administrador
^Pra mim, nem sempre a diferença pareceu clara, mas consigo perceber o que o allexcosta e JAZZigo mencionaram.
Pessoalmente, tocando, não sei dizer se já percebi a diferença. Só um dos meus baixos tinha escala em marfim e dá pra colocar uns 10 anos de "distância" da última vez que toquei nele.
Pessoalmente, tocando, não sei dizer se já percebi a diferença. Só um dos meus baixos tinha escala em marfim e dá pra colocar uns 10 anos de "distância" da última vez que toquei nele.
HenriqueBessa escreveu:Só um dos meus baixos tinha escala em marfim e dá pra colocar uns 10 anos de "distância" da última vez que toquei nele.
E marfim já é diferente de maple, que é diferente de jacarandá, que é diferente de pau-ferro, que é diferente de ébano, de wenge, etc...
Escura vs clara é uma grande bobagem que se espalhou porque durante muitos anos só existiu jacarandá e maple, uma escura, outra clara... Mas a cor não tem nada a ver.
O Allex (como sempre) explicou muito bem. Eu diria assim: Rosewood tem médios mais pronunciados, hahagaha. Um pouco mais na região dos médios graves.
Eu tenho algumas preferências: JB 70'S - Rosewood, 60, PB e com dual coil: Maple. Mas nada impede de eu curtir um bom baixo com dual coil em rosewood, rs. Cada baixo é um baixo e como falaram aí, há também outras variáveis como os captadores em si e suas posições...
Eu tenho algumas preferências: JB 70'S - Rosewood, 60, PB e com dual coil: Maple. Mas nada impede de eu curtir um bom baixo com dual coil em rosewood, rs. Cada baixo é um baixo e como falaram aí, há também outras variáveis como os captadores em si e suas posições...
gpraxedes- Membro
allexcosta escreveu:
E marfim já é diferente de maple, que é diferente de jacarandá, que é diferente de pau-ferro, que é diferente de ébano, de wenge, etc...
Escura vs clara é uma grande bobagem que se espalhou porque durante muitos anos só existiu jacarandá e maple, uma escura, outra clara... Mas a cor não tem nada a ver.
Eu sei Allex. Só usei como diferente de rosewood (que alias chutei marfim por ser um Doplhin King o baixo em questão), não necessariamente clara/escura (isso é só pro visual). Na prática, não tenho como dizer que todos os baixos que tive tinham o mesmo tipo de madeira na escala. Só posso dizer que os fabricantes "diziam" ser rosewood... rsrsrs
allexcosta escreveu:Juninho Sampaio escreveu:Seria mais fechado? O som em rosewood?
Seria o que seu ouvido escuta... Assista:
https://www.youtube.com/watch?v=61GdTGgPHM4
A escala clara tem um TICK no finalzinho, mas não senti diferença.
Me sinto um ignorante!
JAZZigo escreveu:^
IMHO, assim como ébano, nota-se claramente que maple tem som mais brilhante que de rosewood.
É essa impressão que eu tenho também.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:A escala clara tem um TICK no finalzinho, mas não senti diferença.
Perca o hábito de dizer "clara" e "escura". É a escala de maple que, pra você, tem essa característica, que é sim uma diferença. Outras escalas claras terão outras características.
Juninho Sampaio escreveu:Me sinto um ignorante!
Você ignora porque seus sentidos não percebem, como acontece com qualquer pessoa. Um baixista não é melhor que outro porque percebe um aumento de 0.5db em 3khz. E a percepção dessas coisas diminui com a idade, que mesmo sendo um assunto que você não gosta, afeta tudo...
Só tenho a agradecer...
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Aparentemente quanto maior a dureza da madeira da escala, mais agudos, menos graves, e mais ataque, ou uma resposta mais rápida. É bem sutil, mas percebo isso entre meus instrumentos. Wenge > maple > rosewood nesse aspecto.
Sobre isso do brilho:
Os trastes também parecem ressonar mais nas madeiras mais duras. Pra mim ressonância do traste = brilho. Meu palpite é que essas madeiras mais duras "excitam" mais os trastes, pela maior aproximaçao da vibração (do sistema) com a frequência natural destes.
Sobre isso do brilho:
Os trastes também parecem ressonar mais nas madeiras mais duras. Pra mim ressonância do traste = brilho. Meu palpite é que essas madeiras mais duras "excitam" mais os trastes, pela maior aproximaçao da vibração (do sistema) com a frequência natural destes.
Vinicius F- Membro
Só consegui notar a diferença no vídeo do JAZZigo. No vídeo do frudua não ficou tão nítido...
Na minha percepção o Maple tem um timbre mais "estalado" e "ruidoso." (agudo). Rosewood é mais "encorpado", "morno" (grave).
Na minha percepção o Maple tem um timbre mais "estalado" e "ruidoso." (agudo). Rosewood é mais "encorpado", "morno" (grave).
Coder- Membro
Olha, nem sei qual a madeira dos meus Fender. Provavelmente rosewood. Não me importa muito desde que seja escala escura por causa que acho mais bonito. Mas com certeza vai ter instrumento sobrevalorizado, não só Fender mas como das outras fabricantes de Jazz Bass e Precision. E supervalorização dessa madeira inclusive no mercado negro, o resto não é difícil adivinhar. Então ao que parece temos ecochatos fazendo um desfavor ao meio ambiente.
rafacar- Membro
Coincidência ou não, o corpo Warmoth Telecaster guitar style abaixo, um sanduíche de 2 peças de indian rosewood com um laminado em maple de receheio, tá saindo a, pasmem, 995,00 trumps! É o corpo mais caro que já vi na Warmoth e sequer tem acabamento!
http://www.warmoth.com/Showcase/ShowcaseItem.aspx?Body=2&Spotlight=1&Path=Spotlight&i=T5085#.WStB6RPyt8k
http://www.warmoth.com/Showcase/ShowcaseItem.aspx?Body=2&Spotlight=1&Path=Spotlight&i=T5085#.WStB6RPyt8k
JAZZigo- FCBR-CT
^ JAZZ, qual seria o objetivo desse laminado?
Coder- Membro
^
IMHO, apenas estético.
IMHO, apenas estético.
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:... 995,00 trumps!
Povo não chama pau-ferro de santos rosewood ou bolivian rosewood? Pronto, é usar essa madeira e dizer que seu baixo tem escala em rosewood. Resolvido.
Tem uma guitarra fender telecaster toda de rosewood, inclusive o corpo.
George Harrison tocava com uma.
campos- Membro
^
A Warmoth chama o corpo das fotos que postei chama-se justamente de "Harrison Style Tele".
A Warmoth chama o corpo das fotos que postei chama-se justamente de "Harrison Style Tele".
JAZZigo- FCBR-CT
campos escreveu:Tem uma guitarra fender telecaster toda de rosewood, inclusive o corpo.
Sim...
Muita gente não sabe ou não atina para esse fato, mas fora os instrumentos Custom Shop, a Fender sempre teve uma produção custom. Basta você conversar lá direitinho e ter o dinheiro pra pagar, porque é bem caro. Ou ser um artista de nome, aí é interesse deles também.
Eu consigo diferenciar a da escala em teste cego nos precisions "identicos" do meu professorCoder escreveu:Sinceramente, não consigo diferenciar tipos de madeiras...
Tem a ver com a "dureza" dela, o feedback que ela devolve pra vibração da corda...
Mas isso é sozinho, em mix de banda "barulhenta" eu nao sei se consigo.
Sobre a "conspiração das madeiras", acaba virando oportunidade de conhecer novas.
Esse meu baixo laranja tem escala em ivitinga, eu nunca tinha ouvido falar e gostei pela estética, quando chegou adorei o som.
Stormbringer- Membro
Eu prefiro escala em maple. sou só eu? acho tão bonito hahaha
Marcos Caio C. Gomes- Membro
Eu acho linda. Mas falando em sonoridade, eu prefiro rosewood
patriciofernandes- Membro
A sonoridade pelo pouco que ouvi prefiro maple também. talvez eu seja um dos poucos. mas acho que numa banda cheia não faça muita diferença haha
Marcos Caio C. Gomes- Membro
Não sei se ainda seria pertinente ou não compartilhar este vídeo com vocês, mas não custa tentar.
Se trata de um comparativo entre maple e rosewood. Tudo exatamente igual, as únicas modificações feitas foram as trocas de braços.
https://www.youtube.com/watch?v=2J2GWh1aGcM
Se trata de um comparativo entre maple e rosewood. Tudo exatamente igual, as únicas modificações feitas foram as trocas de braços.
gregorybarbosa- Membro
Há alguma diferença sonora perceptível entre o rosewood e o pau-ferro na escala, com braço em maple?
cardozo- Membro
cardozo escreveu:Há alguma diferença sonora perceptível entre o rosewood e o pau-ferro na escala, com braço em maple?
Eu ouço.
allexcosta escreveu:cardozo escreveu:Há alguma diferença sonora perceptível entre o rosewood e o pau-ferro na escala, com braço em maple?
Eu ouço.
Qual prefere?
cardozo- Membro
^ Nigra. Mais médio-graves e menos agudos e médio-agudos.
Pra fretless, pau-ferro é uma excelente opção. Dá um mwahhh interessante e é bem mais resistente.
Pra fretless, pau-ferro é uma excelente opção. Dá um mwahhh interessante e é bem mais resistente.
allexcosta escreveu:^ Nigra. Mais médio-graves e menos agudos e médio-agudos.
Entendi.
O que você pode dizer do som de um baixo com escala em pau-ferro com trastes, braço em maple.
Não fui claro na primeira pergunta, desculpe-me.
cardozo- Membro
cardozo escreveu:O que você pode dizer do som de um baixo com escala em pau-ferro com trastes, braço em maple.
Dependerá de todo o baixo, pois a madeira da escala não um fator capital para o som do instrumento. Mas pau-ferro é uma excelente madeira, mais densa e resistente que rosewood, que oferecerá resposta de frequências mais puxada para o maple, marfim ou wenge que pra o jacarandá. Eu gosto e não teria problema algum em ter um baixo com escala dessa madeira.
cardozo- Membro
Tenho um baixo com escala em pau-ferro. Acho bem mais próximo do maple que do rosewood, só que mais resistente e com sonoridade mais equilibrada (comparada ao maple). Lembra um pouco o jacarandá indiano também, que é diferente do nosso jacarandá.
Gosto muito!
joabi- Eterno Colaborador
Tava ouvindo num fone in-ear e não notei nada... vou tentar em uma caixa maior, mas achei bem parecidos!gregorybarbosa escreveu:Não sei se ainda seria pertinente ou não compartilhar este vídeo com vocês, mas não custa tentar.
AndréBurger- Membro
Página 2 de 2 • 1, 2