Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transformando Cort GB94 em passivo

4 participantes

Ir para baixo

Transformando Cort GB94 em passivo Empty Transformando Cort GB94 em passivo

Mensagem por fbarione Qua Ago 23, 2017 7:42 pm

E ai pessoal, tudo certo?

Seguinte, eu estou com um Cort gb94 que uso afinado em D# e eu nao to me adaptando muito com timbrar ele, apanho muito mais que meus outros baixos. Eu desde que peguei ele ao curti o circuito e trocar agora por um pegal é inviável por grana estava pensado em tirar o circuito e deixar com dois volumes e dois tones. A questão é, quais a configurações dos potenciômetros que devo buscar?

Valeu ai quem puder ajudar.

fbarione
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cort GB94 em passivo Empty Re: Transformando Cort GB94 em passivo

Mensagem por marcelinhobass Sex Set 22, 2017 10:49 am

Olha, eu já pude tocar diversas vezes com um Cort desses aí, e na boa, deixaria ele do jeito que está. Não é nenhum bicho de sete cabeças equalizá-lo não ... com todo respeito, o "problema" não está no baixo !
Agora respondendo a sua pergunta: você pode usar 4 potênciômetros de 500K, 2 lineares e 2 logarítimicos (A e B), e no lugar da antiga chavinha do circuito, colocar uma chave de Série/Paralelo para o humbucking da ponte. Logo então o circuito trabalharia dessa maneira aqui: 2 Volumes; 2 Tones; Série/paralelo.
A segunda opção seria: 2 volumes; 1 tone; 1 chave seletora "Les paul"; 1 Chave Série/Paralelo.
Enfim, há varias maneiras interessantes de se ligar esse circuito, porém isso não é uma regra e isso fica mais ao seu gosto!
Como eu disse anteriormente: Eu não mexeria nisso ... acho esse circuitinho dele bacana até. Sei lá, invista esse dinheiro em aula, num encordoamento novo ...
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagem por arturbmallmann Sex Set 22, 2017 1:28 pm

Esqueça a forma que você configurava os outros baixos, recomece com tudo "Fletado", e procura a partir daí corrigir oque lhe incomoda.
Quanto a ligação passiva é isto aí mesmo que o Marcelinho disse. Regra meio geral(não diria verdade absoluta, mas quase hahah) instrumentos com hambucker usa-se pots de 500k, e single coils 250k. Isto principalmente devido ao tone, com 250k os H`s acabam perdendo brilho.

Membro

Mensagem por NeyBass Sex Set 22, 2017 4:35 pm

fbarione escreveu:E ai pessoal, tudo certo?

Seguinte, eu estou com um Cort gb94  que  uso afinado em D# e eu nao to me adaptando muito com timbrar ele, apanho muito  mais que meus outros baixos. Eu desde que peguei ele ao curti o circuito e trocar agora por um pegal é  inviável  por grana estava pensado em tirar o circuito e deixar com dois volumes  e dois tones. A questão  é,  quais a configurações  dos potenciômetros  que devo buscar?

Valeu ai quem puder ajudar.

Eu tive dois GB5 desse, um original ativo e outro passivo (sem o pré)
Na verdade curti mais passivo, depois coloquei um preamp RBCustom aí sim ficou melhor que passivo e mil vezes melhor que o pré original.

Quando passivo ele possuía a configuração normal de JB com 2 volumes e 1 tone. A chave original que vem no baixo ficou como MUTE, e foi instalado outra chave de 3 posições para o cap da ponte MM, ficar em single, série e paralelo.

Se eu pegasse outro, eu faria o que fiz: Preamp com 1 volume push/pull ativo/passivo, 1 balance, grave e agudo concêntrico e médio.
1 chave para médio grave e médio agudo e outra para single, série e parelelo no cap MM.
Saudosismo bateu forte agora. Não sei pq fui vendê-lo quando estava nessa ultima configuração... Sad Sad Sad
NeyBass
NeyBass
Membro

danilodoliveira gosta desta mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo