Barulho de "Plock" no meu Amplificador
+8
Stormbringer
Normando Neto
joabi
JAZZigo
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
SRTO
kwholz
12 participantes
Página 1 de 1
Barulho de "Plock" no meu Amplificador
Estimados, uma consulta aos "papas de plantão".
Já dei uma vasculhada e não achei nada.
Comprei recentemente um pedal afinador, um Korg Pitchblack PB-01.
Estes pedais afinadores normalmente, possuem duas características que, para mim, são muito importantes, a afinação propriamente e a possibilidade de "Mutar" o som.
Em termos de afinação, ele cumpre bem o seu papel, seja com baixos passivos, ativos, 4c, 5c, etc. Sem problemas.
Mas o meu está com um barulho estranho, um "plock" que é perfeitamente audível no ampli, justamente quando desligo ele (piso na chave On/Off)
A coisa fica pior, pois no meu caso em particular, minha pretensão é usar ele acionado (mute) para trocar de baixo nos meus shows.
Qual a minha pretensão de ligação dele.
Baixo -> Pedal afinador -> Mini Booster DMT Custom Shop-> MXR M-80 Bass DI -> sinal balanceado (XLR) para a mesa
Uso o mini booster para deixar os volumes de meus baixos com o mesmo volume, pois um tem a saida mais forte do que o outro.
A ideia seria acionar o pedal afinador, desplugar o baixo, trocar de baixo, plugar, conferir a afinação e desacionar o afinador, mandando sinal novamente para a mesa. OK. Tentei isto com o meu ampli. em casa e ao desacionar o afinador, ouço este "plock " no ampli !! No minimo desagradável .....
Preciso entender, se é assim mesmo, mandando o meu sinal para a mesa, isto não acontecerá, algum problema no pedal, se estou fazendo errado, etc ....
Alguém pode ajudar ??
Obrigado
Já dei uma vasculhada e não achei nada.
Comprei recentemente um pedal afinador, um Korg Pitchblack PB-01.
Estes pedais afinadores normalmente, possuem duas características que, para mim, são muito importantes, a afinação propriamente e a possibilidade de "Mutar" o som.
Em termos de afinação, ele cumpre bem o seu papel, seja com baixos passivos, ativos, 4c, 5c, etc. Sem problemas.
Mas o meu está com um barulho estranho, um "plock" que é perfeitamente audível no ampli, justamente quando desligo ele (piso na chave On/Off)
A coisa fica pior, pois no meu caso em particular, minha pretensão é usar ele acionado (mute) para trocar de baixo nos meus shows.
Qual a minha pretensão de ligação dele.
Baixo -> Pedal afinador -> Mini Booster DMT Custom Shop-> MXR M-80 Bass DI -> sinal balanceado (XLR) para a mesa
Uso o mini booster para deixar os volumes de meus baixos com o mesmo volume, pois um tem a saida mais forte do que o outro.
A ideia seria acionar o pedal afinador, desplugar o baixo, trocar de baixo, plugar, conferir a afinação e desacionar o afinador, mandando sinal novamente para a mesa. OK. Tentei isto com o meu ampli. em casa e ao desacionar o afinador, ouço este "plock " no ampli !! No minimo desagradável .....
Preciso entender, se é assim mesmo, mandando o meu sinal para a mesa, isto não acontecerá, algum problema no pedal, se estou fazendo errado, etc ....
Alguém pode ajudar ??
Obrigado
kwholz- Membro
Re: Barulho de "Plock" no meu Amplificador
kwholz, não conheço esse pedal especificamente, mas se o som têm chegado ao amp, certamente chegará na mesa de mesmo modo. Como se dá a alimentação dos seus pedais? Em alguns casos, a alimentação pode interferir, causando um mal funcionamento do mesmo. Teste também o seu afinador isolado (baixo - afinador - amp) e nos diga se persiste.
SRTO- Membro
Se você fizer um troubleshooting e persistir, há chance que seu afinador esteja com algum defeito.
allexcosta- Administrador
Barulhos de ligação em pedais, mormente nos que tem chaves DPDT de acionamento são comuns.
Esse barulho é causado pelo acúmulo de carga elétrica nos capacitores de entrada e/ou de saída.
Para resolver é preciso instalar resistores de "bleeder" na entrada e na saída. Mas isso tem que ser feito por quem saiba fazer, mormente em pedais "de marca". Se o pedal tem chave de acionamento vía "buffer", como os da Boss e similares, há um circuito de "bufffer" que "recupera" o sinal que sai do pedal; aí o problema é mais difícil de resolver e, geralmente é defeito mesmo.
Tenho um pedal afinador aqui em casa que, quando acionado faz um ruído como o de um contador Geiger e o pessoal da minha banda vive me sacaneando por isso...
Esse barulho é causado pelo acúmulo de carga elétrica nos capacitores de entrada e/ou de saída.
Para resolver é preciso instalar resistores de "bleeder" na entrada e na saída. Mas isso tem que ser feito por quem saiba fazer, mormente em pedais "de marca". Se o pedal tem chave de acionamento vía "buffer", como os da Boss e similares, há um circuito de "bufffer" que "recupera" o sinal que sai do pedal; aí o problema é mais difícil de resolver e, geralmente é defeito mesmo.
Tenho um pedal afinador aqui em casa que, quando acionado faz um ruído como o de um contador Geiger e o pessoal da minha banda vive me sacaneando por isso...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Se não me engano, o Pitchblack é true bypass mecânico e esse "pop" é bastante comum em pedais com este tipo de chaveamento. A modificação com resistores, como sugeriu o Bertola, pode resolver o problema ou, pelo menos, amenizá-lo. Em pedais com buffered bypass ou true bypass via relay switching, isso não ocorre.
JAZZigo- FCBR-CT
Muito obrigado Galera pela ajuda.
JAZZigo, uma pergunta. Voce indicaria algum pedal afinador com esta característica de Buffered bypass ou True bypass via relay switching ??
JAZZigo, uma pergunta. Voce indicaria algum pedal afinador com esta característica de Buffered bypass ou True bypass via relay switching ??
kwholz- Membro
O meu Sonic Research faz exatamente isso quando alimentado por fonte. O fabricante recomenda usar somente bateria.
É chato, mas como a bateria dura anos e resolve completamente o problema, optei por usar assim. Faça um teste.
joabi- Eterno Colaborador
True bypass via chaveamento por relé é o ideal, IMHO. Quanto ao buffered bypass, vai depender da qualidade do pedal, ou seja, um cujo bypass tenha buffer 100% transparente e sem perda de sinal.kwholz escreveu:Muito obrigado Galera pela ajuda.
JAZZigo- FCBR-CT
Algumas explicações técnicas do porque que alguns pedais tem este barulho, o tal do "pop"
http://www.muzique.com/news/pulldown-resistors/
https://mrblackpedals.com/blogs/straight-jive/6629778-what-really-causes-switch-pop
https://mrblackpedals.com/blogs/straight-jive/6629778-what-really-causes-switch-pop
kwholz- Membro
É exatamente isso.kwholz escreveu:Algumas explicações técnicas do porque que alguns pedais tem este barulho, o tal do "pop"
Nos meus projetos Bertola's MiniFuzz e SuperFuzz eu já acrescento tais "bleeders"
Tenho um Pitchblack há uns 4 anos ou mais e já usei com tudo que é tipo de amp e som, PAs grandes, etc. Nunca fez barulho ao "mutar" e "desmutar".
O seu deve estar com defeito ou tem outra coisa causando o problema. O pedal é completamente silencioso.
EDIT: Ah, e sempre usei com fonte. Nunca usei bateria. Talvez você deva testar com uma fonte diferente pra ver, ou com bateria mesmo.
Minhas fontes não são de marcas consagradas. São meio genéricas mesmo.
O seu deve estar com defeito ou tem outra coisa causando o problema. O pedal é completamente silencioso.
EDIT: Ah, e sempre usei com fonte. Nunca usei bateria. Talvez você deva testar com uma fonte diferente pra ver, ou com bateria mesmo.
Minhas fontes não são de marcas consagradas. São meio genéricas mesmo.
Última edição por Normando Neto em Ter Ago 15, 2017 1:52 pm, editado 1 vez(es)
Normando Neto- Membro
^ Eu estranhei sendo um Korg.
Já vi pedal que fazia esse barulho, mas fora defeito, era algo gerenciável.
Já vi pedal que fazia esse barulho, mas fora defeito, era algo gerenciável.
allexcosta- Administrador
O barulho no meu afinador é pequeno, mas audível, por isso adotei a bateria. Tocando com banda é praticamente imperceptível.
joabi- Eterno Colaborador
Não sei dizer o porque, mas meus pedais afinadores (baratos) só fazem "toc" a primeira vez que acionados/desacionados, depois eles ficam silenciosos...
Um "workaround"(a.k.a. gambiarra) que faço é, antes de ligar a pedalboard no ampli, piso nele algumas vezes.
Um "workaround"(a.k.a. gambiarra) que faço é, antes de ligar a pedalboard no ampli, piso nele algumas vezes.
Stormbringer- Membro
É porque os capacitores descarregaram...Stormbringer escreveu:Não sei dizer o porque, mas meus pedais afinadores (baratos) só fazem "toc" a primeira vez que acionados/desacionados, depois eles ficam silenciosos...
Isso é capaz de danificar os falantes de uma caixa?
fheliojr- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Barulhos de ligação em pedais, mormente nos que tem chaves DPDT de acionamento são comuns.
Tempos atrás estava com um pedal da ashdown aqui e tinha este problema. Quando perguntei ao professor ^, tive esta mesma resposta.
Acabei vendendo!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
É raro mais pode acontecer. Principalmente se o sujeito tem o péssimo hábito de desligar o amp com o volume "no talo"...fheliojr escreveu:Isso é capaz de danificar os falantes de uma caixa?
O pedal da Cruzer by Crafter que você me falou em outro tópico? heheheheMauricio Luiz Bertola escreveu:Tenho um pedal afinador aqui em casa que, quando acionado faz um ruído como o de um contador Geiger e o pessoal da minha banda vive me sacaneando por isso...
Vou seguir seus conselhos e ver se pego o Giannini TU-125.
Vi também um Korg Pitchblack Pb 01 Dourado, novo, por menos de 300,00 no mercado livre. Será que furada? O vendedor é Mercado Livre Gold. Estou um pouco receoso.
andremanel- Membro
Meu auto-whah Furhmann faz esse barulho.
Não é legal isso.
Não é legal isso.
campos- Membro